Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Vibração após Adaptação (Troca) do Câmbio « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2004 9:25 pm    Assunto: Vibração após Adaptação (Troca) do Câmbio Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá mais uma vez!
Deixe-me expor a história novamente...

Foi adaptado o câmbio 5m na Veraneio. Aparentemente ficou bom, só que ao chegar a aproximadamente 60km/h em quarta marcha o carro começa a vibrar (o carro todo). Depois até diminui um pouco, mas mesmo assim ela vibra. Acho estranho porque antes não havia este problema.

Bom, como o câmbio é mais curto fisicamente que o original, foi feito um novo cardã mais longo e tal... desta forma o ângulo do cardã anterior foi alterado, ou seja, antes o cardã anterior ficava reto e agora ele fica um pouco inclinado. Verifiquei que o mancal do cardã (que é o original) não está alinhado perfeitamente com o novo cardã.

O coxim do câmbio parece pedir substituição, só que foi colocado um da Ford Ranger (segundo o mecânico - e não encontro em lugar algum). As cruzetas parecem estar em forma, assim como o diferencial. Foi encontrado também uma folga entre o estriado e a luva (bem pequena) - não sei se havia antes da adaptação.

Tem outra coisa: ao sair em primeira o carro sai e depois e escuta-se um tranco ("tunck") bem leve.

Pergunto:
Qual seria a causa desta vibração e do tranco?
- Cardã desbalanceado?
- Estriado + Luva?
- Mancal mal posicionado?
- Coxim do câmbio

Qual o sintoma de um cardã desbalanceado?

Não sei qual é a causa, alguém poderia me ajudar?
Abraços
Eduardo Sekiya


Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 10:41 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2004 11:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi edu,

Hummm, dificil responder assim, de longe. Mas baseando-me inclusive nos outros tópicos discutidos no fórum, arriscaria dizer o seguinte:

1) Não acho que seja o coxim do cambio: a D20 inclusive não possui um coxim lá, somente 4 apoiando o motor completamente. Normalmente os sintomas de coxim quebrado/ruim é uma forte vibração ao arrancar com o veículo... momento em que todo o trem de força se movimenta em virtude da carga. Qdo muito ruim, vc ouve um barulho metálico e sente uma pancada na carroceria/chassi, sinal que o trem de força está esbarrando em algum lugar.

2) Acredito que a vibração venha do cardã desbalanceado. Em 60km/h, vc deverá estar atingindo a rotação de ressonância, onde a vibração fica mais forte.

3) E o tranco deve vir do mancal, trabalhando fora de posição. Não tenho muita experiência com cardans, mas essa folga entre a luva e o estriado já devia existir antes, e existe em todos os que eu vi, em sua maioria imperceptível.

Vc nota o tranco em marcha-à-ré ?

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jun 10, 2004 12:05 am    Assunto: Vibração após adaptação Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Ale,

Olha, o tranco também aparece em ré, e ainda a caixa vibra muito quando forçada (marcha ré) - acho que é devido a relação.

O ruído de tranco só é ouvido depois do carro entrar em movimento, ainda em aceleração. Pergutei na oficina que realizou a adaptção e eles me disseram que a caixa necessita de um tempo para se ajustar (sei lá se isso é verdade).

Por acaso vc ou algém saberia me explicar como é feito o balanceamento de cardã e onde encontrar um lugar bom para realizar o serviço?

Abraços
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Qui Jun 10, 2004 12:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Edu,

Vou ver com meu padrinho (caminhoneiro), um lugar de confiança para balanceamento de cardã. Não sei como é o processo, vou pesquisar.

É, eu ainda desconfio do mancal trabalhando fora de posição....


Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jun 10, 2004 6:24 am    Assunto: Cambio e diferencial Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O ruido pode vir ou do cardã (mancal central) ou do coxim, as picapes Diesel até 92 e as gas/alc são apoiados em 3 pontos, 2 dianteiros no motor e um traseiro na parte traseira do cambio, ou seja uma acomodação devido a força torcional, pode ter alguma peça gasta ou solta.

Desconfie também do cambio dito "Remanufaturado em estado de novo", confiável somente se for de fábrica.

Qto a vibração em 60 km/h, ele pode vir do cardã que foi mexido, tem que passar por balanceamento dinamico, parece que tem uma empresa chamado Cardãtec.

Para verificar um pouco melhor e levantar as rodas traseiras e rodar a 60 km/h e ver o comportamento do conjunto por baixo.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cezar Sato
MensagemEnviada: Qui Jun 10, 2004 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá Sekiya.

Eu arrisco no palpite de que, além dos problemas expostos por vcs, pode ser que na montagem da luva com a espiga estriada, tenha ocorrido um alinhamento nos terminais "Us"das cruzetas, que devem formar um "X" quando vistos em secção longitudinal.
É meio ruim de explicar isto, mas para ser mais prático, uma das pontas deve estar com o alinhamento exatamente em 90 graus em relação a outra extremidade.
Os trancos descritos por vc pode ter origem no diferencial, mas pela lógica deve ser na folga da luva com a espiga. Teste num aclive, deixando a picape correr para trás por gravidade, e engrenado em primeira, vá soltando a embreagem para ver se dá tranco.
Este problema aconteceu comigo quando fiz a troca de embreagem, por isto não custa dar uma rápida verificada, talvez o problema esteja aí e é facil de resolver.

Abraços
Cezar Sato

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Jun 14, 2004 12:42 am    Assunto: Câmbio Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Pessoal,

Acabei de fazer uma viagem de 1.400km com o carro e realmente a vibração incomoda. O que eu pude perceber durante a viagem é que:

- A partir de 60km/h o carro começa a vibrar independente da marcha em que está (4ª ou 5ª, até mesmo em 3ª) e também em ponto morto.
- A vibração se estende até em faixas maiores de velocidade (100-120km/h), mas isso não é constante - às vezes vibra outras não - e a intensidade é menor.
- Na alavanca, ao segurá-la, eu também sinto uma forte vibração, principalmente na 4ª, em acelerações. A 5ª também vibra, mas pouco.

Cezar, vou verificar o que você disse, mas vamos por parte. O carro tem 3 cruzetas. Se a primeira (saida do câmbio) estiver com uma das pontas para baixo, como deverão estar as demais? E é normal, como o Alexandre disse, ter uma pequena folga entre a luva e a espiga? (p. ex. ao movimentar apenas um dos cardãns e segurar o outro)

Quanto ao mancal central eu fui dar uma olhada mais uma vez e vi que o mesmo ficou posicionado um pouco para trás da sua posição original (deu para ver as marcas antigas das arruelas). Parece que a borracha do mancal fica "torcida"; é como se o cardã encaixasse no rolamento quase que perfeitamente, mas a borracha... Será que é preciso alterar o suporte do mancal para que ele acompanhe o novo ângulo do cardã?

E os trancos ainda continuam. Cezar, fiz um teste quase igual ao que você descreveu, e eu olhando por baixo. Não sei, mas parece que o ruído saía lá de trás, na região do diferencial. Putz, mas mandei mexer no diferencial há uns 8 meses e devo ter andado neste período no máximo uns 5 mil Km. Trocaram tudo, de rolamentos a pinhão e coroa. Será que ele já precisa de regulagem??? Mas tão cedo assim??? Ocorreria neste caso um assentamento das peças???

Ah, mais uma coisa: Alguém daria uma sugestão quanto a coxim de qualidade??? Dei uma pesquisada e tem algumas, mas não sei quais são boas ou ruins...

Abraços
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jun 14, 2004 2:08 am    Assunto: Vibração Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Os coxins confiável, só se for original GM. Como são peças duráveis, vale a pena gastar um pouco a mais. (mas pesquise preço antes, os distribuidores e concessionárias diferentes, o preço da tabela não é o preço final. em SP Aciolly/Gevasco, tem preços bons.

No caso dos ruidos, é dificil de localizar por causa da ressonancia.

Pode tambem ter a origem em algum ponto, onde a caixa, pode estar encostada em parte da carroceria.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Jun 16, 2004 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá a todos,

Obrigado por todas as informações, pois acho que ainda sou um tanto leigo quando o assunto é picapes...

Bom, para quem achava que os trancos eram na luva e na espiga - resposta certa. Havia muita folga entre os dois. Fiz também o balanceamento dos dois cardans e os mesmos ficaram ótimos.
Só para a informar fiz o serviço na Cardantec. Quanto ao mancal, o mecânico achou que ele estava bom - o rolamento também, assim como as cruzetas... Balanceamento de cardan é um serviço um tanto caro. Em média R$120,00, pela pesquisa que realizei.

Ah, consegui um coxim da marca Jahu Borrachas e Autopeças. Será que é bom?

Agora só falta o velocímetro...
Como é que eu tiro a conexão do velocímetro no câmbio para sacar o pinhãozinho??? Tirei aquele parafuso-trava, mas nada do danado sair...

Abraços
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2004 6:06 am    Assunto: Coxins e pinhão do velocimetro Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O coxim original GM se é cod. 94607696, está custando de R$ 36,00 a 59,00 nas autorizadas conforme Peças on line, segundo Aciolly preço da tabele é R$ 68,06, (pode obter desconto).

O pinhão é somente enfiado no orifício, com vedação em o ring, mas com sujeira e oxidação, fica dificil sacar, uma limpeza e WB-40, pode ajudar.

Mas para ajustar a relação do velocimetro não precisa trocar o par, Coroa e Pinhão?3

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2004 11:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Boa pergunta Kiko...

Segundo o catálogo de peças GM, existem 2 tipos de coroa, seguindo os códigos 93209158 e 93209199, constando que as mesmas possuem a quantidade de 8 dentes. Já o pinhão tem de 21, 22, 23 e 24 dentes.
Bom, se há dois cód. para a coroa, estas devem ser diferentes, mas as duas tem 8 dentes!? Será que a diferença está no formato das engrenagens ou é o catálogo que está errado?

Mas em princípio, eu gostaria de saber qual pinhão está lá, porque o ideal, eu acredito que seja o de 21 dentes, pois o velocímetro está marcando menos que o correto e eu não penso em desmontar e recalibrar o velocímetro, o que não é tão fácil.

Quanto ao coxim, o problema é que ele é da linha Ford - se eu não me engano é da Ranger. Tem dois códigos que acredito ser do original - 74DU 6068A e BD5D 6068A - mas original, não encontro nem em concessionária...

Abraços
Eduardo Sekiya
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
pbohns
MensagemEnviada: Sáb Fev 04, 2017 11:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 9 de Março de 2014
Mensagens: 108
Localização: dom pedrito rs

bom dia pessoal! estava pesquisando e achei essa postagem da vibração apos adaptação, troquei o cambio 2615b pelo zf s5 42, tive que trocar a cabeça da cruzeta pequena pela maior e diminui o cardan e 3 cm, a jubiraca ta vibrando nas seguintes situações, 1º marcha a 10 km/h, 2º 20 km/h, 3º 40 km/h, 4º 60 km/h, e quinta 80 km/h isso tudo a + ou - 1100 rpm. antes e depois desse rpm parece não vibrar mais, eisa pergunta sera só alinhamento e balanceamento do cardan? encurtei o cardan mais curto, que pega no cambio. poderiam me auxiliar nessa nova empreitada? outra coisa, sigo com diferencial 3.15 ou coloco 3.55 traçãopositiva?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Fev 04, 2017 4:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Pbohns, se acontecer o mesmo problema na banguela é sinal que é o cardã.

Normalmente, vibração causado por cardã é em uma determinada velocidade e não varia conforme a rotação do motor ou marcha selecionada.

Quanto ao diferencial, eu recomendaria mantê-lo, a não ser que esteja com problemas. Às vezes é muito gasto para pouco resultado.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
sallespickup01
MensagemEnviada: Sáb Fev 04, 2017 5:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16111
Localização: SÃO PAULO

a nivel diferencial o que achou da 5?? com 3.15 costuma ficar lerdo pra levantar giro, pois tem de ter motor valente pra isso
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
pbohns
MensagemEnviada: Dom Fev 05, 2017 10:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 9 de Março de 2014
Mensagens: 108
Localização: dom pedrito rs

beleza, vou fazer esse teste na banquela, eu tava pensando exatamente nisso da rotaçao, o piloto ta na mesma rotação do motor e o cardan ta em rotaçãoe diferente, pode ser alguma coisa dentro da caixa? mas ela parece normal pra troca de marchar, não raspa, não escapa, pode o pilotos estar torto? em relação a 5º com o 3.15 ficou bem lerda, pois o meu motor é s4 com kit de turbina garret .42, mas ficou bem em velocidade de cruzeiro 120 km/h a 2100 rpm, só que em subida cai rapido o giro.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB