Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Q20B brabo « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
ferraz
MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2004 10:54 am    Assunto: Q20B brabo Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Julho de 2004
Mensagens: 25

Estou montando uma A-20 com tração 4x4 Engesa, seu motor a alcol esta abrindo o bico ela se encontra no momento parada, para não ariscar muito.
Gostaria de saber a respeito do motor a diesel Q20B, o Sr. Kojak me informou artspeito de seu motor este turbo com 0,8 de pressão com 125 cv, e posteriormente com 160 cv intercooler, isto é possivel seu consumo seria realmente 10 km/l cidade e 14km/l na estrada.
Tenho visto o valor da retifica fica bem salgado, e piora se for instalar um kit gaz, e o motor v8 318 é mais caro ainda e sua potencia muito parecida com o 6 caneco.
Este motor Q20B é confiavel, mesmo sendo bem antigo, com o turbo um trabalho de polimento nos dutos do cabeçote e o intercooler poderia chegar perto desta marca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cezar Sato
MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2004 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá Ferraz.

Comentar à respeito do Q20B é fácil, afinal é um motor robusto, de fácil manutenção, peças fáceis e confiável, porém de concepção antiga e que não atende muito bem para quem procura um pouco de velocidade final na picape. Mas como provavelmente seu objetivo é torque e não velocidade final, pois a tração Engesa não favorece muito neste aspecto, penso que seria uma boa opção.
Mas antes de adquirir o Perkins Q20B, experimente fazer cotação de um motor da linha Maxion S4T ou Plus, estes apresentam curvas de desempenho muito superiores, e se a diferença de valor for pouca, opte por um deles.
O turbinamento do Q20B pode ser feito, melhor opção seria a turbina Garret APL240 pulsativa, porém não acredito que ultrapasse a casa dos 115cv. A concepção de bomba injetora também é limitada, bom seria colocar a bomba do S4T com LDA, ajuda bastante. Quanto ao intercooler acho que deve melhorar bem, mas tome cuidado no dimensionamento.
Vc comentou em tirar 160cv do Q20B, seria prudente esperar mais respostas dos demais membros do Fórum, mas na minha opinião acho que o máximo que se pode tirar dele com gastos R$ normais seria uns 130cv, e olhe lá.
Mas pode comprar que vc não se arrepende, a não ser que ande e experimente um Maxion Plus, aí é outra conversa.....

Abracos.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2004 6:25 am    Assunto: Motor diesel Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Gostaria de saber quem é Kojak?

Uma coisa muito importante, para trocar motor para diesel, vc tem que saber as limitações do seu sistema de transmissão.
Pois um motor diesel 4 cil. turbo e intercooler com 160 ou 170 cv, terá um torque de mais de 50 kgfm, um motor alcool ou gasolina original tem apenas uns 30 kgfm, mais uma coisa, o motor diesel tem a massa inercial muito maior, então ao soltar embreagem, o sistema recebe um torque quase dobro da especificada.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2004 2:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi turma.

Kojak_76 é o nick que eu uso no fórum do Opala.com. Assim como aqui eu uso Brucutu eu tiro estes "nicks" dos nomes que nós damos aos carros aqui em casa (mania antiga). Assim temos o Brucutu (D-20) Jamile (S-10) Kojak (Caravan) e The Flash (Gol 1.0).
Quanto aos "dados" de potência do meu perkinho Eles são realmente estimativas feitas por mim e por mecânicos aos quais eu já levei meu Brucutu.
A idéia de usar o S4 é boa (embora não goste de "modernidades") mas acho que ele é bem mais caro que o perkinho, não é?
Abraços
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ferraz
MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2004 11:17 pm    Assunto: Brucutu Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Julho de 2004
Mensagens: 25

Este seu motor foi feito algum trabalho no cabeçote, polimento, este seu turbo Garret é o pulsativo ou o comum e o intercoler já foi instalado, se foi como esta.
Esta bomba do maxium, é muito melhor e sua instalação como é feita é muito complexa, pois já havia escutado que este motor nem intercooler poderia ser instalado.
Quanto ao turbo preparadores renomados aqui em São Paulo afirmam que 1 bar no turbo acaba gerando o dobro de potencia, esta estinativa de no maximo de 115 cv é devido a bomba injetora
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2004 11:53 pm    Assunto: estimativa de potencia Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Ola Ferraz

Esta estimativa de 1,0 Kg/f gerar o dobro de potencia refere-se a motores do ciclo otto (gasolina e alcool).

No caso dos propulsores diesel aspirados que são turbinados posteriormente, o ganho em potencia gira em torno de 30%. Portanto o Q20B com seus 88 cv sem turbo, pode chegar a uns 115 cv apos a colocação de turbo.

Vc pode perceber isso no caso do S4 e S4T, cujo as potencias são 90 cv e 120 cv respectivamente, verifica-se um aumento na ordem de 30%. A bomba injetora destes tem maior pressão e tb a taxa de compressão maior que a do Q20B.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2004 5:52 am    Assunto: Potências Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Complementando caso das potência dos motores, ono caso dos MAXION, a potencia chegou a 150 CV no S4T-plus, e se este for eletronico a uns 180 CV.

A potencia pode aumentar, evidentemente com a preparação radical, no caso dos formula truk, os motores de 400 CV chegam a ter mais de 1000 CV, mas são preparações radicais de alto custo e com vida útil comprometida.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ferraz
MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2004 1:33 pm    Assunto: Perai Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Julho de 2004
Mensagens: 25

Com um turbo e intercooler posso chegar a 120cv e ums 40 de troque, e qual cambio devo utilizar com esta preparação poderia andare a 110KM/H, e subir a serra sem problemas correto, sem a necessidade de alterar a bomba.
Este carro será utilizado para trabalho no campo e para ir surfar, sera o meu unico veiculo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Brucutu
MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2004 2:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 249
Localização: Vila Velha - ES

Oi Ferraz.
Andar a 110 km/h, seja morro acima seja morro abaixo minha D-20 já faz e sem o intercooler (problemas em outro carro me forçaram a adiar a instalação). Mesmo com o câmbio de 4 marchas. Eu só não saberia dizer qual é a relação dos diferenciais que, apesar de serem originais, podem ser diferentes das D-20 comuns (quase tudo na 4x4 é diferente). Quanto ao uso, a minha é usada no dia a dia (só saio de casa com ela), pego trânsito pesado, pequenas incursões off-road (apesar do 4x4 o peso não ajuda) e frequentemente subo a 262 até Domingos Martins (uns 50 km daqui morro acima).
Abraços
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ferraz
MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2004 3:25 pm    Assunto: Brucutu Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Julho de 2004
Mensagens: 25

Segundo a revista 4x4 cia n 112 fls° 22,23,24,25 o diferencial é 3,12:1 disel e 3,90:1 gasolina/alcool, ela esta utilizando um cambio clarck 240V das D-20, Engesa o jeep e da D-40, seu proprietáro é um restaurador de veiculos militares.Eu poderia manter o diferencial do modelo a alcool
Quanto ao cambio Clarck CL2205 de 5m , que equipava as verções maus modernas da familia A-20, este cambio não aguentario o Q20B, pois estes cambios eram suados nos opalas da stock car com 400cv sem quebrar .
Como minha intenção não é monter um carro par arrancada, não irei fazer trilhasé que quem vai para fazenda em époda de chuva sabe oque um palio sofre, o meu virou intimo dos tratores da regiam, e nem pretendo adar com ela carregada.
Brucutu com o preparo do seu perquinho esta necessidade já é atendida? E ai nassuas bandas é facil encontrar estas viatura e o valor
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2004 6:42 am    Assunto: Caixa de transferencia Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Não sei como é a caixa de transferencia da A-20, que está sendo montada, mas conforme o tipo não pode esquecer deste detalhe na hora de escolher o cambio, pois algumas caixas não possuem local para adaptação.

Qto a motor, se for comprar Q-20 para turbinar, é melhor comprar um MAXION S4T ou S4T-Plus, e o cambio tem que ser ZF.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ferraz
MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2004 1:59 pm    Assunto: Kiko Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Julho de 2004
Mensagens: 25

Poderia me informar onde posso encontrar esta configuração, motor/cambio, este ZF é de concenpção mais moderna
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Ago 15, 2004 5:16 pm    Assunto: custo da adaptação Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Ola Ferraz

Se vc nos informar de quanto esta disposto a inve$tir para fazer essas adaptações de cambio e motor ficaria mais facil para poder-mos estar sugerindo um conjunto mais apropriado p/ vc. Isto eh, dependendo do valor que estipular, podemos indicar algo que caiba no seu orçamento.

Abraços Very Happy

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2004 12:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Bom, vou colocar a minha visão, mais de usuário do que de mecânico e entendedor.
Tive uma A20 e uma D20, ambas 4x4. A A20 tinha a configuração original: tração engesa sem reduzida e câmbio 4 marchas com a ré no lugar da 5ª. Dizem que era câmbio de caminhão e aguentaria uma possível transformação para diesel. Era uma caminhonete bem amarrada. A 100 km/h sentia que estava forçando-a.
A intenção era colocar um diesel, mas quando coloquei na ponta do lápis, a transformação seria inviável, economicamente.
Após a venda, arrumei uma D20 4x4 do que jeito que queria.
Tinha um motor Maxions S4T Plus, câmbio ZF e uma caixa de transferencia da Engesa com reduzida. Era um canhão. Dava até medo acelerar, pois a aerodinâmica não ajudava. Andava a 120 km/h sem perder força nas subidas. A quinta marcha só era colocada na estrada, pois na cidade, com limite de 60-70km/h o carro pipocava na marcha lenta.
coloque tudo na ponta do lápis, converse com outros proprietários, veja as soluções criadas. Alguém disse que na 4x4 há diferenças para as 4x2. isso é verdade, veja qual relação a sua tem. Compare na tabela de cálculo de marchas o melhor conjunto e lembre-se, se tiver que trocar o conjunto de coroa e pinhão o custo é dobrado.
até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ferraz
MensagemEnviada: Seg Ago 16, 2004 11:25 am    Assunto: O problema é este Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Julho de 2004
Mensagens: 25

Meu motor álcool esta abrindo o bico e a retifica de um 6cc, é ardida, alguns dizem que a melhor opção seria uma retifica com um redimensionamento de potência do motor, porem como os valores são altos estou vendo que o disel é uma alternativa interessante
Um renomado preparador que ate curso disto faz me disse par turbinar com uma turbina T 3,com 0,6 bar de pressão, sem fazer cabeçote nem escape dimensionado, que o rendimento seria de 215 cv e 41 kgfm de torque queimando 4l/km de álcoolsem problemas de um desgaste prematuro do motor
Qual seria o consumo do motor 6 cc turbo com 0,6 bar no turbo, e o custo para esta preparação, com o turbo posso usar GNV


Porem não sou muito chegado em turbo
Pretendo colocar nela um comando de 260° do SS, seus tuchos e molas, o que daria uma potência de 153cv, instalar um escape dimensionado, para mim muito bom. E o consumo seria de 5km/l na cidade
Com uma taxa de 12,5:1, comando e tuchos do 250SS, um carburado weber 40, bobina do gol Mi, cabos mais eficientes, 200cv

Teria um bom desempenho, ou o turbo ainda é a melhor solução, pois estou utilizando pneus de31 polegadas roda aro 15, diferencial de 3:9:1 .
Gostaria de dizer o que não tenho intenção de altas velocidade e sim ter um bom carro para viagens e dia a dia

E quanto a utilização de um motor originalmente com 215cv e 42 de torque, como o V8 318 dos dodges, um amigo possui um em seu dart com comando de 272º, carburador de 600 CFM, parte elétrica accell, e ventoinha eletrónica seu consumo é e 7 Km/L .Com esta potência não seria mais simples esta instalação, já que o cambio é de fácil adaptação e os 215 cv seriam atingidos a 4000 rpm originalmente

Qual seria o consumo do motor 6 cil turbo com 0,6 bar no turbo dizem que seria na
ordem de 4km/l ???, e o custo para esta preparação, com o turbo posso usar GNV, é melhor um motor da Silverado ou o do Omegacom um aumento de taxa de compressão e o uso de gnv
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB