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 Pressão de Óleo no Perkins Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ajccesar
MensagemEnviada: Qua Out 27, 2004 2:22 pm    Assunto: Pressão de Óleo no Perkins Q20B Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá amigos!

Eu tenho quase que certeza de já ter visto no forum um tópico sobre isso mas eu pesquisei muito e li quase todos mas não consegui encontrar a referencia. Acho que foi comentado durante um outro assunto.
Bom minha duvida é a seguinte:

Eu estou achando que a pressão do óleo lubrificante no meu Q20B está muito baixa na marcha lenta.

As leituras que eu anotei são:
2,1 kgf/cm2 a 800 rpm
3,0 kgf/cm2 a entre 1200 e 1500 rpm
3,8 kgf/cm2 a acima de 1500 rpm

Pode parecer exagerado, mas eu faço as trocas de óleo em casa religiosamente a cada 3000 km e nunca deixo ultrapassar 6 meses. Troco o filtro de lubrificante a cada troca. O óleo que eu uso é o Catrol Turbomax SAE 15W40 e filtro lubrificante MANN. A ultima troca foi feita agora dia 11/10.

Alguém teria os parâmetros de referência?
Caso seja necessária a troca da bomba de óleo, é possível fazer sem tirar o motor fora?

Agradeço desde já a atenção.

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CESAR
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ajccesar
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 9:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Bom dia pessoal.

Ninguém tem um palpite para me ajudar??

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CESAR
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Brucutu
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 9:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi César.
O que me levou a entrar nesse tópico é mais uma dúvida. Qual é o modelo do seu mostrador de pressão de óleo? Você que colocou ou já veio com a sua picape?
Quanto à pressão do óleo se alguém aqui souber a da S10 2.4, seria bem vindo!
Abraços.
Walter

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Eduvelo
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 10:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Cesar , esse óleo que vc colocou de motor turbinado , é um pouco mais fino , qdo aquece perde mais pressão ainda , mas essas pressões que vc colocou estão dentro do limite , o óleo está circulando pelo motor ...
Por acaso o motor está aquecendo um pouco acima do que vc está acostumado notar ?? isso tbm faz o óleo afinar ...

[]s...

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ajccesar
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 10:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Oi Walter.

O manometro do óleo é da da marca CRONOMAC linha Racing e fui eu mesmo que instalei.
Outra coisa que notei é que quando o motor está frio a pressão até que não oscila tanto ma é só rodar uns dois ou tres km, pronto, começa a oscilar de 2 kgf/cm2 em marcha lenta até 3,8 kgf/cm2 acima dos 1500 rpm.
Minha preocupação é que a bomba de óleo esteja com vazamento interno ou a valvula de controle da pressão esteja com problemas.
Como o meu Perkins é turbinado, eu tenho medo que a pressão esteja muito baixa e possa danificar o eixo da turbina.

Quanto a pressão do óleo da S10, eu sei que tem um tópico que trata disso mas eu fui dar uma olhada para relembrar mas ele não fala dos valores de referencia.

Abraços e se obter alguma novidade, por favor me avise.

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ajccesar
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 10:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá Edu.

Obrigado pela informação sobre os valores da pressão, eu estava respondendo para o Walter quando chegou a sua.
Eu sempre usei este óleo. Quanto a temperatura o motor trabalha sempre com o termometro na primeira marca acima do azul.
Na resposta que mandei antes para o Walter eu descrevi minha preocupação.

Abraços e muito obrigado pela ajuda.

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CESAR
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tecnica
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Cesar,

Pode ficar tranquilo. Os valores devem ficar entre 1kg/cm2 e 5kg/cm2 a quente.

Na minha D20, é S4T-Plus, mas ele fica com 2,1kg/cm2 a 750 rpm até 3,9 kg/cm2 a 2000rpm. O manômetro é um Cronomac Street.

Essa oscilação entre marcha lenta e rotação também é normal.

Para referencia, com o motor frio, ela fica com 4kg/cm2 na marcha lenta. Acelerando, o ponteiro sai da escala ( > 7 kg/cm2).


Abraços

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Alexandre Piza
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ajccesar
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá Ale!!!

Muito obrigado pela informação. Eu estava bastante preocupado, afinal a gente coloca os medidores para ficarmos alertas às variações.
Os valores da sua são iguais ao meus, exceto no caso do motor frio que no meu caso fica praticamente estatico em 4,0 kgf/cm2 independente da rotação.
Levando em consideração que as idades e modelos do nossos motores são bem diferentes eu fico muito sossegado.

