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 Ã“leo para Cambio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Nov 02, 2004 5:34 am    Assunto: Minha opinião Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Eu não utilizo aditivos, nem Molycote nem Bardahl, pois eu acho que o uso de lubrificantes de qualidade e troca no tempo certo não trará problemas.

Eu vejo que os lubrificantes comerciais evoluíram, mas os aditivos nem tanto, a maioria deles existem há muito tempo.

Outro fato é o alto custo dos aditivos.





Este site traz tabela de aplicações de caixas de transmissão:

http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Jan 07, 2005 2:53 pm    Assunto: (falta de) troca de óleo do câmbio Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Semana passada trocamos o óleo do câmbio (CL 2615) da D-20, os engates que já eram extremamente macios ficaram ainda melhores. Foi usado o lubrificante da Eaton (nº 3000880).


P.S.: Foi rodado cerca de 80.000 Km, quando o ideal é trocar a cada 40.000 Km Embarassed.

Abraços

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Rodrigo
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cepalopoli
MensagemEnviada: Seg Jan 10, 2005 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá Senhores ,
Quantas siglas , tipos , graus , sou novato Embarassed , a cabeça fica girando .
Enfim que óleo de câmbio e diferencial que se deve usar em uma D10 com câmbio Clark M16 e diferencial original 3,15:1 , o manual que tenho é de 1983 ano de fabricação do carro por tanto esta desatualizado haja visto a constante evolução dos produtos em questão ,e concordo com aqueles que dizem que atualmente não é nessessario o uso de aditivos pois em 30 anos não evoluiram nada e os óleos sim .
Abarços a todas ,
Carlos Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2005 4:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos

Pelo que pude verificar, o seu cambio é 240FS (4 marchas), mas é prudente verificar na plaqueta.

Pelo que consta no folheto de óleos Eaton, é 80W90, se for marca Eaton é este que Rodrigo utilizou ref. 3000880, ou Texaco TGF 80W90 (facilmente encontrado nos oficinas especializados em troca de óleo.
Nos Postos, é dificil de ser encontrado.
Estes cambios usavam originariamente na época óleo SAE 90, muito mais viscoso (frio), portanto, os engates ficarão mais macias com este óleo que tem a viscosidade menor, mas podem surgir ruídos.

O folheto de lubrificante da Eaton estão no 1º post deste tópico.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Jan 11, 2005 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá Pessoal ,
KIKO , o meu câmbio é este mesmo , eu antes de postar já tinha consultado o catálogo da Texaco que vc indicou , este óleo serve para o diferencial também ou é outro .
Abraços a todos
Carlos Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jan 12, 2005 4:41 am    Assunto: Óleo para diferencial Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos

O óleo para diferencial tem um tópico específico sobre isto, quando é tração Positiva.

Diferenciais normais usam SAE-90 de última classificação.


Abraços

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Kiko (in-memorian)

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cepalopoli
MensagemEnviada: Qua Jan 12, 2005 5:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Valeu KIKO ,
Ainda não executei o teste da tração levantando as rodas mas pelo ano da barca (1983) creio que deve tração comum , mesmo sendo comum terie algum problema usar 85W140 .
Abraços
Carlos Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jan 13, 2005 3:36 am    Assunto: Tração Positiva Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Carlos

A tração positiva não é novidade atual, existe desde década de 60, nas picapes GM.
Consta no CEP Chev. de 64 a 84 nas linha 10, o ano de utilização das peças para tração positiva.

O óleo Texaco Multigear LS 85W140, tem aditivação exclusiva para tração positiva, e custa mais caro, no caso de normal, pode usar Multigear EP 85W140.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 7:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
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Olá KIKO
Já que vc tem o CEP chev. daria para olhar se no ano de 1983 , para D10/1000 foi especificado Tração positiva qto. ao teste tenho duvidas por que se o sistema estiver danificado não apresentará sintomas , notei que meu dif. esta sempre manchado, umído creio que deve ser o retentor mas não vou mecher nisto agora , mas gostaria de trocar o óleo mesmo assim .
Abraços a todos
Carlos Eduardo
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cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Jan 18, 2005 8:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
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Oi KIKO ,
Esqueci no post anterior , que ruidao poderiam apresntar no cambio usando o TGF 80W90 , pois o meu parace que em determinada rotação trepida no ´pe da alavanca e o mechanico diz que isto não tem jeito , ou ele não quer mecher , né ? de qualque forma gostaria de trocar o o´leo pois é o que veio no carro e a gente nunca sabe como é que os outros valorizam estes detalhes .
Abraços a todos
Carlos Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jan 19, 2005 4:54 am    Assunto: Óleo Lubrificante Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá Carlos

No caso do diferencial, já que vai trocar óleo, providencie uma junta da tampa traseira, remova a tampa para perfeito escoamento do óleo, e ao mesmo tempo vaja se exixte a fricção da tração positiva.

O cambio com óleo 80W90, pode dar uns ruídos de batida dos dentes das engrenagens em ponto morto ou andando em marcha lenta, mas não causa nenhum dano a cambio.

Abraços

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2005 8:34 pm    Assunto: Oléo para Cambio Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
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Olá pessoal

Esse tópico poderia ser fixo tb, possui várias informações muito boas, igual o tópico de óleo para diferencial.

Troquei o óleo do ZF, não consegui achar o Texaco TGF 80W90. Encontrei o AC Delco 80W90. Muito parecido com óleo lubrificante para motor SAE 40.

Se não me engano, o Kiko comentou que pode-se utilizar o SAE 40 nessa transmissão caso não encontrar 80W90.

Abraços

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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2005 9:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá Rodrigo

Sim, e esta informação é da propria ZF, mas isto foi a uns 10 anos atrás, hoje encontrar estes óleos é mais facil que naquela época.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Siewerdt
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2005 9:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 8 de Julho de 2005
Mensagens: 81
Localização: Blumenau - SC

Olá Kiko...

Como já falei em outros tópicos, não entendo muito de mecânica mesmo...
Mas no próprio manual da S-10, a GM especifica que deve-se utilizar determinado tipo de lubrificante (molikote) junto com o óleo da caixa de transmissão... E conversando com alguns mecânicos, estes me disseram q isso é feito para evitar que o óleo afine demais em condições extremas de calor (principalmente no verão), reduzindo o desgaste dos componentes. Procede?

Abraço!

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adalberto
MensagemEnviada: Seg Jul 25, 2005 9:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá RodrigoS !
Pelo jeito já começou a usar o manual. Boa leitura.

adalberto
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