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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Jul 03, 2004 5:23 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jul 04, 2004 5:35 am    Assunto: Respiro Responder com Citação



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Olá Daniel

O nome correto é respiro, o suspiro é denominação dada pelos mechanicos.

Na verdade não existe 2 tipos, e sim antiga e nova (obrigação anti poluição).

Quando não era obrigado a reduzir a poluição, o vapor de óleo e do combustível que passou para carter eram jogados na atmosfera, mas com a exigencia de lei, obrigou a reaproveitar estes vapores, passando novemente pela câmara de combustão para queimar por completo.
Isto ocorreu mais ou menos no ínicio dos anos 90 para os motores Diesel, os motores Otto já eram assim há muito tempo, exceto a Maxion S4T, S4T-plus, que alegando que a sucção criado pela turbina poderia sugar o óleo do motor, não foi implantado este sistema.


Abraços

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Jul 04, 2004 1:18 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Jul 04, 2004 2:08 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jul 04, 2004 2:45 pm    Assunto: Respiro Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Daniel

A necessidade do respiro é devido aos seguintes fatos.

1-Devido aquecimente e resfriamento haveria uma dilatação e depois uma contração, e sem respiro isto criaria pressão ou vácuo dentro do motor.

2-Também por aquecimento existe vaporização do lubrificante e da umidade contida no óleo, este vapor sai pelo respiro.

3-E o mais importante, a câmara de combustão deixa passar para o carter uma parte do ar ou gases da explosão, estes gases se não fosse o respiro, criaria uma pressão no carter, e criaria vazamento de óleo por todo o motor (lembra do motor VW ar, com filtrodo respiro entupido?

4-O movimento dos pistões, imagine um motor de 1 cilindro, o sobe desce do pistão estaria alterando o volume do carter, se não fosse o respiro estaria criando pressão e vacuo alternadadmente, ou seja o mesmo que acontece na câmara de combustão estaria acontecendo no carter.

A caixa de cambio, diferencial tanque de combustível, e caixas de direção entre outros também possuem respiros


Existe uma valvula (em formato de disco), que se fecha quando aumenta muito o vácuo na entrada do turbo, as vezes o oleo fica parado dentro desta peça e depois na parada escorrem.


Abraços

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Jul 05, 2004 12:47 am    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jul 05, 2004 5:52 am    Assunto: Válvula Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Não sei dizer, pois o carro está aí.

Os Q-20B até 88 que eu conheço, não tinham a valvula, só uma mangueira direto na tampa do cabeçote.

Lembro que os Maxion linha S, vinham com a valvula.

Para saber como é a valvula, abra o catalogo no (Silverado), (Arref. Lubrif), (Lubrif motor Diesel MWM) é o item 37

Abraços

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Jul 05, 2004 12:22 pm    Assunto: Valvula Responder com Citação



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Ola pessoal

No catalago dos motores maxion (linha S) vc encontra essa valvula na pagina (grupo) 53/40. La tem a ilustração dessa valvula (item 3) e seu codigo eh 74109.

No meu S4 tem a valvula e sai direto, acho que quando turbinaram que fizeram isso.

Abraços

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Jul 05, 2004 11:50 pm    Assunto: Respiro do motor... Responder com Citação



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Daniel Martinelli escreveu:
Uma outra dúvida, em motores de aspiração natural e posteriormente turbinados (Q20B e S4) não seria necessário a troca do respiro com aproveitamento dos gases para os utilizados nos turbos de fábrica, ou seja, que eliminam os gases diretamente no ambiente? Troca essa devido a própria alegação da Maxion de que a turbina iria sugar óleo junto com os gases.
No Q20B aqui de casa (com respiro dos novos), todos os dias tem óleo derramado do respiro, será que a turbina esta por trás disso?


Ola pessoal

Não sei se serve como referencia, mas os Q20B6 (6354) que possuimos, do 1986 não tem valvula (apenas a mangueira saindo direto), do 1990 tem valvula e retornava p/ o coletor de admissão (este foi turbinado recentemente sendo retirado a ligação com o coletor por recomendação do tecnico da autorizada da Garrett e o do 1993 (este Turbo de fabrica), não tem valvula, apenas a mangueira saindo direto da tampa de valvulas.
Realmente esses motores, pelo menos o Q20B6 (não sei quanto ao Q20B4), solta certa quantia de lubrificante pelo respiro e no caso do 1990 quando ainda estava "conectado" ao coletor, sempre que fazia limpeza do filtro de ar notava que o mesmo estava melado de oleo (oriundo do respiro).

E foi justamente essa alegação que o tecnico me fez, pois a turbina poderia sugar o oleo que vinha pelo respiro. Portanto, para aqueles que possuem Q20B4 ou S4 turbinados eh bom darem uma olhada p/ ver se foi modificado o respiro (eliminando a conexão com o coletor de admissão e deixando-o sair direto p/ atmosfera).

Nos motores atuais (todos c/ o sistema novo) não devem ter esse "problema" dos antigos Perkins e Maxion de jogar tanto oleo pelo respiro.


Abraços

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Rodrigo
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MensagemEnviada: Ter Jul 06, 2004 5:54 am    Assunto: Pressão no carter Responder com Citação



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Olá

O que faz o óleo sair pelo respiro é a pressão no carter, ou seja vazamento dos gases pelos aneis do pistão de camara de combustão (blow by)para o carter, criando um grande fluxo de ar pelo respiro, e arrastando o óleo com ele.

Abraços

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