Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 CUSTO BENEFICIO ALCOOL OU GNV? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
felipe-ea
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 1:46 pm    Assunto: CUSTO BENEFICIO ALCOOL OU GNV? Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2005
Mensagens: 29

QUAL A SUGESTAO DE VCS,

CONVERTER PARA ALCOOL , OU GNV?

MEU CARRO TA FAZENDO UNS 4 POR LITRO POR AI....É 2.2 ACHO Q TA BEBENDO DE MAIS, QUAL A SOLUCAO ALCOOL, GNV?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 4:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Felipe,

Por gentileza, não escreva em maiusculas, parece estar GRITANDO.

Vamos lá. Realmente 4km/l é muito pouco, nem a 4.3V6 faz tão pouco. Uma boa revisão na injeção deve melhorar essa marca. Inclusive, se partir para GNV, esteja certo de que a injeção está tinindo antes de converter, pois é um tanto frequente depois da instalação do kit aparecerem problemas no funcionamento com gasolina.

Aí começa um confronto entre cliente e convertedora...já viu, né ? Então, primeiro passo, revisar a injeção em um mecânico de confiança.

Bom, eu partiria pro GNV. Simples: se vc faz 6km/l com gasolina, vai fazer uns 7,5 ou 8/m3. Com o m3 a R$ 1,02.

Com alcool, vc vai passar a fazer 3,5 ou 4km/l, com alcool a R$ 1,70.

Entao, calculando: um tanque de Blazer, vamos considerar 80l.

Gasolina: 80L = R$ 172,00 (litro a R$ 2,15 em SP) = 480 km.
GNV: R$ 172 / R$ 1,02 = 168 m3 = 1260km ( consumo de 7,5/m3).

Alcool: 80L = R$ 136,00 (alcool a R$ 1,70) = 320km
GNV: R$ 136 / R$ 1,02 = 133 m3 = 997 km (consumo de 7,5/m3).

Claro, o incomodo do GNV é o cilindro, que baixa a autonomia para 150km em media no circuito urbano. Mas se vc usa bastante o carro com certeza, compensa, e muito.


Espero ter ajudado um pouco,

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
felipe-ea
MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 9:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Janeiro de 2005
Mensagens: 29

Primeiramente desculpa pelas letras grandes.

Obrigado ajudou sim , vou fazer uma revisao na injecao, e depois partir pro GNV.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
drperes
MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2005 9:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

Senhores:

Nosso governo anunciou esta semana novos aumentos para o GNV, serão 13% em setembro e 10% em novembro, isto dá mais de 25%.

Assim, não fica tão compensador assim andar com GNV, pricipalmente quem roda muito por estradas, pois nelas nem sempre há posto de GNV, com exceção da Dutra e Anhanguera.

Não sei se este é o tópico correto para esta discusão, podendo o Moderador até trocar de lugar esta postagem mas gostaria de colocar em discusão a seguinte questão:

Qualquer motor a gasolina pode ser transformado em "flex", incluindo-se ai os importados?

Existem diversas empresas de dizem converter os motores para "flex" utilizando dispositivos eletronicos e sem mexar na parte mecânica, será possível?

Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adalberto
MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2005 3:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá Marcelo, tudo bem ?
Uma vez conversei com uma pessoa que disse que a mundança é possivel e simples nos motores modernos com a eletronica embarcada. Citou como exemplo carros tipo Audi onde se pode colocar um chip de computador para aumentar a potencia.
Se isso é verdade os carros de hoje são bem versateis mas se quebrar em um local não muito comum o negocio é sentar e chorar, acabou a época do kit basico de primeiros socorros (alicate, arame e chave de fenda).
Os doutores do forum devem esclarecer melhor.

abraço
adalberto
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ULYSSES
MensagemEnviada: Ter Ago 23, 2005 5:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Prezado Felipe,

Já usamos GNV numa Fiorino aqui da loja e não gostamos, dava muita manutenção. E olhe que ela foi convertida zero, com kit de 1ª qualidade. Qdo ela foi trocada por uma nova, experimentamos o álcool. Faz na boa de 9 a 11km/l, apenas com a caixinha Flex, mesmo carregada. E o que é melhor, apenas com a manutenção preventiva normal (óleo, filtros, etc.). Já está com 30 mil km e funciona perfeitamente, sem perder espaço na caçamba.

Eu tb optei por álcool na minha Pajero V6. Ela faz 6 a 6,5 por litro de álcool (maior parte em estrada), contra no máximo 9 com gasolina nas mesmas condições. Nem pensei em GNV, mesmo pq é a 2 portas e não teria espaço para o cilindro. A única coisa feita a mais foi a troca preventiva da bomba de gasolina, pois ela já estava com 70 mil km qdo eu coloquei o Flex. Já rodei mais 20 mil com álcool e é só alegria. O desempenho tb não muda, vc não nota se está rodando com álcool ou gasolina.

O kit Flex tem partida a frio com afogador eletrônico (dias normais) e com gasolina (qdo está muuito frio), mas só uso um deles na 1ª partida de manhã. No resto do dia, não precisa. Segundo o mecânico que fez a minha Pajero e a Fiorino, os melhores motores a gasolina para transformar em Flex são os Fiat Fire. Ele disse que somente os carros com injeção monoponto é que às vezes não ficam muito bons.

Eu concordo com o Adalberto, hoje em dia o máximo que vc consegue fazer numa pane é checar se tem algum fio solto, hehehehe...

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
drperes
MensagemEnviada: Qua Ago 24, 2005 11:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

Obrigado pelas opiniões.
Já é o terceiro veículo que tenho com GNV e não tenho nada para reclamar quanto a manutenção ou gastos extras.

É que agora com os sucessivos aumentos que vão acontecer com o GNV, por causa dos problemas políticos na Bolivia, talvez não seja mais viável continuar usando este combustível, pricipalmente para mim que viajo muito, pois não haverá a abertura de mais postos na velocidade que vinha acontecendo. Estão falando em um aumento de 27%.

A utilização do alcool, na minha opinião tem o mesmo problema, pois ficamos na mão dos usineiros que aumentam o preço segundo o bom humor de cada um.

Gostei muito da noticia do Ulisses que já andou mais de 20.000km com alcool em uma Pajero, pois o que escuto mecânicos e amigos é que o motor (principalmente dos importados) não aguentaria trabalhar com o alcool por muito tempo.

Gostaria também de saber com o Ulisses por qual tipo de bomba de combustível ele efetuou a troca, por uma igual a já existente ou uma expecífica para alcool, pois estou com uma Pajero aqui do escritório na oficina para trocar a bomba de combustível.

Obrigado
Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ULYSSES
MensagemEnviada: Qua Ago 24, 2005 12:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Bom dia, Peres

a bomba de gasolina utilizada foi a mesma da original, comprada recondicionada. O volume e pressão dela suprem as necessidades tanto de álcool como de gasolina.

De fato, o pessoal costuma dizer que os importados não aceitam funcionar com álcool pois foram projetados para trabalhar com gasolina. Na minha opinião, não procede. O único problema extra que o álcool poderia causar seria corrosão, mas hoje em dia é tudo de plástico: tanque, bomba, bóia, tubulação... Além desses componentes, tem os bicos que obviamente são metálicos. Só que os importados que vêm para o Brasil já são (ou deveriam ser) preparados para a nossa gasolina com 25% de álcool, ou seja, vão aguentar tb.

Outro ponto que poderia sofrer seriam as sedes de válvulas, pelo fato do álcool ser mais "seco" que a gasolina. Ainda assim, não me convence. Mesmo o escapamento, que sofre mais pela presença do vapor d'água, não vai durar muito menos... Vc já viu algum escapamento original de carro a gasolina moderno durar mais que 1 ano e meio?

Se considerarmos que o máximo de porcaria que alguém mistura no álcool é água, o prejuízo para o motor seria bem menor que usar gasolina com 25% de álcool e sabe-se lá qto de solventes, rafinados e outros. E tem tb o custo da conversão, a perda de espaço, etc. etc.

Bom, como disse esses são os meus argumentos, baseados nas experiências que eu já tive com álcool (desde os carburados da déc. de 80), GNV, gasolina e diesel. Com certeza, alguém deve ter outros tantos contra o álcool, contra o GNV, contra a gasolina, contra o diesel... cujo preço, aliás, tb está um absurdo. Tudo vai daquilo que se espera da opção escolhida e do tipo de utilização, ou então de boas (ou más) experiências anteriores...

Eu fico com o álcool!

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2005 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

ulysses, os 'entendidos' dos assunto criticam muito e condenam a conversão de motores originalmente a gasolina para o álcool. Com certeza é uma adaptação e tem seus problemas crônicos, vantagens e desvantagens. Como ainda não fiz, não posso dizer se é bom ou não, mas pelo seu relato dá para ver que fica legal.

Como fica a marcha lenta? falha ou fica normal. Nota-se alguma coisa anormal?

[]'s

Thales

_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
LeonanFL
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2005 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa noite amigos........

Bom, acho que alem de todo mundo ser apaixonado por carros aki, todo mundo tb eh apaixonado por economia.....rs
Em casa, fora as D20, temos temos um kadett 94 1.8, e uma picape corsa 99 1.6
Convertemos ambos para alccol, pensamos no GNV, mas na nossa regiao esse combustivel eh dificil de ser encontrado.....
O kadett na estrada faz ~9km/l, na cidade cai pra uns ~6,5km/l
Ja a picape corsa faz mais de ~11km/l na estrada, e na cidade faz uns ~9km/l
Normalmente colocamos ~1/5 de gasolina e o resto de alccol, se esta frio aumenta-se a proporçao de gasolina........
O kadett ficou um pouco acelerado em marcha lenta, e ainda nao conseguimos resolver, a picape corsa ficou otima, ninguem percebe que eh alcool.......
Na nossa região a conversao fica em torno de 200 reais, com direito a "retorno ao medico".....rs

Bom, fiquei satisfeito com as mudanças, mas logico que a vida util vai ser menor......

Abraços......................

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
ULYSSES
MensagemEnviada: Dom Ago 28, 2005 8:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Thales e amigos,

a marcha lenta é perfeita, mesmo logo após o motor pegar qdo frio. Assim que entra em funcionamento, o próprio programa da central de injeção original se encarrega de manter a rotação mais alta e depois vai voltando ao normal.

Obviamente vc não consegue ligar e sair imediatemente como faz com gasolina, é preciso esperar de 2 a 3 minutos em marcha lenta. Se bem que o meu sócio tem um Astra Flex 2005 e ele tb não sai imediatamente ao ligar qdo usa álcool.

Já a Fiorino aceita rodar mais rápido, é ligar, esperar um minuto e sair. Como eu disse, tanto na Pajero como na Fiorino é impossível saber o que está no tanque depois que o motor esquenta. A Fiorino já rodou 30 mil km desde zero (foi convertida logo que compramos) e a concessionária não anulou a garantia do carro, mas a gente tb não precisou. A Pajero já rodou quase 21 mil km com álcool (ela foi convertida qdo estava com 70 mil).

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
prebill
MensagemEnviada: Sáb Abr 08, 2006 5:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 2 de Abril de 2006
Mensagens: 19

Tenho uma bonanza 91 6 cc carburada ( toquei em uma s10 ce 96 2.2), passei o gnv da s10 para a bonanza, acho que esta ffazendo pouco na estrada, qual derá o consumo normal?
Nelson

bonanza 91
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alfonso malina
MensagemEnviada: Dom Jun 25, 2006 10:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 24 de Mai de 2006
Mensagens: 15
Localização: rua jose ramos guimarães 40

bom dia amigos ,o que ha de certo no que diz respeito a conversao de gasolina para gas?,tenho falado com alguns mecanicos amigos os quais sao unanimes em condenar o motor convertido a gas apos 1 ou 2 anos de uso ,devido ao resecamento das valvulas e sistemas em geral ,em resumo ,vale a pena converter o carro para gas?esperar varios meses para recuperar o preço do kit ,e depois ter que gastar um dinherao para consertar o estrago feito pelo gas?possuo uma cherokee limited 5.2
e vontade de converter eu tenho mas sera que no final das contas vai compensar?
posso tambem passar ela para diesel ,mas a minha pergunta mesmo bem adaptada o carro vai ganhar preço em caso de venda?.
tenho tambem uma veraneio original ,motor brasil com 80 mil km
caqmbio tres marchas encima ,ja me disseram que se passar para gas ,este motor tera vida util de no maximo um a dois anos ,e verdade?
voces podem me ajudar?
obrigado
alfonso

_________________
trocar ideias com pessoas diferentes eum bom aprendisado
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Jun 25, 2006 11:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Eu acho que não procede essa informação Alfonso. Se fosse assim porque as fábricas investiriam em motoros com GNV de fábrica?? Esses problemas aparecem por instalações mal feitas e por falta de orientação ao dono do veículo (Quanto ao uso do combustível líquido de vez em quando).

Taxistas então estariam fritos. Vejo VW Santana com GNV e 300mil km fácil fácil.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alexm
MensagemEnviada: Dom Jun 25, 2006 8:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Olá a todos.

Peguei o bonde andando mas uma solução para o ressacamento causado pelo GNV pode ser :
"Bardahl Kit de Tratamento GNV

Produto para proteção das válvulas e toda parte de admissão de veículos a GNV.

Como funciona
Bardahl Kit de Tratamento GNV proporciona proteção das válvulas e toda a parte de admissão, reduzindo a necessidade de manutenção, além de aumentar a vida útil de motores a GNV.

A Vantagem Bardahl
Bardahl Kit de Tratamento GNV foi especialmente desenvolvido para proteger as válvulas e toda parte de admissão de veículos a GNV. Auxilia a manter a temperatura da câmara de combustão, além de manter o veículo dentro das características de emissões de gases tóxicos permitidas pela legislação.


Onde usar
Motores de veículos a GNV.

Modo de usar
O Kit de Tratamento GNV deve ser instalado no motor, conforme as instruções contidas no manual de utilização do Kit. Após o término do produto, deve-se instalar imediatamente um novo frasco do Refil de Tratamento GNV.

Não deve ser usado como óleo lubrificante de motor ou aditivo de combustível."

No Rio, agora já tem empresas especializadas oferecendo o produto na faixa dos R$280,00, instalado.

Felipe, meu veiculo atual é uma S-10 dupla cabine 2.2 EFI com kit gás "basico" (para não dizer outra coisa) mas, fora a perda de potência em subidas acentuadas, não apresenta estouros, engasgos, ou qq problemas generalizados e o consumo é razoável (uns 10Km/m3).
Mas vou chipá-la e por um motor de passo (provavelmente Tury 2000 ou 3000), além de trocar o mesclador por um tipo boca de fogão. Fora isso é só alegria, mas não relaxe na manutenção e rode 02 Km por dia na gasolina, de manhã ligue e a noite desligue sempre nela.
Deve ficar para a minha filha, quando a Sertôes 4x4 "nova-velha" chegar ...

Para veículos com manutenção em dia e os cuidados que o GNV exigem, concordo com Sekiya e discordo inteiramente destas "avaliações" que o motor vai "acabar" em tempo curto. Existe um tópico mais específico em : http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1724

Outros tópicos interessantes para vc são : http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1123 e http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1496


Abs a todos.

Alex
--------------------------------------------------------
GM S-10 CD De Luxe 2.2 EFI 1997 (Gás/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB