Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Válvula LDA « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
cepalopoli
MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2005 9:04 pm    Assunto: Válvula LDA Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá Pessoal ,
Já vi em algum topico aqui no nosso forum , mas não entendi direito o funcionamento e qual seriam os ganhos com a instalação deste dispositivo para os motores turbo.
Abarços a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2005 5:05 am    Assunto: LDA Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos


A valvula LDA, tem a função de reduzir a fumaça em baixas rotações, ou seja quando a turbina ainda não está atuando, reduzindo o débito para nível do motor aspirado.
Na medida que vai aumentando a pressão da turbina esta valvula vai aumentando débito para compensar o maior volume de ar, da camara de combustão.
A sua eficiencia tem relação direta com modelo da turbina, normalmente, pequenas de baixa inércia.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
cepalopoli
MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2005 6:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá KIKO ,
Etou me preperando para turbinar o meu motor optei pela Garret APL240 que segundo discução em topicos passados mostrou-se a mais adequada para o 4.236 , estou cotando preços e aguardando o motor rodar um pouco mais hoje esta com 3.000 km .
Duvida ; daria para instalar esta válvula no meu motor , onde procuro por ela ?
Abraços a todos ,
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2005 9:57 pm    Assunto: Válvula de compensaçao ou eliminadora de fumaça Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

cepalopoli escreveu:
...
Duvida; daria para instalar esta válvula no meu motor, onde procuro por ela?


Olá Carlos

Que marca é a bomba injetora do seu motor?

Até onde sei, os motores perkins 4236 e Q20B4 usam bomba injetora da Lucas/CAV. Após 87 ou 88 é que passaram a utilizar a bomba da Bosch com parada elétrica.

Esse dispositivo só é possível de ser instalado nas bombas injetoras da Robert BOSCH. Nas CAV não tem como colocá-lo.



O meu primeiro tópico no fórum foi justamente sobre esse assunto.
Veja-o clicando aqui


Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
cepalopoli
MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2005 12:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Salve Rodrigo ,
Valeu a dica , a minha bomba tenho certeza que é bosch só não sei o modelo , pelo que entendi a LDA é tudo de bom , qto a turbina acho que fiz a escolha certa APL240 , vc tem idéia do R$ da LDA , meu motor é novo totalmente recondicionado inclusive bomba e bicos Very Happy , mas ainda estou na fase da pesquisa e acumulando R$ para fazer o serviço , este é o meu primero carro diesel deu um pouco de trabalho em função da idade (21anos) mas estou curtindo muuuuito, a barca hoje é outra totalmente diferente de qdo. comprei e vai mudar mais ainda no momento estou cuidando só da mecanica que esta quase que totalmente pronta .
Abraço,
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2005 5:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

A garrett deu uma melhorada no site, agora traz lista de aplicaçõa de turbinas, p/ 4236 Q20B, recomendam TA 31 (TURBO STANDARD: 704944-5001S)

http://www.garrett.com.br/sistemas/content/produtos/lista.asp?id=44

Quanto a LDA, se fosse eu, deixaria esta etapa para depois da instalação da turbina. Pois não afeta o desempenho, só reduz emissão de fumaça em baixas rotações.

Nota: se vc somar td q vc já gastou, daria para ter trocado de motor, lembrando que o desempenho de um S4 aspirado é bem proximo do Q20B turbo.
Então um S4T-plus, nem se fala, pois o motor tem várias modificações em relação a Q20B.
-Bomba com maior pressão e LDA
-Turbina de baixa inercia com Waste gate
-Bicos injetores melhores
-Trocador de calor para resfriamento de óleo
-Sistema de resfriamento do pistão
-Motor com maior cilindrada
entre outros.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
cepalopoli
MensagemEnviada: Sáb Jan 22, 2005 7:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Curioso todos que tem este tipo de turbina(TA31) , ou tiveram não gostaram do desempenho e no entento a Garrett recomenda ????? muito esquisito até dá para pensar que els tem interesse em vender a dita cuja .
Oi kiko, vc tem razão quanto ao custo mas se tivesse trocado de motor teria até hoje somente um excelente motor , e não teria os outros itens totalmente recondicionados , como susp. diant/traz. , freios (sistema totalmente substituido inclusive burrinho meste só faltou o servo porque estava em condiçoes de uso), coluna de direção, alternador,
fricção, iluminação externa . Agora eu gostei tanto de andar de barcona que já cheguei ate em pensar em trocar o outro carro em uma Bonanza , ai sim vou querer um S4TPlus de qualquer jeito este futuro carro fiacria só para mim viajar(ir P/Casa) Laughing
Abaraços a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
cepalopoli
MensagemEnviada: Seg Jan 24, 2005 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá Perssoal,
Hoje levei a viayura para um bombista , reclamei das batidas secas(castanholas) que estava dadndo e tambem do conssumo(7,5/L / cidade) , e o Sr. bombista atrasou um pouco a bomba como se fose um distribuidor de fusca girou um pouco para trás , o motor realmente ficouy macio mas estou com a impreção que esta andando menos principalmente na estrada , antes chegava facilmente a 100/110KM/H , agora tenho que apertar para chegar a 100KM e para passar só com ajuda de declives .
Como já citei este é omeu primeiro carro diesel e não entendo muito , mas acho que tem alguma coisa errada ou sera que é so encucação minha ou estou estrahando o barulho do motor que agora ficou muito silencioso , mas um detalhe nas arrancadas normais sek qualquer esportividade pois o carro não é para isto notei que esta fumaçando um pouco hora preta hora meio esbranquiçada tudo isto é normal?
Qdo. comentei com o Sr. bomb. a respeito de instalar LDA de cara me disse que apesar da minha bomba ser Bosch teria que troca-la Shocked Shocked Shocked por uma mais moderna com parada eletrica ???????, ou então trocar o cabeçote da mesma????? Shocked Shocked
Abraços a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2005 3:54 am    Assunto: Ajuste de ponto Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos

O ajuste de ponto da bomba injetora não é tão simples como ajustar o ponto do distribuidor, tem mecanicos poraí que desloca e dá uma acelerada é tá OK (ideal é usar strobo)

No caso da bomba injetora, é preciso usar relógio comparador, primeiro para achar o exato PMS, e depois o ponto de injeção tb com relógio comparador, é um trabalho minucioso.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2005 2:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá KIKO,
Hoje estive em um truck center bosch converssando com o bombista e o que foi dito foi algo paraecido com aquela conversa de que para ficar bom teria que ser no minimo a bomba doS4 que custaria algo em torno de R$1.500,00 mais a LDA Shocked em função do :shock ; foi me sugrido que realizase um teste na bomba olhe só os numeros retidada da bomba R$90,00 teste R$150,00, se for necessario checar os pontos de distribuição mais R$ 450,00 total R$700,00 para continuar com a mesma bomba sem a LDA . Se se for isto mesmo não compensa mexer na bomba atual , e sim procurar por uma mais moderna e ir usando esta mesmo . Pergunta - se instalar a turbina APL240 com esta mesma bomba, sem LDA qual seria as perdas , isto comprometeria oa vida util do motor , a turbina não teria desempemho notavel ?????
Abraço
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Jan 25, 2005 11:23 pm    Assunto: LDA e turbo Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Carlos

Uma das funções da válvula LDA é diminuir a fumaça em baixas rotações (sem pressão), pois ela controla o débito de combustivel através da pressão da turbina, desta forma, vai aumentando a demanda de combustível conforme aumenta a pressão do turbo (regime de turbo ativo).

Estando o débito de combustível adequado, a turbina terá bom desempenho sim, mesmo não tendo LDA.
A falta de LDA não compromete a vida útil do motor.

Eu não instalei na minha e talvez nem irei instalar mais (apesar de ter cogitado), pois após os ajustes melhorou muito o desempenho do motor e estou muito satisfeito.


Quanto a turbina Garrett APL 240 (pulsativa), pode optar por essa mesmo. Em cada 4 bombistas, 3 indicam ela. Eu também estou querendo trocar a minha TB 4125 por uma APL.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jan 26, 2005 4:48 am    Assunto: Valvula LDA Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Como disse anteriormente e complementado pelo Rodrigo, a valvula LDA, não influi no desempenho, e sim na emissão de fumaças em baixas rotações.

Eu não sei qual o desempenho do motor Q20B com turbinas pequenas, pois na minha época do 4236 e Q20B, só tinham turbinas grandes.

Não sei o que a inspeção veicular vai examinar, mas a emissão de fumaça será verificada, nesta hora a válvula LDA, se faz necessário.

Se seguirmos a lei, instalação de turbina, intercooler, 4X4, terá que ser avaliada e aprovado pelo orgão de avaliação. (a caracteristica originais do carro, está sendo alterada)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2005 3:24 am    Assunto: valvula LDA Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Senhores,

Fiquei curioso em saber o preço dessa válvula LDA e se, afinal, pode ser colocada na bomba Bosh do Perkins Q20B.

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2005 4:36 am    Assunto: Válvula LDA Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

Primeiro vc terá que turbinar o motor, pois esta válvula só funciona no motor Turbinado.

Turbina: Valor aproximado: R$ 1.500.00 + MO

Valvula LDA: Valor aproximado R$ 500,00 + MO

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jan 27, 2005 4:41 am    Assunto: Válvula LDA Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos

Na troca da Bomba por uma com LDA, terá o mesmo custo de mão de obra de instalação e de ajuste de ponto de injeção.

A turbina trabalha melhor sem a válvula LDA (soltando um pouco de fumaça) super alimentando, do que com a LDA alimentando somente o necessário.

Existe uma pequena economia de combustível.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB