Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Mistério da energia que acaba... « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fastback
MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 3:17 pm    Assunto: Mistério da energia que acaba... Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Pessoal, há algum tempo venho notando que a minha caminhonete anda esquisita.
De vez em quando acontece de ela simplesmente começar a dar indícios de que vai "arriar a bateria", muitas vezes acontecendo de ela não conseguir dar partida.
E, o interessante é que é um problema "intermitente". Ou seja, da primeira vez que tive esse problema, testei as baterias e ví que uma tinha falecido. Troquei e o carro ficou uma beleza.
Tempos depois, o mesmo problema voltou da mesma forma... Só que, com um indício à mais: os faróis enfraqueciam conforme caía o giro do motor, o que poderia evidenciar problemas no alternador / regulador de voltagem, certo?
Pois bem... Levei a caminhonete à um auto elétrico e ele trocou, além do regulador, a tampa do alternador (aquela parte frontal) que estava gasta porque o alternador parece estar levemente desalinhado com a polia do motor...

Depois disso, o problema aconteceu de novo... Só que, depois de andar um bom tempo com ela à noite, tirei os cabos da bateria à noite e esperei até o outro dia pra ver no que dava e, pra minha surpresa, a caminhonete que na noite anterior malemá girava o motor de partida, pegou numa boa, meio "fraca" mas pegou sem problemas.
Aí, ontem aconteceu de novo... Os sintomas são os mesmos... Com o tempo as partidas vão ficando "pesadas", as luzes do painel parece que ficam mais fracas na partida e cada vez mais a partida vai ficando pior até que do nada ela não gira mais o motor de partida. Numa dessas, eu medi a carga da bateria, que estava em aproximados 11,8V, baixo concordo... Mas, suficiente pra dar uma partida, não? Nisso tentamos uma partida direto no motor de partida (encostando os polos) e, apesar da faísca forte (que supostamente indica uma corrente boa por parte da bateria) ainda não foi suficiente.
O mais estranho é que mesmo depois de trocar o regulador e mexer no alternador, o problema continua o mesmo...
Inclusive, hoje quando fui reconectar os cabos da bateria, quando conectei o positivo ele deu uma leve faísca, o que eu acho ser algo roubando carga da bateria... Porém, pela faísca, fiquei com medo de por o multimetro com o amperimetro e danificá-lo pois ele suporta só até 10A...
Será que poderia haver algo roubando carga ou mesmo dando fuga de energia fazendo com que em determinadas horas as partidas se tornassem difíceis?
Por onde eu poderia começar a analisar o problema? Medir voltagens? Amperagem com o carro desligado?

Abraços!

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 8:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O eletricista não verificou fugas de corrente?

Pode ser problema no motor de arranque tb, estar consumindo mais corrente q normal.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Out 01, 2009 11:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Bom dia, para começar a desvendar o mistério, verifique as conexões no motor de arranque, verifique o aperto do parafuso do positivo, em seguida observe se o motor de arranque do seu carro tem o encaixe do fio mais fino verifique se esta com terminal de encaixe ou de parafuso,( encaixe= é só tirar e colocar sem ferramenta/ de parafuso= tem de soltar a porca 8 ou 10 mm), se for de encaixe troque por de parafuso a vibração do motor associado a baixa qualidede de alguns materiais acabam por causar mal contato, verifique o negativo (carroceria + motor) se o sistema do seu carro é de um negativo para cada bateria ou é um comum para as duas, recomendo um negativo para cada, se o seu carro for original o negativo é um para as duas baterias, se você não quiser tirar a originalidade reforce o negativo da bateria que fica mais distante do ponto de aterramento.
Verifique se o seu carro possui um solenóide de auxilia a partida é uma pecinha preta que fica as vezes na parede de fogo as vezes preso na caixa de roda, verifique as conexões.
Verifique se não tem cabo de bateria isolado(limpe as conexões e os bornes das baterias).
Verifique qual é a carga que o alternador esta fornecendo: meça com o carro ligado vamos supor encontrou um valor acima de 12v, beleza o alternador esta sendo capaz de carregar a bateria nestas condições, próximo teste: com o carro ligado acenda o farol/alto, se o carro possuir ar condicionado ligue, em seguida meça a carga que o alternador esta dando na bateria, se o valor for acima de 12v beleza, se o valor for abaixo de 12v o alternador não esta sendo capaz de suprir a necessidade do seu carro das duas uma, ou tem algum problema no alternasdor(defeito em alguma peça) ou ele esta sub-dimensionado para o seu carro ou ainda baterias de amperagem muito mais alta do que o recomendado.

Elimine estas possibilidades e vá relatando os resultados.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Out 03, 2009 2:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá a todos,

O mais provável é o grande arrasto do motor de partida do Perkins. Isso já me aconteceu nas duas D20 que tive. Mas é de fácil e barata solução: revisar, limpar e trocar as buchinhas do motor de partida. Mas é claro, revisar todos os itens que o César com muita propriedade recomendou.

Abs

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Piccinin
MensagemEnviada: Sáb Out 03, 2009 7:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Setembro de 2009
Mensagens: 34
Localização: Paranaguá-PR

Bom dia Pessoal..

Com a minha aconteceu o que Cesar falou, o positivo do motor de arranque estava solto e alem disso o board de uma das baterias tambem estava com mal contato. Quando ia dar a partida, não girava o arranque e ficava parecendo um fogão quando voce vai acender a chama fazendo "tec tec tec tec"... Apertando tudo,problema resolvido..

ah.. sera que alguem q tem perkins ja conseguiu um arranque que funcionasse mais do que uma semana sem dar problema??

Abraços
Jorge M. Piccinin

_________________
C-14 1973
Q20B caixa 4M e dif da gasosa
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Out 03, 2009 8:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Eu já. E não é o Bosh é o wapsa original, Eu mesmo revisei, troquei as buchas como o PauloRs lembrou, troquei induzido(novo), porta escovas e escovas o resto estava legal isso tem mais de um ano e uso bastante o motor de arranque.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Piccinin
MensagemEnviada: Seg Out 05, 2009 12:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Setembro de 2009
Mensagens: 34
Localização: Paranaguá-PR

Legal César,
o meu vivia com problema, troquei o bendix e nada de resolver.
No fim das contas, ano passado ao dar a partida o arranque simplesmente se partiu e caiu sobre o chassi. Como eu nao vi continuei rodando até o trabalho. Quando estacionei e desci, vi uma fumaceira pelo capo e vi fogo la dentro pela grade do motor. Se não fosse o extintor em dia e um tanto de sorte, ia queimar tudo!!
A pretona estava com placa de venda até esses dias por causa desse incidente, minha mulher nem queria andar nela mais.
Foi lendo as mensagens do forum que me animei e desisti de vender.
Graças a vocês que entendem de tudo e mais um pouco que a minha C-10 vai continuar na garagem por muito tempo ainda!!

_________________
C-14 1973
Q20B caixa 4M e dif da gasosa
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Out 06, 2009 7:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

A vibração do motor é bem grande, uma vez ou outra verifique o aperto dos parafusos de fixação e os dois que fazem parte do motor de arranque dependendo de quem apertou pela ultima ves eles afrouxam de forma que dificulta a partida deve ter sido isso que que aconteceu com o seu.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fastback
MensagemEnviada: Seg Nov 09, 2009 10:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

César, desculpe o "atraso" na resposta. É que acabei perdendo as respostas referentes as verificações à serem feitas no motor de partida e, quando lí, esperei a oportunidade ideal para analisar tudo..

Nesse final de semana entrei debaixo da branca pra ver um problema de quebra de cabo de embreagem constante e aproveitei para ver outras coisas também como a tubulação dos freios dianteiros aparecendo debaixo do motor (solta daquele braço da suspensão, correndo risco de prender em algo e arrancar tudo!) e, como já estava com a mão na massa, verifiquei o motor de partida.
Apesar de o problema estranhamente ter desaparecido sem deixar rastro de novo o motor de partida está todo OK. O positivo está muito bem fixo, livre de zinabre e outros tipos de oxidação, aquele fio fino é preso por parafuso e não por terminal (é aquela porquinha 8mm se não me engano) e as baterias possuem aterramentos independentes, uma na lataria, e a outra no parafuso do suporte da DH, todos livres de zinabre ou oxidações.

Também acertei o alternador que, por não ser original, estava meio torto no suporte.

Só tem uma coisa que eu sempre estranho nela... TODA vez que dou a partida a luz da bateria permanece acesa. Ela só apaga quando o motor chega próximo aos 2.000rpm, voltando a ficar estável em 1000, 1200 (pelo menos é o que mostra no conta giros ligado ao alternador, acho que ele deve estar um tanto quanto "errado" mas pelo menos serve como referência). Quando a luz da bateria se apaga a carga da bateria gira em torno de 12,5 a 12,8V, isso na lenta. Quando se acelera um pouco mais chega aos 13,3V, 13,5V. Está normal?

Abs!

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Nov 09, 2009 7:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

A carga esta boa, a demora em apagar a luz deve ser o tempo de ativar o sistema de carga do alternador, se esta nestes valores a bateria carrega.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fastback
MensagemEnviada: Ter Nov 10, 2009 7:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Então César, mas toda vez em que dou a partida ela fica com a luz acesa e só apaga após a aceleração passar dos 2.000rpms (segundo o conta giros). Antes disso, o conta giros fica no 0 (pois ele fica ligado diretamente no alternador) e sobe quando eu acelero mas, se a aceleração ficar abaixo dos 2.000rpms, assim que solto o acelerador ele cai novamente.
Apesar de estar carregando normalmente, fico encucado com essa luz de bateria, pois é a primeira que vejo um carro assim. Todos os outros que tive, já na partida a luz apagava.

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Nov 10, 2009 7:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Já verificou se as escovas do alternador estão em ordem?
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB