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 Ar condicionado da D20 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Serginho Ishizuka
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2017 11:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Setembro de 2013
Mensagens: 12
Localização: Itumbiara Goias

Obrigado César, o meu ar e o original.
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Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2017 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Teria que ver no manual pra ter certeza, mas acho que as 96 já usavam o 134, pois os carros da GM começaram a usá-lo já na linha 95. Mesmo que for R12, você provavelmente não irá encontrá-lo, caso alguém tenha, vai se aproveitar disso e te cobrar um valor descomunal.

César, o modelo do compressor não influencia no gás utilizado.

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César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2017 9:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

É porque o cara que consertou o celta, me disse que se eu trocar de compressor ai sim pode usar o 134, pois o meu tá cantando mas tá gelando, e eu vou empurrando com a barriga.
A GM costuma deixar as novidades que lança nos carros de passeio, para lançar nos utilitários só alguns anos depois. Não sei se ainda é assim , no assado com certeza.

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César Oliveira
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Serginho Ishizuka
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2017 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Setembro de 2013
Mensagens: 12
Localização: Itumbiara Goias

eu não tenho o manual, e na picape e nem no compressor tem adesivos indicando qual gás utilizar, levei na oficina o tecnico disse que é R12 porem ele disse q nao encontra esse gás no mercado e colocou um outro que é substituto para o R12 não me lembro do código, ele disse que o oleo e o gás são diferente dos utilizado nos R134, espero que não dê problemas por enquanto ta tudo beleza.
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Ago 01, 2017 11:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

O da Veraneio 1991 é R12 conforme estas fotos dela:




Foi feita uma manutenção de carga de gás há 2 anos e colocaram R134a. Se tinha R12 ou R134a lá eu não sei, mas somente tiraram um e colocaram o outro, nada mais e até hoje funciona razoavelmente bem, já que o compressor já "bate saia", mas mesmo assim gela. Fato é que o carro veio pra família em 1995 (4 anos de uso) e nessa época, não sei se já tinha R134a para recarga, mas o ar já deve ter sido mexido, pois já tem disjuntor no lugar daquele fusível perto da caixa evaporadora e tem uns fios emendados em um dos interruptores na linha do ar.

Fato é que está com R134a e funciona sem problemas por enquanto.

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Abraços
Eduardo
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Ago 02, 2017 10:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

César Oliveira escreveu:
É porque o cara que consertou o celta, me disse que se eu trocar de compressor ai sim pode usar o 134

Ele só quer te vender um compressor. Ou limpar o seu por fora e te dizer que é novo. Wink

César Oliveira escreveu:
A GM costuma deixar as novidades que lança nos carros de passeio, para lançar nos utilitários só alguns anos depois.

É verdade, mas esse não é o caso de ser novidade, o R12 foi proibido a partir de 95.

Serginho Ishizuka escreveu:
espero que não dê problemas por enquanto ta tudo beleza.

Se tá gelando, fique tranquilo.

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adeilson_1445
MensagemEnviada: Qua Ago 02, 2017 12:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Serginho Ishizuka escreveu:
eu não tenho o manual, e na picape e nem no compressor tem adesivos indicando qual gás utilizar, levei na oficina o tecnico disse que é R12 porem ele disse q nao encontra esse gás no mercado e colocou um outro que é substituto para o R12 não me lembro do código, ele disse que o oleo e o gás são diferente dos utilizado nos R134, espero que não dê problemas por enquanto ta tudo beleza.


Se ele colocou o MP39 se prepara, vai começar a aparecer vazamentos nas mangueiras, o correto é limpar o sistema com R141b, colocar óleo HB32 e mandar R134a.

Trocar compressor pelo de 134a é válido, porém é um gasto desnecessário visto que o desejo do cliente é que o ar condicionado simplesmente refresque o ambiente, não é algo em que tenha que estar atendendo TODAS as regras do ramo, ou seja ajuda o cliente e economiza um pouco neh, um compressor hoje custa seus 1300 reais dependendo do modelo.

Agora a válvula Block, ou o tubo de expansão deve ser trocado para a troca de gás refrigerante, mas também se não trocar vai funcionar, quase imperceptível a diferença no ambiente.

Enfim, o gás correto para se utilizar na linha automotiva para substituir o R12 sem perdas é o MO-49, porém este gás é caríssimo, a botija dele de 13kg custa em média 800/900 reais, logo não dá pra dar carga de gás numa D20, Blazer, S10 e etc por 100 mangos, no mínimo para mim é uns 250 reais, pois esses veículos vao quase 1kg de fluído.

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