Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Como se troca as cruzetas??? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 11:38 am    Assunto: Como se troca as cruzetas??? Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá amigos,

Como já sabem, ainda estou com os problemas dos trancos ao colocar a Veraneio em movimento. Já troquei o coxim do câmbio, a ponteira e a luva, o diferencial acredito que esteja ok, mas nada de resolver este problema.

Por isso minha dúvida recai sobre as cruzetas, mas como trocá-las? É possível fazer isso em casa? Alguém pode me dar as instruções?

Quanto a dúvida do mancal central do cardan: ele pode ter uma pequena folga ou não???

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 10:42 pm, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 12:32 pm    Assunto: Re: Como trocas as cruzetas??? Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Nossa Veraneio após adaptação, antes C20 após MAXION S4, começou a dá uns trancos de leve, ao arrancar, mas estes só apareciam se arrancasse bruscamente ou tentasse fazer meia embreagem em local muito ingreme, as vezes ocorria tambem ao percorrer estrada de terra com "costela de vaca" e ao aliviar o acelerador ou deixar em ponto morto, acredito que a causa do problema da nossa era a adaptação pois o cardan foi cortado e adaptado e não substituído pelo modelo correto, pois estavamos sem dinheiro para a compra da peça ideal, então acho que ele balançava assim

Eixo
o Cardan Cambio
| -->
|+=========+|||||||
| <--
o

Fazendo esse movimento pra frente e para trás, pois trocamos as cruzetas e continuou do mesmo jeito, sendo que levamos ao mecanico e ele reapertava sempre pra melhorar pois caso contrario ficava uns estalos chatos, o estalo era tipo um "tleng". Quanto a troca em casa creio que com paciencia e ferramentas dá pra fazer sim pois durante a troca das cruzetas da nossa ex eu fiquei "supervisionando" e vi que não é complicado, só não sei descrever o procedimento correto, sei que vai precisar de alguem para segurar o carda na remoção (pois esta parte foi eu quem fiz). Creio que folga se a cruzeta que vai no eixo depois é só abaixar o cardan e tirar ele de dentro da "luva", a parte que vai no cambio nao deu pra prestar atenção. Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Xara , pra ver se tem folga na cruzeta é bem fácil , basta mexer no cardan com o carro engatado e observar o movimento na cruzeta ...
Se não for cruzeta , pode ser parafusos de fixação soltos ou estrias gastas - lado cambio ; porca do rolamento solta - lado diferencial
Se for igual o do Engesa , a troca da cruzeta é com a luva estriada e o flange -lado cambio ; luva de rolamento e solda no cardan (com posterior balanceamento) , lado diferencial ...

[]s...



cruzta.JPG
 Descrição:
lado diferencial
 Tamanho:  54.08 KB
 Visto:  42106

cruzta.JPG



cruzta.JPG
 Descrição:
lado diferencial
 Tamanho:  54.08 KB
 Visto:  42106

cruzta.JPG



cruzta.JPG
 Descrição:
lado diferencial
 Tamanho:  54.08 KB
 Visto:  42106

cruzta.JPG



cuztacb.JPG
 Descrição:
lado cambio
 Tamanho:  66.64 KB
 Visto:  42106

cuztacb.JPG



cuztacb.JPG
 Descrição:
lado cambio
 Tamanho:  66.64 KB
 Visto:  42106

cuztacb.JPG



cuztacb.JPG
 Descrição:
lado cambio
 Tamanho:  66.64 KB
 Visto:  42106

cuztacb.JPG



_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Edu,

Não é complicado trocar a cruzeta não. No caso, vc solta os grampos "U" do diferencial e do cambio, e traz o cardan pra fora. Para soltar a cruzeta do cardan, deve-se tirar as travas com um alicate de bico, e usa a "chave universal" (marreta), com um pino, para soltar as castanhas e sacar a cruzeta para fora.

A montagem segue na ordem inversa. Crava a metade da castanha de um lado do cardan, encaixa a cruzeta, crava a outra castanha no outro lado, e, com cuidado, vai cravando as duas até o ponto onde pode-se encaixar novamente as travas.

Dica na hora de comprar as cruzetas: O catálogo da Spicer na Internet está correto. Existem 2 modelos da cruzeta, a 5-273X (A/C/D-20, Veraneio e Bonanza s/ turbo) e a 5-160X (diesel c/ turbo). O catálogo impresso do logista normalmente não aponta este ultimo modelo, e os tamanhos são bem diferentes.

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 10:53 pm    Assunto: Cruzetas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Pelo visto não é tão difícil assim. Mas posso ter problemas com o balanceamento do cardan, mesmo desmontando e montando ele da mesma forma que o retirei do local?

Obrigado pelas respostas.
Andreson, não entendi muito bem a ilustração. Seria possível você me explicar?

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 11:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Edu,

Vc não deverá ter problemas de balanceamento, posso estar enganado mas o balanceamento é feito sem as cruzetas.

A da minha D20 (lado diferencial) estava com uma bela folga e dava uns estalos violentos nas arrancadas.... depois que eu troquei ficou uma beleza.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2004 5:28 am    Assunto: Montagem Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

olá Sekiya,

Na montagem, as cruzetas frente e atras, deve estar deslocados em 45º, nunca paralelas.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2004 7:43 am    Assunto: Re: Cruzetas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Sekiya escreveu:
Pelo visto não é tão difícil assim. Mas posso ter problemas com o balanceamento do cardan, mesmo desmontando e montando ele da mesma forma que o retirei do local?

Obrigado pelas respostas.
Andreson, não entendi muito bem a ilustração. Seria possível você me explicar?


É que não consegui fazer no paint, mas assim que de um tempinho eu faço uma ilustração melhor. Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2004 1:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Kiko,

Essa informação é meio polêmica. Qdo desmontei o cardan da D20, as cruzetas estavam paralelas, e na montagem lembrei do que vc falou e discuti com os boqueiros (Jacques e Marcelo). Começamos a ver em outros carros, e em todos a cruzeta estava em paralelo.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2004 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Alexandre sempre pensei que fosse como o Kiko falou , pelo menos noto que é assim nos jipes , nunca em paralelo ...
Qto a cruzeta , se for trocar só o interno é bem fácil , aquela informação que passei é se tiver que trocar tbm os alojamentos , se deixar trabalhar com folga por muito tempo os alojamentos das cruzetas ficam ovalizados ...

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2004 6:04 am    Assunto: Posição das cruzetas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Como Alexandre falou em polemica da posição das cruzetas, eu estive vendo os carros e no catalogo GM, pelo menos nas picapes GM, são todas paralelas, inclusive os cardãs fixos trazem garfos paralelos.

Eu aprendi isto em algum lugar mas não lembro onde, se era em manual de outra marca, ou em oficinas de cardã.

Mas como Eduvelo comentou dos jipes, que são montados a 45º, deve ter algum fundamento, que podemos estudar melhor.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2004 5:02 pm    Assunto: Re: Posição das cruzetas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Só pra constar na nossa KIA BESTA támbem é paralela. Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2004 8:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Senhores,


Escrevi para a Dana, vamos ver o que eles respondem....

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2005 2:08 pm    Assunto: Cruzeta Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Revivendo novamente...

Troquei em casa as cruzetas da Veraneio. Deu para fazer o trabalho numa boa - com ajuda claro!
E o carro ficou muito bom. Acho que tinha uma pequena folga em uma das cruzetas - coisa muito débil - que nem dava para perceber ao movimentar manualmente o cardan. Troquei também dois grampos que eram de tamanhos diferentes e talvez a cruzeta não ficava bem apertada.
Importante é montar o cardan da mesma forma que o encontrou, principalmente entre a ponteira estriada e a luva - marcar com alguma tinta, caneta, etc. a posição.

Fora isso, para os interessados, paguei em cada cruzeta (Spicer 5-273XS) o valor de R$40,58 e cada grampo R$1,84.

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Seg Jan 28, 2008 11:02 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Mai 15, 2005 6:26 pm    Assunto: Cruzeta Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

olá pessoal,

será que existe cruzeta auto lubrificante para a série 10? Não aguento mais ter que engraxar a picape Mad e sair todo melecado Twisted Evil, sem contar a terra que vai acumulando na carroceria pro causa da mesma!! Twisted Evil

Grato,

Thales


Editado pela última vez por Thales Pimenta em Dom Mai 15, 2005 6:44 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB