Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Motores a gasolina com 4cilindros pra S-10- LEIAM ISSO! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Brucutu
MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2004 12:04 am    Assunto: Motores a gasolina com 4cilindros pra S-10- LEIAM ISSO! Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi turma!
O motor da minha S-10 abriu o bico. Apesar do funcionamento extremamente suave, anteontem ele apresentou, repentinamente, um tec tec tec tec que eu diagnostiquei imediatamente com válvulas batendo. Como estava perto de casa conduzi-a até a garagem e desliguei-a. Na manhã seguinte fui levá-la à concessionária e o ruído havia sumido. Na concessionária, o carro ficou ligado por uns 30 minutos até que o ruído reaparecesse. O consultor fez o mesmo diagnóstico que eu e procedeu a desmontagem do cabeçote para avaliar melhor o defeito. Ao abrir veio a surpresa. Este estava impregnado com uma borra parecida com uma graxa espessa que havia, inclusive entupido os dutos que levam óleo para o cabeçote. Eles (a concessionária) procedeu então à desmontagem completa do motor e a cada peça que era retirada o desastre aumentava. No final das contas, o veredito foi: Tuchos, balancins, 2 válvulas, bomba de óleo e outras peças inaproveitáveis. Custo da brincadeira, por enquanto, R$ 4800,00. Minha dúvida é: que outro motor eu poderia colocar neste carro? O 2.2 usado é muito caro? E o 2.4? Posso por um GM-151 no lugar do original (originalidade pra mim não é problema)? Sei que o GM-151 é menos potente, mas é muito mais barato e de manutenção muito mais fácil, mas a adaptação é simples? Oque vocês fariam.
Obrigado pela atenção.
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)


Editado pela última vez por Brucutu em Qui Ago 26, 2004 12:43 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2004 12:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

PROBLEMÃO HEIN WALTER! Confused
Creio que os amigos aki deverão lhe orientar muito melhor que eu, mas acho que o 151 ou 250/s não são tão diferentes no quesito tamanho, mas o 2.2 é transversal e o 151 ou 250/s não são!! suponho que a adaptação saia mais caro que trocar/retificar o seu 2.2!
Creio tbm que esse problema que vc teve,deve-se a manutenção do veículo de forma irregular.
Boa sorte!

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Brucutu
MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2004 2:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi Hélio!
Nos optamos por concertar o motor dela mesmo já que a maioria das peças dele estavam em perfeitas condições. Só tinha sido danificados mesmo a bomba de óleo, alguns balancins e o problema da sujeira propriamente dito. Além disso trocaremos os anéis (já que abrimos o motor...) casquilhos e outras peças de metal macio. Vai ficar caro mesmo é a mão de obra (R$ 80,00 a hora), mas nós teremos um motor novo. Quanto à causa, certamente foi má conservasão por parte do proprietário anterior e falta de cuidado nosso ao avaliar o veículo afinal Jamile (a S-10) só está conosco a 19.000 km (ela tem 50 e poucos mil) e nós sempre trocamos óleo, filtros e materiais de desgaste com antecedência, além de nunca forçarmos este carro. Mas fica a experiência e com este gasto ela definitivamente entra pra família.
Quanto à informação a respeito do 2.2 ser transversal, isto só ocorre no vectra e no astra; na S-10 e no ômega ele vinha montado longitudinalmente mesmo.
Obrigado pela atenção.
Abraços
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Brucutu
MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2004 12:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi turma!
Antes de vocês prosseguirem a leitura eu devo adverti-los que isto é um desabafo.
Sexta-feira passada (dia 20/agosto) fomos buscar a S-10 na concessionária VESSA (Vila Velha - E.S.) onde foi feita a manutenção do problema acima descrito. Dirigi o carro até minha casa (uns 4 km de distância da VESSA) e, horas depois, quando voltei à garagem havia uma poça azul em baixo da Jamile (a S-10). Abri o capô e ví que a mangueira de cima do radiador estava frouxa (a abraçadeira estava no meio dela, não na extremidade e apertada) e o líquido (pelo qual a concessionária havia cobrado R$90,00) estava vazando por alí. Achei isso uma sacanagem, pois em uma manutenção que custou mais deR$ 6.000,00 o mínimo que eles deveriam fazer era verificar se apertaram as abraçadeiras e outros parafusos mechidos do motor. Apertei a abraçadeira, limpei o chão e horas mais tarde outra poça azul. Nem quis ver o que seria. Completei o bujão do radiador e voltei à concessionária. Lá reclamei com o consultor técnico que eles não foram tão atenciosos com o carro como deveriam e pedi que acertasse o vazamento. Ele levou o carro pra dentro da oficina e voltou minutos depois com o veredito: O radiador estava com as suas (duas) laterais avariadas e isto custaria mais R$ 670,00 para consertar. Perguntei se isso não poderia ter sido causado por problemas na retirada ou recolocação do motor no cofre (claro, eu sei que pode, mas queria ouvir a versão dele). Ele disse que até que era possível, mas muito improvável pois os mecânicos são bem treinados, possuem ferramentas próprias, bláblábla´. Concertaram, meus pais pegaram estrada (262 morro acima) e de repente subiu fumaça do capô. Eles pararam, esperaram o capô esfriar e o abriram. Lá estava outra mangueira solta, desta vez a inferior. Neste momento (dia 26 às 12:45) meu pai está voltando a Vila Velha em um caminhão reboque trazendo a S-10. O consultor técnico da VESSA com quem estava conversando agora à pouco me garantiu que o serviço foi muito bem executado pelos mecânicos (chamou-os um por um para me apresentar a eles - cena patética) e não tem a menor idéia de oque pode estar causando este problema (abraçadeiras que se negam a ficar apertadas). Eu entendo um pouco de mecânica, posto que dou manutenção (sempre que posso) em meus próprios carros e não entra na minha cabeça a possibilidade de uma peça tão simples "resolver" que não quer mais funcionar em um determinado carro (estou falando das abraçadeiras). É claro para mim que o problema é de falta de competência e/ou má vontade dos mecânicos da VESSA. O que eu faço agora? Gastamos quase 7 mil reais na manutenção de um motor que pode ter sofrido problemas sérios causados pela falta de arrefecimento (empeno de cabeçote, desgaste prematuro de partes móveis, entre outras) e o digníssimo me diz que não é para eu me preocupar! Claro que estou enviando esta mesma reclamação para a GM (da qual eu espero ter mais atenção), mas como fica o meu carro? E a confiança que tantas outras pessoas depositam em uma marca que, apesar de fabricar bons carros, é (mal) representada por essas máquinas de arrancar dinheiro de cliente que são as concessionárias?
Desculpem-me o desabafo, mas que isto sirva, de alguma maneira, para que vocês reflitam bem antes de decidirem deixar seus carros nas mãos desses graxeiros.
Abraços a todos.
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Qui Ago 26, 2004 8:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi pessoal,

Infelizmente, só se é bem atendido na hora da compra (e olhe lá). É dificil encontrar profissionais que realmente se preocupam com a qualidade do seu serviço. A grande maioria, para nossa desgraça, trabalha no esquema finjem-que-eu-ganho-que-eu finjo-que trabalho.


Walter, qdo vc retirar o carro de novo, deixe ele esquentar bem (em marcha lenta) na concessionária, e observe se as mangueiras não estão inchando, o que pode indicar excesso de pressão no sistema (o que poderia causar o rompimento do radiador. Normalmente o vaso de expansão abre o bico antes, mas, vai saber.....

Outra dica: marque as peças do carro (com caneta para retroprojetor), em lugar dificil de ver para constatar se não estão colocando porcaria no seu carro.


Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2004 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

O problema de formação de borra em motores a gasolina modernos esta se tornando comum. Aqui no sul de Minas (São Sebastião do Paraíso) este problema é muito comum principalmente nos motores 1.0(fiat fire, volks 16v) O que provavelmente causa isto é a recomendação das montadoras para trocar o óleo com 15 o u 20 mil km. Apesar de serem lubrificantes semi-sintéticos, pelo tempo que ficam no cárter acabam oxidando e viram graxa. Outro motivo aparente seria a redução da capacidade do cárter(antigamente era +ou-4l, hoje gira em torneo de 3,5l) que causa maior oxidação do óleo. No meu Paliozinho já aconteceu isso. Recomendo a todos o donos destes tipos de carro a trocarem o óleo com 7.500 e filtro junto, além de colocar antes da troca algum aditivo tipo "flush" que limpam o motor e o carter. Gostaria de os saber qual tipo de lubrificante que o amigo usa na camionete e o intervalo de troca, pois é a 1ªvez que ouço falar deste problema em veículos deste tipo.
_________________
C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2004 8:12 pm    Assunto: Concessionárias Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Walter

Vc mandou este relato do caso da S-10 na concessionária para GM?
Não resolve, mas ajuda.

Comigo aconteceu um vai e volta num aparelho de som da Gradiente, comprado no saldão (mostruário) de uma loja (mas sai com garantia de novo).
Depois de algumas dezenas de e-mail para Grandiente, chegou um e-mail dizendo, que poderia ir tal dia na oficina, que o meu aparelho seria trocado por um novo.

Minha opinião qto a concessionaria, está no enquete.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br


Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Sáb Ago 28, 2004 8:57 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2004 8:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi Kiko.
Eu estou só esperando o desfecho deste "caso" para escrever uma reclamação à GM. Não sei se por aí é normal você deixar um carro numa concessionária, virar as costas e eles saírem dirigindo seu carro para deixá-lo em um outro mecânico comum (se ainda fosse em uma outra concessionária vá lá) daqueles que cobram bem menos que os R$90,00/hora de serviço. A VESSA de Vila Velha faz isso e eu descobri da pior maneira possível.
Em tempo, a S-10 já está aqui em casa e eu fiz como o Alexandre sugeriu e a deixei ligada uns 40 minutos parada no pátio da VESSA. Não vazou nada mas eles amassaram e arranharam o capo do carro. É mole? Daí discute pra cá, discute pra lá e eles se comprometeram a consertar o capô. Amanhã (domingo) eu vou tirar o capô da S-10 e na segunda ponho-lo na D-20 e levo, só ele, para a concessionária (tenho medo que eles ponham deliberadamente outro defeito no meu carro). Parece até enredo de pegadinha, mas aqui isto é "normal".
Abraços a todos.
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Ago 28, 2004 9:09 pm    Assunto: Continuando. Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Walter

Na reclamação para GM, se possível junte as fotos, do seu carro numa oficina paralelo, do capo amassado.

Eu sei que alguns serviços são feito fora, tais como ar condicionado,direção hidraulica, transmissão automatica, qdo a concessionária não está equipada para estes tipos de serviço, se isto é autorizado pela GM ou não eu não sei.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Arkov
MensagemEnviada: Sex Out 01, 2004 8:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2004
Mensagens: 74

kra!
eu sei que o topico eh velho, mas o tribunal de pequenas causas nao resolveria seu problema?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Brucutu
MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2004 4:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi Arkov.
Resolver resolve, mas é demorado e como a manutenção custou mais que 20 "gorjetas máximas" é preciso contratar (leia pagar) advogado, perder tempo em tribunal, etc, etc, etc... Como o problema principal (motor todo entupido) já foi resolvido (por sinal, justiça seja feita, o motor ficou um canhão, com cento e poucos cavalos, mas um canhão) nós aqui em casa "demos o caso por encerrado" e que nos fique a lição de sempre acompanhar os serviços executados em nossos carros o mais de perto possível. Obrigado a todos pelas sugestões.
Abraços;
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB