Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Regulagem das Válvulas ou Escapamento? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Out 25, 2004 10:37 am    Assunto: Regulagem das Válvulas ou Escapamento? Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá amigos,

A dúvida é a seguinte: Toda vez em que se pisa no acelerador da Veraneio 4.1 à gasolina - quando a borboleta do carburador está aberta - ouve-se um ruído de vazamento de ar intermitente, sendo este bem audível dentro do veículo. Este ruído cessa em situações de freio motor. Vale lembrar que não se nota aumento do nível de ruído em marcha lenta ou em situações de freio motor.

Gostaria de saber se isso é devido a vazamento de ar na saída do coletor de escapamento com o tubo de escape ou se isso é perda de compressão pelas válvulas?

É possível e necessário a regulagem das válvulas neste motor???

Aguardo ajudas!

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 10:43 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Seg Out 25, 2004 5:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Oi Eduardo!

Ouvindo assim "parece" que é vazamento no coletor de escape. Se essre ruído vem acompanhado do odor de escapamento, aí as chances aumentam pra quase 100%. Quanto às válvulas eu acho que é pouco provável que sejam só elas pois se estivessem com folga você também estaria ouvindo um clecleclecleclecleclecleclecle contínuo e já a partir da marcha lenta. Todo caso, se for parar a barca pra mexer no escapamento manda logo verificar se elas (as válvulas) estão ok. Regulálas é bem simples.
Abraços.
Walter.

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Out 26, 2004 12:43 am    Assunto: Válvulas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Hummm...

Walter, este cleclecleclecleclecle está presente também...
Também não poderia ser os tuchos???

Ah, mais umas informações: já foi trocado recentemente a junta do coletor de admissão/escapamento. Já apertei as porcas de fixação do coletor de escapamento e da saída do coletor para o tubo de escape. E não sinto cheiro de gasola no compartimento do motor...

Xiii, será mesmo as válvulas? Só por curiosidade: como é que se realiza a regulagem das válvulas? Tira cabeçote inteiro ou só abre a tampa? Gasta-se muito nessa brincadeira?

Obrigado por ora

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Out 26, 2004 6:09 am    Assunto: Vazamento pelo escapamento Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

Para verificar se há vazamento no sistema de escapamento, é só tampar a saída com motor ligado, do tipo botar sola do sapato, com aumento de pressão, o ruído ficará bem mais evidente.


Para ajustar as valvulas, é só tirar a tampa do cabeçote, mas normalmente os motores com tucho hidraulico, não requer ajustes.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Out 26, 2004 2:48 pm    Assunto: Válvulas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá,

Outra informação: os tuchos são hidráulicos...

Se as válvulas estiverem desreguladas, há a probabilidade de isso promover este ruído de vazamento de ar intermitente? Há também perda de rendimento do motor? Digo isso, pois não noto perda de força do motor...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Ter Out 26, 2004 5:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Edu,

Valvulas desreguladas afetam o rendimento. No seu caso, como os tuchos são hidraulicos, não precisam de regulagem. Eles só fazem barulho se descarregarem (o que normalmente acontece com excesso de rotação).

O barulho de escapamento vazando é muito parecido com o de panela de pressão.

O barulho de aspiração é somente qdo acelera, certo ? Mangueiras, filtro, conexões de vácuo já foram verificadas ? A marcha lenta está ok (regular) ?

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 12:16 pm    Assunto: Válvulas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Amigos, obrigado pelas informações dadas e vou verificar melhor o escapamento e outros componentes...

Mas e esse "cleclecleclecle" que aparece somente em marcha lenta (Explicando: ruído não muito forte e não contínuo - tipo, fica uns segundos depois pára um pouco e depois volta, como em um ciclo)??? São só os tuchos ou são as válvulas???

Fiquei meio preocupado....

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Qui Out 28, 2004 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Oi Sekiya!
Há uns 15 anos atrás nossa Caravan (o Kojak) teve esse tipo de problema e foi resolvido com a troca dos tuchos. Eles eram hidráulicos e, se me lembro bem, um deles estava demorando pra "encher" (até hoje não entendo isso) e estava esvaziando quando o motor voltava a marcha lenta. Como na época eu não entendia bem de mecânica (como se hoje eu entendesse...) nem meus pais, aceitamos o diagnóstico, trocamos os tuchos e nunca mais a Caravan fez cleclecleclecle.
Abraços e boa sorte.
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 12:02 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi pessoal,

O tucho hidraulico nada mais é que um êmbolo dentro de um cilindro. O embolo é empurrado pela vareta para dentro do cilindro. Este trabalha sobre o comando de válvulas.

O óleo sob pressão do motor entra pelo tucho por um orifício, normalmente situado na lateral do tucho.



Normalmente, na partida a frio, ouve-se um barulho (clec-clec), que pára logo que o motor ganha pressão no óleo. É o tucho, que sempre descarrega na partida a frio, porque a vareta faz pressão para o óleo sair, e o motor ainda não tem pressão de óleo para "encher" o tucho.

Qdo o motor começa a ganhar certa quilometragem, forma uma borra dentro do tucho... ele então descarrega e têm dificuldade para encher de novo. Uma limpeza resolve o problema, mas normalmente o motor ou a tampa de válvulas deve ser aberta para poder retirar o tucho.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ajccesar
MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 9:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá Sekiya.

Eu já fui fiel usuário da linha Opala (carros fantásticos tive 6 antes da D20), inclusive eu tive o prazer de reformar um 1974 em casa, fiz um pouco mais do que o Eduvelo está fazendo com o Engesa eu o desmotei até o ultimo parafuso, foram 2 anos entre desmontar, reformar e remontar.
O Alexandre tem razão, dentro do tucho forma uma camada de um tipo de verniz entre o corpo e o embolo que costuma travar ou reduzir o movimento do embolo provocando aquele barulho chato. Mas se não me falha a memória, somente os 4 cilindros usam tuchos hidráulicos, nos 6 bocas os tuchos são mecânicos.
Você pode tentar efetuar a limpeza e caso ainda persista o barulho não vai dar outra tem que trocar.
Para retirar os tuchos não há a necessidade de se abrir o motor apenas remover a tampa de válvulas e a tampa lateral (atrás do distribuidor).
Soltar os balancins, não precisa tirar, puxar as varetas para fora até remover totalmente.
Depois é só puxar os tuchos que ficam alojados atrás desta tampa lateral, nesta operação tem que se ter um pouco de paciência pois na extremidade do tucho dentro do motor às vezes forma uma camada de verniz que dificulta o deslizamento dele no orifício. Se isso acontecer, com um alicate de ponta e de preferência com as pontas revestidas para não riscar a superfície externa do tucho você vai movimento para cima e para baixo que acaba saindo.
Uma vez removidos, para desmontá-los você precisa remover um anel de trava do embolo que tem do lado de dentro da borda onde a vareta se encaixa daí para frente e usar um pouco de habilidade par remover o embolo.
Para lavar as peças e remover o verniz você pode usar thinner e um bombril.
Para a montagem é só seguir a operação inversa mas não esqueça de lubrificar os êmbolos com óleo de motor.
A regulagem das válvulas deve ser feita repetindo a operação abaixo para cada um dos cilindros ou para alternadamente para os cilindros que estão com as válvulas fechadas (eu prefiro cilindro a cilindro).
Gire o motor com a mão (tire as velas para facilitar) até que você coloque as válvulas do 1º pistão em balanço (explosão) aperte os balancins até que ele encoste firme na cabeça da válvula e no topo da vareta sem folga e em seguida aperte a porca +/- 1/4 de volta. A folga necessária será proporcionada pelo movimento do tucho.

Desculpe pelo tratado mas espero ter ajudado.

É incrível mas isto é como andar de bicicleta, a gente nunca esquece.

Abraços a todos.

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Tigues
MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Só pra acrescentar, acho que o 250-S (opala SS-6 e os á álcool)

saía com tucho mecanico e o

250 normal era hidráulico.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
ajccesar
MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 1:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003
Mensagens: 138
Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP

Olá TIgues.

É algo assim eu sei que tinha um 6 bocas que tuchos era mecanicos.

Um desabafo...
Eu nunca Crying or Very sad Crying or Very sad tive Crying or Very sad um 6 bocas. Acho que o motor com o ronco mais bonito Very Happy que existe. Mais bonito que os V8.

Abraços,

CESAR

_________________
CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Out 29, 2004 4:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Pelo que percebo, a maioria aqui já é fã antigo da chevrolet, aqui em casa desde que nasci meu pai já possuia caravan até 1995 que foi nossa ultima modelo 1990 comodoro sle, praticamente me crie dentro dos veiculos GM, meu pai teve como primeiro carro um opala 69, salvo engano, ele aprendeu o que era carro dentro de um opala, pois ele morava em fazenda e nao conhecia carro direito só sabia dirigir caminhao Ford "puxando" cana de açucar, pois somos de uma regiao canavieira, e apos 2 safras em caminhao e problemas pessoais ele mudou de vida e foi ser taxista com seu primeiro opala, por isso eu e ele somos fas de carteirinha da GM (65-98, ultima Silverado com S4 senao me engano) pois deste periodo em diante nao saiu mais nada que prestasse. Desculpem por desvirtuar o topico.


Abraços
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2004 1:05 am    Assunto: Válvulas X Escapamento Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Mais uma vez, agradeço as informações dadas.

Lembrei de que já foi efetuada uma vez a troca dos tuchos... isso há uns 5 anos. Inclusive quando houve o esvaziamento deu para notar o barulho que faz; pior que esse "cleclecle".

Não sei, mas pode ser que o motor esteja com um pouco de borra, pois já rodou cerca de 370mil km e não sei se já mexeram ou abriram o motor (compramos com 315mil km). Outro fator é que o carro anda pouco e às vezes fica 1 mês sem funcionar...

Vou verificar primeiro o escapamento, etc. como o Alexandre informou. Se não melhorar, vamos abrir o motor e ver como está.

De qualquer forma, valeu a todos

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2005 8:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Revivendo o tópico...

Demorei, (é que o carro fica meses parado) mas o problema do barulho é na junta do coletor de escape/admissão. Eu não sentia cheiro dentro do cofre do motor, como disse o Brucutu, até porque o cofre da picape é grande. Mas fui trocar o amortecedor de direção e pedi pro cara ver se havia vazamento de ar no escape (era loja de escape também). Não havia vazamento na saida do coletor para o cano de escape, mas sim em um pequeno local na junta. É pequeno o vazamento mas provoca aquele ruído de "máquina de costura". E olha que já fora trocado esta junta até que recentemente.

==
Agora, gostaria de pedir a ajuda de todos: Como faço para trocar a junta do coletor de escapamento??? É complicado? Tem alguma dica? Devo usar vedantes (cola, etc.)???
==

Valeu a todos que me ajudaram!

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB