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Bomba do lavador do vidro traseiro da Blazer 99, 4x4 V6 |
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Autor |
Mensagem
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Milton Quadros |
Enviada: Ter Jun 24, 2008 11:45 am Assunto: Bomba do lavador do vidro traseiro da Blazer 99, 4x4 V6 |
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Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2007 Mensagens: 34 Localização: Salvador - Bahia
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O motivo para escrever este tópico é estimular a descrição de mais soluções simples para os "probleminhas" de nossas viaturas que nos enchem o saco. Quando uma transmissão quebra todo mundo sabe o que fazer, mas poucos sabem como tratar uma intermitência aleatória no funcionamento de um limpador, por exemplo.
A bomba do limpador traseiro deixou de funcionar já faz alguns meses. Há dias procurava algum tempo para comprar uma nova aqui em Salvador, pois na última trilha que fiz arranhei o vidro traseiro acionando o limpador com o vidro sujo e sem água ao ter para dar uma marcha à ré.
Testei com o multiteste e a fiação e alimentação está perfeita mas a bomba não funcionava.
Tentei as concessionárias em Salvador e nenhuma tem esta peça. Com a ajuda de um atendente da concessionária Grande Bahia, acessamos o novo código da peça: 94700313 e a encontrei na Accyoli, em São Paulo. Não é cara (R$50,00) , mas teria que esperar até recebê-la e há sempre a dúvida se é a mesma pois se uma nova no mercado paralelo nos USA custa US$ 20.00 ( http://www.car-stuff.com/carparts/chevrolettahoe19952001ancoa196120255379.html ) como uma original, aqui, custa apenas R$ 50,00?
Já que terei que comprar outra, o que tenho a perder se não conseguir recuperá-la?
Então vamos lá: A primeira vista a peça é selada, sem parafusos, indicando ser do tipo one-way. Peguei uma chave de fenda e rompi o lacre tanto da parte do rotor quando da parte do motor, como na foto à seguir. São unidas por cola, sem fusão, fácil de abrir.
Descolei também a parte do rotor. Esta não saiu tão facilmente, mas após passar a chave de fenda em 360 graus, esta abriu. E.. bingo, o eixo estava “travadinhoâ€, possivelmente devido à umidade por condensação, pois se estivesse entrando água oriunda do reservatório, o bobinamento do motor não estaria em tão bom estado.
Com ajuda do desengripante, girei o o eixo do motor através do rotor e com um pouco de esforço este começou a girar. Apliquei limpa contato e montei tudo novamente. Colei com resina epóxi (de modelismo) apenas a parte do rotor, e encaixei simplesmente a parte do motor pois poderei limpar novamente daqui a alguns meses.
Cuidados: marcar na carcaça da bomba as posições das duas capas (um risco em uma geratriz, por exemplo). Folgar o reservatório para permitir uma manuseio mais fácil. Antes de colocar a bomba, encaixar a mangueira primeiro para impedir que a bomba caia no cofre do motor. Não coloque e funcione a bomba sem colar a capa do rotor pois ao funcionar a bomba “sobe†e desencaixa e você pode perder os componentes. _________________ Milton Quadros
Blazer 4.3 V6 4x4 GNV
Sapato BFG 31x10,5x15 AT Amortecedores RANCHO |
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