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 Potencia nos motores 6 cil gasolina « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Otavio
MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2003 7:44 pm    Assunto: Potencia nos motores 6 cil gasolina Responder com Citação

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Fiquei sabendo recentemente que algumas alterações nas últimas versões do motor 4.1 carburado fez com que a perda de potência fosse extremamente grande. O 4.1 com tuchos mecânicos possuía 145 cv, já o mesmo motor com tuchos hidráulicos possui 124 cv.

Confirmei isto no documento de minha Bonanza, que marca 124cv no campo potência.

Estou simplesmente decepcionado.

O que devo fazer para melhorar a potência deste motor? Além dos tuchos, troca do carburador, rebaixamento de cabeçote, polimento de tudos, podem ajudar em alguma coisa?

Abraços,

Otávio
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tecnica
MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2003 8:31 pm    Assunto: Preparação 6 canecos Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
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Otávio,

Ia te falar isso ontem: pq vc não parte pro 4.1 do Ômega ? Estamos no século 21. Carburador é facil de preparar e manter. Mas um motor com injeção é outro nível. Vc chegou a ler a reportagem da Grand Blazer ? O consumo urbano era de 5,8km/l, bem mais razoável....

A questão principal é que o carburador, com o tempo, vai ganhando entradas de ar falsas, folgas no eixo.... o resultado é que o consumo aumenta, e o motor começa a apresentar umas idiossincrasias, como engasopar no calor, marcha lenta irregular, entre outros ( os proprietários de CJs que o digam)

Existe muito tabu com a injeção. Já vi muitas preparações em que a injeção foi retirada para ceder o lugar para um carburador. Absurdo. A injeção é apenas um substituto do carburador. O motor continua com pistoes, virabrequim, valvulas do mesmo jeito. Podemos ligá-lo no tranco do mesmo jeito. Lavar tb.

Com o gás, tb é melhor, pq a taxa de compressão já é mais alta.

O motor 4.1 é bem conhecido e não oferece dificuldades. O cabeçote deve receber a maior atenção. Polir e "arrombar" os dutos são receitas meio consagradas mas de resultado duvidoso. Procure um preparador que tenha bancada de fluxo, essa máquina é demais, pq permite obter ganhos reais em CFM (Pes cubicos por minuto), além de deixar o fluxo equalizado entre os cilindros, eliminando a aspereza de funcionamento.

Os tuchos mecanicos ajudam em rotação elevada, mas a diferença é no perfil do comando, que traz o torque para rotações mais baixas no motor dos utilitários, justamente por serem veiculos de carga. Se vc comparar o motor do Omega, por exemplo, com a da Grand Blazer, vc vai notar a perda de 30CV, justamente em virtude desse perfil mais manso. ;-)

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Alexandre Piza
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Otavio
MensagemEnviada: Qua Mai 14, 2003 8:24 am    Assunto: Também pensei no motor de Omega, mas... Responder com Citação

Visitante




Alexandre, bom dia!

Eu também já pensei no motor do Omega ou da Silverado, porém minha preocupação é o preço de peças para este motor. Já tive um Omega 4.1 e o preço das peças para este carro são muuuuuuito salgados...

O que você recomenda então para dar uma melhoradinha no meu motor, sem gastar muito, e ter um pouco mais de potência principalmente no GNV? Só a troca dos tuchos hidráulicos por mecânicos e a troca do comando para um 272? E se der uma pequena rebaixadinha no cabeçote, para melhorar a taxa de compressão no GNV, ajudaria?

Não quero fazer uma preparação animal para participar de competição de arrancada(apesar de gostar de assistir...), mas uma opção mais barata que eu possa realizar a curto prazo, e me proporcione um bom desempenho no GNV... Eu só uso o carro na gasolina quando estou saindo da garagem de casa, e quando estou chegando... O resto só no GNV...

Um abraço e obrigado pelas dicas.

Otávio
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tecnica
MensagemEnviada: Qua Mai 14, 2003 11:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Localização: São Paulo

Oi Otávio,

Concordo, o custo é sempre uma barreira. Eu tenho preferencia por injeção, as peças realmente são mais caras, mas um motor injetado pede menos manutenção.

Bom, $$$ e preferências à parte, o GNV precisa de compressão para trabalhar bem. Assim, o rebaixamento de cabeçote ajuda, o ideal é vc ter algo em torno de 10:1 (por causa da gasosa). Taxa de alcool seria perfeito, mas é demais para gasolina. Já que vai mexer no cabeçote, faça o trabalho de fluxo... o resultado em torque, potencia e economia é surpreendente...

... a questão é que o cabeçote original é uma peça de produção. E como tal é sujeita as variações de tolerância. Uma câmara de combustão é sempre diferente da outra ( gerando vibrações ), o fluxo da mistura varia entre os cilindros (gerando condensação no interior do coletor e variação na densidade da mistura). É um preço que vale a pena pagar.

Teoria: ar + combustivel = combustão = torque = potência. Portanto, mais ar e mais combustivel é igual a mais potência. Aí entra o turbo, o comando bravo e as outras traquitanas: para enfiar mais mistura no motor.

Otimizando o fluxo vc vai enfiar mais mistura em todas as faixas de rotação. $$$ bem empregado.

O comando bravo ajuda, mas vc sabe, qto mais bravo, pior o torque em baixa, marcha lenta e consumo. Num utilitário de 2 ton, família, é melhor ficar com o original ou, no máximo, do 250S.

Então é isso. Fluxo otimizado e mais compressão. Acho interessante ver tb o kit do GNV, comentei com um amigo sobre o comportamento que vc me falou, do motor trabalhar bem por meia hora e depois ficar manco, não é normal. GNV não é minha especialidade, vou me informar melhor a respeito.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
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Otavio
MensagemEnviada: Qua Mai 21, 2003 3:06 pm    Assunto: 250 é a solução! Responder com Citação

Visitante




Alexandre, boa tarde!

Peguei umas dicas com um amigo que está dando umas envenenadas em um Opala 6cil. Quer dizer, envenenada não, ele está fazendo praticamente um motor de corrida. O motor estava preparado, um aspirado à àlcool, e ele colocou TURBO... Tá andando demais, e bebendo que é uma beleza...

Acho que vou ficar de olho até aparecer um motor 250s à àlcool, ou um 4.1 à àlcool para prepará-lo como 250s. Daí não preciso mudar muita coisa, só dou uma boa revisada neste motor, sem pressa pois minha picape continuará andando com o originai, e depois coloco no lugar do meu em talvez dois dias de serviço. A única coisa que vejo é que terei que adaptar um sistema de partida a frio, mas nada muito complicado.

Um abraço,

Otávio
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