Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Sistema de Vácuo da S10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kelson
MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 10:06 pm    Assunto: Sistema de Vácuo da S10 Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2008
Mensagens: 18
Localização: São José dos Campos - SP

Olá pessoal,

Minha chave seletora de posição de ventilação da S-10 parou de funcionar.
Numa tentativa de descobrir a pane percebi que a mesma é acionada por vácuo.
Então localizei algumas mangueiras que possivelmente seriam do sistema de vácuo e que também estão ligadas à um reservatório esférico, acho eu, fixado no capô.

Alguém sabe dizer com funciona este sistema e de onde vem este vácuo?
Como posso identificar a causa?

Obrigado.


Editado pela última vez por Kelson em Sáb Jan 03, 2009 9:36 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
leofs
MensagemEnviada: Sex Out 24, 2008 10:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

A pouco tempo surgiu um problema parecido no carro de um outro forista.
O link é: http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=3796

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Out 25, 2008 5:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O vacuo é o mesmo do sistema de freio. Nos Otto, do coletor de admissão, e Diesel da bomba de vácuo.

Normalmente o motivo de parada é a mangueira quebrada ou escapada, ou mesmo amassada.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Out 26, 2008 8:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Kelson,
Quando eu tinha uma Blazer, este reservatório esférico deu problema, ele estava rachado bem no local em que a mangueira entrava, coloquei um durepoxi, até comprar um novo, e o problema se resolveu tão bem que vendi a Blazer sem trocar a peça.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
alexm
MensagemEnviada: Dom Nov 23, 2008 9:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

All.

Esse é um assunto comum e recorrente. Com este já são 03 tópicos, pelo o que eu me lembre a este respeito.

Eu, mesmo, já participei de 02 2 estou com esse problema novamente. Devia ser tópico permanente ...

Mas, daí vamos ser objetivos : alguém saberia como testar os tubos de vacuo junto ao reservatório ("bolota") ? Alguém conhece uma metodologia ? Num sistema em operação normal, qual seria a sensação de tamparmos comos dedos cada ramal do "T", próximo ao reservatório de vácuo, por exemplo ?

Outro ponto mas para mim é importante pois sempre é o causador deste problema : em outro tópico, o Kiko tinha falado de bujões para extrair o ar do sistema de arrefecimento e assim, evitar este e outros transtornos. Alguém conhece este bujão no motor LM3 (2.2 EFI) ? Kiko ?

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas. GNV por enquanto, por causa do IPVA. Alcool : depende dos testes do feiovelhoepobre).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 4:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O Ar do sistema de arrefrecimento, não tem nada a ver com o sistema de vacuo.

Na maioria das vezes a causa é mangueira escapado ou quebrado, e também espigão de engates quebrados.

Tem q ver o q não funciona e seguir o circuito.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
alexm
MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 8:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Kiko.

Saber isso eu sei, mas explica para os "mechanicos" e afins. Eles para fazer uma coisa mexem em outras que pr de funcionar. Normalmente é o meu caso.

Vou explicar melhor :

1) O eletrecista foi determinar a causa do porque o farois baixos apagam aleatóriamente. Cutucou os cabos do cofre do motor e debaixo do painel. Determinou que foi o comando de seta. Beleza,comprei um comando de seta zero, na Accioly e ... nada. Os farois baixos continuam apagando aleatóriamente e fiquei sem o controle do direcionamento do ar. Em episódio anterior a causa foi a desconexão de uma mangueira do sistema de vácuo, atrás do TBI, durante a manutenção do ar condicionando (troca de filtro, de óleo do compressor, mangueiras e gás);

2) O mecanico, foi trocar a bomba d´agua. aproveitei para trocar a correia dentada, uma junta do comando de vávulas e a tampa do radiador. Tudo peça GM, adquiridas na Accioly. Em consequencia, agora estou sem ar quente.

Daí, duas questões em uma só postagem.

Note bem : nada vaza ou pinga e nenhuma posição de mangueira foi mexida, não que eu saiba.

Vc teria alguma sugestão ?

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas. GNV por enquanto, por causa do IPVA. Alcool : depende dos testes do feiovelhoepobre)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 9:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Alex,
Eu acho que o problema dos seus farois apagarem pode ser o interruptor que liga os faróis, quando ele oxida, depois de algum tempo ligado, ele costuma desarmar porque esquenta acima do necessário, com isso, há um sistema (atá que bem feito), que desarma os faróis, se você desligar e ligar de novo eles acendem mas, agora por menos tempo. se for isso que está ocorrendo, seu problema está resolvido, quer dizer, em parte, vai ter que usar um limpa contatos.
Quanto ao ar quente, pode ser que o ¨porcanico¨ tenha partido a mangueira de vácuo ou a sua bolota está rachada. Não sei se a S10/Blazer tem alguma válvula que permite a passagem da água quente para dentro do ¨radiador¨que existe dentro do carro (acho que sim, só não sei onde fica), neste outro caso, pode ser que o camarada tenha fechado a válvula, logo fica sem ar quente, ou por um azar ela estragou na posição fechada.
Abraços,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
leofs
MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 9:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Oi alex
O sistema de direcionamento da ventilação interna e o sistema de ar quente/frio são "independentes".
Se vc consegue direcionar o ar frio para o vidro, frente e pés, significa que o seu sistema de vácuo está OK. Se não consegue, vc tem um problema.
Se vc tem ar frio, porém não tem ar quente, esse já é um outro problema.

O primeiro problema pode estar na tubulação do vacuo até a bola dentro do cofre (presa no capo).
Ja o segundo problema surgiu após o mechanico futucar o cabeçote, por acaso ele não desconectou a mangueira de água que sai do motor e vai pro aquecedor do ar? Fazendo um curto circuito nas mangueiras?

Vc tem o catálogo de peças GM (CEP)? Dê uma olhada nos 2 circuitos.

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
alexm
MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2008 1:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Boa noite, Sergio e Leo.

Obrigado pelas respostas.

Vou tentar limpar os contatos e verificar se resolve. Indaguei na Accioly o custo de uma chave nova e quase caí para trás : cerca de R$270,00 !!!

Eu sei que o sistema de direcionamento da ventilação interna e o sistema de ar quente/frio são "independentes". Já tive problemas com "mechanicos" justamente no sistema de vácuo.

Quanto ao sistema de vácuo, ele deixou de controlar o direcionamento quando o eletricista cutucou a fiação no cofre do motor e debaixo do painel. Presumo que ele desconectou alguma conexão, provavelmente atrás do painel do próprio ar (acesso tirando o prota luvas), mas o ar quente continuou a funcionar, saindo para os pés e para o vidro. E só.

Já quando da troca da bomba d´agua, correia dentada e junta do comando de valvulas, feita 01 semana após, o ar quente parou de operar. As mangueiras parecem permanecer na mesma posição anterior mas aparentam estar vazias, sem liquido de arrefecimento e, pela primeira vez, que eu me lembre, o ventilador do radiador passou a entrar na segunda velocidade (mais rápida). Antes, com a bomba antiga, idêntica a nova, sequer me lembro disto ter acontecido. O motor funcionava extremamente frio, o que eu também não achava normal mas os mecanicos consultados Iinclusive de autorizadas), não consideraram isso um problema. O fato que, apesar dos pesares, com o motor mais "quente" o rendimento da viatura melhoror (!).

E ainda falam mal das S10, do projeto antigo, sem adereços sofisticados ... Imagina arrumar um "mechanico" para estes carros de luxo com chassis, disfarçados de picapes. Vc vai ficar eternamente na mão das autorizada$$$.

Mas, se tudo mais falhar, vou morrer nas mãos de uma autorizada$$$.

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas. GNV por enquanto, por causa do IPVA. Alcool : depende dos testes do feiovelhoepobre)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2008 1:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Leo.

Vc que tem uma viatura com a mesma motorização da minha (LM3) pode me informar em que posição fica, normalmente, o ponteiro de temperatura ?

O meu, antes ficava praticamente no zero e com transito parado subia 02 a 03 barrinhas, quando entrava o ventilador do radiador, na velocidade baixa.

Agora o normal e ficar em cima/01 bara abaixo da marca de 1/4. Se sobe mais entrea o ventilador, em alata velocidade.

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas. GNV por enquanto, por causa do IPVA. Alcool : depende dos testes do feiovelhoepobre).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
leofs
MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2008 6:28 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Alex,

Sobre as mangueiras do aquecedor estarem vazias, poderia ser ar no sistema?? (chute)
Com o carro frio, abrindo as tampas do radiador e do reservatório e apertando as mangueiras do sistema de arrefecimento, pode ajudar a expulsar esse suposto ar.

Sobre a temperatura, em movimento é muito parecido com a segunda situação que vc relatou. Em movimento e situação normal fica um pouco abaixo do 1/4, se pegar uma ladeira mais forte e eu não aliviar o pé sobe um pouco (1/4 ou um pouco mais) e só chega perto da metade quando entro na garagem com ele quente e tenho q manobrar pra estacionar.
O ventilador entra em funcionamento um pouco acima do 1/4.

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Nov 25, 2008 9:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Alex,
Ao que parece o ¨mechanico¨ desconectou ou partiu uma das mangueiras que ligam ao botão de regulagem ou soltou em parte o conector atrás deste botão, neste caso vai ter que tirar as tampas que ficam em baixo do painel central para fazer esta verificação.
Quanto a mangueira do ar quente eu acho que tem algo entupindo ela, pois se tivesse ar nas mesmas, este já teria saído com o carro em movimento, pensei até em problema na valvula termostática, mas na verdade isto não pode ser pois a temperatura do motor do seu carro está como a do meu carro ficava, para chegar no meio só em engarrafamento parado por mais de meia hora. Eu recomendaria, se você tiver como fazer, soltar as duas mangueiras que saem do motor e entram na parede de fogo do carro para ver se tem água alí, se não tiver, é sinal que algum ponto anterior a elas está bloqueado, mas aí aparece outro problema, vai ter que vasculhar por tudo quanto é mangueira onde está o bloqueio.
Bem, é isso, qualquer coisa é só perguntar.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
alexm
MensagemEnviada: Sáb Nov 29, 2008 12:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Leo.

O seu chute foi certeiro. Eu já estava desconfiado pq que as mangueiras estavam vazias e o carro estava esquentando mais que o normal. Abri a tampa do radiador e tive que completar com 1,5 l de liquido de arrefecimento da AC Delco. Voltei a oficina e fiz o mecanico rever o que fez. Ele tirou um sensor que existe acima da valvula termostática, enquanto colocava-se mais liquido pela tampa do radiador, cerca de mais 1,5 l. Conclusão : a temperatura baixou e o ar quente voltou a funcionar.

Agora, só falta me armar de saco e desmontar a parte inferior do painel central para verificar as mangueiras de vácuo. Fica dificil acordar as 05:00 Hs, num sábado, depois de uma semana estressante para pegar o eletricista logo cedo ... E nisso, morri em 300 latinhas ... do comando novo. O consolo é que está "limpinho" e com a serigrafia impecável. Deixa eu rir para não chorar ...

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas. GNV por enquanto, por causa do IPVA. Alcool : depende dos testes do feiovelhoepobre).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
leofs
MensagemEnviada: Sáb Nov 29, 2008 10:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Que bom que resolveu o prob do ar quente.
Tomara que resolva tb o do direcionamento da ventilação.

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB