Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Problemas nos Freios da D20 88/89 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ajccesar
MensagemEnviada: Qui Jun 12, 2003 9:02 am    Assunto: Problemas nos Freios da D20 88/89 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Amigos,

Estou com problemas nos freios da minha D20. Pedal excessivamente baixo sempre na primeira freada, mas basta apenas uma segunda freada para que ele retorne a posição normal.
Nos últimos 18 meses eu troquei todas as peças que compõe o sistema de freios exceto as pinças dianteiras e a tubulação metálica (cilindro mestre, servo, discos, pastilhas, lonas, tambor, cilindro de roda e flexíveis das pinças), sendo que o cilindro mestre foi substituído duas vezes, pois na primeira vez, o defeito persistiu o que foi atribuído a defeito de fabricação mas não resolveu. Após estas substituições, já estive em duas oficinas autorizadas da Varga mas a solução dada por eles, na duas ocasiões, seria a substituição dos discos e do cilindro mestre e quando eu disse que já havia substituído eles me responderam que as peças eram paralelas de 2ª linha, o que é impossível, pois foram adquiridas na ACCIOLY que só comercializa peças originais GM.
Gostaria de saber se este problema pode ser crônico deste modelo pois a partir de 1989 os sistema de freios foi modificado.
Alguém tem alguma informação ou idéia que possa me ajudar?

Grande Abraço,

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jun 12, 2003 12:50 pm    Assunto: Freio D-20 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cezar.



Este problema ocorre por seguinte, quando por algum motivo o embolo da pinça (dianteiras) ou do burrinho (traseira), recolhe de mais que o normal, por isto a primeira pisada aproxima e segunda freia.
A dianteira quem solta o freio e a pequena trepidação do disco de freio, e se existir muita folga no rolamento da roda ou empenamento do disco faz com que o afastamento da pastilha seja maior que o normal, necessitando mais fluido para avançar e freiar. em condições normais também após uma manobra que exige todo curso da direção, aparece esta folga e freio fica baixo, voltando normal na segunda pisada.
A traseira ocorre com defeito do regulador automático.
O modelo 89 já é com cuíca grande, vc não sabe como era o antigo, quando freiava o carro só pensava em parar, que na minha 88 (cuíca Pequena) foi trocado por cuíca grande e também o cilindro mestre.

Obs.: no caso de disco empenado, o pedal de freio trepida, o balanceamento das rodas ou empenamento da roda pode provocar o problema mas a direção trepida.
Se com carro parado não abaixar o pedal, o problema e oque foi discrito acima.

A Accioly vende tanto a peça original tanto paralelo de 1ª linha (Fornecedor Original), vc tem que especificar, o preço é 1 para 3, mais ou menos

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Qui Jun 12, 2003 5:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Senhores,

Na volta do passeio fiquei sem freios ao passar pela Vila Galvão na Fernão Dias: flexível dianteiro esquerdo estourado (um rombo).

César, verifique tb o suporte da pinça. Concordo com o Kiko, deve estar havendo um afastamento anormal das pastilhas. Vc não chegou a comentar, está ocorrendo alteração do nível do fluído ?

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ajccesar
MensagemEnviada: Sex Jun 13, 2003 9:48 am    Assunto: Freio D20 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá amigos,

Vamos por eliminação.
Com 75152 Km em Janeiro de 2002 foram trocados:
Discos, tambores, lonas, pastilhas, cilindros traseiros, rolamentos do cubo dianteiro e fluido de freio e o reparo do cilindro mestre.
Com 84956 Km em Janeiro de 2003 foram trocados:
Cilindro Mestre, fluido de freio e os flexíveis das pinças.
Com 90900 Km em Maio de 2003 foram trocados:
Servo freio e as pastilhas.
Quanto ao empenamento dos discos, é difícil pois não sinto trepidação durante as freadas e com o veiculo parado, se eu pressionar os pedal duas vezes e deixar o pedal solto por alguns instantes e pressionar novamente ele está baixo.
O exaustor está funcionado bem aparentemente a sucção está OK.
Este fim de semana vou verificar o regulador automático da traseira e retirar as pinças para desmontagem e limpeza.
Quanto ao servo-freio, eu queria realmente colocar a cuíca pela grande usada no modelo 89 em diante, mas me disseram que não havia possibilidade devido a fixação no painel de fogo ser diferente. Kiko, você poderia me descrever como foi feita a adaptação?

Durante a descida da Pedra Grande o pedal do freio praticamente encostou no chão por duas vezes na primeira freada mas como eu estava descendo em 2ª marcha não foi tão crítico assim.
Semana que vem eu digo os resultados obtidos com os freios.

Alexandre, no seu retorno você mencionou que você ficou sem freios da Fernão Dias, espero que não tenha acontecido nada mais sério, que você tenha conseguido parar sem problemas.

Grato pelas dicas e abraços a todos.

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
ajccesar
MensagemEnviada: Sex Jun 13, 2003 9:49 am    Assunto: Freio D20 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Esqueci de novo!!!

O nivel do fluído de freio não se altera.

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Jun 13, 2003 12:35 pm    Assunto: Freios Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá, Cezar e Alexandre.

(inda bem eu tava bem lá na frente)

Então vamos ao que interessa:

A troca do servo freio, não necessita de adaptação nenhum. só precisa arranjar suporte da cuica do modelo grande e é recomendável trocar o cilindro mestre também(mas pode fazer o teste com o antigo), única coisa que não lembro é quanto a haste de conexão, mas se não me engano vem junto com cuíca.
O painel corta fogo não muda.
Eu fiz adaptação em um 88.

Por favor, antes da proximo passeio, façam revisão nos picapes, apesar que eu também fui com a minha com problema nos pivos inferiores da suspensão.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Jun 13, 2003 8:38 pm    Assunto: Re: Freios Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

A questão dos freios nos modelos até 1992 é um problema só, nunca ouvir ninguem que tenha picape D20 e fale bem dos freios, acho que foi subdimensionado no projeto, em 1993 a GM resolveu melhorar os freios de nossa D20 aumentando o tamanhos dos tambores e dos discos e na dianteira passou a possuir pinça dupla, melhorou mas pra uma picape que leva até 1ton, considere ela a 100km/h e vc precisar parar ela de repente (um animal atravessa sua frente) vc consegue diminuir a velocidade mas parar é quase impossível. Imagine se isso for em uma descida! A linha ->1993 melhorou um pouco. Mas o maximo que vc consegue é travar as rodas dianteiras, e o que mais acontece é dela puxar para algum lado, o que torna a manobra mais perigosa ainda. Também tem a questao da embreagem nos modelos anteriores a 1993 (acionamento por cabo), o danado quebra muito rápido, alem do seu acionamento que é pesado, pelo menos é o que vejo falar por aí.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2003 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Senhores,

Felizmente cheguei bem em casa, fui levando na manha. Mas o que aconteceu foi o seguinte: ontem (14/06) desmontei a dianteira, e o flexivel estava enrolado próximo à pinça, sendo aos poucos mascado pelos elos da mola. Erro de montagem por algum mecânico orelha.

Montei um novo, fiz a lavagem de todo o sistema e coloquei um DOT4, mais apropriado para uso severo. Em breve vou trocar os outros flexiveis, preciso apenas fazer ou arrumar uma ferramenta para tirar a trava que fixa o flexivel ao chassi, já que o bandido fica embaixo do suporte do coxim do motor ( se eu fosse chefe de engenharia dava 100 chibatadas no &¨#%$% que pos a trava lá).

César, acho que o caminho é verificar mesmo a fixação das pinças, e o funcionamento dos êmbolos. As guias tb devem ser lubrificadas, recentemente as da minha foram desmontadas, lixadas para retirar crostas de oxidação e remontadas. O kit de reparo da pinça original vem, inclusive, com 2 buchas de bronze para retificar e embuchar a sede dessas guias. Se os êmbolos tiverem incrustração (muito comum se o fluido é raramente trocado), remova-os com lixa dágua fina (500).

Espero que tenha ajudado.

Abraço a todos.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ajccesar
MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2003 9:20 am    Assunto: Freios D20 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Alexandre e Kiko,

Agradeço enormemente as dicas dadas.
Neste fim de semana eu fiz uma revisão e encontrei uma folga maior do que o normal na roda dianteira esquerda que acredito que tenha sido na colocação das pistas externas dos rolamentos que eu devo ter deixado um pouquinho fora e agora elas foram para lugar originando a folga (lado direito estava OK).
E além disso o regulador traseiro direito estava emperrado devido a um pouco de ferrugem numa articulação e a lona estava um tanto longe.
Depois dos devidos reparos o freio está 10, o pedal desce apenas uns 8 cm e está firme.
O problema é acostumar com o freio bom novamente, andei dando umas travadas meio feias! HEHEHE!!!

Quanto aos flexiveis, eu troquei os da minha e não soltei a fixação ao chassis apenas soltei a conexão segurando com duas chaves fixas.
Mas acho que na 88 a posição é diferente pois fica acima da caixa de direção.

Grandes abraços,

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2003 12:18 pm    Assunto: Freios Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá, cezar

Foi bom ter ajudado.

É o seguinte, ainda eu aconselho trocar o servo e cilindro mestre por grande (89~) na proxima oportunidade.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ajccesar
MensagemEnviada: Seg Jun 16, 2003 12:45 pm    Assunto: Freios D20 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Kiko,

Com certeza eu vou faze-lo muito breve. Só não fiz agora na troca do servo porque me disseram que não tinha jeito. Inclusive, o servo da 89~ é um pouco mais barato.

Abraços,

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB