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 Blazer e S10 4x4: cuidado com a tração. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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tecnica
MensagemEnviada: Dom Jun 13, 2004 12:04 am    Assunto: Blazer e S10 4x4: cuidado com a tração. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Senhores,

Quem possui uma S10 ou Blazer 4x4 têm em mãos um utilitário acima das expectativas, e, muitas vezes, subestimado por seus colegas fora de estrada.

Bom, hoje, em um passeio em Paranapiacaba (muito bonito, por sinal), numa trilha enlameada, passei um vexame, atolando, e tendo de ser rebocado.

O que aconteceu afinal ?!?

O sistema 4x4 desses utilitários é bem eficiente (apesar dos puristas off-road gostarem mesmo dos sistemas mecanicos), com um atuador eletrico engatando a 4x4 e a reduzida, e um mecanismo de acionamento à vácuo travando as rodas livres dianteiras.

Entretanto, as mangueiras do acionamento à vacuo percorrem um longo caminho, vindo do motor, passando pelo solenoide no câmbio, e voltando para a dianteira.

Para quem não conhece, o atuador de vácuo da roda-livre fica embaixo da bateria.

Para chegar ao cambio, as mangueiras inevitavelmente passam bem perto do escapamento (+-15cm), recebendo calor de um de seus pontos mais quentes.... e sofrem um processo de ressecamento acelerado.

Ao acionar a tração, as mangueiras apresentam entradas de ar falsas... e assim, as rodas dianteiras continuam livres, leves e soltas.

Portanto , se vc usa intensamente sua S10/Blazer 4x4 na terra, verifique essas mangueiras.... e fique bonito na fita. Wink


Abraços a todos,

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Alexandre Piza
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jun 13, 2004 6:14 am    Assunto: Tubos Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Alexandre

Os tubos(mangueiras) de vácuo são de que material?

Os tubos de Nylon, resistem a maior temperatura e tem resistencia mecânica maior que de polietileno, e não ressecam como de borracha.

Outra saída é substituir o trecho crítico por tubos metalicos.


Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Eduvelo
MensagemEnviada: Dom Jun 13, 2004 10:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Ale , que lugar vc foi de Paranapiacaba ?
Se esse trecho de vácuo é crítico pq já não sai de fábrica protegido ? o ar aquecido tem menos eficiência em vácuo por ter maior expansão , ptto não convem colocar tubo metálico próx. a escape , mas sim passar o mais longe possível dele ...
De qqer forma , como disse o Ale , a prefer. off-road é a mecânica mesmo , se tivesse uma Blazer 4x4 e não quisesse me desfazer , colocaria um AVM 3/5 de volta pra nunca mais ter problema ...

[]s...

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Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Jun 15, 2004 2:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
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Eu não sei se entendi bem o assunto, e me desculpem se a minha idéia é meio besta, mas não daria pra enrolar esses tubos ou o escapamento com aquelas mantas térmicas que geralmente o pessoal usa pra enrolar os coletores de escapamento?
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Fernando Furini
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tecnica
MensagemEnviada: Ter Jun 15, 2004 7:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Pessoal,

O trecho em que fizemos o passeio é uma pequena trilha que liga a Estrada Velha de Santos a Rod. Indio Tibiriçá, bem interessante.

No sábado vou efetuar o conserto das mangueiras. Usar tubo metálico acho que não é uma boa, é muito calor para ele absorver.

Estou inclinado a envolver os tubos com manta térmica ou passar por dentro de um tubo maior, de borracha siliconada, que aguenta bem mais o calor. Não sei se é so o calor, ou se pulverizaram alguma coisa para limpar o carro por baixo, sabem como é.

Edu, o esquema da roda livre da Blazer é diferente do que a gente conhece, nesse caso não tem como colocar uma AVM. O bloqueio é feito diretamente na caixa de satelites, e não no cubo da roda como estamos acostumados. A Blazer tem suspensão dianteira independente, com o diferencial fixo, e juntas homocinéticas.

O sistema dela é bem feito, e é bem resistente. Como em todo sistema, têm seus pontos fortes e fracos, mas nada que desmereça.

Abraços,

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Alexandre Piza
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jun 16, 2004 5:45 am    Assunto: Mais sugestões Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
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Olá Alexandre

E se passar estas mangueiras por dentro da cabine?

Outra, é colocar a valvula paralela, com acionamento manual em algum lugar?

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Qui Jun 17, 2004 5:29 am, num total de 1 vez
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tecnica
MensagemEnviada: Qua Jun 16, 2004 7:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Localização: São Paulo

Oi Kiko,

A adaptação que seria mais interessante seria outra valvula. Assim as mangueiras não ficavam passeando pelo carro.

Mas vou deixar do jeito original e protegê-las mesmo... durou 70mil km... com certeza dura outro tanto. Comprei mangueira siliconada para substituir, aguenta bem mais caloria.

Abraços,

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Alexandre Piza
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