Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 C-10 1974 - Novato cheio de dúvidas « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Luís Sander
MensagemEnviada: Ter Out 12, 2004 9:05 pm    Assunto: C-10 1974 - Novato cheio de dúvidas Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

É um prazer fazer parte da comunidade! Amo as picapes GM, principalmente as antigas, já tive uma Chevrolet 1951 há muito tempo atrás, e finalmente consegui adquirir uma C-10 74. Inteiraça, anda bem, parece ter tudo original, parece um reloginho. Tenho, porém algumas dúvidas, e gostaria de saber se, com a paciência que vcs já têm com novatos como eu, alguém pode me ajudar. Vamos lá:
Alguém tem o manual dessa picape, ou me indica quem tenha?
O retrovisor é o original, aquele cromado, redondinho. Encontro desse modelo para o lado direito?
O câmbio é o de 3 marchas na coluna de direção. Existe um ronco, parece metal raspando, mas mais abafado, na 1ª e 2ª marchas. O mecânico disse que pode ser rolamento de caixa, pois óleo ele disse q tem (no diferencial idem), e é novo. O que pode ser?
O motor é original, verdão. Troquei velas, reparo completo do carburador, platinados, condensador, etc. Funciona muitíssimo bem, a marcha lenta é perfeita, mas dá uma engasgada nas mudanças de marcha. O que pode ser?
Gostaria de colocar pneus cidade-campo nela, pois a bichona vai rodar em algumas estradas leves de terra. A chuva tá chegando, e já viu... Caçamba vazia, leve, a traseira patina que é um terror nas subidas escorregadias! Quais seriam os pneus indicados para isso, sem que eu descaracterize a picape? Gostaria de manter as rodas originais, 6 furos.
Quanto ao uso de GNV, mantendo esse motor (não gostaria de fazer grandes modificações na picape, pois a quero o mais próximo do original), seria vantajoso? O desmpenho vai pro beleléu mesmo?
Mais uma coisinha: descidas muito longas, que exigem muito dos freios, causam uma fadiga no sistema, um cheiro de queimado nas lonas, ineficiência dos freios e até uma fumaça numa das rodas traseiras. Há o que fazer nesse caso? Freios a disco são adaptáveis, pelo menos na dianteira? Quais?
Bom, acho que é só isso, pelo menos por hora. Agradeço a atençao de quem puder ir me ajudando. Vou ver se consigo tirar uma fotos da camionetona, pois ela está bem bonita. Um abraço, galera! Valeu!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Out 12, 2004 9:45 pm    Assunto: C-10 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Luís

Se vc acabou de comprar o carro, é conveniente trocar tds os lubrificantes e tbm água do radiador.

Qto a pneu vc tem que informar o tamanho do aro: 15" ou 16"?

Para aro 16", o modelo ideal é 215/80R16, os mesmos da D-10 / D-20.

Freios: Se só uma das rodas super aquece, caracteriza que os mesmos não estão devidamente ajustados, se estão com sistema original, elas são de ajuste manual.
Qto a adaptação de freio a disco, a adaptação pode ser feita sem problemas, acho que existem 3 modelos ~79; 79 ~ 92 e 93 ~.
Como o 74 é para 500 kg, eram com bandejas pequenas, vc tem que ficar atento a tamanho dos pivos, onde os mesmos serão desconectados.
Vale lembrar que é ideal trocar tambem o cilindro mestre, de preferencia, com servo.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Luís Sander
MensagemEnviada: Qua Out 13, 2004 8:45 pm    Assunto: C-10 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

Valeu, Kiko!
Amanhã a camionete vai pro mecânico, bom mecânico de confiança da família, pra fazer essa revisão de chegada. Verei com ele os freios, lubrificantes e etc. Vou conversar com ele quanto a adaptação dos freios, se também ele acha necessária, já que vai ser difícil eu judiar da pobrezinha com muita carga... Talvez baste uma boa regulada, troca das lonas, sei lá. De novo quanto aos pneus: o aro é realmente 16, mas minha dúvida ainda persiste. Tudo bem quanto às medidas, mas qual seria o modelo/marca mais apropriado para o uso que pretendo (estradas leves de terra com algumas subidas sem aderência, sem lamaçais ou coisas mais radicais? Existe ainda o tradicional pneu diagonal 7.10-16, lameiro (como o da Rural 4x4)? Ou coisa parecida? Bom, nem sei se falo muita bobagem, conto com a ajuda de todos pra ir modelando a máquina (sem que ela perca seu charme...).

Obrigado a todos!

Abraços!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Out 14, 2004 5:49 am    Assunto: Pneus Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Luís

O pneu na medida 215/80R16, que deve ser melhor para uso misto é Firestone Radial ATX, mas de qualquer forma o veículo é um 4X2, o pneu ajuda mas não faz o impossível.

Gostariamos q vc preenchesse mais informações no seu cadastro, como localidade.

Qto aos freios, com 4 tambores, vc terá que andar bem mais devagar em dascidas fortes e longas, usando sempre o freio motor.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tigues
MensagemEnviada: Qui Out 14, 2004 10:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Bem vindo Luis,
vamos ver se posso ajudá-lo.

Manual: vc pode encontrar no sambódromo as terças, mas o preço é salgado.

Retrovisor: Tem de mandar fazer, assim que saber o endereço te aviso
( tô com o mesmo problema num TL 1972).

Câmbio: fica difícil de saber sem mais detalhes.

Pneu: este que o Kiko indicou já usei numa veraneio tem um desempenho muito bom deixando ela macia, agarra bem e tem um visual bonito.

GNV: veja tópico beberrona onde acho que respondo esta pergunta( tenho o mesmo motor que o seu).

Freios: como o Kiko já disse vc tem varias opções alem de trocar toda a suspenção dianteira( bem mais caro).

Espero ter ajudado.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Luís Sander
MensagemEnviada: Qui Out 14, 2004 1:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

E isso, moçada! Vcs estão me ajudando mesmo, e muito! A máquina foi hoje pro mecânico, e estamos vendo a real necessidade de troca dos freios pelos a disco. Revisão completa, análise das folgas de direção, do ruído nas 2 primeiras marchas, todas essas coisas.
Kiko, não se preocupe pois não vou tentar tirar dela o que tiraria de um 4x4. Ela é preciosa demais pra mim pra que eu a judie tanto assim. Acho que a dica dos pneus está ótima, vou ver o que faço.
Tigues, legal a coisa da "beberrona". Minhas dúvidas estão sendo esclarecidas, graças a vcs!
E quanto ao retrovisor, descobri um cara aqui em Belo Horizonte que tem para os dois lados, cromadinhos e redondinhos, de Opala antigo. Não deu pra comparar com o meu pois estava sem a picape na hora, mas parecem bem iguais... E olha: ele tem milhões de peças antigas da VW, talvez tenha o retrovisor que vc procure, Tigues... Já ouviu falar no Zé do Fusca, em BH? Tente www.zedofusca.com.br

Bom, mais uma vez obrigado, galera! Tô feliz pra caramba de estar trocando essas idéias com todos! Vou completar meus dados, ok?

Abraços!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Out 15, 2004 10:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Luís, possuo uma C-10 71 para uso rural. Os pneus que eu uso nela são os famosos 7.00-16, sendo os traseiros do tipo "lameiro" e os dianteiros "liso". Na lama não fazem nenhum milagre, mas são bons. Não posso compará-los com os radiais pois nunca dirigi uma camionete com estes pneus. Os 7.00-16 são os orinais da linha A/C/D-10, porém possuem 2 desvantagens: duram menos que os radias além de não serem bons na chuva. Para colocar um 215/80R16 como o kiko disse, você vai precisar colocar câmaras de ar neles por causa das rodas originais(segundo os revendedores de pneus da minha cidade isto não é muito recomendável porque há um desgaste maior da câmara devido ao desenhor interno do pneu radial). Quanto aos freios a disco são apenas 2 modelos: 79~92 e 93~ .Há um tópico que fala sobre esta adptação: http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=232
_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Out 16, 2004 3:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Thales Pimenta escreveu:
Para colocar um 215/80R16 como o kiko disse, você vai precisar colocar câmaras de ar neles por causa das rodas originais(segundo os revendedores de pneus da minha cidade isto não é muito recomendável porque há um desgaste maior da câmara devido ao desenhor interno do pneu radial).



Tem que verificar se a roda é original, pois as originais se não me engano é tala 5'' as picapes série 10 ultimas tinha como opcional roda tala 6'', geralmente o pessoal troca pela tala 6'', pelo problema de usar o pneu radial. Abraços

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Out 17, 2004 5:46 am    Assunto: Rodas para Pneus Radiais Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Realmente, tem 2 tipos de rodas, uma lisa e outra com encaixe dos talões para tipo sem camara.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tigues
MensagemEnviada: Dom Out 17, 2004 10:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

As de tala 6, apesar de serem mais largas tem o mesmo desenho

que as de tala 5, assim nosso amigo pode deixa-la bem próxima de original.

ver reportagem A-10 comportamento.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Luís Sander
MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 4:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

Tô resolvendo as coisas aos poucos, em grande parte graças a vcs! Muito obrigado! A bichona tá lá no mecânico fazendo uma mega-revisão, e em seguida vai pro eletricista. Surgiu uma outra dúvida: tem uma conhecido meu com 4 pneus militares novíssimos, aro 16. Posso colocá-los na C-10? vai melhorar na terra? Vai piorar muito no asfalto? Vou ter problemas com vistorias no Detran? Me ajudem, amigos!

Abraços,

Luís
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ULYSSES
MensagemEnviada: Qui Out 21, 2004 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Prezado Luis

vai depender da medida dos pneus. Se forem 6.00x16 são muito pequenos, originais dos Jeep Willys, a sua relação final vai ficar curta. Se forem 6.50x16 ou 7.50x16 fica ok.

Se vai melhorar na terra? Vai, principalmente na lama. Na terra tb são super-confortáveis, como todo pneu diagonal.

Se vai piorar no asfalto? Vai, principalmente no molhado e nas frenagens, pois tem pouca borracha no chão. Isso pq vc deve utilizar uma calibragem mais alta, de modo a tirar os "ombros" do pneu do chão, rodando naquela parte central (é para isso que ela serve nos pneus diagonais 100% lama). Isso reduz substancialmente o ruído e reduz um pouco o desgaste, que é bem maior no asfalto.

Se vai ter problemas com a fiscalização? Não, pois esse pneu é homologado para uso rodoviário. Os pneus proibidos para uso normal são os agrícolas (tipo Maggion Frontiera), aqueles que têm enormes sulcos em V. Com eles, não de deve ultrapassar 40km/h nem rodar em superfícies firmes (asfalto, concreto). Mesmo assim tem gente que coloca-os nos jipes e sai rodando a 80/90 km/h... coisa de louco.

Um palpite: se vc não anda 90% do tempo na terra/lama, não use esses pneus. Acabam muito rápido (15 a 18 mil km no máximo), são barulhentos e inseguros se comparados a radiais 50/50% ou mesmo 70/30% (% lama / asfalto).

Espero ter ajudado.... se é que não confundi mais, hehehe

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Out 22, 2004 7:35 pm    Assunto: Pneus 7.00-16 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Ulysses, na minha barca eu sempre usei os pneus 7.00-16, sendo o s dianteiros do tipo liso e os traseiros do tipo lameiro. O durabilidade deles é muito pequena, em média 25.000 km os dianteiros e 18.000 os tradeiros. Gostaria de saber se os "lameiros" são 100% lama.
_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 5:54 am    Assunto: Pneus Diagonais Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Os pneus convencionais (diagonais), são pneus que tem durabilidade baixa, e se tratando de lameiros com menor área de contato, gasta mais em piso pavimentado, e tbm são pneus que não evoluíram, já são fabricados há mais de 30 anos e continua igual.

Hoje nenhum carro sai da montadora com pneu diagonal.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ULYSSES
MensagemEnviada: Sáb Out 23, 2004 9:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Thales,

o 7.00X16 tb oferece uma relação ideal. Qto aos lameiros, se forem diagonais normalmente são 100% lama. Uma exceção era o modelo Garra da Pirelli e tb o Cidade/Campo. Esses poderiam, a grosso modo, ser considerados respectivamente 70/30 e 50/50 (lama/asfalto). Mas como o Kiko bem lembrou, são pneus antigos (esses dois eu acho que nem são mais fabricados) e com baixa durabilidade, especialmente em asfalto e com viaturas "levinhas" como as nossas. Até ônibus e caminhões só saem de fábrica com radiais.

Hoje em dia, os modelos diagonais mais utilizados são o Firestone Super Traction e o Fate, ambos importados da Argentina. No Brasil, acho que o único modelo militar ainda fabricado é o Candango, da Pirelli, que era o original dos jipes Engesa. A Maggion fabricava o Militar, que é aquele com gomos desencontrados e muito utilizado nos Nivas e Willys (6.00x16), mas acho que esse tb saiu de linha. O desenho deles é super-agressivo, na lama é o bicho, mas se usados no asfalto..... E custam caro tb. Somente algumas aplicações muito específicas utilizam diagonais atualmente.

Já os radiais são muito mais duráveis, têm melhor aderência no asfalto e desempenho legal na terra/lama. Aí, vc tem modelos desde 100% asfalto até 100% lama, passando por todas as variações (30/70, 50/50, 70/30) e com várias marcas a escolher. Porém, não existe um pneu que possa cumprir com extrema eficiência as duas utilizações, ou seja, ser bom no asfalto e bom na lama. Isso pq as características ideais para um tipo de piso são automaticamente inadequadas para o outro. Mesmo os modelos 50/50 acabam se saindo melhor num dos casos, dependendo do desenho da banda.

Abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB