Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Adaptação de Motor Diesel « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2003 1:08 pm    Assunto: Adaptação de Motor Diesel Responder com Citação

Visitante




Pretendo realizar uma adaptação de motor diesel em minha Veraneio 91 a gasolina e tenho em mente a adaptação de um motor MWM 4.07 TCA utilizado nas picapes S-10 e Blazer etc.

Há algum local na cidade de São Paulo onde eu posssa realizar esta adaptação com segurança???
Existe algum problema técnico quanto a adaptação deste motor? (Mantenho a relação original? Troco o câmbio?Onde instalar o intercooler?)

Obrigado
Voltar ao Topo
tecnica
MensagemEnviada: Ter Abr 22, 2003 10:38 pm    Assunto: Adaptação Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Edu,

Em São Paulo tem a NP Autodiesel. Não a conheco pessoalmente, mas ela é autorizada Maxion, um sinal de qualificação tecnica. www.npautodiesel.com.br.

Eu ia te sugerir o MWM 6.07TCA. Esse motor equipa as Silverado e F250. Na 250, um intercooler permite um ganho de 12cv, fazendo esse motor atingir 180cv. Numa Verana, humm fica o bicho.

Tanto com o 4.07 como o 6.07, você vai precisar da caixa seca da Silverado para o encaixe do motor. Apoios do coxim terão que ser adaptados. Pelas rotações de potência (3600) e torque (1800), é interessante utilizar a caixa da D20 ou Silverado (é a mesma).

Para simular o comportamento da Veraneio, use a nossa página de cálculo de marchas, no site.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko
MensagemEnviada: Sáb Mai 03, 2003 6:46 am    Assunto: Motor Diesel Responder com Citação

Visitante




Se fosse eu, preferiria a antiga Maxion S4T-Plus, motor muito mais robusto, baixo custo de compra e de manutenção, a própria International Engines, vende no site por uns R$ 8.500,00(só motor), falta Alternador, bomba de vácuo e bomba da direção hidraulica
Em todos os casos, há necessidade de troca de caixa de cambio e alterar a relação do diferencial e troca das molas dianteiras
Existe também Tecnicape em SB do campo, vale lembrar que é preciso legalizar o documento.
Voltar ao Topo
Visitante
MensagemEnviada: Ter Mai 06, 2003 11:16 pm    Assunto: Adaptação Motor Diesel Responder com Citação






Obrigado pelas dicas!

A minha opção pelo motor MWM 2.8 (4.07) TCA é mais devido ao baixo consumo de combustível deste motor, aliado ao baixo peso deste, e com boa potência e torque. (Pelo menos, melhor que o motor 4.1 a gasolina)
O motor MWM 6cc esbanja potência e torque, mas proporcionalmente maior consumo, o que não é o meu objetivo.

Também pensei no Maxion S4T Plus, com 150cv, mas o motor é de baixa rotação e muito pesado. É até uma boa opção, mas também é tão caro quanto o MWM.

Pergunto:
- Qual caixa de câmbio melhor ficaria com o MWM 4cc? O ZF S5/420, Eaton Clark 2205, ou 2215?
- E o [u]intercooler[/u]? Onde posicioná-lo? Vi a foto do Maxion S4T Plus com intercooler, mas em que lugar ele foi parar??? Como foi feito a instalação?
- Outra coisa. E o tacômetro (conta-giro)? Com o motor MWM 4cc devo trocar o "miolo", Como proceder?


Obrigado
Voltar ao Topo
tecnica
MensagemEnviada: Qua Mai 07, 2003 2:03 am    Assunto: MWM 4.07 TCA Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Bom, vamos lá

1) A ZF S5420 é a caixa que equipa a F-250, Silverado e D-20. Note que a relação de marchas é a mesma para as 3, mudando apenas o diferencial, que é de 3,55 para a D20, e 4,10 para F250 e Silverado.

Supondo que a Verana esteja "calçada" com os 235R15 originais, vc terá 92Km/h na rotação de torque máximo (2000rpm) e 162km/h teoricos a 3500rpm, com o diferencial de 4,10. A máxima seria atingida em 5a, já que a 4a, mais curta, levaria a 125km/h.

Com o diferencial de 3,55 da D-20, no torque máximo vc estaria a 105km/h (interessante para longas viagens), mas os teóricos 182km/h a 3500 rpm não seriam atingidos. O resultado desta última simulação é uma perua extremamente lenta em 5a marcha, um overdrive real. A máxima seria atingida em 4a, a 140km/h.

Com os pneus 255/75R15 da D20/Silverado, os números seriam semelhantes, acrescente 1km/h a mais em cada situação.

Se vc usar os 235/75R15 da S10 com a coroa/pinhao de 4,10, os números seriam 90km/h a 2000rpm(torque) e 158km/h teoricos a 3500rpm(potencia)

Não tenho as relações da Eaton, se vc me passar eu faço os calculos pra vc. Me passe tb as relacoes da caixa atual. Simulei com os dados da M-46 de 5 marchas, resultou em 85km/h a 2000rpm e 152 de máxima.

2) O miolo do contagiros deverá ser aproveitado da S-10 ou Ranger. O contagiros da D-20 serve se vc usar o mesmo alternador do S4, entretanto a escala vai até 3500rpm, com o vermelho começando a 3000rpm.

3) Não sei como ficou a soluçao do Kiko, tb estou curioso. Na S10 ele fica abaixo do radiador, com 2 longas mangueiras, acho que é uma boa solução. Qto mais ar fresco, melhor.

Eduardo, o que vc precisar, estamos ai

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 07, 2003 6:14 am    Assunto: Intercooler Maxion S4T-Plus Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

A respeito do intercooler para Bonanza, foi utilizado um grandão do caminhão MB 1621 cod. 3865017201 (Behr), as caixas terão que ser refeitas, o meu foi feito em chapas de aluminio, mas o ideal é mandar fundir em aluminio, a fundição que faz as caixas para Behr (Arujá), fica em Jacareí.(Não lembro o nome da empresa)
O posicionamento da mesma ficou entre o condensador e o radiador, havendo necessidade de prolongar o suportes do radiador e encurtar o defletor.
Obs.: Hoje existe opção de intercooler da F250 ou dos caminhões médios, mas acho que ainda não tem no mercado paralelo.
Existem empresas que dizem fazer a adaptação, mas eu ainda não vi como é feita.
Turbo Brasil (BH)
Tecnicape (SBC)

Quanto a desempenho, vá para teste do leitor no site BCWS (Best Car), e procure GM D-20 e derivados.

Estou a disposição para algumas dúvidas.

Obs. Para S-10 com Motor 2.5 HS, a International engines vende Kit de intercooler.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 07, 2003 6:24 am    Assunto: Cambio para motor diesel. Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Quanto a caixa de cambio, use o da ZF, as demais como Eaton (ex Clark), dão muita manutenção. principalmente 2205 (esta é uma caixinha!!!), so que a ZF é cara, mesmo em desmanches.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Qua Mai 07, 2003 11:09 pm    Assunto: Adaptação Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Edu,

Com o diferencial original, de 3,90 tb fica bom.

Kiko,

O convite para a matéria do Intercooler ainda está de pé

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mai 08, 2003 12:39 pm    Assunto: Intercooler Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Alexandre, pode me fornecer o roteiro do que devo escrever?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Sex Mai 09, 2003 8:39 pm    Assunto: Intercooler Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Kiko,

Basicamente qual foi o material empregado, as dificuldades ( espaço disponível, peças ou mao de obra), custo, e os resultados.

Fotos tb ajudam. Fique à vontade para escrever sobre a motivação, sua impressão sobre a dirigibilidade antes e depois. O que poderia ser melhorado, se tiver.

Fique à vontade, é um convite apenas, sem compromisso.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2003 12:52 am    Assunto: Adaptação Motor Diesel - Câmbio Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Voltando a questão do câmbio, me apareceu uma dúvida:

Se eu não me engano, nos picapes GM a partir de 1993 (quando remodelado) o túnel de transmissão, mais precisamente onde se localiza a caixa de câmbio, foi modificado, ficando bem saliente.
Nos veículos até 92, o túnel de transmissão é bem mais baixo, se comparado aos novos modelos.

Assim pergunto:
- Se eu adaptar a caixa ZF, por exemplo, que tem a saída de alavanca em outra posição (se comparado ao Clark 260F - M20, que é o original) e que também é bem maior em tamanho, eu terei que alterar o assoalho do veículo???
- O assoalho no túnel de transmissão, bem acima da caixa de câmbio pode ser trocado ou retirado, para que possa ser colocado outro com maior saliência??
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2003 6:53 am    Assunto: Troca de motor Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya,

Talves a melhor solução para vc é trocar de carro, ou seja vender Veraneio a gasolina e comprar outra diesel "original" e de preferencia 93~, quando o carro recebeu melhorias definitivas.
Pois a troca de motor custará proximo de R$ 20.000,00, a não ser que utilize material de procedência duvidosa.
Então fazendo as contas valor do Veraneio + modificação = valor do Veraneio diesel.
Foi o meu raciocinio, quando em 94, eu tinha uma D-20 1988 dupla (Transformada), faltava ar e também precisava trocar tampão de fibra por capota de fibra, pois faltava espaço na caçamba.
As modificações custaria uns R$ 6.000,00 a R$ 8.000,00, daí então comecei a procurar o outro carro, e o escolhido foi Bonanza 93~, turbo de fábrica, depois de uns 6 meses de procura achei um por R$ 25.000,00
(abaixo do preçe do mercado da época), e vendi a outra por R$ 15.000,00, diferença R$ 10.000,00 - 6.000,00 (que seriam o custos dos benefícios que iria instalar na D-20) = 4.000,00 portanto com os 4 mil, consegui um carro 5 anos mais novo, Original de fábrica, com motor mais potente (na época S4T, ela passou para S4T-Plus mais tarde), com opcionais como trio eletrico, direção Servotronic etc.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mai 11, 2003 8:44 pm    Assunto: Adaptação Motor Diesel Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Até que você tem razão Kiko. Colocando tudo na ponta do lápis, você percebe que uma adaptação de motor não vale a pena.

No ano passado, fiz uma pesquisa em alguns lugares que faziam a adaptação de motor diesel aqui em São Paulo e até em outros lugares.
Os orçamentos que me enviaram foram referentes aos motores S4T Plus e MWM Sprint 6.07 T, e não foram nada convidativos. Quanto ao S4T Plus o serviço com a troca do câmbio ficava em R$12.000,00 com um motor retificado e R$15.000,00 com um motor 0km. Quanto ao Sprint, o serviço ficava acima dos R$20.000,00, sendo que o carro na tabela vale somente uns R$15.000,00. Fiz até uma consulta em outro estado, mais precisamente em Cornélio Procópio/PR, em que um motor Maxion S4 aspirado c/ turbo e câmbio overdrive saía por cerca de R$10.000,00.

Ou seja, uma simples adaptação daria para comprar um novo carro.

Quando adicionei este tópico no fórum, eu queria saber algumas informações quanto a adaptação do MWM Sprint 4.07, pois quem sabe, um dia eu encontre um motor com preço em conta e faço a adaptação.

Você também me sugeriu a troca do veículo, mas encontrar uma Veraneio Diesel 93 ou 94 em ótimo estado, assim como está a minha ano 91, e ainda com um preço bom, é um pouco difícil. Junte a isso a falta de procedência, pois nem sempre você sabe quantos donos e que tipo de donos o carro teve. Vale ressaltar que a última Veraneio saiu de linha há quase 10 anos, e veículos a diesel costumam ser bem rodados.

Vejo os classificados nos jornais de domingo e uma Veraneio 93/94 chega a custar R$ 40.000,00!!! Imagine investir todo este dinheiro em um carro com mais de 10 anos e com 100mil, 200mil, 300mil, 400mil Km rodados.

Então fica aí a dúvida se realmente vale a pena trocar o carro e adaptar o motor.

Desta forma, estou pensando na hipótese de trocar primeiro a transmissão e manter o motor a gasolina.

Acho que no seu caso você se deu muito bem, mas no meu, ainda prefiro ficar com o carro.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Mai 12, 2003 10:32 am    Assunto: Re: Adaptação Motor Diesel Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Eu acho que vale a pena se vc trocar o motor pelo S4T plus, alem de confiabilidade e de facil manutencao e baixo custo de manutençao. E se vc for trocar o cambio vc tem que substituir a parte do assoalho da alavanca que é mais alto que o anterior e caso o sua veraneio seja forrada tera que aumentar o forro visto que ele vai ficar curto. A parte do assoalho a ser trocada e removivel e nao é tao dificil de encontrar.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Mai 12, 2003 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Valeu Andreson!

Realmente queria saber se era necessário a troca do assoalho, e era isso que eu temia. Além de trocar o câmbio, ainda terei que me preocupar com o tapeceiro.
Só espero encontrar o assoalho...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB