|
Computador de bordo na D20 |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
tecnica |
Enviada: Qua Abr 29, 2009 11:37 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
|
Daniel Martinelli escreveu: |
Olá.
Esses sistemas de injeção são aqueles que usam uma polia graduada e um sensor para controlar o tempo de injeção e tudo mais, em substituição da sonda lamba e sensor de ar? |
Daniel,
Essas injeções programaveis podem trabalhar com varias configurações: com roda fonica e sensor de rotação (sem distribuidor) ou obtendo sinal de rotação direto da bobina, com distribuidor.
Qto a sonda lambda e sensor de ar, existem 2 modos que essas injeções podem trabalhar:
Alpha-N, é um modo mais simples e menos otimizado, também chamado de TPS+RPM, onde as duas variaveis obtidas são a posição do acelerador, e a rotação do motor. Essas informações são confrontadas com um mapa (programavel) e a central calcula o tempo de injeção. Aqui, não há sensor de ar
A mais eficiente é a velocidade-densidade, onde a velocidade do ar é obtida pela medição da depressão do coletor (MAP) ou sensor de fluxo (MAF), e a densidade é calculada a partir da temperatura do ar. Para esclarecer, aqui, densidade seria a qtde de O2. Qto mais quente o ar, existem menos moleculas de todos os gases num determinado volume, em comparacao com o mesmo volume em uma temperatura menor.
A sonda lamba pode ser usada em ambos os modos, e é um sensor de retroalimentação: ela mede o teor de oxigenio resultante da combustão, e usa essa informação para ajustar o tempo de injeção.
O ideal é sempre usar o modo velocidade-densidade, por sua eficiencia de calculo. Utilizar os demais recursos, como sonda lambda, tb ajuda a obter o melhor desempenho por combustivel injetado.
Independente dos recursos utilizados, mais ou menos sensores, ou alpha-N x velocidade-densidade, pois cada caso é um caso, uma coisa, com certeza, na minha opinião: carbura já era. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
|
Voltar ao Topo |
|
|
Fastback |
Enviada: Qua Abr 29, 2009 11:13 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009 Mensagens: 179 Localização: Cuiabá
|
PauloRS escreveu: |
Fastback,
Eu gostaria de ver fotos da sua instalação.
Abs |
Paulo, apesar da demora, ai vai:
Abracos! _________________ Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais
Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa) |
|
Voltar ao Topo |
|
|
|
|
|
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 3 de 3 Ir à página Anterior 1, 2, 3 |
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você não pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|