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 Perda de força com o motor quente « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Fev 28, 2005 11:52 pm    Assunto: Perda de força com o motor quente Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá gente, venho aqui tentar de novo tirar uma dúvida do que vem ocorrendo com meu carro. O motor é um 4.3 Vortec à gasolina de uma Blazer Executive ano 2000 com aproximadamente 73.000Km. Tenho notado que em dias muito quentes após rodar muito no trânsito, a pressão indicada no painel está em 275, sendo que com o motor frio deve estar am torno dos 300 (neste ponto o marcador não tem número, o próximo e no final do marcador é 500), bem teoricamente isto seria normal, mas há um problema, ao pisar fundo o motor berra e não sinto ele ter força, mas algum tempo depois aparece esta força. Bem, achei que era o óleo do câmbio que podia estar velho aliado ao óleo do diferencial, acabei trocando os dois e nada resolvido. Agora ao chegar em casa, notei que o problema deve ser do motor, pois ao acelerar o motor com o carro engatado em P ou N ele produz o mesmo ruído. Será que existe alguma vávula de alívio no motor que deixa a pressão sair quando ela "acha" que está alta? Mais um detalhe, troquei o óleo do motor pelo Castrol Alta a aproximadamente 4500Km, e até agora não baixou nem uma gota, o óleo está limpo (talvez devido ao uso do GNV) e não há sinais de que o motor esteja queimando óleo. Alguém tem uma idéia do que pode ser?
Abraços,
Sergio L. Machado
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tecnica
MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 12:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Sérgio,

Desculpe, os assuntos pareceram um pouco misturados, mas vamos lá:

- Pressão do óleo. Me parece normal. A Blazer da minha irmã (4.3V6 98 DLX) apresenta o mesmo comportamento. Fica em torno de 275 kpa na marcha lenta, e sobe um pouco ao acelerar. Frio apresenta valores maiores de pressão.

- Vc não falou se essa falta de força é com gasolina ou GNV. vc descreveu que o motor berra qdo quente... na verdade, a Blazer da minha irmã faz o mesmo barulho: é a hélice do radiador acoplando, ele usa um acoplamento viscoso que engata qdo quente. Qdo ando com a Blazer no GNV e esse barulho aparece, tb sinto que o carro fica bem mais fraco. Ao andar um pouco (mais ou menos uns 30-40 segundos, ou menos), o berro diminui pq a helice desacopla, e aí vc sente mais força no motor.

- Se a perda de potência ocorre com gasolina, olho na bomba. As Blazers, por terem o tanque estreito e comprido. montado longitudinalmente, apresentam bastante defeito na bomba eletrica de combustível. E seu carro tem uma quilometragem crítica para isso. Na Blazer da minha irmã foi trocada agora, com 81mil km. Os sintomas eram perda de potência, consumo alto (sempre que há problemas na injeção o consumo aumenta - sempre), e partida a frio dificil na gasolina. Na verdade, não pegava a frio com gasolina. Trocou a bomba, tudo isso está bala.


O barulho que vc descreve é como se vc tivesse a 5000rpm, mas com o motor a 2000, não ? É isso aí, é da hélice do radiador.

Ale
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MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 10:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Obrigado pelas informações Alexandre, bem, o barulho parece ser este mesmo da ventoinha, que ocorre em 2000rpm e vai até os 4500-5000 rpm, tanto no GNV quanto na gasolina. Felizmente o carro sempre pega bem na gasolina e agora, de vez em quando por esqucimento meu, eu notei que ele também pega no GNV sem falhas. Agora, quanto ao consumo do carro eu já vi que o problema se deve a falta do módulo de memória para o GNV, conforme você me indicou, pois sempre que desconecto e reconecto o terminal da injeção eletrônica o carro anda bem. Infelizmente o pessoal das lojas instaladoras de GNV daqui (pelo menos as que eu fui), desconhecem o que é isso, eles confundem com o emulador de bicos, pode?
Bem, as minhas dúvidas são realmente porque desconheço ainda muita coisa sobre as picapes da GM, mas ainda vou aprender, só preciso encontrar quem tenha o manual de manutenção dela para vender, aí sim, vou fazer um estrago.
Mais uma vez, obrigado.
Abraços,
Sergio
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