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 Ar condicionado no Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Daniel
MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 1:47 pm    Assunto: Ar condicionado no Q20B Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
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Alguém sabe como adaptar o compressor de ar cond do opala 6 cil no motor do 20b. Não esquecendo da polia e da correia. Se tiver fotos melhor ainda.

obrigado.

voltei.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 2:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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Tem de colocar um suporte especifico para o q20b ou mandar fazer(arrumar um a d-20 c/ ar tirar o suportee mandar o torneiro fazer igual.
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MensagemEnviada: Qui Abr 16, 2009 4:18 pm    Assunto: Responder com Citação



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Aproveitando a pergunta, além do compressor, do que mais eu preciso para por um ar na minha D10 81?
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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Abr 16, 2009 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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Uma caixa universal para o interior do veiculo, um radiador(não recordo o nome comercial), que fica na frente junto com o radiador do carro, mangueiras, filtro desecador e basicamente para a D-10 é isso.
Se a sua D-10 possuir o motor Q20B é um suporte se o motor for um 4236, pode usar o do Q20B mas vai ter de mudar alguns detalhes para que o alinhamento fique perfeito.
Se seu carro possui Direção Hidráulica com bomba de caneco a polia tem de ser tripla se a DH possuir bomba acoplada à bomba de vácuo a polia pode ser dupla.

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MensagemEnviada: Sex Abr 17, 2009 11:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
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Obrigado pela resposta César!

Como eu identifico se meu motor é o Q20B ou o 4236?
A minha direção hidráulica é essa de caneco, que vai num suporte separado... Não daria para fazer um suporte para fixar o compressor nessas redondezas?
No caso da instalação, aquela caixa que você diz é semelhante àquelas que vinham nos carros mais antigos (nos anos 70) como o Galaxie e o Opala, que ficam embaixo do painel e já tem o ventilador embutido?

Abração!
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 17, 2009 6:34 pm    Assunto: Responder com Citação



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Normalmente a primeira vista o Q20B tem os filtros de combustvel na frente do motor logo que você abre o capu da de cara com eles, o 4236 tem os filtros colocados na lateral traseira do motor do lado do motorista, existem outras difernças mas vamos nos ater nesta por enquanto (já 4236 com filtro na frente).
Normalmente o suporte do A/C fica do lado em que o alternador é colocado, já vi o compressor colocado em cima do alternador (modo original de instalação GM - D-20) e já vi colocado em baixo do alternador.
A bomba de caneco ate hoje só vi colocada do lado do motorista.
A caixa é esta mesmo, pois a D-10 originalmente não possui o sistema de ventilação interno, e a caixa universal possui o seu ventilador.
Se você colocar uma foto do motor fica mais fácil de vizualizar como esta a instalação da DH.

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MensagemEnviada: Sex Abr 17, 2009 10:27 pm    Assunto: Responder com Citação



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Cesar, pela questao do filtro, o meu entao é um 4236. Tanto a bomba da direcao hidraulica quanto o filtro de combustivel (que fica ao fundo) estao do lado do motorista.
Em questoes de performance, o Q20B é uma espécie de 4236 "atualizado"?

Sobre o motor:




Em questoes de espaço, acredito que em cima do alternador ficaria perfeito, nao?
Falando nisso, com um cofre desse tamanho, dá pra instalar um ar condicionado no quintal de casa! hehehe Nem o Landau com aquele cofre imenso era tao fácil de trabalhar. Era grande mas tinha mangueira atrapalhando pra tudo que é lado... Coisas da Ford. Rolling Eyes

Abracao!

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César Oliveira
MensagemEnviada: Sex Abr 17, 2009 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação



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Bela D-10, lembra muito a que possui (minha primeira picape grande), pelo que pude ver nas fotos é um 4236 em relação ao Q20B, realmente o é uma evolução do 4236, pelo que observei também a DH é a original (a bomba tem polia dupla?)
A posição do compressor vai ser esta mesmo, no caso depois de instalar o compressor você pode tentar colocar duas caixas universal(dianteira e uma traseira - tipo atras do banco traseiro), fica muito bom e um compressor toca as duas.
O mais complicado mesmo é conseguir fazer o suporte para o compressor, na época que coloquei na minha D-10 fui numa fábrica de suportes e o fabricante teve de adaptar um de Q20B que na época ainda era fabricado.
A minha sugestão ainda é tentar arrumar um suporte para que um torneiro copie.


A caixa pode ser a do Landau
O compressor pode ser o do opala
As mangueiras são feitas na hora sobmedida.
O suporte do compressor - só o dela mesmo.

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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Abr 18, 2009 12:14 am    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



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Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:10 pm, num total de 1 vez
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MensagemEnviada: Seg Abr 20, 2009 9:20 am    Assunto: Responder com Citação



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César, obrigado pelas idéias!
Pois é, eu também não entendi mas, a bomba da direção hidráulica tem sim uma polia dupla. Neste final de semana tive que aprender como "sangrar" o diesel pois estava com pouco combustível e ao subir num estacionamento suspenso dum shopping aqui da cidade, a bicha simplesmente parou.
Depois de aprender o processo e de olhar muito para o cofre, o lado do passageiro é mais do que perfeito para receber um belo compressor.
Trocando idéias com meu amigo, ex-proprietário dela, ele disse que também já teve essa idéia que estava com planos de colocar o ar assim que possível. Vou ver se ele consegue a adaptação do compressor pra mim e depois correr atrás do resto das peças e da ligação de tudo. Smile
Aliás, muito obrigado pelo elogio. Ela ainda está precisando de um pouco de carinho, um bom alinhamento nas portas e capôs mas, com o tempo a branca de neve vai ficar show!

Abração!

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Daniel
MensagemEnviada: Ter Abr 21, 2009 11:09 am    Assunto: Responder com Citação



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Olá Pessoal. Alguém tem o desenho do suporte do compressor do A/C para o motor Q20b. Se tiver posta aqui para que possa pegar o desenho e mandar para meu torneiro. Não estou encontrando para comprar.

Vou ter que fazer um para meu carro.


Obrigado.
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MensagemEnviada: Ter Abr 21, 2009 1:25 pm    Assunto: Responder com Citação



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Ótima idéia, Daniel! Ou pelo menos umas fotos detalhadas com as medidas do suporte pra gente poder providenciar um. Apesar de que, com o compressor na mao e um bom ferramenteiro dá pra fazer um suporte fácil-fácil. Basta o cara ter um pouco de habilidade com metal e imaginaçao.

Abraços!

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César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Abr 21, 2009 6:20 pm    Assunto: Responder com Citação



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O suporte é bem simples, os detalhes é fazem a diferença pois para colocar o suporte para o compressor tem de tirar o suporte do alternador pois o mesmo tem os pontos de fixação iguais e no suporte do compressor tem o espaço especifico para o alternador.
Como é uma peça que tem medidas que devem ser respeitadas eu não sei se por foto o torneiro vai conseguir e tem de ver se o preço que ele vai te cobrar vale a pena.

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César Oliveira
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MensagemEnviada: Ter Abr 21, 2009 7:57 pm    Assunto: Responder com Citação



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César, no meu caso nao fica tao difícil.. Meu pai tem torno, freza e solda. Além de um amigo ter uma oficina com solda MIG e tudo mais. Inclusive ele mesmo fez os suportes para adaptar ar condicionado em alguns dos antigos dele. Pode até ser que nao siga o "padrao original" mas acaba ficando muito funcional.
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adalberto
MensagemEnviada: Ter Abr 21, 2009 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação



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Seria interessante uma pesquisa em locais que instalam ara condicionado em carros pois talvez eles tenham essa peça para vender ou sugiram algum outro tipo de adaptação.
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Adalberto
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