Um grande abraço,

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CESAR
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Eduvelo
MensagemEnviada: Qua Nov 03, 2004 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Liguei o motor hj , ainda estou com o Chassi em casa ...
Retirei a bomba de diesel pra limpeza , muita sujeira , sangrei o sistema , instalei o manometro e coloquei pra rodar , em + - 800 rpm ficou com 2,6 kgf/cm2 , acelerando um pouco subiu pra 2,8 kgf/cm2 e um pouco mais chegou em 3,0 kgf/cm2 e tive que parar por reclamações domésticas ...
Chequei pra ver algum vazamento de água , tinha retirado radiador e termost. e de óleo ou diesel e está tudo OK , só falta jogar a carroceria em cima e ligar fiação (Arghh...)

[]s...

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ajccesar
MensagemEnviada: Qui Nov 04, 2004 8:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Oi Edu bom dia!

Voce também tem o problema de reclamações domesticas quando liga o motorzão?? Laughing Laughing Em casa é mesma coisa !!!!!
Quanto a pressão do óleo aparentemente está igual a do meu Q20B portanto concluo duas coisas: ou que está tudo em ordem, ou que nossos motores estão no "bico do corvo" (brincaddeira) Very Happy Very Happy
Está com certeza tudo OK.

Abraços e obrigado pela informação.

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Nov 05, 2004 7:11 pm    Assunto: Manômetro de pressão do óleo. Onde fixá-lo? Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Alexandre e pessoal

Gostaria de saber em que lugar vc colocou o manômetro de pressão do oléo, pois no painel da D20 não da para fazer recortes... Vc utilizou um copo de sobrepor ou braçadeiras e colocou na parte inferior?

Estou querendo colocar também, portanto alguma sugestão de onde fixar o manômetro seria de grande valia.

Abraços

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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Nov 06, 2004 5:40 am    Assunto: Opção eletronico Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo

Existe a opção do manômetros eletrônicos, que facilita a instalãção, pois não há necessidade de trazer um tubo para dentro da cabine, daí pode ser colocado na coluna de direção, apesar que a pressão do óleo não necessita de um monitoramento constante, tanto quanto da turbina ou temperatura do motor, pois já existe uma lâmpada sinalizadora para este fim.
Na Bonanza vermelha, o manometro do turbo veio instalado no painel onde ficam os interruptores de luzes, que depois mudei para o local original, fazendo furo com serrra copo. (Bonanza S4)

Abraços

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Nov 07, 2004 1:20 pm    Assunto: Disposição dos instrumentos Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Kiko

Sobre o manômetro de pressão do óleo, bem lembrado a opção por modelo eletrônico (já que a maior dificuldade é mesmo passar o tubo), portanto facilita em muito a instalação e local para fixação do instrumento.
Colocar sobre a coluna de direção tb foi uma boa sugestão.

Kiko escreveu:
Na Bonanza vermelha, o manometro do turbo veio instalado no painel onde ficam os interruptores de luzes, que depois mudei para o local original, fazendo furo com serrra copo. (Bonanza S4)


O manômetro do turbo eu havia colocado no alojamento do relógio (já que ela não possuia o mesmo), e acabou encaixando certinho (52mm), só que ficou com os quatro cantos abertos. Assim sendo o senhor tb resolveu mais essa! Vou fazer isso também, ou seja, colocar no local do manômetro original, furando no tamanho adequado.

Obrigado pelas dicas, o senhor sempre passa para nós soluções criativas. Very Happy

Abraços

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ajccesar
MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2004 1:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Boa tarde amigos,

No meu caso, eu instalei os dois manometros sobre a coluna da direção usando os copos próprios e fixando os mesmos na capa da coluna.
Quanto a tubulação e fiação dos mesmos foi muito facil passar.
O tubo do manometro de óleo passa por furo pré-existente no painel de fogo junto ao local onde passa o cabo de acelerador e o do turbo para por um furo também existente na direção do coletor de admissão.
Com a colocação na coluna eu nunca mais precisei mexer nestes manometros para a remoção do painel de instrumentos.

Segue uma foto que apesar de não estar muito nítida da para ver.

Abraços a todos.



d20 cesar 4.jpg
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Nov 08, 2004 1:52 pm    Assunto: Instrumentos na coluna Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
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Olá Cesar

Ficou muito bom a forma que você instalou os manômetros.

Outra boa sugestão também....

Abraços

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Rodrigo
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