Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Valvula de Compensação (LDA) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Mar 26, 2004 10:24 pm    Assunto: Valvula de Compensação (LDA) Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Ola pessoal

Primeiramente gostaria de dar os parabens pelo site (picapesGM), embora tenha me cadastrado recentemente, ja faz muito tempo que visito o mesmo, alem deste excelente forum, que sem duvida alguma traz uma serie de dicas de suma importancia para nos proprietarios de D20 (inclua todos os utilitarios da GM).

Queria ressaltar tambem a grande admiração que tenho pelo Sr Kiko, por seu vasto conhecimento, didatica e coerencia (a materia do Intercooler ficou incrivel!!!), alem da paciencia que possui para responder sempre as perguntas de todos.

Minha D20 (cabine simples 95/95) esta com propulsor Maxion S4 com Turbo adaptado (um garrett TB41, salvo engano), o motor esta com +- 20Mil KM, pois fizemos o recondicionamento completo, inclusive bomba injetora/bicos injetores e turbo compressor novo. A picape não anda, ou seja, não tem arrancada (saida) nenhuma, a sensação eh quase pior do que estar saindo com um carro 1.0 lotado. Mas com velocidade acima de 60Km/h ela melhora um pouco e em viagens andando a 100km/h ou 110km/h ela mantem muito bem e não requer quase nenhuma redução de marchas em subidas.

Minha duvida eh a seguinte

Estou pretendendo colocar a valvula compensadora (LDA) na bomba injetora e queria saber se eh possivel de ser colocada, uma vez que conversei com dois "bombistas", um me falou que nao ficaria bom devido a dificuldade para ajusta-la, o outro falou que eh possivel sim coloca-la e garantiu que o resultado fica otimo (disse que ja fez esse tipo de serviço em algumas D20).

Pergunto

Realmente valeria a pena eu fazer essa adaptação...
A falta de arrancada (saida) deve-se ao fato de o turbo ter seu diametro muito grande (acho que eh .60 a camara fria)...
Caso substitua o turbo por um menor e colocar a "LDA" o desempenho da picape ficara (quanto) melhor...

Desde ja um grande abraço a todos e me desculpem pelo tamanho da pergunta.

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sex Mar 26, 2004 11:39 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:45 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sex Mar 26, 2004 11:55 pm    Assunto: pois eh... Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Esta picape compramos ja turbinada, mas quando recondicionamos, o turbo foi substituido por outro igual ao que estava, ou seja comprei um garrett tb41 okm. Apesar de conversar muito com o vendedor, ele mesmo sugeriu que utilizasse o mesmo modelo. Se isso tivesse ocorrido recentemente, jamais colocaria essa TB, mas como na epoca não frequentava este forum o não tinha total conhecimento no sistema de turbo da linha S4T e S4T-Plus, acabei fazendo essa "besteira", eh por isso, senhores, que temos que procurar ter o maximo de conhecimento nesses motores para não ser "ludibriado e/ou logrado" por balconistas de lojas de peças!!!

Vejam vcs que terei que fazer um novo investimento em turbo devido a este fato...

Rodrigo
Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2004 2:08 am    Assunto: Motor, Bomba e Turbinas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

No momento não tenho especificação das turbinas, mas o correto é colocar Turbos com as mesmas caracteristicas das originais S4T ou S4T-plus.
Vc tem possibilidade de fazer a troca em oficinas autorizadas que fazem manutenção das turbinas, por um novo ou por um remanufaturado, em Mogi das Cruzes tem a DLC - 11-4727-6699 - Dário/Luís

A valvula LDA, tem a função de diminuir o debito da bomba em baixas rotações quando a turbina ainda não está carregando, evitando assim a emissão de fumaça e na medida que vai subindo a pressão vai aumentando o debito proporcionalmente, fazendo a super alimentação de combustivel que na verdade é o debito pleno (Maximo), portanto na verdade a função desta valvula é diminuir fumaça em baixas rotações.
Se não tiver a LDA, seria um pouco mais de fumaça nas saidas, que enquanto não tiver a inspeção veicular.....
Então eu acho melhor, é vc trocar a turbina por um de baixa inercia, que o resultado será melhor que a instalação de LDA.

Uma outra coisa, tem muitas oficinas que instalam a turbina, mas não fazem a regulagem de bomba, ou seja não aumentam a quantidade de combustível para compensar maior quantidade de oxigenio, em 2 picapes q comprei com turbo adaptado as bombas estavam lacradas originais, foi só mandar ajustar que turbo começou a funcionar devidamente.

Nota: o S4 é um motor esperto até aspirado, como conta nosso amigo João Eduardo, em comparação com F-1000 MWM 229T

Vc tem manometro na sua D-20, este instrumento é essencial para ver o rendimento da turbina.
Ela tem que começar a encher a 1000 ~ 1200 RPM, chegar a uns 0,5 em 1600 e atingir uns 0,8 em 2200 ~ 2300 e maximo de 1,0

Lembrando: Temos muitos membros na região de Campinas, que tal vcs organizarem um encontro/passeio nesta região, se for possível nos participaremos jts.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cezar Sato
MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2004 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Possuo uma Veraneio S4T com LDA, estou providenciando a instalação no meu Q20B da D-20. Experimentei isolar propositalmente o tubo que leva pressão do coletor de admissão ao LDA e o resultado foi que a Veraneio ficou amarrada, portanto concluo a viabilidade de instalação desta peça, tanto que estou procurando uma.
Fiz a mesma burrada de instalar um TB na D-20, não tinha conhecimento técnico na época, assim que chegar o LDA vou trocar a turbina por uma Garret APL240, acredito que vai andar bem.
A instalação do LDA (segundo meu bombista) só é possivel em bombas Bosch e VE, nas CAV não serve. A bomba VE era desconhecida para mim, pois sempre achei que fosse CAV, são muito parecidas.
Porém o ideal seria instalar uma bomba original do S4T, algo em torno de R$1500,00 usado.

Cezar

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Mar 27, 2004 4:28 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:45 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2004 6:11 am    Assunto: Turbinas Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

De qualquer forma, a instalação de uma turbina de modelo diferente, requer algumas adaptações no coletor e escapamento.
Deve acontecer o mesmo com turbo para trator, que na sua maioria tem o escape voltada para cima.

Cezar, o S4 não tem LDA, e o exemplo citado por mim é de uma Bonanza S4.
Evidente que se isolar a LDA motor não desenvolve, pois vc está mantendo o débito em mínimo, o que não acontece nas bombas sem LDA, que o debíto é regulado no maximo, para rotações de cruzeiro por isto, solta um pouco mais fumaça.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2004 2:21 pm    Assunto: bomba, turbo, manometro Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Ola pessoal

Não tenho manometro de pressão do turbo, portanto não sei qual eh a atual pressão de trabalho do turbo. Realmente, Kiko, vejo a falta que faz este instrumento. Pretendia colocar um do tipo original (93203173), mas ao fazer a cotação de preço verifiquei que seria inviavel devido ao alto custo (cerca de R$265.00, e o vendedor ainda teve a petulancia de falar que tava dando 60% de desconto, pois o valor eh R$ 660.00, não sei porque as revendas elevam tanto o preço assim). Agora optei por um manometro da Cronomac e essa semana mesmo vou ver se adquiro e vou aproveitar e adquirir tambem um tacometro (ja que não possui tambem). Vou comprar diretamente na fabrica, pois ela fica aqui na cidade vizinha (Valinhos-SP). Quanto ao custo R$ 60,00 manometro e R$135,00 contagiros.

Sobre a regulagem da bomba, a certeza eh que a mesma esta bem fechada, pois não emite fumça preta em nenhuma faixa de rotação, alias a fumaça que sai eh "limpa"(praticamente incolor) . Sente-se tambem a falta de injeção pelo curso do pedal do acelerador, pois estando com o mesmo pela metade e quando pisar ate o fim constata-se pouca diferença, pela insuficiencia de combustivel.

Esta semana mesmo vou instalar o manometro e depois vou ate o bombista para fazer os ajustes.

E posteriormente vou substituir o Turbo (aguardando dicas, tinha em mente o modelo APL240 que o Cezar citou, mas em relação ao T31 ou APL666(este com WG) que sairam (originais) nos modelos turbo de fabrica. Qual ficaria melhor... Nosso amigo Daniel tambem citou o modelo TA, este eu nao conheço). Pergunta:Eh possivel regular para atingir ate 1,1 ou talvez 1,2 bar, sei das limitações do motor, mas apenas p/ emergencias. Pode-se tambem controlar no "pe", mesmo porque e preferivel ter a potencia do que não dispo-la.

Caros amigos, fico imensamente agradecido pelas dicas passadas, elas foram fundamentais para sanar as duvidas que eu tinha.

A ideia de realizar um passeio/encontro aqui na região campineira eh interessante, vamos verificar isso num futuro breve.

Abraços...
Rodrigo

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2004 2:40 pm    Assunto: Bomba VE Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Ola Cezar

Eu tambem nunca vi e nem tinha ouvido falar nessa marca de bomba (VE), ainda mais em perkins (todos que tivemos usava CAV).

Na linha maxion acredito que so sairam com bomba Bosch.

A respeito da substituição da bomba (pelo modelo do S4T) não teria que substituir os bicos injetores tambem... Pois a taxa de pressão eh diferente. Outra coisa, se for substituir acho que eh mais interessante colocar logo a do modelo Plus, ma$ no fim das conta$$$.

O bombista me falou que o custo aproximado da LDA fica entre 600,00 a 700,00 reais.
Vou primeiro fazer a regulagem como o Kiko sugeriu e deixar a LDA para depois.

Vejo tambem que o "problema" que temos eh quase em comum (D20 com pouca agilidade). Portanto, qualquer novidade, nao esqueça de passar para nos.

Abraços
Rodrigo

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2004 3:31 pm    Assunto: Turbos Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo

Para fazer todas estas modificações, já tentou fazer a soma?
Lembre-se que a International está vendendo motor S4T-plus a uns R$ 10.000,00 (veja no site deles). é nunca será um S4T, muito menos S4T-plus.

Lembre se que o motor S4T-plus, tem algumas modificações, tais com resfriador de cabeça de pistão, resfriador de óleo.
no carro embreagem é maior, cambio é ZF, e diferencialç tem relação diferente.
A pressão dos bicos é 240 BAR no S4T-plus.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2004 3:47 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:44 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2004 3:54 pm    Assunto: Conta giros Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo

Os contagiros eletronicos, tem que ver direito a marca e modelo do alternador, para vir o modelo correto.
Compros meus manometros na Turotest.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2004 4:13 pm    Assunto: Bomba VE Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Daniel

Gostaria de saber quem é fabricante destas bombas, motor diesel VW onde eram utilizadas equipam que carro?

Hoje tem tambem bombas da Denso (Nippon Denso - Um grupo do tamanho da Bosch), junto com motores japoneses.
Tanto como turbina da Mitsubishi, utilizadas pela MWM.


Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2004 5:10 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:44 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cezar Sato
MensagemEnviada: Dom Mar 28, 2004 10:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá pessoal, fiquei intrigado com a dúvida sobre as bombas VE, e fui literalmente verificar no motor qual era a configuração no Perkins Q-20B.
Eu havia citado erroneamente a VE como marca fabricante, mas deparei-me como sendo Fabricante a Robert Bosch do Brasil e o modelo VE 4/11F11400R (39-1). Portanto a VE é apenas um modelo fabricado pela Bosch, e não uma marca independente, desculpe-me pela falha de informação, mas era uma dúvida que tinha até o momento e que espero ficar esclarecida.
Por outro lado agora fica a dúvida quanto a bomba CAV, ela equipou os modelos da série 20 ou apenas a 10?

Com relação ao LDA já tenho firme a intenção de instalar, apenas estou aguardando que meu bombista consiga uma usada ao preço estimado de R$700,00. Quanto a turbina vou trocar meu TB (não pulsativo) por um pulsativo APL240, recomendado por 3 entre os 4 bombistas que consultei.
Espero resultados positivos, apesar de vai faltar uma quinta marcha mais longa, pois a minha usa caixa Clark. Não mudarei diferencial pois teria que usar a primeira marcha para arrancar, uma péssima idéia!

Abraços

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB