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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 11:08 am    Assunto: Informativo MWM Intenational Responder com Citação



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Saiba Mais (Outubro/2008)

Por que não se deve utilizar a “banguela” ou ponto morto?

Esse procedimento é proibido por leis de trânsito, pois aumenta o desgaste dos freios de serviço e o risco de acidentes. Ao reengatar a marcha, o giro do motor pode subir muito rápido, o que causa sérios danos ao propulsor. Os veículos equipados com injeção eletrônica contam com a estratégia chamada cut off, que deixa de injetar combustível quando o veículo está em marcha e sem utilização do pedal do acelerador. Em resumo, um veículo equipado com injeção eletrônica reduz o consumo de combustível quando engatado em um declive, ao passo que, ao utilizar a “banguela” o motor continua injetando combustível por estar em marcha lenta.

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MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 11:11 am    Assunto: Responder com Citação



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Saiba Mais - (Setembro/2008)

A conscientização do motorista

Para dirigir de forma econômica não basta apenas reduzir o consumo de combustível, também é necessário reduzir todos os custos envolvidos na operação do veículo. A boa manutenção e a direção econômica exigem atenção para alguns fatores.

1. Seguir as recomendações do fabricante para substituição de componentes, dentro dos períodos indicados;
2. Realizar as manutenções de acordo com o plano indicado pelo fabricante;
3. Trafegar dentro das condições para as quais o veículo foi projetado e manter o regime do motor dentro das faixas de rotação econômica, não forçando em marchas acima ou abaixo do necessário;
4. Não ultrapassar o limite de peso especificado para o veículo;
5. Calibrar periodicamente os pneumáticos;
6. Não ultrapassar os limites de velocidade;
7. Desenvolver aceleração e frenagem graduais e seguras.

Quando o motorista realiza as manutenções corretamente, ele aproveita melhor o desempenho da parte mecânica do veículo e reduz o consumo de combustível, garantindo uma vida mais longa ao veículo e reduzindo o custo operacional.

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MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 11:14 am    Assunto: Responder com Citação



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Saiba mais sobre motores diesel (Julho/2008)


Você sabe o que é condução econômica?

Condução econômica é o nome dado para a forma correta de operar um veículo, ou seja, quando os diversos componentes à disposição do condutor (acelerador, freios, direção, faixa correta de rotação e marcha a ser utilizada) são acionados. Para melhor aproveitamento também é importante conhecer algumas características técnicas do veículo como: velocidade, torque, potência, peso e rotação do motor.

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MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 11:48 am    Assunto: Responder com Citação



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Vantagens do diesel (Março/2008)

Além de robustez e confiabilidade, quem compra uma picape diesel com motorização MWM INTERNATIONAL sabe que levará para casa também um veículo muito mais econômico. O baixo consumo de combustível na comparação com outros combustíveis é explicado pelo processo de combustão espontânea da injeção direta do diesel. Como este combustível tem maior poder calorífico – ou seja, ele tem mais energia – a quantidade de combustível injetada é menor. E, conseqüentemente, o consumo é melhor.

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MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 11:49 am    Assunto: Responder com Citação



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Certo ou Errado (Maio/2008)

O que devo fazer se a lâmpada de anomalia do sistema eletrônico acender?
R. Procure um serviço autorizado, pois o veículo, em algumas falhas eletrônicas, possui estratégia de emergência. Esse tipo de estratégia permite que, mesmo com problemas eletrônicos, o condutor possa dirigir o veículo até um serviço autorizado sem correr risco. Em algumas falhas eletrônicas, a estratégia de emergência, reduz a potência do motor, para protegê-lo de possíveis danos mais graves.

Qual a importância de utilizar um serviço autorizado, no caso de uma falha eletrônica?
R. Não só no caso de uma falha eletrônica, mas também de uma mecânica, é muito importante procurar um serviço autorizado. Somente nos autorizados encontramos profissionais treinados e habilitados para resolver o problema. O serviço autorizado conta com o respaldo da fábrica para treinamentos periódicos dos mecânicos e serviços de consultas técnicas, além de trabalhar com ferramentas adequadas e modernas para diagnose de problemas no sistema eletrônico.

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MensagemEnviada: Dom Nov 09, 2008 11:53 am    Assunto: Responder com Citação



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Informações técnicas em um clique (Junho/2008)

Quem utiliza literatura técnica da MWM INTERNATIONAL em sua rotina diária de trabalho não precisa ir longe para obter tais informações. Basta acessar o site http://www.mwm-international.com.br e clicar em Peças e Serviços, para encontrar informações sobre Operação e Manutenção, Manual de Oficina, Ferramentas Especiais, Catálogos de Peças, Boletins de Serviço, entre outras informações úteis para quem trabalha com os motores da empresa.

No site também há a relação da Rede Autorizada da MWM INTERNATIONAL para consulta de todos os pontos de assistência técnica e distribuidores de peças de reposição no Brasil.

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MensagemEnviada: Sáb Abr 25, 2009 6:49 am    Assunto: Responder com Citação



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Saiba Mais - O motor aceita qualquer tipo de óleo lubrificante?

Não. O recomendado pelo fabricante é sempre utilizar um óleo lubrificante que atenda as normas nacionais e internacionais de qualidade e segurança. Ele deve ser testado sob em condições de trabalho a que se aplica o motor. A substituição por outro material com especificação diferente da recomendada, pode provocar desgaste prematuro dos componentes móveis do motor. Por esse motivo, o uso adequado do óleo lubrificante garante maior durabilidade e qualidade no funcionamento do propulsor.

Ano 4, Número 35 B - 23/04/2009

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MensagemEnviada: Qua Jun 10, 2009 8:24 pm    Assunto: Responder com Citação



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Saiba Mais - Qual a função da tampa do radiador?

A função da tampa do radiador ou do vaso de expansão é retardar por pressurização o ponto de ebulição da água do sistema de arrefecimento.
Quando pressurizado, o sistema de arrefecimento trabalha como uma panela de pressão, onde toda a pressão é controlada por uma válvula, localizada na própria tampa do radiador ou vaso de expansão, fazendo com que a água demore mais tempo para alcançar seu ponto de ebulição e protegendo o sistema como um todo.


Ano 4, Número 36 B - 10/06/2009 [/b]

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NeemiasCruz
MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 8:27 am    Assunto: Responder com Citação



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Muito bom esses textos.

Neemias
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jun 23, 2009 12:25 pm    Assunto: Responder com Citação



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Olá

Legal.

Abraços

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2009 6:04 am    Assunto: Responder com Citação



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Saiba Mais - Cuidados necessários na instalação de dispositivos eletrônicos

A procura por instalação de acessórios como GPS, bloqueador via satélite, sistema anti-furto, vidros elétricos e sistema de som em veículos com motores eletrônicos registrou aumento nos últimos anos. É muito importante que esses equipamentos sejam originais e a instalação realizada por profissionais capacitados e autorizados. Os dispositivos necessitam de alimentação elétrica e quando instalados sem critério de padronização, podem provocar falhas nos motores e dificultar o diagnóstico eletrônico com falsas indicações do problema. Fique atento!

Essa orientação foi elaborada com a contribuição do Sr . Edmar Queiroz, colaborador do Serviço Autorizado MWM INTERNATIONAL Refordiesel Ltda., de Contagem (MG).

Ano 4, número 37 B - 06/07/2009

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MensagemEnviada: Ter Ago 18, 2009 8:35 pm    Assunto: Responder com Citação



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Saiba Mais - Qual a vantagem de utilizar bielas fraturadas?

O uso das bielas fraturadas garante prolongamento da vida útil do motor. A tecnologia de separação do conjunto capa/haste por processo de fratura permite um perfeito alinhamento e melhor ajuste entre as partes durante o processo de montagem no propulsor, além de promover a redução de ruídos e vibração do conjunto. A MWM INTERNATIONAL utiliza bielas fraturadas em diversos de seus motores, como, Sprint, NGD 3.0, NGD 9.3 e Acteon Euro IV

Ano 4, número 38 B - 13/08/2009

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MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 8:43 pm    Assunto: Ano 4, número 39 B - 10/09/2009 Responder com Citação



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Motores a diesel possuem melhor desempenho e durabilidade

Recentemente a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou a liberação da produção de veículos de passeio movidos a diesel. O assunto está agora sob análise da Comissão de Assuntos Econômicos. Se o projeto de lei for aprovado, o consumidor terá mais uma opção no momento da compra do seu veículo. O motor movido a diesel oferece algumas vantagens em relação aos propulsores a álcool e gasolina, como maior durabilidade, autonomia, força de arranque, além de atender as normas de emissões vigentes, como o Euro V que entrará em vigor no Brasil em 2012.


Saiba Mais - Cárter

É o reservatório de óleo lubrificante, situado na parte mais baixa do motor. Tem função de tampa inferior do propulsor e pode também auxiliar na estrutura do veículo (cárter estrutural), principalmente em máquinas agrícolas. Com o veículo desligado, o óleo que circulou pelo motor escorre por gravidade até o cárter onde fica acumulado para a próxima vez em quem o motor for ligado. Esse reservatório ajuda também a resfriar o óleo através da superfície de contato com o ar ambiente. O volume do cárter varia de acordo com cada motor e veículo. Para verificar se o nível de óleo lubrificante está correto o motor deve estar desligado e frio.
Para conhecer mais sobre os componentes do motor acesse: www.clubedodiesel.com.br

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MensagemEnviada: Qui Out 22, 2009 7:55 pm    Assunto: Ano 4, número 40 B - 21/10/2009 Responder com Citação



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Saiba Mais -

A importância do brunimento dos cilindros

O brunimento é a operação de usinagem para acabamento da superfície interna dos cilindros. São “riscos” em ângulo, que normalmente podem variar de 90° a 120°.
Tem a função de vedação, controle de consumo e retenção de óleo lubrificante para lubrificação da parede dos cilindros e dissipação de calor entre anéis e cilindro, que varia conforme a rugosidade especificada.
O processo de brunimento dos cilindros deve ser bem controlado para que o assentamento dos anéis seja realizado de maneira suave e assim, evitar o desgaste prematuro e o excesso no consumo de óleo lubrificante.

Saiba mais:

http://www.mwm-international.com.br/default.asp?su=3&pa=subSeries&idSubSerie=50




Empresa lança novo motor Euro V

A MWM INTERNATIONAL lançou durante o Congresso SAE Brasil 2009 o motor MaxxForce 3.2 Euro V. Inicialmente o modelo será exportado para a empresa Clark ENG Ltd., que desenvolve e produz ônibus para a Daewoo Bus Corporation, na Coreia do Sul. O início do fornecimento de propulsores para a Daewoo será em meados de 2011 e deverá atingir o patamar de 25 mil unidades por ano em 2014. O MaxxForce 3.2 é um propulsor que pode ser aplicado em caminhões leves, miniônibus, pick-ups, SUV’s, vans, e também está disponível nas versões Euro III e IV.

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MensagemEnviada: Ter Nov 17, 2009 8:05 pm    Assunto: Ano 4, número 41 B - 17/11/2009 Responder com Citação



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Saiba Mais - Condução econômica – Utilização da faixa de giro do motor.

Todo motor possui faixas ou períodos de giros que produzem mais trabalho mecânico.
A faixa de giro correspondente ao torque do motor é o período onde se produz mais força com menor consumo de combustível.
Essa faixa de giro pode variar de motor para motor, isso depende da forma construtiva, tipo de injeção, diâmetro dos cilindros e o curso dos pistões.
Para obter maior performance com menor consumo de combustível é importante trocar as marchas sempre dentro da faixa de torque, ou seja, dentro do período de giro onde o motor produz mais força. Além disso, outros fatores podem contribuir para economia de combustível como: acelerar sempre suave e constantemente; não deixar o motor trabalhando em marcha lenta por período s muito prolongados; não ultrapassar a faixa de giro acima do período de torque; operar o motor o máximo possível dentro da faixa de giro correspondente ao período de torque (força do motor); não utilizar o veículo em “banguelas”, principalmente se for equipado com injeção eletrônica; checar sempre a pressão dos pneus mantendo-os com a pressão especificada pelo fabricante do veículo; não acelerar em intervalos de trocas de marcha e obedecer sempre o limite de velocidade estabelecida.

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