Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Fabrica BSCOLWAY fechada pelo STJ « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
leofs
MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 12:16 am    Assunto: Fabrica BSCOLWAY fechada pelo STJ Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007
Mensagens: 711
Localização: Rio de Janeiro / RJ

http://www.bscolway.com.br/portal/canalbs/can_noticias_ler.php?id=723

Comunicado
19.12.2007

Nota de Esclarecimento
Contra fatos não há argumentos. Conheça a verdadeira BS Colway.


No último dia 17 de dezembro, devido à decisão do STF - Supremo Tribunal Federal – de negar à BS Colway Pneus o direito de importar, de forma ambientalmente responsável, matéria-prima constituída de pneus usados europeus, os dirigentes da empresa se viram obrigados a comunicar a demissão de 100% de seus funcionários e o encerramento de seus programas sociais, deixando por isso de beneficiar mais de 15 mil famílias, sem contar os cinco mil empregados dos centros automotivos que vendem os pneus BS Colway diretamente aos consumidores e que estarão, doravante, vendendo pneus novos importados da China. Este fato, embora largamente noticiado, sensibilizando e gerando comoção em alguns setores da sociedade ainda tem, no entanto, suscitado dúvidas e motivado perguntas às quais apresentamos os esclarecimentos abaixo:

1. A BS Colway Pneus sempre importou matéria-prima da Europa porque essa é a única maneira de garantir a produção de pneus de qualidade.
Segundo Nota técnica 083/2000 do Inmetro, órgão certificador de qualidade dos produtos industriais brasileiros, a utilização da carcaça do pneu usado coletado no Brasil como matéria-prima, especialmente pela indústria de pneus remoldados, “é inviável face às nossas condições de usoâ€.

Em outras palavras, está mais do que provado que as péssimas condições de nossas estradas e a utilização além do limite aceitável dos pneus fabricados no Brasil tornam impraticável, pela baixa qualidade e riscos de segurança, a sua reciclagem.

2. A BS Colway foi a responsável pelo único instrumento legal para promover a limpeza do “lixo-pneu†do meio ambiente brasileiro.
Em 1998, o Presidente da BS Colway e da ABIP – Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados, Francisco Simeão, elaborou texto que levou ao Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, como sugestão para a efetiva solução do problema do “lixo-pneu†no Brasil. Até então, tanto o IBAMA, o Ministério do Meio Ambiente e ONGs limitavam-se a denunciar o mal causado pelos pneus usados jogados na natureza, sem jamais terem se preocupado em indicar uma solução.

A luta pela aprovação da sugestão mencionada deu origem à Resolução Conama 258/99, aprovada no dia 26.08.99, que estabeleceu a obrigação atual de destruir cinco pneus inservíveis coletados no meio ambiente brasileiro, para cada quatro importados ou fabricados no País. Porém, a luta da BS Colway e ABIP não acabou na publicação dessa resolução. O IBAMA se recusava a normatizá-la, o que obrigou a ABIP a ingressar com Ação Civil Pública contra o Presidente do IBAMA, o que foi contestado com sucesso pelo órgão na Justiça Federal de Brasília.

Obstinadamente, a ABIP recorreu ao Tribunal da Justiça Federal de Brasília, onde, finalmente, obteve decisão obrigando o IBAMA a normatizá-la, cobrando de todos, importadores e fabricantes, seu cumprimento. Depois, em 15.03.05, a ABIP ajuizou representação criminal contra os presidentes das multinacionais dos pneus, por crime ambiental, por não estarem cumprindo a resolução e contra o Presidente do IBAMA, por crime de prevaricação, por não fiscalizar as multinacionais dos pneus. Foi somente depois que o Ministério Público aceitou a denúncia e encaminhou o processo à Polícia Federal, para interrogar os acusados, é que o IBAMA finalmente passou a fiscalizá-las, multando-as, em 2005, por não terem retirado do meio ambiente, somente até 2004, o equivalente a quase 70 milhões de pneus de automóvel.

3. A importação de pneus usados europeus para serem utilizados como matéria-prima faz parte do maior e mais eficaz Programa Ambiental e de Saúde Pública já realizado por uma fábrica de pneus no Brasil.
A BS Colway Pneus foi a primeira empresa a cumprir a Resolução Conama 258/99, criando, em 2001, o Programa Rodando Limpo, que levado pela Prefeitura de Curitiba à Convenção Rio +10, em Johannesburg, em 2002, como um exemplo de atividade pós-consumo, foi aplaudido pela ONU, que passou a indicar esse programa a seus países membros, tendo a Costa Rica como o primeiro país a aderir, criando lá o Costa Rica Rodando Limpia.

No Paraná, no período de 2003 a 2004, foi responsável pela redução dos casos de dengue em 99,7% conforme declaração do Governador Roberto Requião, em rede nacional de televisão. Em seguida foi implementado nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Até agora já foram retirados da natureza mais de 17 milhões de pneus inservíveis pela BS Colway.

4. Os pneus inservíveis coletados pela BS Colway no meio ambiente brasileiro são transformados em combustível e matéria prima de fábricas de cimento no Paraná e no Nordeste do Brasil.
Os pneus inservíveis coletados previamente à importação de pneus usados de excelente qualidade da Europa, são utilizados para geração de energia nas fábricas de cimento do Grupo Votorantim e da CIMPOR, no Nordeste, substituindo o coque de petróleo, com vantagem em relação ao poder calorífico, menor índice de poluição e ainda por fornecer matéria-prima ao processo de fabricação do cimento. A 1400°C, as malhas de aço dos pneus se desprendem e se incorporam à massa de matéria-prima, substituindo o minério de ferro.

5. O fechamento da fábrica da BS Colway será provisório. A verdade será demonstrada no STF nos próximos meses. Nesta transição, as revendas BS Colway permanecerão atendendo seus clientes com a mesma qualidade em pneus e serviços, utilizando de seu estoque regulador e pelo abastecimento de pneus de excelente qualidade, importados da China.


http://www.bscolway.com.br/portal/principal/index2.php

Nota de Esclarecimento

• A BS Colway importa pneus usados da Europa para utilizar como matéria-prima na fabricação de remoldados, porque as péssimas condições das estradas brasileiras não permitem a utilização dos usados coletados no País.

• Para importar cada quatro pneus usados, é obrigatório destruir cinco pneus usados de má-qualidade coletados na natureza, o que deve ser comprovado com documento emitido pelo próprio IBAMA, para que o Decex emita as Licenças de Importação.

• 4 (QUATRO) PNEUS IMPORTADOS = 5 (CINCO) PNEUS RETIRADOS DA NATUREZA.

• Os pneus retirados da natureza pela BS Colway substituem coque de petróleo importado pela Votorantim e Cimpor, para gerar energia com maior poder calorífico e, a 1.400°C as malhas de aço dos pneus se desprendem tornando-se matéria-prima para a fabricação de cimento.

• O IAP - Instituto Ambiental do Paraná, depois de rigorosa auditoria na BS Colway elaborou laudo atestando que ao contrário das alegações que conduziram ao impedimento da importação de sua matéria-prima pelo STF – Supremo Tribunal Federal, a BS Colway gera benefícios ao meio ambiente e à saúde pública, reduzindo o passivo ambiental de pneus na natureza.

_________________
Leo

ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Skype Google Talk
Wander
MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 3:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Mamamia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Isto é um filme de terror né? Ficção certo ? Não está acontecendo de verdade, está ? SadSadSad

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
peembaixo
MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 11:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Para quê a justiça vai ajudar se é mais divertido atrapalhar?
Na certa as multinacionais apertaram e os caras do STF obedeceram.

_________________
George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Fev 04, 2008 3:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Very Happy
Festaaaaaaaaaaa!!
Pela primeira vez na vida, tenho motivo pra comemorar durante o carnaval!
Não se iludam com a BS, pois ela não é, nem de longe, mas nem de muuuito longe mesmo, o que afirma ser. Não é ambientalista e não é vítima de nada.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Wander
MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 1:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Fernando, manda aí pra gente a verdade sobre a BS !!!!!! Very HappyVery HappyVery Happy
_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Qui Fev 07, 2008 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Com prazer:

"*Mentiras do ano - Troféu Pinóquio 2005*

Boris Feldman

Este ano, o Pinóquio de Ouro vai para:

*BS Colway – o ‘Pneu Ecológico*’

É a maior ecomentira do Brasil. A BS Colway, empresa que reforma pneus a partir de carcaças velhas, procura desviar o foco das atenções para a suposta ecologia de sua operação. Criou a campanha “Rodando Limpo†que recolhe pneus velhos em Curitiba (e algumas outras cidades
brasileiras) e capitaliza, fazendo publicidade institucional que tem a participação até de Roberto Requião, governador do Paraná.
A BS Colway pode ser ecológica para a Europa, de onde importa milhões de pneus velhos anualmente, transformando o Brasil em ‘Lixo do Mundo’.
Em 2004, foram quase 8 milhões de carcaças. Este ano, a previsão supera 10 milhões de unidades. A importação é proibida, mas se faz por liminares. A BS Colway remolda apenas uma parte do que importa. O resto acaba sendo vendido como pneu usado em lojas e borracharias. O presidente da empresa, Francisco Simeão, enfrenta processos judiciais, entre eles, os de formação de quadrilha, falsidade ideológica, contrabando e crime contra o meio ambiente.
A empresa tem sua fábrica instalada no município paranaense de Piraquara, num local ecologicamente incorreto, pois está no manancial do rio que abastece Curitiba. O Ministério Público do Paraná entrou com uma ação civil pública contra ela por crime ambiental.
Simeão é espertíssimo e conseguiu do Inmetro uma declaração de que seus pneus são ‘novos’. O próprio Inmetro foi forçado a confessar mais tarde, oficialmente, que não é nada disso. Remoldado é pneu produzido a partir de carcaça velha e de origem desconhecida. Também multado por ter posto no mercado pneus usados importados da Europa, Simeão
explicou que “eles foram vendidos para outras empresas de reforma
depois de barrados por nosso controle de qualidadeâ€.
O presidente da BS Colway afirma que a Michelin remolda pneus de automóveis na França, mas a empresa afirma que é mentira, pois faz recapagem (é uma outra operação) de pneus de veículos pesados.
Requião participa de campanhas publicitárias da BS Colway. O senador Flávio Arns (PT/PR) apresentou projeto de lei que permite a importação
de pneus usados. Por coincidência, eles foram contemplados com doações de Simeão a suas campanhas eleitorais."

A BS já deu seu jeitinho brasileiro de continuar vendendo pneus, dessa vez serão pneus fabricados na china! Imagina a qualidade... Rolling Eyes

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 12:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Opa, gostei de ver.... Very Happy
_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 2:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Sem defender ou atacar a BS (ou qualquer outra) , mas os pneus chineses (como os que ela vai/já está) vender/vendendo já são usados agora como item de série em alguns carros nacionais ZEROs (celta, corsa e outros). Ou seja , já teremos que engolir mesmo que não seja via BS.

Se são bons ou ruins não sei, mas melhores que os "refeitos" devem ser...

_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Marcus
MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 8:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Oloco, eu não aceito de jeito nenhum, tirar um carro 0Km com pneus vag*******.... faço o maior pampeiro dentro da loja.... ehehhehehhehehe Very Happy Very Happy

Abraços,

_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
José A. Machado
MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 10:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá,

veja só: parte do texto de Fernando Furini.

"Simeão é espertíssimo e conseguiu do Inmetro uma declaração de que seus pneus são ‘novos’"

mas, será como ele con$eguiu essa declaração? hummmm, mais tô curioooooso.

abraços

_________________
José A. Machado

D20/1989.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Marcus
MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 11:59 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005
Mensagens: 4064
Localização: Campo Mourão - PR.

Espertíssimo ?!??!! Isso adjetivo q se use para um kra que coisa desse tipo ?!?!?!?!?! Tinha que ir pra cadeia e ainda procurar saber quem q permitiu q isso acontecesse la dentro do InMetro...
_________________
Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2008 1:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá.

Eu sempre achei esse argumento dos pneus dela serem "ecologicamente corretos" uma furada, pois está sim sendo correta para os países ricos, que estão se livrando do lixo de pneus velhos.

E o coitado do brasileiro, utilizando essas coisas....

Abraço

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB