Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Alternador S10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thiago Pereira
MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2004 1:56 pm    Assunto: Alternador S10 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2004
Mensagens: 9
Localização: São Paulo/SP

Olá amigos,

Sou novo no grupo, comprei minha 1ª picape em julho, uma S10 e descobri o PICAPES GM recentemente, o qual já me tirou varias duvidas e pretendo participar do próximo passeio.
Mas vamos as novas duvidas: o voltímetro do painel da S10 de uns dias para cá começou a oscilar entre próximo a 14V (o normal) e a 12V inclusive ontem permaneceu quase o tempo todo próximo aos 12V, como sempre que tenho o multímetro em mãos para medir a tensão o problema não aparece e como a luz da bateria não acendeu nenhuma vez (apenas acende antes da ignição) gostaria de saber se realmente o problema pode ser no alternador (ou regulador) e caso seja pq a luz de carga da bateria não acende? Ou então seria problema no voltímetro?
Um auto-eletrico "deu uma olhada" não conseguiu localizar o problema, pois para variar no momento estava normal, mas recomendou a troca do alternador...fácil não!?!?
Seguem os dados da S10: É uma cabine simples 99/99 4.3 V6 com aprox 90000Km com kit gás, a bateria foi trocada semana passada por prevenção por uma Heliar de 60Ah.

Muito obrigado,
Thiago
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Dez 02, 2004 8:17 pm    Assunto: Pode ser Bateria Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Pode ser que a carga da bateria está ficando baixa, ou criando algum tipo de resistencia para o alternador.
É conveniente fazer teste na máquina de teste, no auto eletrico.

-Corrente e tensão de carga e descarga da bateria, na máquina específica.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ajccesar
MensagemEnviada: Sex Dez 03, 2004 8:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Bom dia Thiago,

O sistema da minha D20 é composto por duas baterias 55Ah e meu alternador é um BOSCH de 90Ah novo em folha e o voltimetro do painel só indica 14V quando não há nada ligado.
Quando acendo as lanternas a tensão fica perto de 13V e com os faróis baixos ou altos fica +/- em 12V.
Você ja reparou se no momento em que ele está marcando 12V existe algum acessório funcionando? (ar, ventilação, som, etc)
Acredito que seu veículo esteja normal mas reforço o conselho do amigo Kiko, passe num auto-eletrico de confiança mesmo e faça um teste completo do sistema de carga.
Voce cometou que trocou a bateria semana passada. Na troca não foi feito o teste completo?? Normalmente é feito para a validação da garantia da bateria.

Por favor mantenha-nos informados dos procedimentos é sempre muito bom termos as experiências dos amigos.

Abraços e boa sorte.

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thiago Pereira
MensagemEnviada: Sex Dez 03, 2004 2:54 pm    Assunto: A saga continua... Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2004
Mensagens: 9
Localização: São Paulo/SP

Olá,

Hoje antes de sair de casa peguei um plug velho de conectar o celular no acendedor de cigarro eliminei resistores, capacitores, etc e conectei a um multímetro digital (mais confiável que o do painel) e sai, pude observar que realmente a tensão esta variando (11.8~14.2V) na maioria das vezes com o veiculo em movimento, sem ter nenhum equipamento ligado (faróis, ventilação, radio, etc), então como a sugestão dos senhores, fui a um auto-elétrico indicado por um amigo e o mesmo fez todos os testes possíveis e verificou que o sistema estava perfeito (a variação não estava ocorrendo no momento) testando com todos equipamentos elétricos ligados o alternador supria a demanda sem problemas mantendo 13.8V quando solicitado e 14.2V com todos equipamentos elétricos desligados, e realmente explicou que a variação não é normal, não nessa amplitude, e disse que somente seria possível analisar o problema quando o mesmo estivesse ocorrendo que não era o caso. Comentei sobre um possível mau contato e foi verificada a ligação do alternador que é muito simples, o problema por enquanto não voltou a ocorrer, apesar da distancia do auto-elétrico ser mínima (cerca de 500m) para poder avaliar melhor a situação, agora fico na esperança de identificar o problema...
Como recomendação do auto-elétrico, vou ligar meu multímetro diretamente na bateria eliminando a possibilidade de qualquer mau contato na instalação do painel e verificar se a variação continua.
Quaisquer novidades volto a publicar e caso alguém tenha outras sugestões agradeço.

Abraços,
Thiago
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Dez 03, 2004 6:15 pm    Assunto: Variação de voltagem Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Thiago,

seu problema pode ser o regulador de voltagem. Nos dias de chuva pode entrar água na peça e esta não funcionar corretamente. Tive esse problema num gol e é de fácil solução. verifique se a variação ocrre de acordo com a rotação do motor.

Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thiago Pereira
MensagemEnviada: Sex Dez 03, 2004 8:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2004
Mensagens: 9
Localização: São Paulo/SP

Thales,

O auto-elétrico fez o teste em todos os regimes de rotação...
Hj tive a ligeira impressão que o problema surge, ou estão deseparece conforme passo por buracos, mas é apenas uma impressão e o que indicaria um mau contato e segundo o auto-elétrico esse tipo de alternador que é integrado ao regulador de voltagem as possibilidades de um mau contato interno são remotissimas (esse alternador possui um gel, algo assim, não entendi direito), pois não existe o que dar o tal mau contato...como ele disse "ou funciona ou não funciona".
O mau contato poderia ser externo, mas todas as conexões foram verificadas e reapertadas.

Abraços,
Thiago
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ULYSSES
MensagemEnviada: Sáb Dez 04, 2004 7:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Bom dia, Thiago

vc já verificou as conexões do terra no chassi? Pelo que vc descreve, o problema aparece somente com o carro rodando, mesmo assim nem sempre. E tb quando vc liga algum equipamento que "puxa" mais corrente.

Como o voltímetro mede a tensão do circuito e não o consumo (corrente), se o terra estiver mal conectado (o que é comum) tanto na bateria como no chassi, vai aparecer o problema.

Certifique-se que os pontos de contato estão bem limpos e os cabos bem apertados, pois às vezes aparentemente está tudo ok mas esse tipo de conexão, por incrível que pareça, é bastante sensível.

Uma outra causa, porém mais rara, seria a falha no isolamento dos enrolamentos do alternador. Com o motor funcionando, a temperatura dele sobe e o problema aparece.

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
andresouzabr
MensagemEnviada: Dom Fev 27, 2005 6:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 27 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 9
Localização: Rio de Janeiro

Pessoal, parece que tenho o mesmo problema. Minha S10 funciona perfeitamente sem o Ar ligado. Se eu ligar o Ar cond e ficar com o carro parado, fucniona perfeitamente. Mas se eu andar com o Carro, passa uns 5 min. e a ventoinha começa a falhar e o Ar cond tb. Ligam e desligam o tempo todo. Assim a temperatura sobe por nao ter ventoinha e tenho que parar o carro. incrivel isso. Mas acho que é problema de algum mal contato. O que acham?
_________________
Entendo bem de S10!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thiago Pereira
MensagemEnviada: Ter Mai 17, 2005 9:08 pm    Assunto: Fim da novela Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2004
Mensagens: 9
Localização: São Paulo/SP

Finalmente, depois de uns 6 meses consegui resolver o problema...
O que aconteceu foi que a lâmpada que indica a carga da bateria estava com mau contato na placa do painel, com isso o alternador não carregava no momento que não passava corrente.
Descobri o problema, quando precisei resgatar um parafuso que caiu dentro do painel e dei umas pancadas para o parafuso cair.
Inclusive fica a dica para o pessoal caso a lâmpada queime, o alternador não carrega, pelo menos nos que tem o regulador de voltagem integrado (com todos os modernos).
Custo do conserto menos de R$30, pois o auto-elétrico incluído neste valor ainda arrumou outras coisinhas...
O mais engraçado de tudo foi o orçamento passado pela concessionária a algum tempo, apenas R$3000,00 incluído troca do alternador e a mão de obra.

Abraços,
Thiago
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel
MensagemEnviada: Qua Mai 18, 2005 6:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 191
Localização: Rio de Janeiro

O orçamento é coerente, pois rede autorizada só sabe trocar peças. Até mesmo as que estão em perfeito estado.

Ainda bem que vc não foi na deles.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM
matraka
MensagemEnviada: Seg Jun 18, 2007 10:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007
Mensagens: 55
Localização: São Paulo

A minha está com o mesmo problema só que um pouco pior...o ponteiro do potenciometro vai parar lá no vermelho. Qdo. ligo o carro de manhã ele tá em 14 e depois conforme vou andando vai caindo até o vermelho... mas não gruda no final.
Não pode ser que conforme aumenta o calor alguma coisa dê errado no alternador, minha bateria tem 01 mês de uso.
A lâmpada que vc. se refere acendia qdo. vc. ligava o carro?

Um abraço
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 12:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Matraka.

Vc mediu os diodos reticadores que ficam no alternador ? Recentemente o mecanico retirou o alternador e eu substitui a ponte por uma nova. Verifique tb o regulador e o capacitor. Td é barato : ponte e regulador, R$30,00 cd, capacitor (mais dificil de achar) R$10,00.
Se a sua S10 for com injeção, se a tensão não estiver pelo menos em 09 volts, ela apaga.

Abs.

Alex
---------------------------------------------------
GM S10 Cd DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
matraka
MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 9:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 24 de Abril de 2007
Mensagens: 55
Localização: São Paulo

Alexm,
Por favor me explique melhor estes testes. Levei há uns 02 meses atrás em um auto-elétrico o cara colocou um fio mais grosso do alternador para a bateria aí deu uma melhorada mas ainda assim o pontenciometro continua baixando.
Não sei se foi impressão minha mas me parece que quando estou em alta velocidade, acima de 100 km/h, o pontenciometro volta a subir.
Um abraço
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 1:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Matraka.

Antes de tudo o eletricista testou a bateria (aparelho apropriado) e se não existe qq mal contato ou mesmo queimada a lampada do painel, relativa ao alternador ?

O chato é tirar o alternador do veículo. Depois que sai, ele é facilmente desmontável. aproveita para limpar tudo e verificar visualmente se não existem fios rompidos ou com o verniz isolante corroido. Se for o caso, fita isolante líquida neles. A ponte fica logo em primeiro lugar. Se vc olhar com cuidado, vai ver os diodos (são diodos retificadores), na parte interna. Basta medir individualmente com um multimetro. se vc não tiver um DMM (ideal) com teste de diodo, coloque na maior escala de resistência e meça num sentido e no outro. Ele vai acusar baixa resistência num sentido (condução de corrente) e altíssima resistência no outro (sem condução de corrente ou fuga mínima). O capacitor vc mede com um capacímetro (hoje, dificil de achar) e comumente com um DMM com capacímetro.
Depois de trocar a ponte e o capacitor (estava com a capacitância reduzida de 5,0 uF para cerca de 3,5 uF, ainda assim usável) nem testei a ponte. Troquei.

Não sei se é recomendável a simples troca do fio de saída do alternador por outro mais grosso. Consta que este fio, na verdade, age como um fusível em caso de curtos violentos que possam levar, inclusive, ao incêndio do veículo. O eletricista não tem um amperímetro para alta corrente para medir a corrente enquanto ativa os acessórios elétricos do seu veículo e/ou altera rotação do motor ?

Por potenciometro eu entendi o voltímetro do painel, certo ? A GM ao colocar o voltímetro deveria ter colocado um duplo relógio : voltimetro e amperímetro. Mas hoje, nem voltímetro tem ...

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para a filha ?)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (dúvida cruel)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Arkov
MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 9:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2004
Mensagens: 74

pra saber se a lampada esta queimada nao é só virar a chave sem dar partida?
_________________
S-10 99/99 - EXEC. CD - 4.3
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB