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Blazer e S10 4x4: cuidado com a tração. |
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tecnica |
Enviada: Dom Jun 13, 2004 12:04 am Assunto: Blazer e S10 4x4: cuidado com a tração. |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Senhores,
Quem possui uma S10 ou Blazer 4x4 têm em mãos um utilitário acima das expectativas, e, muitas vezes, subestimado por seus colegas fora de estrada.
Bom, hoje, em um passeio em Paranapiacaba (muito bonito, por sinal), numa trilha enlameada, passei um vexame, atolando, e tendo de ser rebocado.
O que aconteceu afinal ?!?
O sistema 4x4 desses utilitários é bem eficiente (apesar dos puristas off-road gostarem mesmo dos sistemas mecanicos), com um atuador eletrico engatando a 4x4 e a reduzida, e um mecanismo de acionamento à vácuo travando as rodas livres dianteiras.
Entretanto, as mangueiras do acionamento à vacuo percorrem um longo caminho, vindo do motor, passando pelo solenoide no câmbio, e voltando para a dianteira.
Para quem não conhece, o atuador de vácuo da roda-livre fica embaixo da bateria.
Para chegar ao cambio, as mangueiras inevitavelmente passam bem perto do escapamento (+-15cm), recebendo calor de um de seus pontos mais quentes.... e sofrem um processo de ressecamento acelerado.
Ao acionar a tração, as mangueiras apresentam entradas de ar falsas... e assim, as rodas dianteiras continuam livres, leves e soltas.
Portanto , se vc usa intensamente sua S10/Blazer 4x4 na terra, verifique essas mangueiras.... e fique bonito na fita.
Abraços a todos, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jun 13, 2004 6:14 am Assunto: Tubos |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Alexandre
Os tubos(mangueiras) de vácuo são de que material?
Os tubos de Nylon, resistem a maior temperatura e tem resistencia mecânica maior que de polietileno, e não ressecam como de borracha.
Outra saÃda é substituir o trecho crÃtico por tubos metalicos.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Eduvelo |
Enviada: Dom Jun 13, 2004 10:59 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Ale , que lugar vc foi de Paranapiacaba ?
Se esse trecho de vácuo é crÃtico pq já não sai de fábrica protegido ? o ar aquecido tem menos eficiência em vácuo por ter maior expansão , ptto não convem colocar tubo metálico próx. a escape , mas sim passar o mais longe possÃvel dele ...
De qqer forma , como disse o Ale , a prefer. off-road é a mecânica mesmo , se tivesse uma Blazer 4x4 e não quisesse me desfazer , colocaria um AVM 3/5 de volta pra nunca mais ter problema ...
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Fernando furini |
Enviada: Ter Jun 15, 2004 2:34 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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Eu não sei se entendi bem o assunto, e me desculpem se a minha idéia é meio besta, mas não daria pra enrolar esses tubos ou o escapamento com aquelas mantas térmicas que geralmente o pessoal usa pra enrolar os coletores de escapamento? _________________ Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com |
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tecnica |
Enviada: Ter Jun 15, 2004 7:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Pessoal,
O trecho em que fizemos o passeio é uma pequena trilha que liga a Estrada Velha de Santos a Rod. Indio Tibiriçá, bem interessante.
No sábado vou efetuar o conserto das mangueiras. Usar tubo metálico acho que não é uma boa, é muito calor para ele absorver.
Estou inclinado a envolver os tubos com manta térmica ou passar por dentro de um tubo maior, de borracha siliconada, que aguenta bem mais o calor. Não sei se é so o calor, ou se pulverizaram alguma coisa para limpar o carro por baixo, sabem como é.
Edu, o esquema da roda livre da Blazer é diferente do que a gente conhece, nesse caso não tem como colocar uma AVM. O bloqueio é feito diretamente na caixa de satelites, e não no cubo da roda como estamos acostumados. A Blazer tem suspensão dianteira independente, com o diferencial fixo, e juntas homocinéticas.
O sistema dela é bem feito, e é bem resistente. Como em todo sistema, têm seus pontos fortes e fracos, mas nada que desmereça.
Abraços, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Jun 16, 2004 5:45 am Assunto: Mais sugestões |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Alexandre
E se passar estas mangueiras por dentro da cabine?
Outra, é colocar a valvula paralela, com acionamento manual em algum lugar?
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Qui Jun 17, 2004 5:29 am, num total de 1 vez |
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tecnica |
Enviada: Qua Jun 16, 2004 7:44 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi Kiko,
A adaptação que seria mais interessante seria outra valvula. Assim as mangueiras não ficavam passeando pelo carro.
Mas vou deixar do jeito original e protegê-las mesmo... durou 70mil km... com certeza dura outro tanto. Comprei mangueira siliconada para substituir, aguenta bem mais caloria.
Abraços, _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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