Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Computador de bordo na D20 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
LeonanFL
MensagemEnviada: Seg Jun 30, 2008 10:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Olá Igor!

Inclusive no Astra Clube, Corsa Clube, etc; eles ensinam a captar esses sinais direto da IE.
Para as picapes, nao seria dificil fazer algo para temperatura em alguns pontos, rotação, velocidade, travas de portas acionadas...

Abraços

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Jun 30, 2008 11:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Leonan,

O computador de bordo simples a ponto de não justificar sua ausência em modelos médios ou superiores.
Imagina o que é para um fabricante de eletrônicos fazer um equipamento que capta alguns poucos sinais e faz algumas contas de multiplicar e dividir.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
LeonanFL
MensagemEnviada: Seg Jun 30, 2008 12:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Igor

Sairia a preço de banana pra eles, mas como sempre ficamos preso às vontades deles....


Mas digam ai, quais informaçoes seriam interessantes para o computador de bordo?
Tenho um amigo que tem uma empresa fabricante de Scanner para oficinas, seria bem facil pra ele fazer algo do tipo.

Abraços

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Jun 30, 2008 12:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Leonan,

O do meu ex-Tempra Turbo tinha:
Consumo Instantâneo (Litros por hora com o carro parado, e km/l com o carro em movimento)
Consumo Médio
Velocidade média
Distância Percorrida
Tempo
Litros de combustível consumidos
Temperatura externa
Autonomia estimada (em km), com alarme para baixa autonomia
Relógio, com hora, dia, mês e ano

Além disso seria interessante:
Alarme de velocidade
Temperatura interna (a externa acho dispensável)
Temperatura da água do motor (apesar de ser redundante, poderia facilmente adicionar um alarme)
Temperatura / pressão do óleo. Precisaria de sensores extras na maior parte dos carros.
Alarme para alertar revisão/troca de óleo (baseado na km)
Voltímetro (A Blazer tem voltímetro, mas é tão fácil pegar o sinal da própria alimentação do CB, que não justifica não ter). Um alarme para tensão alta/baixa seria interessante.
Bússola eletrônica (eu dispenso, meu carro já tem, mas fica a idéia)
Pressão dos pneus (quem sabe em uma versão de topo, pois precisa de sensores nas quatro rodas)

O Scanner da GM lê todos estes sinais pela porta da IE da Blazer. Velocidade, rotação do motor, temperatura da água, etc.

Teu amigo fabrica Scanners, ele tem algum modelo mais simples, que leia somente um carro por exemplo? Mesmo que precise de um notebook. Se tivesse um que lêsse ABS, Airbag, IE da Blazer V6 seria muito útil. Quem sabe a gente pode abrir um novo tópico?

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 5:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá a todos,

Achei algo interessante para quem possui veículos com injeção padrão OBD2. É um computador de bordo que liga direto na porta do scanner. Respondi em outro tópico:

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?p=51387#51387

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fastback
MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 12:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Olá pessoal,

Sem querer "cortar" o papo de voces mas, já o fazendo, o TID num motor a diesel como é o caso das D20 e da D10 (meu caso, por exemplo) é totalmente dispensável. Mesmo porque, boa parte de suas funçoes (dependendo do TID) só funcionam interligadas à central da injecao eletronica, que muitos chamam de "centralina" ou ECU.

Porém... Também existem outras funçoes para o TID, como voces mesmos citaram: relogio, calendário, temperatura externa e, em alguns casos, display remoto do rádio no caso de alguns rádios GM sem display.

Eu mesmo aproveitei o espaço vago deixado pelo cinzeiro danificado da minha D10 para por o TID do Corsa (antigo) que eu tinha sobrando em casa.
Das funçoes dele, aproveitei as básicas (relógio e calendário) e a temperatura externa, já que o cara que me vendeu foi muito legal e me deu o sensor de temperatura externo (também do Corsa) e o chicote completo. Cool
Pros puristas, pode parecer um sacrilégio, concordo. Mas... Pra quem acha que aquele painel imenso que só tem a iluminaçao dos instrumentos falta alguma coisa, é uma boa pedida.
O meu ainda está em fase de "instalacao" pois só fiz a fixaçao e a instalacao eletrica. Funciona mas precisa de um acabamento para esconder os parafusos.
Se quiserem, posto fotos dele ligado depois.

Abracao!!

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 3:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Eletrônica não é o meu forte, mas a Central processa os dados e reajusta os diversos sistemas, conforme a situação. Logo, é um processo passivo - de leitura, e outro ativo - de reajuste. Nada impede, a meu ver, que se instale uma centralina e sensores em qualquer veículo, que apenas leia as informações dos sensores e as transmita a uma tela.
Somente estranho que alguns fabricantes de computadores de bordo salientem que as leituras de consumo, servem apenas para gasolina e álcool, e não para diesel. Será por causa da densidade dos líquidos ?

Outra curiosidade é que não fazem mais referência à linha de retorno de combustível, como se não houvesse. Nos computadores antigos, essa linha de retorno era obstruída, pois, ao contrário, davam falsa leitura de consumo.

Fastback,

Eu gostaria de ver fotos da sua instalação.

Abs

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fastback
MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 9:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Paulo, realmente é possível usar uma central apenas para o "monitoramento" do funcionamento do motor e enviar tudo à uma tela.
O que "emperra" a coisa é o software envolvido nisso. Pois, o processo de funcionamento desses sensores e atuadores é na base de pulsos ou voltagens...
Há algum tempo atrás ví o pessoal do Corsa Clube estudando formas e programações para o TID do Corsa (o mesmo que tenho) ter mais funcionalidades. Ou seja, tudo que é eletrônico e possui algum tipo de processador e memória pode ser programado, basta ter algum "amigo nerd" que saiba fazer um programinha próprio para o TID ler os sinais dos sensores.
Afinal... Se hoje em dia os motores à diesel são controlados eletronicamente, como nos carros à alcool e gasolina é sinal que de uma maneira ou outra o Diesel também pode.

Um bom exemplo de que eletrônica e mecânica podem se entender muito bem é a Megasquirt, central eletrônica "opensource" (com todos os diagramas e mapas de injeção grátis pela internet a fora) que, se usada para o bem, pode ficar ótima e, se usada para o mal, fica melhor ainda! Twisted Evil É com base nela que o pessoal da Fueltech desenvolveu seus sistemas. Claro, fizeram vários acessórios bem legais e, principalmente estudaram vários casos e condições que tornaram o negócio viável para eles e para o consumidor final.
Mesmo assim, pra quem gosta de novas aventuras, a Megasquirt é uma boa pedida. ACREDITO que com ela já seria possível uma leitura dos sensores. Temperatura do ar, nível de CO2 no escape, temperatura do motor, etc., etc., etc.

Paulo, estarei providenciando as fotos hoje!

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 10:51 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá,

Na maior parte dos casos, os injetores dos motores a diesel são puramente mecânicos.
Já nos injetores dos motores a gasolina / álcool, o fabricante sabe a vazão de cada bico e pode obter o tempo de abertura através da IE, por isso pode calcular o consumo.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 11:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Fastback e Igor,

Não fossem os "se", estaríamos feitos... Como não sou do ramo, apenas posso conjecturar. Certos valores são genéricos, logo ter essas informações numa tela já seria um enorme ganho. O Megasquirt e sensores, então, são "os canais". Mas e "os amigos nerds", onde são encontrados ??

Modificações de carburados para injetados já são comuns, mas não vejo nada sobre adaptação de diesel convencional em moderno. Quero dizer, mantendo a B.Inj. convencional e adicionando eletrônicos no sistema. Como obserevação adicional, acho que os motores eletrônicos modernos não são, proporcionalmente ao seu aparato tecnológico, mais econômicos que os antigos. Essas são razões, pelas quais, acho que "olhos e ouvidos eletrônicos"em nossos bons e velhos motores seriam ótimos auxiliares.

Igor, a vazão nos motores mecânicos pode ser obtido por um sensor instalado na linha geral, ou num bico. Um valor médio é suficiente, não necessitando de "nano-exatidão", para esse propósito.

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sex Abr 24, 2009 9:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Paulo,

Sim, é verdade. A intenção foi dizer que é muito mais fácil obter esta informação em motores com IE.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Abr 25, 2009 2:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Igor,

Entendido. Mas, justamente, eu gostaria de saber como fazer isso tudo em um motor diesel convencional, já que, como disse acima, eletrônica não é o meu forte.

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Igor_VDM
MensagemEnviada: Sáb Abr 25, 2009 1:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

De qualquer forma vai ter que entender de eletrônica.
Acho que li no BestCars que o Monza carburado já tinha computador de bordo.
Talvez alguém do Clube do Monza possa ajudar.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2009 6:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi pessoal,

So vi esse post hj. Show de bola.

Eu estou usando a MegaSquirt em 2 projetos. O primeiro, eu posso revelar, foi injetar uma DT-180. O outro, ainda é segredo de estado, mas assim que tiver funcionando, eu divulgo.

Para "eletronizar" um diesel é mais complicado, mesmo la fora, ninguem tentou nem com a Megasquirt, nem com outra. A questão, até onde conheço, é a resulução de tempo que o modulo de injeção tem que atender.
A Megasquit trabalha com banco de injetores (2 a 2, 3 a 3, etc) e no caso do diesel, ela teria que ser 100% sequencial, controlando bico individualmente. Esta em desenvolvimento, mas ainda nao esta pronto. O codigo dela é para motores de ciclo Otto, nao sei o volume de modificacao no codigo para uso com diesel.

Isso para gerenciamento do motor.

Mas para monitoramento, acho bem viavel. Ela poderia monitorar temperatura do motor, rotacao, pressao do coletor (com turbo até 1.5kg com o sensor nativo), e fator Lambda, se usado com sonda wideband, e posição do acelerador.

Claro que todos os sensores teriam que ser adaptados, algo que não é impossivel.

Para visualizar os dados em tempo real, existe o MegaView, um tanto caro (300 doletas), mas existe. Pode-se usar tb o PC, com o software para visualizar e gravar um log. Para quem ja for disposto a montar um carpc, é mão na roda.

Outra alternativa é o Buggyputter do Planeta Buggy, de autoria de um dos seus membros, Luis Alberto Feijo, http://www.planetabuggy.com.br/eletronics/computador.htm

E para quem nao quer perder tempo com a montagem da parte eletronica, mas somente dos sensores, pode apelar para os produtos da Guster Racing http://www.guster.com.br (site funciona somente em IE), muito interessantes tb

Qto ao consumo, esses computadores calculam da seguinte forma: obtem da injeção eletronica as variaveis como velocidade do veiculo e tempo de injeção. Como constante, sabem qual é a vazao do injetor (em lbs/h ou cc/min) e litragem do tanque. Dai pra frente é so calculeira. Se o veiculo esta andando, informam em km/h. Se parado, informam em lts/h.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2009 7:13 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:09 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB