Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
 Dupla Bateria - Perkins Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2005 11:43 pm    Assunto: Maçarico Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Se não me engano, era para partar o botão e contar 30.

O problema nesta peça é filamento da resistencia queimada ou má vedação do bico, que abre com dilatação por aquecimento.
A peça éimportada da Inglaterra. (matriz Perkins).

Para ver se está funcionando é só retirar o mangote de ar.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2005 11:43 pm    Assunto: lança chamas literalmente Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Agora que vcs estão falando do aquecedor (lança chamas) eu lembrei de cenas que já vi inúmeras vezes nas oficinas que frequento.

Aqueles caminhões Chevrolet e Ford velhos, equipados com os "perkão" antigos (6357, 6358 e outros mais antigos ainda), a maioria já não possui mais o aquecedor.

Depois de ficarem varios dias parados e principalmente na época do frio, quando tentam fazer ele pegar, os mecânicos pegam um pedaço de ferro com um chumaço de estopa embebido com diesel, retiram a mangueira do coletor de admissão e colocam essa tocha acesa lá. Só assim eles pegam!

É um procedimento um tanto quanto primitivo ou tosco, mas funciona e já vi muito isso.

Já vi alguns q utilizam spray (WD40), por causa da capacidade de explosão que tem o desingripante.


Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)


Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Sáb Abr 16, 2005 12:00 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Sex Abr 15, 2005 11:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É o famoso "jeitinho brasileiro"

Nunca tive veículo diesel, mas é tão complicado assim dar partida a frio?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 12:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi pessoal,

Essa tecnica de "chama piloto" eu não conhecia... achava que isso era coisa de aquecedor à gas Smile

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 12:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Eduardo,

Esse fato ocoore com os motores da década de 70.

Mesmo os "Perkões" mais atuais como o 6354 (Q20B6) que apareceu em 85, já não tem mais esse problema. Apesar de ter aquecedor, não utilizamos ele uma vez sequer. E pode estar o maior frio e ele estar ao relento, é virar a chave e pegar na primeira.

Os Maxion linha "S" tb não tem aquecedor e nunca vi problemas com estes motores. É virar chave e ele já ronca Very Happy

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 12:09 am    Assunto: Partida a frio diesel Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Pessoall

Não é tão difícil dar a partida nos motores a diesel não... o problema é que o motor já tá meio ruim, a bateria já não tá nova, vem o frio e o carro fica alguns dias sem ligar.... não há santo que faça milagre! Mas isto só vale para motores antigos. No meu Perkins antes da retífica ele demorava um pouco para pegar no frio mas nada diferente dos carros a alcool. Detalhe, nunca usei seu aquecedor antes da retífica, muito menos agora. Agora triscou pegou...! Quanto a 'chama piloto' só vi Perkão 6 cil antigo (6357, 6358) fazendo isso.

Thales


Editado pela última vez por Thales Pimenta em Sáb Abr 16, 2005 12:39 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 12:15 am    Assunto: Motores Diesel Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Em resumo, os motores Diesel, pega melhor (mais fácil) que motores a gasolina (injeção), que precisa dar partida para a unidade ler os sensores e funcionar, ou simplificando, ligar a chave esperar a bomba de combustível entrar e depois dar a partida.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 12:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Uma vez eu estava lendo sobre utilização de veículos em neve, e em alguns lugares frios (Chile) o pessoal "deixava" o Diesel congelar e acendia uma fogueira perto do tanque (caminhão) para liquidificá-lo... Coisa de sulamericano...

Imaginem fazer o motor girar

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Sáb Abr 16, 2005 12:24 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 12:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Sekiya escreveu:
Então no Perkins é possível a utilização de uma bateria só? P. ex, uma de 63Ah como nos Maxions?


Sim, mas este valor de 63Ah é a capacidade de reserva como o Ale falou anteriormente, o que importa para a partida é a CCA (cold cracking Amper) que é a corrente nominal de partida expressa em Amperes. Ou seja apenas a capacidade de reserva não pode indicar se é possível ou nao a substituição do par, por uma unidade Wink

Só reiterando a respeito das técnicas para por em funcionamentos os antigos "Perkões" da época que meu pai começou a dirigir, a tecnica é basicamente a mesma, sendo que era uma estopa embebida em acetona e colocada no mangote do filtro de ar.

Ah, já ia esquecendo a Besta possui vela aquecedora segundo o manual, e só dá partida após o tempo programado, ao abrir a ignição ela acende uma luz piloto no painel, e só dá partida quando a mesma apaga indicando que já fez o seu papel Wink

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
cepalopoli
MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Eu tenho este sistema na minha D10 ano 83 que fica logo acima no coletor do escapamento exatamente onde a mangueira que sai do filtro de ar e vai p/o motor , é como se fosse uma resistencia que com o contato ligado,botão precionado... em + ou - 7 segundos aquece e com o botão apertado se dá a partida e no mesmo momento o diesel é injetado (notem que tem tubulação de combustivel em paralelo), e como o KIKO falou pega fogo como um maçarico (creio que é dai a expressão bota fogo no motor ou acende a bucha, usada pelos mecanicos mais antigos), e o motorsão comessa a falar.
Quanto a manutenção recorri a um bom eletricista que fez uma boa limpesa e verificou o tempo que precisa para incandecer no meu caso como ja disse deu 7".

...sempre fussando na jabira...

Abraços a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2005 7:27 am    Assunto: Diesel nos países frios Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Já que o Sekiya falou sobre países frios, os manuais recomendam adição de querozene ao diesel na proporção da temperatura.

O motor diesel em boas condições pega mesmo no frio, contanto que o diesel não congele.

Nos países do primeiro mundo, EUA, Canadá, algum países da Europa, Japão etc..., o que é feito para evitar o congelamento do diesel??? E facilitar a partida.

Nos frios extremos, ouvi dizer que o motor é mantido ligado o tempo todo, inclusive na garagem.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
LeonanFL
MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2005 9:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Bom dia amigos.........

Bom, primeiramente falando da partida no frio, lembro que na D10 do meu pai (bons tempos....rs, era uma D10 cab dupla original de fabrica, nao era verana nao, tinha até ar e direçao, ano 84) tinha um botão tb que se acionava para partida no frio, alem do famoso "afogador".
E ele diz tb que antigamente nos "perkões" o povo fazia uma foguerinha em baixo do motor da bruto pra aquecer o diesel, assim dar a partida.

Agora falando as baterias, na D20 93 do meu pai, s4t/zf utiliza-se apenas uma bateria mesmo, de 63Ah, e na D20 92 s4(turbina nao de fabrica)/clarck, utiliza-se duas baterias de 45Ah, como nas antigas......
Na minha opinião a utilização de duas baterias eh melhor que uma só, a gente sempre troca de uma em uma, e nunca tivemos probremas, e na que usa uma só, quando a bateria começa a ficar mais fraca, ai num tem mais jeito nao, tem que trocar mesmo, nao tem jeito de ir levando........

Abraços............

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2005 11:30 am    Assunto: Duas baterias Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

leonan, D-10 com afogador e Ar condicionado... bom o ar pode ter sido adaptado, já ouvi falar de algumas com este equipamento. Agora o afagor nunca tinha visto, deve ser o regulador da marcha lenta.

Qunato as duas baterias o ideal seria trocar as duas, simplesmente porque se trocarmos uma, a mais fraca vai ficar puxando energia da nova para equilibrar a voltagem(lembrem-se das aulinhas de física em que o prof falava que usar uma pilha nova e outra mais usada, a usada descarrega nova, devido a diferença de não sei o quê). A questão de trocar uma só não causa problemas e sim a redução da vida útil da bateria nova e a tensão do sistema pode ficar mais baixo do que o normal.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2005 1:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá a todos,

O Kiko comentou sobre querosene no tanque. Fora a questão de custo entre diesel e querosene, qual seria a semelhança dos dois combustíveis?
Seria, portanto, possível rodar com o veículo com querosene apenas... tipo Flex Idea

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
LeonanFL
MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2005 1:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa tarde amigos.........

Bom Thales, o ar-condicionado da D10 era do Landau (pelo que ele falava), na camionete do meu pai ficava em baixo do porta luva, era dekel tipo "externo", sabe?
O afogador eh isso mesmo, regulador de marcha lenta, pra ligar tinha que empurrar(ou puxar...rs nao lembro), e para desligar o carro, tinha que fazer o inverso, como as toyotas band tem hoje em dia.

Bom, sobre as baterias, eu acho que sei do que se trata, pois faço o curso de engenharia eletrica em Itajubá/MG (UNIFEI), hehehhehe
O que vai acontecer, teoricamente, uma bateria vai carregar a outra, e o problema eh a corrente que vai surgir nessa operação.......


Abraços.........

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 7
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB