Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 dúvida rpm « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 9:54 am    Assunto: dúvida rpm Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Pessoal , consultando rpm nos motores Diesel aqui do Forum das Series 10 e 20 reparei que o mesmo Q20B tem 2 faixas de rpm para potencia e torque para Serie 10 e serie 20 , pq isso acontece ???
Meu Q20B não passa de 2400 rpm , é max. , grita muito pra chegar nisso , rodo a 2000 rpm a 100 km/h , conversando com um colega que tbm tem Q20b sem turbo como o meu ontem no Ibira , ele roda a 2500 rpm normal atingindo 110km/h .
Será que o dele é Série 10 e o meu é série 20 ???

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 11:41 am    Assunto: RPM Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Edú,

Todos os motores Maxion ou Perkins, veícular a rotação máxima é 2800 RPM, e na D-10 ou D-20 (s/ Turbo) chega a 120 km/h, com um pouco de esforço, mas nada de motor gritar.

A velocidade final, depende da relação da Engesa.

Pode ser que a Engesa limitou a rotação do motor, para adequar ao veículo, como na Troller, o mesmo motor da S-10, tem se não me engano, 117 CV.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 11:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Blz , Kiko , então pq a diferença no " Técnica " aqui do Forum entre a Série 10 e 20 ???
O meu tem desempenho muito parecido com esse da Série 20 e o dele da Série 10 ...

Esses dados foram pegos aqui no Forum no Técnica :

MOTOR DIESEL PERKINS 4236/Q20B4 - SÉRIE 20

Potência máxima líquida (ABNT-NBR 5484) 79 CV a 2200 rpm
Momento de força (torque) máximo líquido (ABNT-NBR 5484) 26,1 kgf.m a 1400 rpm

DIESEL PERKINS 4236/Q20B4 - SÉRIE 10

Potência máxima líquida (ABNT-NBR 5484) 77 CV a 2800 rpm
Momento de força (torque) máx. líq. (ABNT-NBR 5484) 30,0 kgf.m a 1500 rpm

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 3:23 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:59 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 5:39 pm    Assunto: Re: Q20B Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Daniel Martinelli escreveu:
Esses motores limitados em 2200 rpm eram usados em tratores, mas somente os 4236 é que tinham uso agricola. Os Q20B eram de uso exclusivo das D-20, e limitados a 2800 rpm, com potência de 86,? cv e 28,? Kgfm de torque.


Então pq o Q20B do meu Engesa roda em 2200 rpm e tem que acelerar muito pra passar disso ???

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 6:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Edu,

Desconheço o histórico do motor, mas pode ser resultado de uma regulagem anterior malfeita, não ?

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

tecnica escreveu:
Edu, Desconheó o histórico do motor, mas pode ser resultado de uma regulagem anterior malfeita, não ?


Ale , aonde vcs foram buscar a informação que está no " Tecnica " no inicio do site referente a séries 10 e 20 ????????????

Meu motor está batendo com a informação que vcs colocaram lá

MOTOR DIESEL PERKINS 4236/Q20B4 - SÉRIE 20

Potência máxima líquida (ABNT-NBR 5484) 79 CV a 2200 rpm
Momento de força (torque) máximo líquido (ABNT-NBR 5484) 26,1 kgf.m a 1400 rpm


Pode verificar ....

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Nov 26, 2004 9:37 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:59 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Nov 27, 2004 4:49 am    Assunto: Manual de Serviços Perkins Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Este é a especificação extraída do manual de serviço da Perkins, 1ª edição de 10/1987



4236 - V.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  96.15 KB
 Visto:  42029

4236 - V.jpg



4236 - V.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  96.15 KB
 Visto:  42029

4236 - V.jpg



4236 - V.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  96.15 KB
 Visto:  42029

4236 - V.jpg



_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Sáb Nov 27, 2004 7:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi pessoal,

As informações do site foram extraidas do manual da D10 publicado em 1981.

Mas, como a medida de potencia variou (norma DIN para ABNT 5484), eu vou colocar o que o Kiko passou.

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Nov 27, 2004 11:08 pm    Assunto: RPM Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Pessoal,

Só para atualizar também, eu estou postando as especificações da série 20 retirado do manual de Abril/91

Ok?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2004 5:09 am    Assunto: Adaptações Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Eduvelo

Em alguns casos o motor é adaptado (amansado) à resistencia mecanica do sistema de transmissão do carro, como citei o exemplo do Troller, a F1000 4X4 também tinha uma valvula de corte para Valvula LDA (que faz com que o débito da bomba aumente na proporção do aumento da pressão na turbina), com 4X4 reduzida engatado, fecha o fluxo do ar do coletor para valvula, evitando o aumento do débito.

Mas nos nossos passeios como da Ilha Comprida, o Engesão andou bem na Regis.

Para aumentar a rotação, é só levar no Bombista, e fazer ajustes do D-20

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Dom Nov 28, 2004 9:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Kiko , o Engesa anda bem , nunca senti problema de rpm , só que sempre fiquei com dúvida sobre isso , qdo consultei os dados aqui do site fiquei tranquilo , pensei que tinha 2 tipos de Q20B , só qdo conversei quinta no Ibira com o colega que tem motor igual ao meu que encuquei ...
A rotação é puxada de uma das pernas do extator do alternador , o CG é da série 20 GM .
Como esse motor saiu de fábrica no Engesa e não tinha contagiros , suponho que a polia do alternador não esteja calculada para passar a rotação correta .

[]s ...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Nov 29, 2004 4:28 am    Assunto: Conta giros Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Eduvelo

Eu acho que o que está errado é a marcação do conta giros, os originais dos D-20 com Q20B, eram com cabo mecanico, colocados no comando de valvulas, os A e C saíam com eletronico (sinal do distribuídor) e os D-20, ficaram eletronicos com motor Maxion

Vc deve calcular a sua velocidade através do "Calculos de Marchas" e recelibrar o conta giros, que deve possuir um trim pot de ajuste.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Nov 29, 2004 8:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Valeu Kiko ...
deve ter como mexer no range sim , vou providenciar isso ...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB