Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3 ... 13, 14, 15  Próximo
 Ã“leo para Cambio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 6:11 am    Assunto: Óleo para Cambio Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Vi o folheto da Clark/Eaton do Cambio CL-2205 da seção de download, e lá vi que o óleo recomendado é SAE-90.

Tenho um informativo datado de 08/03/2000 da Eaton, recomendando para estas caixas o óleo SAE 80W90.

Em breve estarei enviando uma cópia, pois o que tenho é um FAX, e está meio apagado, portanto terei que tirar uma cópia primeiro.

E também um folheto de 2003.

Notem que para caixas maiores, o óleo recomendado é SAE - 40

Abraços



Óleo Eaton4.jpg
 Descrição:
Folheto de 2003
 Tamanho:  60.71 KB
 Visto:  117425

Óleo Eaton4.jpg



Óleo Eaton4.jpg
 Descrição:
Folheto de 2003
 Tamanho:  60.71 KB
 Visto:  117425

Óleo Eaton4.jpg



Óleo Eaton4.jpg
 Descrição:
Folheto de 2003
 Tamanho:  60.71 KB
 Visto:  117425

Óleo Eaton4.jpg



Óleo Eaton.jpg
 Descrição:
Folheto de 2003
 Tamanho:  21.5 KB
 Visto:  118466

Óleo Eaton.jpg



Óleo Eaton.jpg
 Descrição:
Folheto de 2003
 Tamanho:  21.5 KB
 Visto:  118466

Óleo Eaton.jpg



Óleo Eaton.jpg
 Descrição:
Folheto de 2003
 Tamanho:  21.5 KB
 Visto:  118466

Óleo Eaton.jpg



Óleo Eaton3.jpg
 Descrição:
Folheto de 2003
 Tamanho:  52.2 KB
 Visto:  117719

Óleo Eaton3.jpg



Óleo Eaton3.jpg
 Descrição:
Folheto de 2003
 Tamanho:  52.2 KB
 Visto:  117719

Óleo Eaton3.jpg



Óleo Eaton3.jpg
 Descrição:
Folheto de 2003
 Tamanho:  52.2 KB
 Visto:  117719

Óleo Eaton3.jpg



_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br


Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Dom Jul 24, 2005 9:41 pm, num total de 6 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 9:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi Kiko!

Você deveria mudar seu nick para Oráculo. Seria mais apropriado. Laughing
Abraços.
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ULYSSES
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 10:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Estranhísimo isso, hein Kiko? Até onde eu sei, esses câmbios vêm de fábrica com aquele óleo fino tipo fluído automático.... Eu mesmo já vi vários sendo drenados para a primeira troca de óleo e o que saiu foi isso.

Além do que, nos manuais do proprietário dos veículos que usam esse câmbio tb existe a recomendação para uso do óleo mais fino. Vou dar uma olhada no manual do Troller, pois acho que ele usa esse câmbio tb.

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 6:19 am    Assunto: Bolentim EATON Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Aqui vai a cópia do Boletim.


Abraços



Cxs Eaton 2.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  36.01 KB
 Visto:  114943

Cxs Eaton 2.jpg



Cxs Eaton 2.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  36.01 KB
 Visto:  114943

Cxs Eaton 2.jpg



Cxs Eaton 2.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  36.01 KB
 Visto:  114943

Cxs Eaton 2.jpg



Cxs Eaton 2.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  36.01 KB
 Visto:  114943

Cxs Eaton 2.jpg



Cxs Eaton 2.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  36.01 KB
 Visto:  114943

Cxs Eaton 2.jpg



Cxs Eaton 2.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  36.01 KB
 Visto:  114943

Cxs Eaton 2.jpg



_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br


Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Dom Out 31, 2004 6:42 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ULYSSES
MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 9:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Kiko,

realmente, no Troller o manual recomenda o 80W90, no caso eles recomendam o Ipiranga Isafluido (o próprio nome diz tudo). No manual da Bonanza, esse óleo tb é indicado para o ZF.

No caso da Bonanza, numa das trocas eu esqueci do detalhe e coloquei o SAE 90. O câmbio ficou terrível para engatar, principalmente qdo frio. Foi voltar ao 80W90 e ficou ok de novo.

O mesmo aconteceu com um amigo que tem um Cross Lander: colocou óleo 90 e ganhou sessões de musculação grátis, hehehe....

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 4:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Pessoal , mes passado abri a cx do cambio Clarck do Engesa e retirei todo o óleo , a cx está nova , engrenagens estão ótimas , dentes dos garfos tbm, aí percebi que só tinha 1 litro de óleo SAE 90 API GL 4 , fui comprar no depósito aqui perto , que só vende óleo lubrif. , só tinha SAE 90 API GL 5 e ele estava passando esse óleo para quem vinha comprar óleo pra cambio pq nenhuma empresa estava entregando óleo esperando aumento , expliquei pra ele que não servia pq para cambio de uso normal tinha que ser GL 4 , GL 5 é para diferencial e cambio de caminhão . Concluí-se que o camarada vendeu óleo GL 5 para muita gente e isso pode até estourar engrenagem por trabalhar forçada .

Na linha 22 desse site tem explicação sobre isso , o GL3 é inferior ao GL4 e é usado em câmbios menos exigentes com poucas folgas entre os dentes -


http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/BE6B7AB55210B54803256DAD004CC8DB?OpenDocument&SDuvidas

Aqui vai uma tabela comparativa de óleos -



http://www.laguna.com.br/regional/lubrificantes/tabela_equivalencia.htm

[]s ...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Out 31, 2004 6:16 am    Assunto: ÓLeo para Transmissão Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Edu

Qual o modelo da sua cx?

No seu caso é melhor consultar o fabricante de transmissão, da mesma forma que a Clark/Eaton hoje recomenda óleo 80W90, para caixa que inicialmente mandava usar SAE 90 (sem especificar grau API-GL) e tambem do diferencial auto blocante que no início era TL 3450 (SAE- 90 API-GL 4), hoje recomenda LS-85W140.

Normalmente o pessoal diz, que as novas classificação de óleo vem para melhorar, com melhores catracteristicas de aditivação, não para danificar o sistema.

Apesar que na maioria de tabelas de lubrificação dos fabricantes de óleo, contem erros.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Dom Out 31, 2004 6:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Fala Mestre Kiko , no manual Engesa c/ Perkins , que não tenho mas que consultei com um amigo , é SAE 90 API GL 4 ...
Eu não tenho problema em saber qual óleo pro cambio do Engesa , fiquei invocado com o cara querer me vender o SAE 90 GL5 como se fosse servir pq era SAE 90 , e ele disse que já tinha vendido um bocado daquele óleo pra câmbio comum , pq não não tinha o GL 4 ...
No meu entender ele deveria saber as especificações dos óleos e não empurrar um pq não tem o outro ...
Pela explicação no site que passei , GL 5 não quer dizer que é mais moderno que GL 4 ou GL 3 , são para características diferentes de cambio e uso ...

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Out 31, 2004 7:14 pm    Assunto: Classificação de de lubrificantes Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Edú

Sinto dizer que vc está equivocado neste assunto, o vendedor está certo.

Estes códigos de classificação, qto maior é um produto mais novo e melhorado.

Mesmo acontece com óleo do motor, nos velhos tempos eram monoviscosos SAE 30, SAE 40 etc e classificação SC, SE, SF, hoje é tal de SG, SH........

Da mesma forma usávamos na década de 80, os Texacos URSA SAE 30 ou SAE 40(API CF), dai mudamos para multiviscosos URSA TD MV 15W40(API CG), na década de 90 e hoje usamos URSA Premium(API CI), (eu uso ELF Perfomance Trophi) com melhor aditivação, sem nenhum dano ao motor, talves um pouco no bolso, mas o tempo de trovca é maior.

Salvo casos que retentores ou peças plasticas ou de borracha que faça parte do sistema não for compativel com algum componente do óleo.

Teve uma reportagem da 4 Rodas, há muito tempo atrás, dizendo que entre GL4 e GL5, use o GL5, por ter melhor relação custo benefício.

Eu acho que vc pode usar 80W90, no sua cx, pois este tal de 80W90, diz, equivale a 80 no frio e 90 a quente.

Vc usando o mono SAE 90,´o óleo é muito viscoso qdo frio, mas aquecido afina muito, devendo ficar muito abaixo dos SAE 80.

Verifique o modelo da cx e depois veja no catalogo, que está neste topico.

Da texaco:

http://www.texaco.com.br/produtos/lubrificantes/catalogo/tecatalogo.shtml

Universal EP são classe API GL 4
Multigear EP são classe API GL 5


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br


Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Ter Nov 02, 2004 7:18 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Dom Out 31, 2004 8:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Kiko , o modelo da minha cx deve ser a 240V , no manual não diz qual é ... só diz o tipo de óleo ...

Qto GL 4 e GL 5 , veja o que diz a resposta tecnica do site que mandei na linha 22 ...
Isso já foi muito discutido a um tempo atraz pq andou estourando engrenagem por usar GL 5 no lugar de GL 4 no cambio ...

" A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas. "

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Out 31, 2004 8:33 pm    Assunto: Tipo de óleo Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Edú

Pelo folheto da EATON, a cx 240V, usa 3,5 litros do óleo 80W90.

Vc por trabalhar em um fornecedor de derivados de petroleo, deve ter maiores informações, mas o próprio fabricante de cambio recomenda o uso do seu óleo EATON 3000880. Se for da Texaco TGF - 80W90.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Dom Out 31, 2004 11:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

O Manual da Hilux (Ih!! não tem nada a ver com GM Eatom Clark Zf) recomenda o API GL-5 75W90. Foi díficil achar (sem falar que pesquisei muito e o mais barato foi R$15,00 o litro), mas ficou muito bom! Coloquei ainda Molikote no Câmbio, diferencial D/T e cx de transferência.
É f... mas tem muito mané que quer te empurrar vários tipos de óleo, mesmo mais baratos e dizem que é tudo igual (diferente só a comissão que cada um ganha).
Até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2004 10:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Fernando esse é o mesmo óleo que vai na cx do Fiesta e da maioria dos cambios modernos , o próprio fabricante não recomenda a troca , só completar caso haja algum vazamento , mas se parar num posto e pedir pra ver o nível , o frentista completa com óleo SAE 90 GL ... (vai saber ???) é isso que estou querendo discutir por aqui ...

Kiko o manual diz pra colocar o SAE 90 GL 4 , posso até colocar esse GL 3 80W90 que mal não vai fazer , mas não posso colocar o SAE 90 GL 5 pq vai danificar algo ...

Isso vale para óleo de motor tbm , se vc colocar um 20w50 no Fiesta por ex. vai criar borra pq o recomendado é o 5W30 , mas o frentista num posto pra completar pode colocar qqer um se vc não ficar ligado ...

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2004 6:49 pm    Assunto: Aditivos da Lumobras (MOLYKOTE) Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Senhores,

Já que foi citado anteriormente, vocês utilizam (ou já utilizaram) aditivos da Molykote nos diferenciais e cx de transmissão (Molykote FC)? Quais os resultados?

E para o motor (Molykote A-2)?
Pelo que li, ele diminui drasticamente o desgaste das peças internas do motor.

Vejam esse relato escreveu:

"Falando em MOLYKOTE, qdo estive no FESTIVAL BRASIL OFF-ROAD, eles estavam lá e explicou o que era o produto. CONVENCEU a mim; mas só passei a usar quando um ENGENHEIRO MECANICO me orientou e recomendou; por experiencia própria na manutençao das máquinas da usina de açúcar que ele foi contratado para tal. Para vc ter uma idéia, antes da chegada dele, a usina fazia 12 motores por ano numa média de 5 anos; após a contratação dele passou a fazer 5 motores por ano, e ele já estava há 3 anos. ESTE ENGENHEIRO só fez aquelas 2 medidas preventivas que eu postei anteriormente. (quais sejam: para um motor durar muita quilometragem, deveria tomar 2 providencias:
1º- Colocar outro sensor de temperatura com sinal visual (luz vermelha) ou sonora (cigarra), para não passar despercebida um superaquecimento.
2º- Colocar MOLICOTE A-2 junto com o óleo do motor como recomenda o fabricante do molicote.


ESTE MOLYKOTE A-2, são micropartículas de bissulfeto de molibdênio que aderem na camisa e os anéis nao entram em contacto com a camisa, por isto dimimui muito o desgaste. Ele, (o ENGENHEIRO) relatou também que um caminhão de lá bateu com o cárter numa pedra e andou 60 km sem óleo e não aconteceu nada com o motor".



Sei que os produtos da Lumobras (MolyKote) são de extrema qualidade, mas sei também que os lubrificantes atuais são concebidos depois de inúmeros testes e acertos em sua formulação, por engenheiros que atuam exclusivamente nessa área e adicionando nesse óleo qualquer outro aditivo você acaba alterando sua composição original (aquela que foi testada e aprovada em vários testes) e essa alteração, na maioria das vezes, é prejudicial.
Sendo assim, gostaria de saber da opinião dos senhores a respeito.

Arrow A comunidade jeepeira comenta muito sobre esses aditivos, alguns chegam a atribuir à eles verdadeiros poderes "milagrosos"!

www.lumobras.com.br

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Seg Nov 01, 2004 11:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Rodrigo.
Sempre que dá $$$ utilizo produtos Molikote. São de fato muito bons e evitam desgastes das engrenagens. Ao esgotar os óleos dos diferenciais, constatei que tinham molikote (ele tem uma cor preta brilhante). Não havia nenhum sinal de limalha ou resíduos.
Até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 15
Ir à página 1, 2, 3 ... 13, 14, 15  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB