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 DOT-3 OU DOT-4, QUAL USAR NA D-20? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Mar 16, 2009 11:00 pm    Assunto: DOT-3 OU DOT-4, QUAL USAR NA D-20? Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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Localização: Rio de Janeiro

Andei lendo alguns tópicos e me surgiu uma duvida, no manual da minha D-20 o fluido recomendado é o DOT-3, li alguns relatos de que se trocou o fluido pelo DOT-4, qual o resultado prático desta substtuição? gostaria de algum relato se possível do que melhorou ou piorou, a concepção do sistema para DOT-3 sofre algum beneficio com o uso do DOT-4 ou prejuizo? no final vale a pena trocar o DOT-3 pelo DOT-4?
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César Oliveira
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pspassos
MensagemEnviada: Ter Mar 17, 2009 12:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
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Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

DOT 4 eh evoluçao do DOT 3, pode trocar sem problemas... mas sangre todo o sistema antes, nao misture os dois....
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mar 17, 2009 5:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

OLá

Lembrando que na epoca do D-20, não existia DOT4, nem 85W140 para diferencial.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
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César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Mar 17, 2009 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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Entendo, pode trocar sem problema, mas na pratica o que muda no sistema? pelo que entendo por evolução ele proporciona beneficios, quais seriam eles?
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César Oliveira
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pspassos
MensagemEnviada: Ter Mar 17, 2009 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.

Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.

Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
Fonte: http://www.rcamoto.com.br/faq.htm

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Mar 17, 2009 8:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá,

Eu utilizo fluido de freio DOT 5 da marca TRW na D20. Nos demais veiculos aqui de casa, utilizamos DOT 4 em tudo, inclusive nos sistemas de embreagem hidraúlica.

Deixei de utilizar DOT 3 a muito tempo.

Abraços

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Rodrigo
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pspassos
MensagemEnviada: Ter Mar 17, 2009 9:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

Rodrigo Luvison escreveu:
Olá,

Eu utilizo fluido de freio DOT 5 da marca TRW na D20. Nos demais veiculos aqui de casa, utilizamos DOT 4 em tudo, inclusive nos sistemas de embreagem hidraúlica.

Deixei de utilizar DOT 3 a muito tempo.

Abraços
Rodrigo,,, DOT 5 eh a base de silicone.... nao seria Dot 5.1 nao?
dot 5, alem de nao pode misturar com os demais a base de agua, ele tem o grande impecilio de que quando tem agua no sistema, ele concentra ela na parte baixa, que geralmente sao as pinças.... vc vai freiar, vai esquentar,a agua vai ferver e vc vai perder o freio instantaneamente....
deve ser 5.1, certo?

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César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Mar 18, 2009 6:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10055
Localização: Rio de Janeiro

Em uma frenagem eu consigo perceber alguma diferença ?
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César Oliveira
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FredericoFreire
MensagemEnviada: Qua Mar 18, 2009 6:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Não... com apenas uma frenagem não ser percebe nem a diferença do DOT-3 pro DOT-5.1
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Fred.

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Mar 19, 2009 4:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
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Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Pode ser que se perceba diferença somente em situações de muito esforço, em veículos de maior desempenho.
Eu só mexeria nisso caso fosse fazer revisão nos freios, já que há incompatibilidades entre fluidos. Ainda há o problema de numa emergência não se achar o DOT 4 ou acima.

Abs,

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Paulo
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pspassos
MensagemEnviada: Qui Mar 19, 2009 10:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

vc acha Dot 4 com a mesma facilidade que acha Dot 3..... e eu nao vejo mais pq usar Dot 3 hj em dia.... nominimo Dot 4....
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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Mar 19, 2009 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10055
Localização: Rio de Janeiro

Na pratica do dia dia, tanto faz o DOT-3 ou DOT-4, pelo menos foi o que acabei concluindo, se for trocar por DOT-4, só vou ter mais trabalho de eliminar todo o DOT-3 do sistema, em termos de vantagem se existe é imperceptivel a principio não altera nada no uso normal do carro.
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César Oliveira
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pspassos
MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 12:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

César Oliveira escreveu:
Na pratica do dia dia, tanto faz o DOT-3 ou DOT-4, pelo menos foi o que acabei concluindo, se for trocar por DOT-4, só vou ter mais trabalho de eliminar todo o DOT-3 do sistema, em termos de vantagem se existe é imperceptivel a principio não altera nada no uso normal do carro.
pra quem viaja e pega trechos de serra faz diferença grande sim.....

pra quem tem o peh mais pesado um pouco dentro do transito da cidade, tambem tem diferença sim.....

pra quem anda muito pesado sempre, tb tem diferença.....

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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 3:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

pspassos,

O DOT-3 se acha em qualquer posto, já o DOT-4, não. Já precisei completar o fluido, pois vazou quase tudo na estrada, e só tinha o DOT-3.

Abs,

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Paulo
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 8:55 pm    Assunto: Responder com Citação



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Já troquei o fluido do sistema, usei o DOT-3 pois o uso que dou ao veiculo não se enquadra em nenhuma das situações citadas pelo colega pspassos.
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César Oliveira
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