Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Câmbio Automático « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 09, 2004 12:55 am    Assunto: Câmbio Automático Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Para aquecer um pouco este fórum...

Alguém já viu ou já pensou em adotar um câmbio automático nas picapes GM série 20??? Não que eu vá fazer isso, mas não seria interessante??

Pensei até nas possibilidades:

- Motor GM 4.1 c/ câmbio automático de Opala ou até com o da Blazer/S10
- Motores Diesel c/ câmbio automático Allison série 2000

Exponham suas opiniões!


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 10:20 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Ago 09, 2004 6:02 am    Assunto: Cambio automático Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

A ideia é interessante, principalmente para quem vive em SP, com congestionamentos diários, com embreagem pesada e cambio duro com cursos enormes para engates, no diesel principalmente, é tal de 1ª, 2ª, 3ª tantas vezes.

Eu já vi uma Bonanza Gasolina de uma pessoa deficiente com cambio de Opala 6 CC, mas segundo as informações o cambio não aguentava, pois davam muitos defeitos, provavelmente por diferença muito grande de peso dos veículos.

Agora, qto a caixa Allison, teve uma pessoa que conseguiu uma caixa usada de D-40 (a GM lançou uns D-40 com transmissão automática), precisando de alguns reparos, mas foi desestimulado a instalar, por preço absurdamente cara das peças.

As novas caixas dos veículos atuais do mesmo porte podem ser que sejam mais compatíveis, mas lembre se que os motores atuais tem a faixa de rotação bem maiores que o veterano 6 CC

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Ago 09, 2004 11:16 am    Assunto: Câmbio Automático Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

O que me motivou a esta possibilidade foi a presença de chassis Agrale para Mini Bus que possuem motores MWM justamente com o câmbio automático. É claro que o custo desta adaptação não valeria muito a pena, mas de certo seria uma opção. Talvez, na sorte, encontrar um chassis destes com motor + câmbio juntos...

Não sabia que a GM tinha lançado caminhões D-40 com caixa automática... Kiko, só por curiosidade, você saberia informar em que ano foi isso ou para que tipo de aplicação fora desenvolvido este veículo?

Abraços
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2004 5:42 am    Assunto: D40 Automática Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

Eu vi esta D-40 numa feira em Anhembí, se não me engano era Brasil Transpo, o motor era Maxion mas não lembro se era S4t ou S4T-plus, então deve ser lá por 93 a 96.
Parece que eram produzidas para algum transportadora.

A GM repetiu a dose com caminhões GMC, mas não lembro o modelo.

A GM em 95 ou 96, expos C-20 tipo Veraneio para PM, fabricado pela Envemo.

Mas no catlogo eletronico não consta nenhum veículo com transmissão automática.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2004 12:08 pm    Assunto: Re: D40 Automática Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Aqui na minha regiao tem muitas C20 Veraneio da Envemo na PRF, ela tem o nome Veraneio M nao sei o porque mas é o que está escrito acima dos paralamas, ela tem um ressalto logo depois da primeira porta no teto acredito que seja de fibra mas até que são bonitinhas as danadas, todo mundo fala nelas dizem assim: "Vai fugir da PRF que a veraneio deles te pega" homenagem ao motor 4.1.

Parece uma bonanza pois é mais curtinha, essa do cambio automatico é uma boa idéia.

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2004 7:00 pm    Assunto: Cambio automático Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá gente, depois de longa data reapareci. Bem, a idéia do câmbio automático parece boa, entretanto é bom verificar se o modelo que vem na Blazer serve, afinal, olhando por baixo de uma picape da série D ou C não me parece haver espaço para o câmbio automático. Digo isso pois possuo uma Blazer com câmbio automático, é uma beleza na hora de dirigir. Só tem mais um problema, parce que na hora que da defeito o bolso reclama muito.
Se fizer esta adaptação coloque aqui no fórum sua experiência.
Abraços
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Ago 10, 2004 11:17 pm    Assunto: Cambio automatico Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Ola pessoal

Como o Kiko disse, tb achei interessante a ideia de cambio automatico nas picapes serie 20, mas somente se a utilização do veiculo for mais frequente em regiões com congestionamentos, pois tornara a condução do veiculo menos cansativa.

Entretanto vai haver algumas desvantagens como o menor desempenho e pequeno aumento no consumo de combustivel, alem do mais, como falou o Machado, custo de manutenção bem mais elevado.

Eu particularmente gosto de efetuar mudanças de marchas e acho que nos veiculos automaticos perde-se um pouco o prazer de dirigir.

A respeito da D-40 automatica tb não sabia que tinham sido produzidas.

Quanto aos caminhões GMC (fabricados entre 1997 e 2001), eram os modelos 12-170, 14-190 e 16-220 os unicos, que ate então, ofereciam como opção a caixa automatica Allison no segmento (no folder não consta qual o modelo da caixa).
As caixas de mudanças mecanicas (EATON) eram FS4205 A, FS5205 A e FS6306 A respectivamente.

Fiquei sabendo de algumas empresas de coleta de lixo que adquiriram grande numero destes caminhões com transmissão automatica. A GMC alegava que a transmissão automatica garante ao motorista menor cansaço, contribui para uma maior produtividade, elimina algumas quebras de peças e reduz os custos com manutenção de embreagem. Na pratica não sei se isso realmente acontecia.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2004 12:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Antes de decidir deixar a Veranos c/ o Chevrolet Brasil, consultei um mecânico de V8 que me sugeriu instalar um V8 350 de corvette com cambio automatico Power Glide, e que ficaria show nela!
Digo que a idéia não esta discartada, mas terá que ser numa outra Barca! Pensei em colocar o conjunto da Blazer com o 4.3 vortec , pois com 180CV e um cambio automatico que responde muito melhor que o mecanico............ficaria um avião!! è até muito cambio e motor pra coitadinha da Blazer, que dá um medo quando acelera o motorzão dela! Sórte que ela tem abs e disco pra segura-lá!
Até que uma série 10 ou 20 com "kit" V6 4.3l Ato, seri interessante!!
ABS!

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Brucutu
MensagemEnviada: Qui Ago 12, 2004 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Oi Turma!
Vocês leram meus pensamentos! Apesar mudar a marcha manualmente ser muito mais divertido, realmente no pára e anda do dia a dia um câmbio automático seria 10! Se alguém for fazer isso poste aqui para discutirmos (ou copiá-lo)
Abraços.
Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Sex Ago 13, 2004 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Pessoal,

Ontem no Ibira, o Fernando Figueiredo me apresentou o Marcelo. Ele está vendendo uma A20 com câmbio automático.

Ele adaptou a TH-350(?) do Camaro. Casou perfeito com o 4.1, e alongou o cardan em cerca de 15cm.

Convidei-o a conhecer o site e o fórum, e, caso ele se cadastre, poderá tirar mais dúvidas da adaptação.

Abraços,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cezar Sato
MensagemEnviada: Sáb Ago 14, 2004 12:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá Helio e pessoal.

O Powerglide é um ótimo câmbio, porém fica limitado a 2 marchas à frente. Melhor seguir a dica do Alexandre, pegar um TH-350 ou TH-400 com três marchas, vai aproveitar melhor a curva de torque.
O bom dos componentes GM é o acasalamento entre diversos motores, capa seca e câmbio, mesmo que incompatíveis em carga, tem acoplamento compatível.

Abraços
Cezar

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Otavio.filho
MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2004 2:49 pm    Assunto: Evolução Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Mai de 2003
Mensagens: 39
Localização: Santo André/SP

gALLera,

A evolução para o câmbio automático é algo inevitável e já está começando acontecer aqui no Brasil. Nos EUA isto é realidade há 30 anos, não só na frota de passeio como também em SUV, utilitários, ônibus e caminhões (inclusive os de lixo).

Eu, particularmente, sempre gostei de câmbio automático. Já tive uma Ipanema 92 1.8efi c/ automático de 3 marchas e acabei de comprar um Opala Diplomata 89 4.1 alcool c/ câmbio automático de 4 marchas.

Quanto à manutenção, sim ela é cara, mas em câmbio manual a manutenção não é tão barata assim. Cuidados como o nível e qualidade do óleo, e também colocar a alavanca na posição N (neutro) em semáforos ou paradas ligeiramente demoradas, contribuem para o aumento da vida útil deste tipo de câmbio.

A propósito, vendi minha Bonanza pois comprei um imóvel e estou precisando de grana para a reforma. Achei incrível, deixei ela na Quinta-feira (12/08) na San Angelo (Av. Bandeirantes) em consignação e na Terça-feira (17/08) o vendedor me ligou informando que já tinha vendido e que era para eu ir lá buscar o cheque. Como ela foi com os adesivos do site (testeira e reflexivo), creio que o novo proprietário entrará no site em breve. Deu dó, porém neste momento de minha vida o imóvel é prioridade, mas o lado bom é que quando eu me mudar terei espaço na garagem para vários carros, e então poderei comprar uma Veraneio 94 que sempre foi o meu sonho de consumo.

_________________
Um abraço,

Otávio
SP/SP
http://br.groups.yahoo.com/group/clube_picapeiro_chevrolet
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Ago 22, 2004 1:14 am    Assunto: Re: Evolução Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Isso aí otavio bola pra frente depois vc compra outra picape.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Gerson Lage
MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2004 11:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003
Mensagens: 96
Localização: Brasília-DF

Prezados,

Tem uma reportagem na revista Oficina Mecânica - nº 26 de 1988, sobre adaptação de picapes com cambio automático do opala, dando dicas de como executar o serviço. Se alguém interessar, posso escanear e mandar.

_________________
Bonanza 94 S4T
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Otavio.filho
MensagemEnviada: Seg Ago 23, 2004 12:11 pm    Assunto: ... Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 12 de Mai de 2003
Mensagens: 39
Localização: Santo André/SP

Gerson, bom dia!

Se vc puder fazer esta gentileza, eu me interesso pela matéria. Já tive uma Ipanema automática, e fiquei apaixonado por este ítem. Atualmente estou com um Opala Diplomata Automatic-4, e quando eu comprar minha próxima pick-up vou dar um jeito de colocar este ítem de EXTREMO CONFORTO!

Fico no aguardo, e desde já agradeço!

_________________
Um abraço,

Otávio
SP/SP
http://br.groups.yahoo.com/group/clube_picapeiro_chevrolet
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB