Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Trocando o pneu, (ESTEPE) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Dez 21, 2004 7:47 am    Assunto: Trocando o pneu, (ESTEPE) Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Pessoal ontem estava numa banca de revista e vi uma edição especial da revista 4 Rodas, e trazia uma matéria como trocar o pneu de uma picape, achei interessante, abrir um tópico, para que todos possam dar suas dicas e sugestões e quem sabe possa até se transformar em artigo técnico.

Nessa revista tem um passo a passo com as principais dicas, como não comprei por falta de tempo $$$, vamos ver as opinioes e dicas aqui.

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 5:35 am    Assunto: Trocar pneu Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Desde que inventaram pneus sem câmara, diminuiu em muito o trabalho de trocar os pneus, pois os mesmos com perfurações tipo prego, os pneus perdem parte da pressão, mas dá para rodar até o borracheiro para consertar, por tanto nem precisa mexer no estepe.
No meu caso, desde 89, só troquei pneu umas 3 vezes.

1) Entrou um pedaço de barra de ferro de uns 30 cm
2) Entrou um parafuso de mais ou menos M12
3) Saiu caroço no pneu e desgastou somente esta parte (Bonanza vermelha)
4) No passeio picapeiro Ford: fez corte ba banda, deve ter entrado um pedaço de algum tipo de chapa, cortou e saiu. (Bonanza vermelha)



Para troca de pneu:

1) Veja se com o ar que sobrou, vc não consegue chegar em um borracheiro.
2) Se pneu não tiver condição de rodar, pelo menos tente estacionar o carro em local seguro e plano.
3) Se vc estiver em uma estrada, sinalize com triangulo de segurança, muito mais se estrada não tiver acostamento.
4) Posicione o macaco, e confirme se está firme.
5) Solte os parafusos da roda (1 volta)
6) Suspenda a roda
7) Retire os parafusos e troque a roda por reserva
Cool Recoloque os parafusos e aperte até encostar
9) Baixe o macaco e de o aperto final, que deve ser em X ou estrela, ou seja em pares (aperte um e outro exatamente oposta a este) gradativo.
10) Recolha todas as ferramentas e a roda.
11) Conserte o pneu furado na primeira oportunidade.

Obs.: Se o veículo não tem um bom freio de mão ou se o piso é irregular, ou com cascalho por exemplo calce a roda com algum objeto, os dois lados da roda do lado oposto a aquele q vc vai trocar.

Eu prefiro o conserto tipo vulcanizado (remendo por dentro)

(post sujeito a alterações, pois faltou tempo)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ULYSSES
MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Amigos,

o cara que inventou o pneu sem câmara provavelmente tinha uma picape com pneus 255, hehehe....

O problema da troca é o peso dos "objetos" envolvidos, os quais têm de ser tirados e colocados na caçamba depois.

Os 33" com rodas de aço batem nos 35kg cada....

Abraço a todos!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Ter Dez 28, 2004 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Oi Turma!

Não sei se é válida também a sugestão mas vai assim mesmo.
Outro dia, qdo fui trocar as pastilhas do freio dianteiro, me deparei com o seguinte problema: As porcas (aquelas originais "fechadas de um lado") estavam tão agarradas aos respectivos estojos que para tirá-las foi preciso quebrá-las (na pancada mesmo). Apesar de não gostar deste tipo de solução eu acabei aceitando depois de 5 horas tentando de outras formas, todas sem sucesso. Ao comprar estojos novos para substituir os danificados e novas porcas, me foi sugerido adquirir porcas "vazadas" pois estas seriam muito mais faceis de serem removidas em uma nova emergência como esta.
Agora vai uma pergunta. O que leva uma porca a grudar tanto em um estojo a ponto de faze-lo escorregar dentro de sua sede?

Saudações;
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2004 4:37 am    Assunto: Tome cuidado Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Walter

Uma das maiores causadores deste problema de excesso de aperto é a parafusadeira pneumática, nunca deixe dar o aperto final com ferramenta pneumática, e sim com chave manual.
Outra causa é porca colocada torta ou forçada, nunca coloque porca com interferencia (dura desde início), troque de posição, verifique se não há rebarba ou pedaço de filete de rosca solta etc.
Carregue no carro, um extensor (cano de água serve) para que tenha uma alavanca de pelo menos meio metro, ou chave de roda, com cabo extensível (telescópica).


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Dez 29, 2004 10:22 pm    Assunto: Pneu Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal,

bem todo mundo já sabe mas vale lembrar, principalmente para os donos de veículos mais antigos: sempre verifique o macaco, principalmente se for hidráulico, pois quando ficam muito tempo sem funcionar pode emperrar, sendo que na hora que você precisar vai ter uma bela surpresa desagradavél (aconteceu comigo 2 vezes!!). Outra dica: sempre guarde o macaco na sua posição de uso.

Outra questão como é o macaco que vocês possuem? é do tipo de caminhão (o macaco é redondo e dele sai a haste para levantar o veículo)? Eu tenho um daqueles jacarezinho de 2 toneladas, pois na minha opinião é mais prático e seguro, principalmente para levantar o eixo traseiro.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 5:05 am    Assunto: Macaco Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

O macaco original das séries 20, é um hidraulico telescópica de 3 estágios, com altura reduzido, da marca Schurler.
Como todo macaco hidraulico, tem que permanecer na posição em pé para evitar que o óleo vaze.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 4:31 pm    Assunto: Re: Pneu Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Thales Pimenta escreveu:
Olá pessoal,
Outra questão como é o macaco que vocês possuem? é do tipo de caminhão (o macaco é redondo e dele sai a haste para levantar o veículo)? Eu tenho um daqueles jacarezinho de 2 toneladas, pois na minha opinião é mais prático e seguro, principalmente para levantar o eixo traseiro.


Oi Thales!
Não tenho certeza pois ainda não experimentei, mas esses macacos "jacarezinhos" não cabem sob a bandeja da susp. dianteira quando o pneu está murcho, e se você coloca-lo direto no "eixo" ele não vai dar altura suficiente pra tirar o pneu do chão! Estou para averiguar isso desde que comprei um macaco desses. Quanto ao eixo traseiro, realmente ele é ótimo.

Abraços;
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Dez 30, 2004 9:52 pm    Assunto: Macaco Jacaré Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal

Walter, de fato você tem razão, não me lembro de ter colocado o macaco jacarezinho sobre o eixo dianteiro com o pneu vazio e também não tinha pensado neste "detalhe"(nunca aconteceu de furar o peneu depois de compra-lo). Uma solução paliativa para o problema seria subir em cima do estepe. Se couber é uma maravilha pois não será preciso deitar em baixo da picape para por o macaco e depois para soltar a válvula.

Kiko, você sabe como é o macaco da Silverado, F-1000 ou de outras picapes como L-200, S-10 etc.? E da C-10 antiga alguém já viu ou usou?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2004 5:07 am    Assunto: Macacos Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

O macaco do F-1000 é o mesmo hidraulico telescópica de 3 estágios.
O Silverado, é uma regressão, uma sanfona.
A Toyota Hilux, é uma de rosca,

Os demais desconheço.

Abraços



Macaco Silverado.jpg
 Descrição:
E o "Moderno" macaco sanfona dos Silverados
 Tamanho:  8.16 KB
 Visto:  49674

Macaco Silverado.jpg



Macaco Silverado.jpg
 Descrição:
E o "Moderno" macaco sanfona dos Silverados
 Tamanho:  8.16 KB
 Visto:  49674

Macaco Silverado.jpg



Macaco Silverado.jpg
 Descrição:
E o "Moderno" macaco sanfona dos Silverados
 Tamanho:  8.16 KB
 Visto:  49674

Macaco Silverado.jpg



Macaco D-20.jpg
 Descrição:
O Hidraulico Telescópicos de 3 estágios
 Tamanho:  5.87 KB
 Visto:  49674

Macaco D-20.jpg



Macaco D-20.jpg
 Descrição:
O Hidraulico Telescópicos de 3 estágios
 Tamanho:  5.87 KB
 Visto:  49674

Macaco D-20.jpg



Macaco D-20.jpg
 Descrição:
O Hidraulico Telescópicos de 3 estágios
 Tamanho:  5.87 KB
 Visto:  49674

Macaco D-20.jpg



Macaco Veraneio.jpg
 Descrição:
Macacos da décadas de 60
 Tamanho:  16.15 KB
 Visto:  49674

Macaco Veraneio.jpg



Macaco Veraneio.jpg
 Descrição:
Macacos da décadas de 60
 Tamanho:  16.15 KB
 Visto:  49674

Macaco Veraneio.jpg



Macaco Veraneio.jpg
 Descrição:
Macacos da décadas de 60
 Tamanho:  16.15 KB
 Visto:  49674

Macaco Veraneio.jpg



_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Dez 31, 2004 5:13 am    Assunto: Macacos Jaceré Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Eu creio que o macaco "jacarézinho" não tenha problema nenhum em rodas dianteiras, pois de qualquer forma, mesmo a original, quando pneu está totalmente baixo, tem que ser apoiado no eixo da bandeja inferior, pois tem a altura menor que a original, e a elevação é grande.
De qualquer forma é prudente carregar uns pedaços de vigas, para eventual necessidade.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Ter Jan 04, 2005 5:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi pessoal,

Esse antigo da C-10 e Veraneio, eu cheguei a usar na Veraneio dos meus pais. É muito parecido com os hi-lift, e funciona bem. Não precisa de muito esforço, mas o carro tem que estar bem calçado, porque ele tem que ser apoiado no parachoque, onde tem a fixação com o chassis.

O perigo maior dele é justamente qdo fura um dos pneus de tras, uma vez que a frente fica solta já que não há freio de estacionamento.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Caio
MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2005 10:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Abril de 2005
Mensagens: 6
Localização: SJK

Só contribuindo com meus 0;02 centavos Very Happy Very Happy

A vantagem de ter um macaco com um bom curso é em situações onde a viatura fica enroscada com uma roda patinado e a outra parada.
Levanta-se no macaco e calça com pedras nivelando o eixo traseiro.

_________________
Envemo Camper 94 4X4 -GM 4.1 alcool -
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ULYSSES
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 4:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Amigos,

já utilizei o hi-lift em várias ocasiões, pois em off-road ele pode substituir até o guincho. Mas como o Alexandre falou, tem que tomar cuidado pq ele não "trava" no para-choque e se o pneu furado for traseiro tem que calçar muito bem a frente.

Essa característica, contudo, faz a diferença no off-road: se vc atolar duas rodas de um mesmo lado, ou então cair num buraco muito fundo, basta levantar bem o lado da encrenca e depois simplesmente empurrar o jipe para o outro lado. O macaco deita (escapa) e o jipe cai fora do enrosco. Tb é uma operação que exige cuidado e atenção, mas pode ser a diferença entre "passar a noite fora" ou acabar bem o passeio, hehehe....

Ah, sim: o para-choque tem que estar "à altura" do macaco....

Abraço a todos!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sandro Daniel
MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2005 1:41 am    Assunto: Freio X macaco Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 5 de Novembro de 2005
Mensagens: 43
Localização: Brasilia / Distrito Federal

Saudações a todos!
Bom tenho o de telescópica de 3 estágios, acho q são 3 ton! e tenho o jacaré de 2 ton! sempre q tive q usar sempre usei o jacaré! mais pratico, e quanto ao freio, coloquei uma tranca carneiro só q quando viro a chave e piso no freio as 4 rodas travam, o cara da tranca falou q assim ñ era legal, seria mais facil do marginal deixar as rodas livres, mas meu objetivo era a trava nas 4 rodas!

_________________
Graça e Paz!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB