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 Manutenção diferencial « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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tecnica
MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2004 10:39 pm    Assunto: Manutenção diferencial Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Senhores,

Na semana retrasada, fui até a boca, a garagem do Jacques, para fazer a manutenção do diferencial e pivôs.

Mais do que uma ajuda, o Jacques e o seu irmão, Marcelo, me deram uma verdadeira aula sobre os diferenciais Braseixos, mostrando o quão importante é sua manutenção.

Acontece que o diferencial das A/C/D20 (e os modelos mais antigos tambem), são do tipo semi-flutuante. É uma característica dos Braseixos.
Vou tentar descrever, enquanto não consigo uma figura para ilustrar

O semi-eixo traseiro (junto com o cubo de roda), trabalha apoiado em um rolamento (perto do cubo). Na outra ponta, dentro da caixa de satélites, uma trava impede que o semi-eixo saia para fora. O que segura a trava em seu lugar é a própria engrenagem planetária, que possue um rebaixo onde a trava se acomoda.

Bastaria um pouco de jogo do semi-eixo para essa trava sair do lugar. Entretanto, o pino das engrenagens satélites firma o conjunto, impedindo o movimento axial do semi-eixo. Por fim, um parafuso trava o pino das satelites, prendendo-o à caixa.

É aí que a coisa começa a complicar.

Se o diferencial não receber manutenção adequada (isto é, a troca periodica do óleo, e a verificação do bom estado do pino das satélites e seu parafuso-trava), a própria engrenagem satélite comeca a comer o pino, fazendo-o ficar mais fino. O pino passa a ter um jogo lateral, e, com isso, o semi-eixo ganha o jogo axial, até que, num esforço mais extremo, sua trava sai do lugar, travando as satélites, ou deixando o semi-eixo escapar ( com a queda da roda).

Como deve ser, então, a manutenção ?

Em primeiro lugar, tirar a tampa do diferencial, e esgotar o óleo.
O interessante é lavar o interior do diferencial com óleo diesel.

Solta-se o parafuso-trava do pino das satélites. Num diferencial bem rodado, há grandes chances desse parafuso estar quebrado ( como no meu caso). Se estiver quebrado, o desgaste do pino é mais rápido.

Com uma punção, retira-se o pino das satélites, para verificar o seu desgaste.

Caso esteja em ordem, monta-se novamente o pino, e coloca-se um novo parafuso trava. Fechar a tampa do diferencial com cola vermelha ou junta nova (dependendo do modelo), e coloca-se óleo novo.

No meu caso, por causa do parafuso-trava quebrado, o Marcelo radicalizou: baixou (sozinho) o eixo traseiro. Sacar o parafuso-trava do lugar foi uma novela que durou praticamente um dia. Por fim, com o parafuso-trava retirado e o pino das satélites, desmontamos o eixo completamente, para lavar os semi-eixos, rolamentos, satelites e cj coroa e pinhão.

Tudo lavado e montado, colocamos o eixo de volta. A finalização foi a montagem das panelas de freio, regulagem das sapatas, sangria, etc.

Uma epopéia de 2 dias.

Com os diferenciais Dana já não acontecem esse problema: nos Dana, os cubos das rodas são presos nos rolamentos nas mangas de eixo. Os semi-eixos são presos pelo cubo (e não pelas satélites), dispensando a trava interna. Esse modelo é chamado de flutuante, justamente por não se apoiar em qq rolamento.


Moral da história: picapeiros GM, cuidem bem de seus diferenciais Braseixos, principalmente os mais rodados, para não ter rodas pulando fora por aí ou ter seus diferencias travados por uma trava solta.

Abraços,

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Alexandre Piza
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2004 12:19 am    Assunto: Lembrando Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Lembrando que as diferenciais do tipo tração positiva usam óleos especiais:

Texaco Multigear LS 85W140 (novo)
Texaco TL 3450 SAE 90 (tradicional)


Alexandre, para obter as ilustrações, aproveite do catalogo de peças GM, vc pode imprimir e depois scanear.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Eduvelo
MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2004 5:25 pm    Assunto: Responder com Citação



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Ale , só retificando ... os Dana não travam na satélite , tudo bem , travam na bucha de rolamento , mas não que necessariamente sejam flutuantes , a grande maioria é semi-flutuante igual da Braseixos , só muda a trava ...
A Manutenção segue do mesmo jeito , abertura , lavar com diesel , etc...
Como esse não é um serviço que precisa ser feito tão rigorosamente , mas precisa ser feito , passo pra galera jipeira o seguinte :
- toda vez que for mexer nos freios traseiros (caso da maioria picapeiros) e nos dianteiros (4x4) , retirar semi-eixo para inspeção e troca de graxa dos rolamentos (que é outra causa de quebra de pta de eixo), abertura de diferencial para limpeza e troca de óleo , afinal de contas o pior é desmontar freios , feito isso são 4 , 6 ou 8 parafusos retirados (dep. do modelo) pra sacar semi-eixo ...

[]s com semi-eixos revisados e graxa trocada a pouco tempo ...

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Eduvelo S. Andre SP
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tecnica
MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2004 7:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Oi pessoal,

Valeu a dica Edu,

Acabei não citando quilometragens, mas seria mais ou menos o seguinte:

Troca do óleo do diferencial a cada 30.000km, ou a cada travessia de alagados (cor de cafe-com-leite).

Verificação dos pinos a cada 50.000km, ou na manutenção dos freios.

No meu caso, a cor do óleo estava cafe-com-leite (e aquele cheirinho!!!!), sinal de contato com a água. O respiro da D20 é baixo, fica apenas 1 palmo acima do diferencial, quero puxar ele mais para cima, apesar de ter a valvula, entrou água.

Ah, nos Braseixos não vai graxa no rolamento, ele é lubrificado com o proprio óleo do diferencial, não sei como é nos Dana.

Abraços

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Alexandre Piza
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Editado pela última vez por tecnica em Sex Abr 09, 2004 11:58 am, num total de 1 vez
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Abr 09, 2004 5:51 am    Assunto: Diferenciais e Pivos Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá Pessoal

O que Edu citou, soltar alguns parafusos para sacar o semi eixo, é do tipo flutuante, onde o semi eixo só tem a função de tracionar as rodas, o peso cai sobre o cubo, o semi flutuante o peso cai sobre o semi eixo e por sua vez em rolamentos.

A troca de óleo pelo manual da GB = aos 15000 e aos 45000 e a cada 30000 km

Manual da Bonanza cada 20000 km.

No caso dos pivos, nem sempre a verificação de folga consegue diagnosticar o estado dos pivos, ele pode não estar com folga, mas com deslizamento comprometido, ocorreu com Bonanza e GB, quando as rodas não obedecem o comando da direção, isto tem ocorrido a uns 70.000 km (Pivos Nakata)


Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Hélio Spadari
MensagemEnviada: Sex Abr 09, 2004 7:11 pm    Assunto: Responder com Citação



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Alê, quanto ficou a brincadeira? E qual o end. deles, vou levar as Veranosas p/ ele dar uma olhada!
Abs!

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tecnica
MensagemEnviada: Sáb Abr 10, 2004 11:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Localização: São Paulo

Hélio,

Os pivos superiores ficaram em R$62,00 cada e os inferiores em R$65,00 cada, comprados na Accioly.

Abraços,

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Alexandre Piza
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Abr 12, 2004 7:42 am    Assunto: Responder com Citação



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A nossa também estava com o pino trava quebrado e por sorte foi apenas uma tarde para retirar ele mas deu um trabalhao, até o mecanico já tava maluco querendo desistir.
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Eduvelo
MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2004 3:12 pm    Assunto: Re: Diferenciais e Pivos Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Kiko escreveu:
Olá Pessoal
O que Edu citou, soltar alguns parafusos para sacar o semi eixo, é do tipo flutuante, onde o semi eixo só tem a função de tracionar as rodas, o peso cai sobre o cubo, o semi flutuante o peso cai sobre o semi eixo e por sua vez em rolamentos.
Abraços


Kiko , tudo bem ?
O eixo que comentei é semi-flutuante mesmo , são os parafusos que seguram a capa do rolamemo .
Segue uma ilustração , tenho fotos , mas não sei como postar .
Na ponta do semi eixo , tem o anel trava , que é colocado sob pressão em seguida vem o rolamento , depois a capa (que tem os parafusos) e a flange com os parafusos que prendem a roda .
------o0)}

O anel trava evita que o rolamento se mexa e a capa evita que o eixo saia , se o anel trava perder efeito o eixo sai ficando rolamento e anel dentro da cx , se o rolamento ficar sem graxa aquece muito e enfraquece o eixo que rompe ...
é bem simples tirar os semi eixos , basta tirar os parafusos da capa , cabo freio de mão e conexões de freio ...

[]s...

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Eduvelo S. Andre SP
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marco aurelio
MensagemEnviada: Dom Fev 19, 2006 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 11 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 36

E ai galera das picapes achei interessante a discução, minha chev brasil tem uma folga no diferencial, o mecanico pegou a roda e balaçou para cima e pata baixo mostrando a folga, ja vazou a grxa do retentor , ele disse que tinha que desmontar para ver o que tinha que ser arrumado, como ela roda pouco e to com pouca grana deixei sem arrumar.mas eu gostaria de saber como arrumar para não deixa-los a vontade. Os mecanicos gostam de simplificar para desmontar depois inventam um monte de defeitos. Vu contar uma historia sobre esse mecanico: Comprei a picape mas ela não tava legal, motor funcionado irregular sem freio , embreagem e pulando muito. levei a esse mecanico ele fez a lista ,tampa do distribuidor oleo de freio, lonas traseiras graxa, guarda-pó um plato de embreagem e um disco. Quando voltei com as peças mais tarde ele falou não precisa os guarda pó, vazou foi a graxa do retentor e mostrou a folga, seu plato já era. pensei to ferrado, entrei na camionete fui embora, mas ficou martelando o problema do plato, um sabado arranquei a caixa de amrchas e tirei plato, levei a um especialista veio o veredito seu olato tá otimo, o disco ta meia vida ,roda muito. .Fui a casa de um senhor que tem uma picape igual e quando ele abriu o capo descobri o que tava errado, faltava uma haste que chama liame, custou 10 reais montei tudo, a embreagem ta nova.
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Fev 20, 2006 1:04 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Marco,

primeiro troque de mecânico, e procure um confiável. No caso, acho que só desmontando mesmo pra saber. Infelizmente, vai ter que confiar em algum meca.

[]'s

Thales

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Luciano
MensagemEnviada: Ter Fev 21, 2006 1:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Agosto de 2004
Mensagens: 17
Localização: Dourados MS

Saudações!!!!
O meu tava assim: O pino das satelites fundiu, tava rodando junto com as engrenagens. Isso ocorreu devido a falta de óleo (antigo dono). Teve que ser cortado na solda pq ele num saia de jeito nenhum. Troquei a caixa de satélites e sempre tá com óleo em dia agora.

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adalberto
MensagemEnviada: Qua Fev 22, 2006 11:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Politicos, mecanicos e funileiros honestos são mais dificeis que água no deserto.
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Luciano
MensagemEnviada: Dom Fev 26, 2006 11:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 29 de Agosto de 2004
Mensagens: 17
Localização: Dourados MS

Estou fazendo quase 90% da manutenção da picape por minhas mãos e quando preciso de ajuda meu primo me dá uma mão, e vice versa.
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mar 14, 2006 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Todo semi-eixo tem folga axial??

Quando estourou o pneu da Veraneio e fomos trocar, fui verificar o o semi-eixo traseiro. Ao puxar e empurar deu para sentir uma certa folga. Coisa pouca (5mm) de cada lado.

É isso mesmo?

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Abraços
Eduardo
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