Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 S10/BLASER 2.2 EFI/MPFI Tudo Para a Conversão 100% a Ãlcoo « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Seg Abr 28, 2008 11:12 pm    Assunto: S10/BLASER 2.2 EFI/MPFI Tudo Para a Conversão 100% a Ãlcoo Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

Pessoal, muita gente está convertendo (chipando) os valentes motores GM 2.2 p/ álcool, estou criando esse tópico para quem for se aventurar, ter por onde se "basear" nessa super aventura politicamente correta, viável e econômica.

Quem não quiser gastar nada tambem dá, o processo p/ o álcool é a simples adição gradual, e o carro fica "flex", pelo menos o EFI, pois ele se remapeia automaticamente, mas se "zerar" o chip, volta aos valores originais.

O que iremos precisar é pouca coisa:
1 kit de pistões e anéis do monza 2.0 a álcool (opcional)
1 kit de partida a frio.
1 ou 4 bico(s) do monza EFI ou MPFI álcool (depende do modelo e é opcional)
1 chip remapeado (opcional)
1 polia graduada Shocked (opcional)
1 bomba de oleo (opcional)
1 kit de juntas de motor (opcional)

É isso, sem os pistões cabeçudos, até fica bom(volante pesado do motor garante o torque), mas o motor não tem um bom aproveitamento do combustível, e de mais a mais, o que muda do 2.0 para o 2.2 é somente o tamanho das bielas e o curso do virabrequim, pois os pistões são do mesmo diâmetro e distância entre pino e topo.

A polia graduada apesar de opcional, garante uma cavalaria mais "cedo", e a listinha citada é para um motor já rodando em bom estado, se não for trocar os pistões de gasolina para o álcool, até da para rodar mas fica apenas com um pouco mais de potência que se rodasse no gas natural devido a falta de compressão mínima para queimar álcool bem.

Eis uma pequena comparação dos pistões álcool e gasolina:


É isso por enquanto, na medida que evoluir a "minha" conversão adicionarei mais fotos Wink

Atualmente estou reparando o câmbio, mas já chego lá....

_________________


Editado pela última vez por feiovelhoepobre em Seg Mai 26, 2008 2:10 am, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Sáb Mai 10, 2008 2:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

Cambio pronto, retomarei a montagem do motor...
_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Seg Mai 26, 2008 2:01 am    Assunto: motor montado Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

Só falta desmontar o cabeçote e revisar se há folgas nas guias de valvulas e trocar os retentores, me enrolei com outras coisas esse dias + olha que beleza ficou Very Happy


_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 1:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Fiquei bastante interessado no seu trabalho pois também tenho uma S10 2.2 (LM3). Ele está equipada com kit GNV (completo) mas não rende o que deveria. A tecnologia, mesmo com os limites do motor, é boa e comprovada mas os pseudo instaladores e a área comercial de alguns faricantes (Tury), são uma desgraça !!!!

Mas como estou muito enrolado no trabalho, nem tenho tido tempo de comentar nada ...

Go ahead !!!

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (Fabio R tem razão : tá dificil de encaixar no orçamento)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2008 8:16 pm    Assunto: Carro montado Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

Ja montei o carro, agora está dando falta de combustível o motor, ele quer beber mais alcool!
Mas o biquinho original só alimenta até 4mil rpm e vai legal até 2.5k rpm, precisa de mais vazão, saudades e só trocar gicleur... Rolling Eyes

Preciso instalar o bico branco do monza a alcool e o gerenciador de tempo de injeção da planatc (aquele que vc seleciona de 0 a 40%+ de tempo de injeção), talvez nem precise de gerenciador se aumentar a pressão de combustível em meio bar com o bico branco, enfim vou instalar o bico primeiro, só o bico custa em média R$150, e o carro ja me levou um bocado de papel moeda Laughing

Tambem troquei a bomba de oleo por uma zero, e ainda aumentei a pressão dela, pois o motor agora tem mais compressão(12:1), de mais a mais, quando a S10 estiver acertada, vou fazer um video nela na BR de 0 a corte hihi Twisted Evil

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2008 10:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Dê uma olhada no link : http://www.blower.com.br/Cmi/Pagina.aspx?59

Copiando um trecho :

"Como o consumo de álcool (com o blower) se mostrou bem maior que antes, com gasolina, César Simões instalou uma caixa eletrônica HIS, um controlador de pulso de um bico injetor extra."

Pode ser que te inspire uma solução.

Estou sériamente considerando passar a minha para alcool e instalar um compressor mecanico Lysholm. Esse compressor com 0,4 bar (que não é nada) te coloca 50 % mais de potência e torque, apartir da baixa rotação (+/- 1300 rpm). Só para melhorar as ultrapassagens ...

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (Fabio R tem razão : tá dificil de encaixar no orçamento)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Ter Jun 10, 2008 3:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

Conheço o pessoal da blower company, se for usar supercharger, mantenha os pistões a gasolina, e não espere muita performance se nao instalar um his+ outro bico auxiliar, um abraço.

alexm escreveu:
Dê uma olhada no link : http://www.blower.com.br/Cmi/Pagina.aspx?59

Copiando um trecho :

"Como o consumo de álcool (com o blower) se mostrou bem maior que antes, com gasolina, César Simões instalou uma caixa eletrônica HIS, um controlador de pulso de um bico injetor extra."

Pode ser que te inspire uma solução.

Estou sériamente considerando passar a minha para alcool e instalar um compressor mecanico Lysholm. Esse compressor com 0,4 bar (que não é nada) te coloca 50 % mais de potência e torque, apartir da baixa rotação (+/- 1300 rpm). Só para melhorar as ultrapassagens ...

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (Fabio R tem razão : tá dificil de encaixar no orçamento)

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Qui Jun 12, 2008 7:26 pm    Assunto: Bico Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

Hoje a tarde coloquei o bico branco do monza a álcool, o carro ja deu outra pegada, vou avaliar a necessidade do aparelho que aumenta o tempo de injeção, Smile
_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Sáb Jun 14, 2008 6:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Vc vai ter de trcar as velas, não ?

Talvez também seja uma boa trocar os cabos de ignição pelos da Finaparts : http://www.finaparts.com.br/filme.html.

Vc já fechou um orçamento provisório da transformação, até agora ?

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (Fabio R tem razão : tá dificil de encaixar no orçamento)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Sáb Jun 14, 2008 11:29 pm    Assunto: hmm Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

Aqui perto de casa o litro do alcool está R$0.99, o kit de pistões+aneis álcool do monzão metalleve 0,50 foi 400 pila, o bicão branco do monzão álcoolfoi 140, as velas estou usando as do monzão tmb as BP7ES11, mas ainda não peguei o modulo e nem a polia graduada por falta temporaria de verba, o motor está subindo de giro igual um foguete até os 5mil rpm puxando o carro, mas quero que ele suba ate o corte de giro no mesmo ritmo e nao fiquei bobeando a partir dos 4k rpm, acredito que ainda falta alcool para alimentar a sede desse motor, pretendo ter um carro econômico(combustível barato) e rápido, agora só preciso do módulo para enriquecer um pouco mais a mistura e a polia graduada para alterar a curva de torque e potência do motor, a partir daí vou fazer um videozinho da danada acelerando forte na estrada, mas mesmo do jeito que esta puxa muito o motor, igual um carro de passeio e só me lembro que é uma pick up na hora das curvas e de frear mesmo porque é osso parar esse carro quando eles esta na casa dos 3 digitos Laughing

Em breve novidades, queria eu só ter essa fonte de despesa... Rolling Eyes

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2008 11:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Feiovelhoepodre, e em relação a junta do cabeçote? Pergunto porque com o aumento da taxa de compressão vai ser gerado mais calor e por sua vez a junta do cabeçote pode vir a queimar com facilidade. Qual o valor da taxa de compressão após a modificação?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adalberto
MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2008 11:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7402
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Pessoal não esqueçam que estamos em ano de eleição. Se querem performance vão em frente mas se querem economia de combustivel barato é aconselhavel esperar pois depois de eleição a unica coisa que não sobe é orgão genital de velho.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2008 8:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

A junta de cabeçote por ter 2, usei a original mesmo, deveria ter colocado a de aço da s10 2.4, mas não vai queimar, pois retirei a valvula termostática, a compressão está entre 12.1 e 12.5.


adalberto escreveu:
Pessoal não esqueçam que estamos em ano de eleição. Se querem performance vão em frente mas se querem economia de combustivel barato é aconselhavel esperar pois depois de eleição a unica coisa que não sobe é orgão genital de velho.


Boa essa da genitalia de senhor de idade hahaha

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
feiovelhoepobre
MensagemEnviada: Sáb Jun 21, 2008 10:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 28 de Abril de 2008
Mensagens: 93
Localização: SP/SP/ZL

Módulo instalado, agora tenho o controle de aumento do tempo de injeção para até 40% em 16 posições, o motor está girando até 5500rpm em carga e a partir desse ponto o comando de valvulas amarra, vou considerar a instalação da polia graduada como ultima tentativa antes da troca de perfil do comando de valvulas por um mais esportivo, o carro até está rápido, mas ainda tem muito mais caldo p/ tirar Cool
_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Qua Jul 30, 2008 12:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Estou bastante enrolado no trabalho mas continuo acompanhamdo a "saga da transformação da S10". Pedi ao meu mecanico para fazer um orçamento contemplando parcialmente a transformação :

1 kit de pistões e anéis do monza 2.0 a álcool
1 kit de partida a frio.
1 bico do monza EFI
1 bomba de oleo
1 miolo de bomba de combustível
1 kit de juntas de motor
1 jogo de velas
1 jogo de cabos Finaparts

Estou animado com seu relato e só estou esperando vc finalizar a transformação para começar a da minha picape.

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (Fabio R tem razão : tá dificil de encaixar no orçamento)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB