Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Motor virando pesado... « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
SCHNEIDER
MensagemEnviada: Qua Mai 16, 2007 5:04 pm    Assunto: Motor virando pesado... Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Julho de 2006
Mensagens: 44
Localização: Cruzeiro do Sul(RS)

Olá pessoal.
Seguinte: minha S-10 motor maxion 2.5 está com o seguinte problema ou sintoma: em dias muito frios, principalmente quando fica na rua, quando vou ligar de manhã o motor parece que vira pesado... Tenho que bater arranque 2 ou 3 vezes para pegar. Depois de quente ok.
Fui consultar um mecanico e ele mandou ir num eletricista pra ver se umas tais de velas aquecedoras estão funcionando(e eu que achei que motor diesel não tinha vela....), que deveria virar a chave e esperar 10 segundos antes de bater arranque(fiz mas não funcionou). Bem isto procede? No manual não fala nada a respeito de tais velas....

abr.
Ademir

_________________
S-10 97 Maxion 2.5 turbo Cab. Extendida - Saudades
S-10 95 EFI 2.2 Futuro...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tahoe
MensagemEnviada: Qua Mai 16, 2007 8:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Sim essas velas existem, mas não são velas parecidas com as de motor de ciclo Otto. São velas incadescentes, ou sejam, tem a função de esquentar a câmara de combustão e/ou o ar, para inflamar mais rápido.

Pelo que você relatou o motor não está pegando, ou seja vira vira vira e não pega, diferente de pesado, onde parece que a bateria está ruim e parece que o motor de arranque não vai aguentar girar o motor...

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 16, 2007 10:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

No frio, td complica, a bateria perde capacidade, os óleos dicam mais viscosos (motor, cambio, DH), a pertida fica mais lento.

O ideal é esperar apagar a luz da vela aquecedora, para dar partida.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
adalberto
MensagemEnviada: Qui Mai 17, 2007 7:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Eu pensei que essas velas estivessem presentes apenas em motores diesel antigos, pelo que sei no meu Maxion S4t não existe essa vela. Ou será que tem ?
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"


Editado pela última vez por adalberto em Dom Mai 20, 2007 11:11 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
SCHNEIDER
MensagemEnviada: Qui Mai 17, 2007 7:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Julho de 2006
Mensagens: 44
Localização: Cruzeiro do Sul(RS)

Então Thales, é isso mesmo, ele vira, vira e não pega. Depois de umas tres tentativas funciona. A Bateria é nova. Bem aprendi mais uma: tem vela mesmo. Porém nunca vi luz indicativa no painel. Vou ter que verificar se realmente isto está funcionando.
Grato pelas dicas

Ademir

_________________
S-10 97 Maxion 2.5 turbo Cab. Extendida - Saudades
S-10 95 EFI 2.2 Futuro...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
peembaixo
MensagemEnviada: Qui Mai 17, 2007 12:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

adalberto escreveu:
Eu pensei que essas velas estivessem presentes apenas em motores diesel antigos, pelo que sei no meu Maxion S4t não hexiste essa vela. Ou será que tem ?



Me parece que nesses motores diesel mais modernos, as velas aquecedoras funcionam parecidas com as do MB 1111, é uma vela aquecedora para cada cilindro. Nos Perkins 4236 usam apenas uma vela na entrada do coletor de admissão que funciona como se colocássemos uma tocha acesa na boca do coletor. Mas apartir dos Q20b acho que não utilizam mais essa vela aquecedora, acredito que deva ser por causa da bomba injetora mais moderna que junto com motores com injeção direta tem mais facilidade na partida à frio.

_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tahoe
MensagemEnviada: Qui Mai 17, 2007 1:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

o problema das velas antigas, como as usadas no 4.236 eram que elas puxavam muita energia da bateria... aí na hora da partida a bateria não aguenta e mia. Essas que são usadas nos motores novos não faço nem idéia de como funcionam e se puxam muita carga.

Schneider, para aliviar o seu problema, tenta adicioar uma porcentagem de querosene ao diesel. No manual da D-20 fala em até 20%, mas não sei te dizer qual seria uma porcentagem segura para se usar no seu motor...

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
peembaixo
MensagemEnviada: Qui Mai 17, 2007 1:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

É por isso que o pessoal sempre reclamou da partida à frio dos Perkins, principalmente do Percão, na maioria das vezes tá com bomba injetora ruim, filtros sujos ( por falar em filtro, o filtro de ar sujo dificulta muitíssimo a partida à frio, a ponto de apenas retirar o filtro e o motor pegar na partida ) e parte elétrica apenas dando pro gasto e quando é mais exigida, deixa a gente na mão.
De 1994 até 1998 tivemos um D60 com um Percão sob o capô e nos invernos teve ocasiões em que chegávamos ao depósito e ainda tinha uma finíssima camada de gelo de geada sobre os materiais e o caminhão sempre durmia no tempo mas numca tivemos problemas para funcioná-lo pela manhã. Ãs vezes não pegeva na primeira partida, aí usávamos a vela aquecedora e era só dar na partida denovo que o bicho pegava facinho.

_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Mai 18, 2007 3:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Vela aquecedora nos 4236/Q20B ? Se vocês olharem bem, o que existia era um encanamento ligando o filtro de diesel ao coletor de admissão. Concluo que deveria ser uma uma válvula que dava passagem direta do diesel ao coletor. Mas pessoalmente nunca vi esse mecanismo

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Mai 18, 2007 9:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Não, aquilo é um maçarico, que tem uma resistencia incandescente, e o proprio calor abre a passagem para diesel ou querozene, que em contato com a resistencia em brasa imflama, fazendo que o motor sugue o ar quente.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
José A. Machado
MensagemEnviada: Ter Mai 22, 2007 1:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Não vou resouver seu problema, mas vou contar o que ví um dia, quando era garoto meu pai plantava lavoura e um fretista dele tinha chevrolet D60 Perkins, carregaram ele a noite e deixaram pra sair de madrugada, só que cedinho o bicho nào pegou. o motorista retirou a mangueira do filtro de ar, pegou uma palha de milho clocou fogo e aproximou da boca de admissão, mau ele girou e o danado pegou na hora.
_________________
José A. Machado

D20/1989.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 22, 2007 6:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Exatamente isto que faz o aquecedor dos Perkinhos e Perkões.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 2:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

bucha ensopada de acetona, ou querosene na boca do perkão é o que meu pai já me disse que era feito antigamente botava fogo e um pedacinho la na boca e tome partida o bichao ia embora Very Happy
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB