Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Trator gabinado « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Geovane Nogueira
MensagemEnviada: Seg Set 13, 2004 6:04 pm    Assunto: Trator gabinado Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 25 de Fevereiro de 2004
Mensagens: 48
Localização: Sapucaia do sul

Boa tarde meus amigos


É com grande satisfação que entro em contato após algum tempo afastado, porem tenho um melhoramento técnico para compartilhar Idea .
A algum tempo estou estudando a alteração do motor da minha camionete, e digo estudando porque não estava a fim de seguir sistemas convencionais, e sim desenvolver algo que fosse mais completo e deixasse minha DELICADA mais robusta.
Como podem lembrar, no passado inclusive postei alguns tópicos que diga-se de passagem foram bem polêmicos, e após alguns test-driver’s em veículos com motores diversos, MWM, Maxion e Perkins dos mais variados modelos, optei por um motor AGRICOLA modelo P4000 de 4.1litros Perkins que comprei novo, no qual tive até que fazer uma chapa para acoplar a capa seca do caminhão Dodge antigo, pois ele é exclusivamente para tratores, e não tem capa seca disponivel.
Nele acoplei uma caixa 5ª Drive (emprestada) e coloquei pinhão e coroa de D 20
( 3,15:1), e diga-se de passagem ficou um foguete Twisted Evil , am alta e em baixa rotação.
Não sou adepto de racha, e até desaconselho, mas num caso de alteração, não há nada melhor para ver o resultado, e lhes conto que Silverado, Blaser e S10 não ficam na minha frente, tanto na arrancada quanto no final, e ficou com um ronco bem bonito

Caso alguém se interesse Question , pode me pedir informação aqui mesmo pelo Fórum.

Atenciosamente

Geovane

_________________
Nada como estar numa Pick-up, ver o mundo de cima, e achar as pedras e os buracos da estrada bem menores!

C14 1980 - Azul - GNV/Gasolina
A-20 88 Maxion S4T gab. Dupla (furtada)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Set 13, 2004 6:18 pm    Assunto: Repotenciamento Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Geovane,


Se vc puder relatar mais pormenorizadamente como foi feita toda a adaptação e tb os dados do motor, seria bem vindo, pois todos nós do fórum gostariamos de saber quais foram as maiores dificuldades na adaptação e também o custo da mesma. Pelo que vc descreveu a picape esta andando bem, assim sendo, fale sobre o desempenho mais detalhadamente para que possamos discutir melhor.


P.S. 01 - Dificil de acreditar que um motor agricola de 4 cilindros apresente melhores resultados que um MWM 6.07 T (de 168cv da silverado "fase brava") Confused Laughing

P.S. 02 - adoro os tópicos polêmicos justamente por gerarem maiores discussões!!! Very Happy

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)


Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Ter Set 14, 2004 10:20 pm, num total de 3 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Set 13, 2004 9:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá,

Interessante esta receita. É bem original, não? E realmente deve estar um trator, porém com mais conforto.

Fiquei curioso também. Geovane, bem que você poderia providenciar fotos da adaptação e como foi feito todo o processo.
Por um acaso, este é o mesmo motor do site da International Engines??? É o turbinado? Que câmbio você usou?

São tantas perguntas... hehe
Talvez você poderia escrever um texto sobre a sua obra de arte e enviar para o Alexandre para que o mesmo possa estar disponível na seção "Dicas" do site.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 5:53 am    Assunto: Motor Diesel Agricola Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Geovane

Estou vendo o folder dos motores 4000 e 4000T, e não estou vendo nenhuma vantagem deste motor em relação a veicular S4T-plus.

Por que a sua escolha deste motor?

Potencia e rotação menor: 72 ~ 86 CV - 2200 RPM e 28 ~ 32 kgfm - 1200 RPM (aspirado): 92 ~ 105 CV - 2200 RPM e 36 ~ 41 kgfm - 1400 RPM(turbo), contra 150 CV - 2800 RPM e 46 kgfm - 1400 RPM do S4T-Plus.

Tem peso seco maior: 338 kg (asp) e 358 kg (turbo) contra 320 kg do S4T-plus.

Por se tratar de motor agricola, pode ter a curva de torque mais plana, pois necessitam de força em tds as condições.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garon
MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 2:56 pm    Assunto: ... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 9:19 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Ter Set 14, 2004 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Geovane,

Que tal fazer uma matéria completa a respeito ? Se vc mandar fotos e texto com os passos da adaptação, eu coloco no site principal, como reportagem/matéria.

O pessoal está curioso de ver....

Vc não tem um vídeo ?

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Geovane Nogueira
MensagemEnviada: Qui Set 16, 2004 3:37 pm    Assunto: atenção caros colegas Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 25 de Fevereiro de 2004
Mensagens: 48
Localização: Sapucaia do sul

boa tarde,

venho por meio desta me desculpar pela demora, e explicar que minha rede de informática encontra-se com problemas e em manutemção, que é de onde normalmente acesso o forum e todo e qualquer assunto de internet, e que assim que poder entrarei em contato com calma, e debateremos o assunto do motor.

att

Geovane

_________________
Nada como estar numa Pick-up, ver o mundo de cima, e achar as pedras e os buracos da estrada bem menores!

C14 1980 - Azul - GNV/Gasolina
A-20 88 Maxion S4T gab. Dupla (furtada)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2004 7:55 pm    Assunto: Bombas injetoras - CAV x BOSCH Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Pessoal,

Ainda haverá vários debates neste tópico, vamos aguardar o sr Geovane postar maiores detalhes da adaptação.

Mas, vendo o folder desse motor (P4000) é possível ver que ele usa bomba injetora CAV (Lucas), bomba esta mais indicada mesmo para tratores, pois ela é muito limitada (pouca pressão, não possui LDA e nem permite melhorias que fossem significativas através do aumento do débito).
Eu particularmente não gosto das bombas injetoras da CAV, pois nos meus Q20B6 (2 com bomba CAV e 1 com Bomba BOSCH) o desempenho do motor com a bomba Bosch é incomparavel e ele tb é o que menos solta fumaça.


Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Garon
MensagemEnviada: Ter Set 21, 2004 10:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 9:12 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Garon
MensagemEnviada: Ter Set 21, 2004 10:50 pm    Assunto: Outra coisa... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 9:12 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Set 21, 2004 10:59 pm    Assunto: Re: Outra coisa... Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Garon

Garon escreveu:
Sr. Rodrigo, poderia me informar oq é DLA, q vc tinha comentado?


Válvula de compensação (LDA) é um dispositivo que as bombas injetoras Bosch possui e que vai aumentando o débito de combustivel conforme a pressão do turbo.
É o chamado "boost control" - controle automático do débito da bomba injetora em baixas rotações.
Vantagem de emitir menos fumaça e menor consumo de combustivel.

A maioria dos motores turbos de fabrica e com bomba injetora da Bosch possui este dispositivo.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)


Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Qua Set 22, 2004 12:56 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Set 21, 2004 11:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Garon escreveu:
O motor P4000T é um excelente motor! Ele equipa o muito bem vendido e famoso trator MF Advanced 292 Turbo!
Se não me engano ele utiliza o mesmo bloco dos motores Maxion S4...
Podem perceber que até a rotação de torque máximo (ótimos 41,0 kgfm!) é de 1400 rpm. Só que a potência de 105 cv @ 2200 rpm é limitada a esta rotação, especialmente para uso agrícola, onde o importante é manter bom torque em baixa, baixo consumo de combustível e alta durabilidade... Por isso, eu acho que este motor não é adequado para uso veicular, porque provavelmente é muito lento... Oq vcs acham?



Não necessariamente Garon pois pode se projetar um Power Train com relações que casem bem com a rotação de trabalho desse motor para que consiga atingir velocidades acima de 140km/h por exemplo.

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 22, 2004 5:26 am    Assunto: LDA e Relação de transmissão Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

A valvula LDA é também chamado de "limitador de fumaça", que na verdade reduz o débito quando não há pressão na turbina, vai aumentando proporcionalmente a presão da turbina.

A transmissão para motores de baixa rotação, para ter bom desempenho terá que ter mais número de marchas 6 a 8, devido falta de elasticidade do motor.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garon
MensagemEnviada: Qua Set 22, 2004 2:20 pm    Assunto: Obrigado, srs... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 9:11 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Set 22, 2004 5:34 pm    Assunto: Re: Obrigado, srs... Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Garon escreveu:
... pelas respostas...
Sr. Andreson, voltando ao assunto do motor P4000T, vc tinha falado sobre relações que casem bem com o motor de 105 cv @ 2200 rpm...
Poderia me informar se o conjunto de tansmissão da F-250 seria bom para este motor? Se não, quais modificações teriam que ser feitas? Se só o diferencial tivesse uma relação mais curta, resolveria, ou as 5 marchas tb teriam que ser calculadas? Gostaria que comentasse(m)...
Grato,
GARON
Acho que agora to percebendo porque o motor CUMMINS (série C com 8,3 litros e 6 cilindros em linha) se aplica tanto para uso automotivo com para diversas máquinas agrícolas e tudo isto com a mesma taxa de comperssão e regulagem de bomba. Tanto para os diversos caminhões quanto para máquinas agrícolas, este motor atinge o torque máximo aos 1500 rpm e a potência máxima @ 2100/2200 rpm. Mesmo assim, os caminhões atingem facilmente 120 km/h de máxima real...
Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing



Pra saber esses valores exatos Garon voce tera que usar a ferramenta de calculo do site, ok.

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB