Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 BLAZER EXEC. V6 AUTOM. - KIT GNV - dispositivos compativeis « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Cleber Costa
MensagemEnviada: Sáb Jan 26, 2008 1:09 pm    Assunto: BLAZER EXEC. V6 AUTOM. - KIT GNV - dispositivos compativeis Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008
Mensagens: 14
Localização: Brasília

Olá pessoal. Li atentamente os vários tópicos relacionados a parte técnica e GNV. Tenho uma Blazer Executive V6 4 x 4 com câmbio automátivo. Instalei um kit GNV de 20m3 com cilindro alojado no porta malas. A instalação é recente, feita em novembro/07, mas ainda não estou satisfeito com os resultados e preciso de ajuda dos companheiros. O Kit instalado começa por um redutor BRC de 100kw e não possui variador de avanço. Andar no GNV em determinados momentos é razoável, com boas respostas de aceleração e sobe até ladeira. Mas o problema é que esse funcionamento é instável, porque as vezes andar no gas é um tormento, fazendo com que eu comute para gasolina em pistas planas (características da topografia daqui do planalto central). Cheguei a atingir médias de consumo de até 9,7 km/m3,. mas hoje a média está próxima de 6km/m3. O rendimento com o combustível líquido tem sido melhor pois com cada litro ando 7,5 km de média. Logo o GNV não é nada campeão e exige constantes abastecimentos em um local novo no conceito de uso de GNV, Brasília, que só tem um posto de abastecimento e que torna as coisas difíceis. Mas todo o começo é assim mesmo e, ......... cá entre nós, que bom que existe um posto. O preço do gas é de R$ 1,79 - caro em relação ao Rio e SP, mas o gas não chega por aqui canalizado e sim transportado na forma líquida e regaseificado no local. Depois dessas considerações, vamos às minhas dúvidas.
Tenho interesse em melhorar o desempenho e economia no uso do gas e não pretendo, é claro, que o câmbio automático, nas suas constantes reduções para compensar a falta de potência, faça o serviço sozinho. Por isso quero embarcar uma maior gama de tecnologia dos dispositivos existentes e instalação mais adequada.

No caso pretende instalar:
- Gerenciador BRC Just g3, por ser o dispositivo para uma proposta de 3a. geração mais avançado, inclusive porque tem um sistema denominado CUT OFF que corta o fluxo de gas nas desacelerações e ainda emula os bicos (dispensa o emulador). Peço informações sobre esse dispositivo e perguto: é bom mesmo?

- Um Variador (não sei de que marca) de bobina, fônico para, além de melhorar a queima do combustível também ajusta o funcionamento do motor com o câmbio automático (que sobre com a mudança de curva de torque). Gostaria que alguem me falasse a respeito, principalmente para saber se o variado deve ser esse mesmo, ou rodafônica ou de bobina e se o ovjetivo a ser atingido é esse que indiquei e se terei um melhor resultado de funcionamento motor x câmbio / desempenho x economia?

- Motor de Passo - Pergunto: é uma boa instalar?

- Mesclador - A turma do forum tem apontado como ideal o de alumínio, no entanto lendo sobre o assunto, tive a indicação que o material como é feito pouco importa, vale mesmo a construção do mesmo para fazer fluir melhor a mistura. Qual a verdade ou as meias-mentiras sobre esse assunto? O ideal é fazer a instalção direto na boca do TBI?

- O Redutor instalado é um BRC 100 kw - Tive a informção de que este não é indicado para atender um motor V6, exigindo-se que seja, no mínimo um BRC super. Falei com a instaladora e o pessoal disse que não é bem assim e que o 100kw atende bem o carro, é melhora é uma questão de regulagem. Qual a opinião de vcs. a respeito? Devo trocar o redutor para atingir os resultados esperados?

- Emulador de sonda dupla - A instalação vai fazer com que a luzinha da injeção apague? Só apaga (por pouco tempo) quando desligo um dos pólos da bateria.

- Pergunta: quando faço a instalação de dispositivos de várias marcas como o caso exposto: gerenciador, variador e emulador de sonda de fabricantes diferentes, existe o risco de incompatibilidade desses dispositivos de modo a gerar mais problemas que solução ou o funcionamento e resultados desses são independentes?

- Vcs. companheiros recomendam instalar um ressetador de memória? funciona a contento? Alguem do forum tem experiência no assunto?

- Informem-me, se possível, quais as marcas compatíveis ou se isso é irrelevante?

- Li bastante sobre a instalação de chip (que é a solução que mais me agrada). encontrei alguns "milagres" anunciados na internet. alguns com a proposição de tornar o carro tri-combustível (alcool x gasolina x gnv). Lembrei da cantilena sobre o pato e sua plural forma de se locomover: anda, nada e voa. No entanto: anda mal, nada mal e voa mal. Claro que fiquei receoso com essa proposta, até porque não vejo demanda para conversão para alcool aqui em Brasília, cujo preço durante a safra é de R$ 1,50 e na entressafra R$ 1,90 - mas o meu desespero em tornar o uso do GNV mais interessante me fezeram avaliar essas alternativas também. mandei e-mail para várias empresas chipadoras. Tentei contato com a gogastec, informado aqui no forum, mas não consegui. Várias outras empresas entraram em contato dizendo que não possuiam arquivos de mapeamento da Blazer / S10 v6. Recebi, contudo, duas propostas, uma da Hypertec com um dispositivo instalado fora da central que permite regular a curva de avanço da ignição para cada combustível.
A outra empresa foi a oficina Candoti de Sampa que respondeu ter esse chip e que os resultados são muito bons.
Gostaria, nesse caso, de ouvir a opinião de vcs, pois os chipadores indicam que os dispositivos convencionais de GNV são "meros enganadores" da central e que em função das suas incompatibilidades com o sistema original do carro gerarão erros que fazem com que o funcionamento fique aquela b.... . Do outro lado, os instaladores e vendedores dos dispositivos convencionais dizem que 90% dos chips dão problema e não cumprem com o prometido. Digam, companheiros, por favor: A quem assiste razão? O que vcs me recomendam?

Acredito que essas minhas inquietações são semelhantes às dos companheiros do forum que pretendem instalar ou já instalaram o abençoado GNV e que buscam na troca de experiência não cair nas mãos de prestadores de serviços e vendedores de peças inscrupulosos. É o meu caso e espero que esse exagero de perguntas sejam úteis aos debate e ao encontro de soluções.

Como é a minha primeira participação, saudações a todos.


Cleber Costa
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger Skype Google Talk
Lauton
MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 7:45 pm    Assunto: .. Duvidas Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 31 de Mai de 2005
Mensagens: 23
Localização: Sao Paulo

olá Cleber, acho que voce sintetizou aqui em poucas palavras todas as minhas duvidas tambem... vou aguardar ansioso a resposta de nossos companheiros conhecedores do assunto... Grande abraço...
_________________
Blazer executive - 4x4
é velhinha mas é nossa...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Cleber Costa
MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2008 10:32 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008
Mensagens: 14
Localização: Brasília

Isso aí companheiro. Logo que eu venha fazer a instalação dos dispositivos e do chip (estou próximo dessa solução) compartilho com todos.

De todo o modo, estou aguardando a colaboração da turma do forum.

Meu abraço.

cleber costa

_________________
Aqui é o pai da Hannah. Blazer V6 4x4 automática c/ GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger Skype Google Talk
Renerio
MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 9:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
Mensagens: 73
Localização: São Paulo

Eu tenho GNV desde 2002 na V6. Não uso nada disso ai. Arranquei meu variador de avanço fazem uns 3 anos.

Tudo isso vai melhorar teu consumo e desempenho. E me parece que vc precisa pelo preço do GNV.

O Dosador antes era colocado na divisão da tampa da TBI com a magueira. Hoje existe o dosador para colocar na entrada da tampa TBI.
Furar a TBI pode também.. é até melhora, eis que não vai limitar a passagem do ar quando no uso da Gasolina.

Outra coisa que pode ser interessante, é fazer uma valvula de alívio na tampa da TBI. Explico. Um jogo de cabos de vela e velas tem vida util um pouco menor quando o Uso do GNV. Na verdade eles tem que estar sempre novinhos.. Só que não dá aviso, quando sentir que falha, voa trocar. Nesse interim da falha, pode estoura a TBI e vc ter que descer do carro e recolocar.. é desagradavel fazer. Imagina eu fazendo de terno e gravata na chuva... foram muitos palavrões.... rs

ABs.

_________________
Renério - S10 V6 CE
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Sex Mar 07, 2008 9:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Bem muitas são as questões e certamente haverá debate em várias delas, porém, em uma posso afirmar que de início reside problema.

100kw/h (capacidade MÃXIMA do seu redutor) é o equivalente a aproximados 130cv.

Para vc ter idéia tenho um Ford Ka 1.6 (95cv originalmente) que o usa(redutor de 100kw/h) com desempenho irrepreensível. Tenho filme dele em uso estilo rali se quiser constatar, e também utilizo um de 100kw/h no meu Focus de uso diário (2.0 de 130cv) e já "amarra" o desempenho, fazendo com que seja forçado a manter velocidade de cruzeiro inferior àquela na gasolina (o que não ocorre no 1.6).

Imagino que o amigo por mais que embarque eletrônica estará fadado a conviver com perda da ordem de 30% da potência que antes estava próxima de 190 cv.

_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Renerio
MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 9:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
Mensagens: 73
Localização: São Paulo

Humberto. Não sei dizer a capacidade do meu redutor. Acredito ter vazão bem superior os "normais" que você citou. Lembro que havia "adaptações" com dois redutores antigamente para veiculo 6/8cil.

Mas tenho certeza que, de uns 4 anos para cá, quando troquei o meu por um redutor grande, as coisas mudaram. Esse é feito para veículos com mais de 4000cc ou 6/8 cilindros.

Na minha V6, sem variador de avanço, sem dosador eletronico, não perde mais de 15%, o que no caso, da mais de 160cv. Com isso, não sinto falta de potencia.

Agora o consumo? 7,5m3/km na cidade com ar. e 10m3/km na estrada.
E em São Paulo, pagamos R$ 1,19 o m3.

Abs.

_________________
Renério - S10 V6 CE
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 10:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Exato Renerio, com o redutor "pequeno" não há milagre. É quase como se colocassemos um carburador de uno mile para alimentar um V6... pode até funcionar(ligar), mas a potência vai pro brejo.
_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Renerio
MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 9:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
Mensagens: 73
Localização: São Paulo

Vou instalar essa semana, um Kit Accel de distribuição. Cabos, velas, rotor, tampa do Distribuidor:
http://go.mrgasket.com/newproducts/flyers/74292G.pdf

... vamos ver o que acontece. Se é para melhorar a ignição quando no uso do GNV, acho que vou deixar o GNV mais perto da Gasolina... claro que na Gasolina vai melhorar também..rs
Abs.

_________________
Renério - S10 V6 CE
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 10:24 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Se vai resolver o problema eu não sei, mas que vai melhorar, isso vai.

De uma olhada nesses tópicos:

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2916
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=3079

Eu coloquei na S10 cabos e bobina MSD, já a tampa do distribuidor e o rotor foi AcDelco mesmo, comprada em revenda Chevrolet da minha cidade.

Abraços!

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cleber Costa
MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2008 10:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008
Mensagens: 14
Localização: Brasília

Renério. A Válvula de alívio pode ser encontradfa com facilidade ou tem de ser construída?

cleber

_________________
Aqui é o pai da Hannah. Blazer V6 4x4 automática c/ GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger Skype Google Talk
Renerio
MensagemEnviada: Ter Set 02, 2008 12:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Março de 2008
Mensagens: 73
Localização: São Paulo

Bom. Não há o que discutir... Bobina Accel (48mil Volts), cabos Extreme 9000 anti chamas Accel, distribuidor e rotor Accel, velas TR55GP (ngk platinuium).... meu GNV nunca mais estourou, anda igual a gasolina e o consumo.. 8km/m3 na cidade com ar e 11 na Estrada. Não tenho gerenciador eletrocino, variador de avanço e outros reles. (como dizia o adesivo do meu JEEP: Quanto mais coisas, mais chances de quebrar)..

www.jegs.com para acessorios
www.rockauto.com para peças originais
Entregam em 4 dias.

Qq duvida estou aqui.
Abs.
Renério.

_________________
Renério - S10 V6 CE
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
CAMPELLO
MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 11:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Março de 2009
Mensagens: 2
Localização: RECIFE

Por favor

Sobre os comentarios do uso de kit gás em uma Brazer V6, poderiam me atualizar sobre as melhores opções de instalar este kit?
Pretendo adquirir uma Blazer 1999 com motor V6, automatica.
Ando muito em estradas e estou impressionado com a insegurança e a quantidade de animais nas estrada aqui no Nordeste.
Imaginem que residi 15 anos na Inglaterra e estou agora a residir no Recife, mas viajo muito para consultorias pelo interior do Ceara e Pernambuco.
Poderiam, por favor, informar-me sobre as caracteristicas deste carro? Os comentarios sobre a má estabilidade da Blazer me deixaram assustado.
Qual o consumo de gas nas estrada e na cidade?
A manutenção de um carro deste porte é muito maior que o de um GOL 2009, por exemplo?
ELA POSSUI AIR-BAG?

Agradeceria penhoradamente

_________________
CONTRIBUIR E AJUDAR
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger Skype
FredericoFreire
MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2009 10:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Andando pelo interior é fácil ficar sem gás e ter que andar longos trechos na gasolina, o que sai caro devido ao alto consumo.

Esses carros são mesmo perigosos em altas velocidades, e a condução precisa ser cautelosa. Quando você andar em uma ou dirigir, irá perceber.

Com certeza a manutenção de um carro com 10 anos de uso é mais cara que de um gol novo, quanto mais quando se trata de uma Blazer com motor importado.

Air-bags são opcionais na Blazer.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Mar 24, 2009 4:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá,

Airbag nas nacionais somente a partir de 99 ou 2000, somente para o motorista. Equipamento opcional, comum somente nas Executives.
A partir de 2001, a pitbull, pode ser encontrada com airbag duplo.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
silent_0806
MensagemEnviada: Qui Mai 28, 2009 9:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 17 de Mai de 2009
Mensagens: 329
Localização: Sombrio/SC

Tambem estou no mesmo dilema. Comprei ha tres semanas uma Executive 98 4.3 V6. Inteira de tudo, muito bem conservada, mas o consumo anda me assustando um pouco. Ta certo que nao ando muito (cerca de 600km/mes), mas se colocar na ponta do lapis, voce acaba vendo as oncinhas indo todas para o posto. O dono do posto chega a sorrir quando passo por la....
Ainda nao sei se coloco gnv. Estou nesta encruzilhada desde que comprei. Acho que primeiro vou matar a sede de ter um V6 roncando suave, para depois pensar no consumo.
Ainda assim, vamos seguir em frente. Quem sabe o governo nao subsidia a compra desse kit? Sera que e piada?
Qualquer coisa estamos ai...

_________________
Valmor Cunha
-------------------------------------
"Porque andar de V6 tem um preço"
-------------------------------------
Blazer Executive 1998
Vortec V6 - GM 4L60E
Hankook Dynapro AT
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB