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 Trinca no Chassis « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 11:05 pm    Assunto: Trinca no Chassis Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Olhando por baixo da D-20 hoje, constatei a existência de duas trincas na longarina do chassis.
Ambas no mesmo lugar, mas uma no lado direito e a outra no lado esquerdo.
Rachou na parte onde fica o suporte (suspensor) dianteiro, do feixe de molas traseiro, mais precisamente no furo onde vai o parafuso superior que segura este suporte.

Só vi porque estava olhando por dentro do chassis, pois externamente quase não se ve essa rachadura.

Isso é um caso único ou alguém já teve o mesmo problema com uma série 20?

E a solução?

Todos os 6 parafusos que fixa o suporte estão bem apertados, não sei o que poderia ter originado essas trincas.

Segue anexo a gravura para ilustrar tal fato.

Edit. corrigido.

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)


Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Qui Fev 17, 2005 12:33 pm, num total de 3 vezes
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tecnica
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 6:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Rodrigo,

Vou olhar e ver se existe a mesma trinca nesse lugar. Acho que o seu caso é o primeiro.

Bom, normalmente a solução é a clássica: um pequeno furo no final da trinca para evitar que se prolongue, solda no trinca e soldagem de chapa de reforço no lado interno.

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Alexandre Piza
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Editado pela última vez por tecnica em Qui Fev 17, 2005 12:59 pm, num total de 1 vez
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Eduvelo
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 7:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Rodrigo o Ale já deu a solução clássica e a melhor que tem .
O que costuma causar isso é jumelo maior , ou suspender o chassi ...

[]s...

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Eduvelo S. Andre SP
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 11:23 am    Assunto: Causa? Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo

O que pode ter causado isto, na minha opinião é sobrecarga e/ou transitar muito em estradas acidentadas, onde ocorre muita torção na longarina e como o suporte da mola faz resistencia a este movimento pode ter causado a trinca.

Outra, os modelos à partir de 93, usam suportes longos (compridos), mas se for por causa do peso excessivo, trincaria a parte de baixo.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 11:52 am    Assunto: Trinca e não trinco. Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Corrigi o primeiro post, desculpem, o correto é trinca!

Trinco é fechadura de porta... Embarassed

Kiko, obrigado pelo aviso.

Abraços

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Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 12:28 pm    Assunto: Re: Causa? Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Kiko escreveu:
Olá Rodrigo

O que pode ter causado isto, na minha opinião é sobrecarga e/ou transitar muito em estradas acidentadas, onde ocorre muita torção na longarina e como o suporte da mola faz resistencia a este movimento pode ter causado a trinca.

Abraços


Olá Kiko

Aredito que seja mais a segunda opção mesmo, isto é, transitar muito em estradas acidentadas e esburacadas. Já que é o tipo de piso que ela vem sendo utilizada desde quando estamos com ela (quase 5 anos).

E sempre descarregada.

Vou mandar reparar logo para evitar que as trincas se prolongue mais (uma está com 6cm e outra 7cm de extensão).

Agradeço a todos pelas dicas.

Abraços

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Rodrigo
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Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Qui Fev 17, 2005 12:37 pm, num total de 1 vez
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 12:35 pm    Assunto: Trincas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

É rodrigo acho que o dono anterior transitava com ela em estradas acidentadas e com excesso de carga mesmo, vejo isso normalmente em caminhoes aqui da regiao pois costumam fazer isso (carregar peso a mais geralmente 4 ton a +), bem na nossa ex-Veraneio tivemos trincos na parte onde é preso o eixo dianteiro ao chassi, não sei qual a causa, e a solução foi esta que o Alex falou. Na nossa Ex tinhamos um problemas ela 1 vez por ano depoiis de 2 anos que ela passou conosco, começou a quebrar a mola mestra do lado direito, não sei qual a causa pois dificilmente transitavamos com ela em estrada de terra, quando trocavamos percebiamos que ela já estava trincada a algum tempo pois já tinha sinais de ferrugem e naquele momento apenas tinha terminado de romper a trinca. Abraços
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 12:52 pm    Assunto: Trincas Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Oi Andreson,

Pois é, pelo período que estamos com ela e o uso a qual é submetida, já é de se esperar algo do genero. Não que seja feito mal uso, mas realmente as estradas por onde trafegamos não são das melhores, principalmente as estradas de terra...


Mas um lugar que apresenta trincas com mais frequência no chassis da série 20 é na parte onde fica a caixa de direção devido ao grande esforço que a caixa faz para esterçar as rodas.

Abraços

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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 8:46 pm    Assunto: Trinca no Chassi Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo

A trina no chassi, onde é fixada a caixa DH, ocorria muito nas C-14 e ACD-10, todos que tive trincou.

Nas linha 20, eu não vi acontecer.

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Fev 19, 2005 6:41 pm    Assunto: Trincas no chassi Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal,

eu nunca vi um chassi rachar/trincar horizontalmente!!! só na vertical com pequenas variações na horizontal, sempre de baixo para cima ou vice-versa!

Quanto a problemas de trincas na série 20 já vi algumas com problemas mas não sei dizer qual(um colega já teve problema de chassi rachado na D-20 dele e já vi algumas nos "soldadores"). As A/C/D-10 e C-14/15 tem o problemas de trincas onde a caixa de direção é fixada(tanto DH como mecânica) e onde é fixado os amortecedores traseiros no chassi. A minha C-10 já teve esses dois probleminhas. A trinca na caixa é causada por virar a direção com a picape parada(muito esforço na longarina). Já nos amortecedores eu desconfio que é por causa da força exercidas por eles contra o chassi ou por excesso de molas.

Abraços,

Thales.
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Jul 13, 2005 9:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá PessoALL vou reviver o topico, e não é que a nossa "galeguinha" ta com trincas no mesmo lugar que o Rodrigo falou, pois é hoje descobrimos atraves de um mecanico aqui que comentou, sobre essa trinca e quando verificamos não é que lá estava ela, pois é ele falou que é normal nos modelos ~93, pois nos modelos anteriores o chassi possui um reforço na parte interna onde é aparafusado essa "orelha" como ele chamou aqui, e nos modelos ~93 não possuem, sendo normal trincar, e em casos extremos com excesso de carga e uso de reboque chega a "abrir" quase totalmente, pois é fica o alerta, segundo ele todas picapes 20 desses modelos ~93 em diante mesmo que nao esteja trincado é recomendado reforçar, terça feira ja estamos providenciando o serviço. Abraços
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Tano
MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2006 10:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 3 de Janeiro de 2006
Mensagens: 1
Localização: Tapejara-RS

tenho uma d20 a poucos dias...e observando na hora da compra percebi que havia essa trinca tbm...mas ja havia sido soldada!!então pedi ao mecanico sobre isso...diz ele que é normal em d20 acontecer esse problema...tenho tbm uma d10...esta conosco a 20 anos...e nunca tive esse problema no chassi!!!
abraços
Luciano Sitta
Tapejara-RS
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2006 1:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá Tano como falei acima, nos modelos pos 93 isso é "normal" acontecer, aqui na minha regiao a maioria ja foi soldada, ou esta trincada mesmo nao trafegando por estradas ruins, causado pelo jumelo que é maior, e o chassi nao possui reforço no local onde ele é fixado, ao contrario dos modelos anteriores que possuem tal reforço. Abraços
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Jan 05, 2006 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

então... a C-10 apresentou a primeira trinca no chassi em 99 antes disso não tinha nada....os lugares que são comum quebrar, é perto do coxim traseiro da gabina, e onde é fixado os suportes dos amortecedores traseiros.

Nas D-20 93~, não sei mais tem muita D-20 ~92 e A/C/D-10 rodando por aí sem trinca alguma e fazendo serviço pesado. Clara que já desses modelos com problemas, mas todos foram por mau uso, inclusive o meu.

[]'s

Thales

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Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Ter Jan 31, 2006 3:25 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 203
Localização: Atibaia - SP

Acho que a fixação do suporte na lateral do chassi contribui para o aparecimento dessas trincas. Isso produz uma força de alavanca para fora.
Se fosse por baixo isso não aconteceria...
abs

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Arnaldo
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