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Daniel |
Enviada: Sex Fev 13, 2009 1:47 pm Assunto: Ar condicionado no Q20B |
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Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 191 Localização: Rio de Janeiro
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Alguém sabe como adaptar o compressor de ar cond do opala 6 cil no motor do 20b. Não esquecendo da polia e da correia. Se tiver fotos melhor ainda.
obrigado.
voltei. |
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César Oliveira |
Enviada: Sex Fev 13, 2009 2:16 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
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Tem de colocar um suporte especifico para o q20b ou mandar fazer(arrumar um a d-20 c/ ar tirar o suportee mandar o torneiro fazer igual. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Fastback |
Enviada: Qui Abr 16, 2009 4:18 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009 Mensagens: 179 Localização: Cuiabá
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Aproveitando a pergunta, além do compressor, do que mais eu preciso para por um ar na minha D10 81? _________________ Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais
Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa) |
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César Oliveira |
Enviada: Qui Abr 16, 2009 6:35 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
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Uma caixa universal para o interior do veiculo, um radiador(não recordo o nome comercial), que fica na frente junto com o radiador do carro, mangueiras, filtro desecador e basicamente para a D-10 é isso.
Se a sua D-10 possuir o motor Q20B é um suporte se o motor for um 4236, pode usar o do Q20B mas vai ter de mudar alguns detalhes para que o alinhamento fique perfeito.
Se seu carro possui Direção Hidráulica com bomba de caneco a polia tem de ser tripla se a DH possuir bomba acoplada à bomba de vácuo a polia pode ser dupla. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Fastback |
Enviada: Sex Abr 17, 2009 11:57 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009 Mensagens: 179 Localização: Cuiabá
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Obrigado pela resposta César!
Como eu identifico se meu motor é o Q20B ou o 4236?
A minha direção hidráulica é essa de caneco, que vai num suporte separado... Não daria para fazer um suporte para fixar o compressor nessas redondezas?
No caso da instalação, aquela caixa que você diz é semelhante àquelas que vinham nos carros mais antigos (nos anos 70) como o Galaxie e o Opala, que ficam embaixo do painel e já tem o ventilador embutido?
Abração! |
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César Oliveira |
Enviada: Sex Abr 17, 2009 6:34 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
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Normalmente a primeira vista o Q20B tem os filtros de combustvel na frente do motor logo que você abre o capu da de cara com eles, o 4236 tem os filtros colocados na lateral traseira do motor do lado do motorista, existem outras difernças mas vamos nos ater nesta por enquanto (já 4236 com filtro na frente).
Normalmente o suporte do A/C fica do lado em que o alternador é colocado, já vi o compressor colocado em cima do alternador (modo original de instalação GM - D-20) e já vi colocado em baixo do alternador.
A bomba de caneco ate hoje só vi colocada do lado do motorista.
A caixa é esta mesmo, pois a D-10 originalmente não possui o sistema de ventilação interno, e a caixa universal possui o seu ventilador.
Se você colocar uma foto do motor fica mais fácil de vizualizar como esta a instalação da DH. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Fastback |
Enviada: Sex Abr 17, 2009 10:27 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009 Mensagens: 179 Localização: Cuiabá
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Cesar, pela questao do filtro, o meu entao é um 4236. Tanto a bomba da direcao hidraulica quanto o filtro de combustivel (que fica ao fundo) estao do lado do motorista.
Em questoes de performance, o Q20B é uma espécie de 4236 "atualizado"?
Sobre o motor:
Em questoes de espaço, acredito que em cima do alternador ficaria perfeito, nao?
Falando nisso, com um cofre desse tamanho, dá pra instalar um ar condicionado no quintal de casa! hehehe Nem o Landau com aquele cofre imenso era tao fácil de trabalhar. Era grande mas tinha mangueira atrapalhando pra tudo que é lado... Coisas da Ford.
Abracao! _________________ Ex
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César Oliveira |
Enviada: Sex Abr 17, 2009 11:39 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
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Bela D-10, lembra muito a que possui (minha primeira picape grande), pelo que pude ver nas fotos é um 4236 em relação ao Q20B, realmente o é uma evolução do 4236, pelo que observei também a DH é a original (a bomba tem polia dupla?)
A posição do compressor vai ser esta mesmo, no caso depois de instalar o compressor você pode tentar colocar duas caixas universal(dianteira e uma traseira - tipo atras do banco traseiro), fica muito bom e um compressor toca as duas.
O mais complicado mesmo é conseguir fazer o suporte para o compressor, na época que coloquei na minha D-10 fui numa fábrica de suportes e o fabricante teve de adaptar um de Q20B que na época ainda era fabricado.
A minha sugestão ainda é tentar arrumar um suporte para que um torneiro copie.
A caixa pode ser a do Landau
O compressor pode ser o do opala
As mangueiras são feitas na hora sobmedida.
O suporte do compressor - só o dela mesmo. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Daniel Martinelli |
Enviada: Sáb Abr 18, 2009 12:14 am Assunto: Mensagem editada. |
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Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003 Mensagens: 1087
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Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:10 pm, num total de 1 vez |
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Fastback |
Enviada: Seg Abr 20, 2009 9:20 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009 Mensagens: 179 Localização: Cuiabá
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César, obrigado pelas idéias!
Pois é, eu também não entendi mas, a bomba da direção hidráulica tem sim uma polia dupla. Neste final de semana tive que aprender como "sangrar" o diesel pois estava com pouco combustÃvel e ao subir num estacionamento suspenso dum shopping aqui da cidade, a bicha simplesmente parou.
Depois de aprender o processo e de olhar muito para o cofre, o lado do passageiro é mais do que perfeito para receber um belo compressor.
Trocando idéias com meu amigo, ex-proprietário dela, ele disse que também já teve essa idéia que estava com planos de colocar o ar assim que possÃvel. Vou ver se ele consegue a adaptação do compressor pra mim e depois correr atrás do resto das peças e da ligação de tudo.
Aliás, muito obrigado pelo elogio. Ela ainda está precisando de um pouco de carinho, um bom alinhamento nas portas e capôs mas, com o tempo a branca de neve vai ficar show!
Abração! _________________ Ex
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Daniel |
Enviada: Ter Abr 21, 2009 11:09 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 191 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Pessoal. Alguém tem o desenho do suporte do compressor do A/C para o motor Q20b. Se tiver posta aqui para que possa pegar o desenho e mandar para meu torneiro. Não estou encontrando para comprar.
Vou ter que fazer um para meu carro.
Obrigado. |
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Fastback |
Enviada: Ter Abr 21, 2009 1:25 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009 Mensagens: 179 Localização: Cuiabá
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Ótima idéia, Daniel! Ou pelo menos umas fotos detalhadas com as medidas do suporte pra gente poder providenciar um. Apesar de que, com o compressor na mao e um bom ferramenteiro dá pra fazer um suporte fácil-fácil. Basta o cara ter um pouco de habilidade com metal e imaginaçao.
Abraços! _________________ Ex
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César Oliveira |
Enviada: Ter Abr 21, 2009 6:20 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10057 Localização: Rio de Janeiro
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O suporte é bem simples, os detalhes é fazem a diferença pois para colocar o suporte para o compressor tem de tirar o suporte do alternador pois o mesmo tem os pontos de fixação iguais e no suporte do compressor tem o espaço especifico para o alternador.
Como é uma peça que tem medidas que devem ser respeitadas eu não sei se por foto o torneiro vai conseguir e tem de ver se o preço que ele vai te cobrar vale a pena. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Fastback |
Enviada: Ter Abr 21, 2009 7:57 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009 Mensagens: 179 Localização: Cuiabá
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César, no meu caso nao fica tao difÃcil.. Meu pai tem torno, freza e solda. Além de um amigo ter uma oficina com solda MIG e tudo mais. Inclusive ele mesmo fez os suportes para adaptar ar condicionado em alguns dos antigos dele. Pode até ser que nao siga o "padrao original" mas acaba ficando muito funcional. _________________ Ex
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adalberto |
Enviada: Ter Abr 21, 2009 7:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7417 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Seria interessante uma pesquisa em locais que instalam ara condicionado em carros pois talvez eles tenham essa peça para vender ou sugiram algum outro tipo de adaptação. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
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