Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Extintores ABC « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 7:37 am    Assunto: Extintores ABC Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Neste ano entrou em vigor o uso dos extintores ABC.

Estes extintores tem a validade e garantia de carga de 5 anos, e custam em torno de R$ 70,00.

Em quanto as "recarregadas custam entre R$ 10 a 15,00, e tem a validade de 1 ano e qualidade duvidosa.

Portanto uma nova custa R$ 14,00 por ano (70/5), aí vc escolhe.

"Eu acho que esta lei dos extintores foi criado pelo pessoal que fabrica os extintores, Yanes (Kidde), é uma delas, pois ninguem estava comprando extintores novos, e só os recarregadores estavam ganhando.
Parece que a validação dos cascos (teste hidrostático), feito por recarregadores também ficou proibido, só as fábricas podem fazer."

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
drperes
MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 8:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

Mais uma "coisa" bem brasileira.

Quem já teve o carro incendiado, como eu já tive, sabe que o tal extintor ABC não vai mudar muita coisa, pois o fogo começa geralmente no motor ou parte elétrica e quando já se propagou para materiais sólidos já não há muito o que fazer com apenas a carga de um extintor portátil.

Penso que a tal fabrica deva ter de alguma forma "sensibilizado" nossos governantes...

Ainda pior é na nova resolução obrigando a todos os motoristas no ato de renovação da habilitação de realizar cursos de direção defensiva, primeiros socorros, etc, não que a idéia não seja boa, mas quem conhece o novo processo de habilitação da dirigir sabe que estes curos são verdadeiras bagunças, onde uns fazem de conta que ensinam e outros que apredem.

Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 11:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi pessoal,

De fato, nosso país é complicado.

Mas acho que medidas como a do ABC são bem vindas.

Quem esteve acompanhando os noticiarios da semana passada, ficou sabendo do incendio nos edifícios CBI e Esplanada, no Vale do Anhagabaú. Eu estava lá, precisamente no 23o. andar, qdo soaram os alarmes de incendio.

Levei intermináveis 40min para sair do predio. Muitos dos equipamentos e medidas obrigatórias pela lei não estavam presentes, funcionando ou não haviam sido cumpridas.

Por exemplo: no 29o andar e 30o andar, as portas para a escada de incendio estavam trancadas. A lei permite que se tranque portas de incendio imediatamente nas saidas (ondo podem entrar ladores), desde que a chave fique disponivel em caixas próprias ao lado das portas (aquelas tipo "quebre o vidro"). Mas não tinham as caixas nem as chaves.

Luzes de emergencia, nas escadas, até tinham, mas so funcionam com gerador (não tem bateria propria), e o incendio comecou justamente com a entrada do gerador em funcionamento. Consequencia: com a fumaca e a escuridão (o incendio começou as 17:00 de um dia bem nublado), muita gente tropeçou nas escadas.

Moral da história: estamos sempre no fio da navalha em virtude da negligência da fiscalização e das autoridades. Fora a negligencia de quem acaba sendo o causador do incendio (mas isso é outra história).

Acho que o ABC é bom, e devia ser extendido para instalações prediais, pois na hora H ninguem vai ver se é o fogo é em equipamento eletrico, papel ou gasolina. Ou o fulano vai correr (mais provavel), ou vai pegar a primeira coisa que tiver pela frente e mandar ver. Concordo que uma carga de um extintor de carro é pouco, por isso o importante seria o treinamento do condutor para atuar, com calma, logo no principio do incendio.

Qto ao teste hidrostatico, a grande maioria dos recarregadores não tem aparelhagem para o teste.... a inspeção fica apenas no visual e uma demao de tinta nova. O que acontece é que um casco com defeito vaza rapido e inutiliza o extintor, ou pior, por exemplo, naqueles extintores de água com gas carbonico (aqueles que tem uma garrafinha do lado, com um registro), o risco de explosao do casco ao acionar o extintor.

Acho que temos que ser nossos próprios fiscais, afinal, são nossos veiculos e nossas vidas em jogo, e ninguem melhor do que nós mesmos pra cuidar da gente.

Abraços defumados,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Jan 15, 2005 6:28 pm    Assunto: Extintores ABC Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal,

a imposição de extintores ABC é uma faca de dois gumes.

Com treinamento é possível sim acabar com o incêndio no início, porém dependendo do lugar. Sem treinamento é muito difícil. Primeiro porque poucos motoristas sabem onde fica o extintor; 2º quase ninguém sabe usá-lo. Por exemplo: se as chamas começarem no cofre do motor a primeira atitude seria abrir o capô, algo totalmente errado, já que assim você estará fornecendo mais oxigênio para as chamas. O correto seria abrir o capô o mínimo possível para utilizar o extintor ou então usar o mesmo pela grade do radiador. Para uma maior eficiência do equipamento ele deve ser usado de uma vez só, ou seja apertar o gatilho e descarregá-lo totalmente. 3º depois de ver as chamas até você pegar o extintor e começar a usá-lo, pode ser tarde demais porque o fogo já se espalhou e também por causa de sua capacidade pequena(teria que ser feito um treinamento, algo como pit stop de fórmula 1, quem já viu um início de fogo sabe disso); 4º o nervosismo causado pela situação atrapalha mais ainda o que tem a ser feito e impede atitudes sensatas.

Apesar disso tudo, já vi um D-60 ser salvo pelo extintor. Ocorreu um curto na instalação elétrica com um príncípio de incêndio longe de materiais combustíveis, dando tempo para controlar o fogo e desligar o cabo da bateria. Além disso, meu pai já teve uma C-15 incendiada sem poder fazer nada porque ela não tinha extintor(se não me engano na época não era obrigatório. Se seria possível o controle das chamas eu não sei, mas fica a dúvida).

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Jan 16, 2005 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá amigos, concordo que o extintor ABC é mais eficiente sim, entretanto, a forma como as coisas são feitas aqui no Brasil, por causa de meia duzia de políticos inescrupulosos, cuja única intenção é se locupletar me deixa revoltado. Afinal, de que adianta ter um extintor se não se sabe usa-lo (vide o Kit de Primeiros Socorros), além do mais com a pequena carga que eles tem fica dificil acabar com um incêndio que pega a linha de combustível. Eu pelo menos me garanto em saber usar o extintor, mas sabendo da pouca carga que eles tem eu ando sempre com 2 extintores no carro, um no chão a frente do banco do motorista e outro entre os bancos dianteiros, podem achar exagerado, mas hoje em dia os carros são uma parafernalha de fios, tubos e plásticos que deixam qualquer um louco se pegar fogo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
2ponto4
MensagemEnviada: Dom Jan 16, 2005 11:58 pm    Assunto: Re: Extintores ABC Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2005
Mensagens: 19

Kiko escreveu:
Olá pessoal

Neste ano entrou em vigor o uso dos extintores ABC.

Estes extintores tem a validade e garantia de carga de 5 anos, e custam em torno de R$ 70,00.

Em quanto as "recarregadas custam entre R$ 10 a 15,00, e tem a validade de 1 ano e qualidade duvidosa.

Portanto uma nova custa R$ 14,00 por ano (70/5), aí vc escolhe.

"Eu acho que esta lei dos extintores foi criado pelo pessoal que fabrica os extintores, Yanes (Kidde), é uma delas, pois ninguem estava comprando extintores novos, e só os recarregadores estavam ganhando.
Parece que a validação dos cascos (teste hidrostático), feito por recarregadores também ficou proibido, só as fábricas podem fazer."

Abraços


Bom Sr. Kiko,

Cabe aqui um esclarecimento sobre o extintor de pó quimico, aquele até então utilizado em veículos nacionais.

O prazo de um ano estampado nas etiquetas do mesmo referem-se á GARANTIA contra defeitos de fabricação a que estaria sujeito o extintor. Em momento algum a lei determinou a validade dos mesmos em um ano.
Sobre GARANTIA não preciso explicitar nada não é?!?! Surgiu algum defeito neste prazo a empresa deverá substituí-lo por outro sem custo algum.

Bom, passemos ao próximo esclarecimento: a VALIDADE dos extintores de pó químico.

Tal extintor estará de acordo com a legislação brasileira enquanto estiver em condições de funcionamento, ou seja:
- Com o marcador de pressão na parte branca ou verde do "medidor". Isto indicará que no interior do cilindro ainda há pressão suficiente para fazer expelir o pó quimico contido nele;
- Caso NÃO TENHA sido usado e encontre-se de acordo com a condição anteriormente escrita;
- Caso o cilindro do extintor esteja dentro do prazo de validade do TESTE HIDROSTÃTICO e que as duas condições anteriores estejam presentes. O que é o teste hidrostático?!?!?! É um teste realizado com o cilindro submerso em água onde o mesmo é submetido a altas pressões, sendo realizadas medições de presssão e verificação de possíveis vazamentos. O teste hidrostático deverá OBRIGATORIAMENTE ser realizado a cada cinco anos, ou quando o cilindro sofrer qualquer avaria (amassados, arranhados profundos, ou outra deformação).

ASSIM, caros colegas que ainda possuem tal extintor:

- NÃO É OBRIGATÓRIA A TROCA DO EXTINTOR A CADA ANO, pois o prazo que se exaure em um ano é o de GARANTIA e NÃO da validade do mesmo.

- A data do TESTE HIDROSTÃTICO é estampada em baixo relevo (como o nº de chassis de veículo) no corpo do cilindro, geralmente próximo ao fundo do mesmo, ou nas laterais próximo ao registro (boca do cilindro). ESTA É A ÚNICA DATA QUE DEVE SER OBEDECIDA COM RESPEITO A TROCA DO EXTINTOR, pois um dos motivos da multa de trânsito relacionada ao extintor refere-se à data do teste hidrostático.

PORTANTO, não gastem dinheiro A TOA... 10 a 15 reais por ano, se podemos gastar esse mesmo valor a cada 5 anos.

Só deverá ser substituído o extintor se:

- A pressão indicada no marcador estiver na área vermelha;
- Tiver sido utilizado, mesmo que parcialmente;
- O teste hidrostático estiver completando 5 anos.

Espero ter informado melhor os colegas.

Abraço.

_________________
LUCIANO
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jan 17, 2005 4:29 am    Assunto: Extintores Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Luciano

Descordo com suas informações.

1- Os ditos extintores recarregados, vendidos até nos açougues, traz:
PROXIMA RECARGA: XX/2005, que é exatamente 1 ano da data da recarga. Pode ser que a carga dure mais, mas o policial que parar vc não vai querer saber disto.
Os extintores prediais também seguem o mesmo esquema, a primeira carga tem a validade de 2 anos, e es recarregadas 1 ano, e se passar disto são considerados vencidos por vistoria de Corpos de Bombeiros.

2- O teste hidrostatico, não é feito desta maneira q vc descreveu, e sim com agua dentro do cilindro, com pressão em torno de 5 vezes maior que a do trabalho,se o cilindro suportar esta pressão sem deformar ou vazar está OK, se fizerem desta forma q vc disse, cpm ar dentro, iria matar monte de testadores de extintores, pois o cilindro iria explodir.


Os extintores novos do tipo ABC, tem "garantia e validade de carga de 5 anos" e não podem ser recarregados.

abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
2ponto4
MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 1:24 am    Assunto: Re: Extintores Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2005
Mensagens: 19

Kiko escreveu:
Olá Luciano

Descordo com suas informações.

1- Os ditos extintores recarregados, vendidos até nos açougues, traz:
PROXIMA RECARGA: XX/2005, que é exatamente 1 ano da data da recarga. Pode ser que a carga dure mais, mas o policial que parar vc não vai querer saber disto.
Os extintores prediais também seguem o mesmo esquema, a primeira carga tem a validade de 2 anos, e es recarregadas 1 ano, e se passar disto são considerados vencidos por vistoria de Corpos de Bombeiros.

2- O teste hidrostatico, não é feito desta maneira q vc descreveu, e sim com agua dentro do cilindro, com pressão em torno de 5 vezes maior que a do trabalho,se o cilindro suportar esta pressão sem deformar ou vazar está OK, se fizerem desta forma q vc disse, cpm ar dentro, iria matar monte de testadores de extintores, pois o cilindro iria explodir.


Os extintores novos do tipo ABC, tem "garantia e validade de carga de 5 anos" e não podem ser recarregados.

abraços


Sr. Kiko...

Primeiramente acredito que há divergêcia nas informações em cada Estado, pois a lei não estabelece claramente tempos exatos referentes à recarga, somente a norma do extintor ABC que o Sr. explicitou.

Aqui em Santa Catarina são adotadas normas do Corpo de Bombeiros, justamente pela existência de lacuna na norma de trânsito (resolução). Atualmente exerço funções como Tenente da Polícia Militar, porém já fui Comandante de um pelotão de Corpo de Bombeiros à época em que aqui em SC as duas instituições PM e BM eram uma só (2001).

Sobre os extintores tipo BC (os usados até 2004), pelo menos em SC, são levadas em consideração os itens q enumerei na resposta anterior. Inclusive, os extintores para uso em edificações possuem normas um pouco diferentes, em virtude da inspeção a que são obrigados a passar os condomínios.

Quanto ao teste hidrostático, os cilindros são submersos em água sim, e a alta pressão que falei é com água (em momento algum falei que era insulflado ar no teste, ou falei Sr. Kiko?!?!?! ai, ai , ai!!!). Ao contrário do que o Sr. mencionou, caso o cilindro fosse apenas preenchido com água em alta pressão, sem estar submerso numa câmara, e caso houvesse algum problema, os testadores também se machucariam. Por isso o clilindro é submerso, COM ÃGUA EM ALTA PRESSÃO NO SEU INTERIOR, para evitar justamente danos no caso de uma ruptura na parede do cilindro.

Sr Kiko, pode ser que em seu Estado o Corpo de Bombeiros adote norma diversa, mas acredito que não... mas existe a possibilidade.

Abraço

_________________
LUCIANO
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Tigues
MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 10:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Oi gente, eu tenho açougue, mas não vendo extintores,

não adianta insistir!!!!!!rsrsrs.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
2ponto4
MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2005 1:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2005
Mensagens: 19

Tigues escreveu:
Oi gente, eu tenho açougue, mas não vendo extintores,

não adianta insistir!!!!!!rsrsrs.


Mas com certeza deve vender carvão.... pra fazer AQUELE churrasco... hehehe

_________________
LUCIANO
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ULYSSES
MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2005 4:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Amigos,

na "Veja" desta semana saiu uma reportagem a respeito da obrigatoriedade dos novos extintores. Entre outros aspectos, eles abordam algumas legislaçòes européias e estatísticas brasileiras.

Fica claro que a obrigatoriedade do extintor nos automóveis é uma completa inutilidade. Serve apenas para encher o bolso dos fabricantes, recondicionadores e do próprio governo, que arrecada multas por causa de validades conflitantes ou falta do precioso equipamento.

Mas como a Europa não entende nada de segurança veicular e o Brasil é uma fonte de sabedoria nesse tema, vamos continuar na "contramão".

Deve ser por isso que temos tantos acidentes aqui.....

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
2ponto4
MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2005 5:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 10 de Janeiro de 2005
Mensagens: 19

ULYSSES escreveu:
Amigos,

na "Veja" desta semana saiu uma reportagem a respeito da obrigatoriedade dos novos extintores. Entre outros aspectos, eles abordam algumas legislaçòes européias e estatísticas brasileiras.

Fica claro que a obrigatoriedade do extintor nos automóveis é uma completa inutilidade. Serve apenas para encher o bolso dos fabricantes, recondicionadores e do próprio governo, que arrecada multas por causa de validades conflitantes ou falta do precioso equipamento.

Mas como a Europa não entende nada de segurança veicular e o Brasil é uma fonte de sabedoria nesse tema, vamos continuar na "contramão".

Deve ser por isso que temos tantos acidentes aqui.....

Abraço!


Olá Ulysses,

Ilustrando isto um pouco mais, meu pai, em 1990, possuia um Maverick 4 cilindros, ano 76. Os filtros de combustível (2) ficavam no habitáculo do motor (aqueles brancos) e as mangueiras eram aquelas transparentes. Certo dia no início de uma viagem um argentino se atravessou na frente do veículo gritando "fuego, fuego!!!!", em Florianópolis (onde morávamos), próximo ao terminal Rodoviário Rita Maria. Quando meu pai reduziu a velocidade do carro (para não passar por cima do argentino... que pena que ele reduziu...hehehe... brincadeira) a fumaçã tomou conta do interior do veículo... Saímos do veículo desesperados e meu pai, também policial militar e hoje aposentado, já saiu de posse daquele "enorme"(estou sendo irônico) extintor do veículo, abriu o capô (que já estava com a tinta borbulhando) e direcionou o pó do extintor para o local das mangueiras que provavelmente foram rompidas pelo calor do próprio motor. Porém, o conteúdo do extintor "não deu nem pro cheiro" (como se fala aqui no sul). Se não fosse a boa alma de um cidadão que trouxe um enorme extintor (daqueles bem grandes mesmo) de dentro da Rodoviária, o coitado do Maverick teria sido consumido pelas chamas.

Comentário: com certeza o atual extintor não possui considerável capacidade extintora (tem utilidade, mas para princípios de incêncio em sua grande maioria e se o motorista souber usá-los). No caso relatado acima, em que o habitáculo do motor estava enxarcado de gasolina, o extintor pequeno tem quase nenhum efeito.

Vale ressaltar que os veículos mais modernos possuem mecanismos de corte de combustível quando de colisões e coisas do gênero, sendo então possível que uma pequena carga extintora dê jeito no fogo. Porém, a falta de habilidade dos usuários de tais equipamentos de segurança faz com que retornemos à possibilidade de incapacidade de conter o incêndio.


Abraços.

_________________
LUCIANO
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2005 6:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Pois é Luciano, sem querer criar polêmica sobre os extintores de pó químico que usamos, parece que aqui no Rio de Janeiro as "autoridades" do DETRAN, querem ser mais papudas que o papa, e não seguem o que o Sr. relatou a respeito da recarga dos extintores, chegando ao cúmulo de quando meus carros eram zero Km, e no segundo ano com o extintor que veio de fábrica, sempre me obrigarem a recarrega-lo, mesmo estando com o ponteiro na faixa verde. Tenho um colega que presta curso de prevenção de acidentes, principalmente combate ao fogo, que me relatou a mesma coisa que colcou no post anterior, entretanto, nem ele consegue convencer as "grandes autoridades" do DETRAN daqui a seguir as normas.
Agora, quanto a reportágem da VEJA desta semana, está ótima, mostra que o que se tem interesse aqui é que eu já havia citado antes, ou seja encher o bolso dos fabricantes e de meia dúzia de políticos inescrupulosos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
drperes
MensagemEnviada: Qui Jan 20, 2005 9:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 381
Localização: Limão - São Paulo - SP

Cordiais saudações!

Concordo com o Ulysses.
E engulam mais esta: os ditos "entendidos em trânsito" querem que a população faça curso de primeiros socorros na renovação da carteira de habilitação.
No mundo todo o que se aprende é que na hora de um acidente não se deve mexer na vítima e sim chamar pessoas especializadas, pois pode-se agravar o estado da vítima.
Vai ser aquela legião de "entendidos" que fizeram um curso de algumas horas e vão achar que são especialistas do COE.
Só falta obrigar o motorista a carregar um cortador de latas hidraulico!

Marcelo Peres

_________________
Quem não tem GM caça de MIT mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ULYSSES
MensagemEnviada: Sex Jan 21, 2005 7:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Ô Peres,

pára de dar idéias pros caras! Senão, daqui a pouco todo mundo vai ter que levar uma UTI móvel no carro, hehehehe......

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB