Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 CARROCERIA FLUTUANTE??!! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
JAMES TAYTI
MensagemEnviada: Sáb Mar 20, 2004 9:14 pm    Assunto: CARROCERIA FLUTUANTE??!! Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 15 de Março de 2004
Mensagens: 44
Localização: GUARULHOS SP

PREZADOS SRS,HÃ DUAS SEMANAS COMPREI UMA BLAZER SULAN 93 E SOU NOVATO NO SEGMENTO,MOTIVO PELO QUAL VENHO FAZENDO MUITAS PERGUNTAS E AÃ VAI MAIS UMA.
HOJE PEGUEI A DUTRA E SENTI UM CERTO FRIO NA BARRIGA POIS AO DIRIGIR MINHA NOVA MENINA PRÓXIMO DOS 100 KM/H SENTI QUE A CARROCERIA FLUTUAVA,NAVEGAVA,PREJUDICANDO EM MUITO A ESTABILIDADE E DIRIBILIDADE.QUAL A PROVÃVEL CAUSA DO SINTOMA?AMORTECEDORES,MOLAS,PIVOS,DIREÇÃO HIDRÃULICA E ETC...?CONTO COM A EXPERIENCIA DE VCS PARA RESOLVER MEU PROBLEMA POIS HOJE SENTI MEDO AO DIRIGIR E SEI QUE ÉSTA SENSAÇÃO NÃO É NORMAL.UM ABRAÇO...

_________________
BLAZER SULAN TOPEKA/93
GASOLINA/ÁLCOOL & GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 21, 2004 6:29 am    Assunto: Flutuante?!?!?! Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá James

Não deu para captar a sua expressão de "flutuante" "navegava".

Existe casos que a direção deixa de obedecer ao giro do volante, isto é notado acima de 60 km/h que a assistencia hidraulica da direção diminui, é provocado pelo endurecimento da articulação dos pivos infereiores, daí vc fica impossibilitado fazer correções sem girar bastante o volante para compensar a dureza dos pivos.
Os pivos a GM recomenda a troca em 50000km.

Esta avaliação é uma suposição, podem ter outras causas que são dificeis de diagnosticar só pelas expressões.

Outra coisa, aqui, tudo mundo é um fussador, (leia "termos de Responsabilidade", no rodapé da pagina inicial), às vezes é bom vc procurar o mecanico de confiança.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
JAMES TAYTI
MensagemEnviada: Dom Mar 21, 2004 10:01 am    Assunto: CARROCERIA FLUTUANTE? Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 15 de Março de 2004
Mensagens: 44
Localização: GUARULHOS SP

BOM DIA KIKO!!!MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
O QUE VENHO SENTINDO NA MINHA PICKUP É QUE A CARROCERIA ESTà MUITO BAMBA,SINTO ELA SAMBANDO POR ESSE O MOTIVO DO TERMO FLUTUANDO,MANDEI ALINHAR A DIREÇÃO E O ALINHADOR DISSE ESTAR TUDO OK A NÃO SER UMA PEQUENA FOLGA NO BRACINHO AUXILIAR DE DIREÇÃO E ME RECOMENDOU ASSIM QUE EU ENCONTRAR ESTA PÉÇA (QUE NÃO É FÃCIL)VOLTAR PARA TROCA-LO.OUTRO SINTOMA É QUE A DIREÇÃO ESTà MUITO SENSÃVEL(MUITO MOLE DIGAMOS ASSIM )E EM VELOCIDADES MAIORES ME CAUSA UMA CERTA INSEGURANÇA DEVIDO A FALTA DE FIRMESA NA MESMA.ESTOU PENSANDO EM TROCAR TODOS OS AMORTECEDORES E MOLAS,O QUE VC ACHA?UM ABRAÇO...

_________________
BLAZER SULAN TOPEKA/93
GASOLINA/ÁLCOOL & GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 21, 2004 12:48 pm    Assunto: Estabilidade Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá James

Vc tem que lembrar o seguinte, está em um veiculo de grande porte, muito pesado, quase 3 vezes mais que um carro pequeno, muito mais alto, sem aerodinamica, com sistema de suspensão com grandes cursos, td é diferente de um carro pequeno, para saber se tem algo errado, só mesmo um mecanico especializado (em picapes), quanto a leveza da direção pode ser que o Servotronic (se tem) não está funcionando ou se é convencional algo errado na bomba de DH.
O braço auxiliar de direção á facilmente encontrado em auto peças especializados em utilitarios e caminhões (Koga Koga por ex, tem), mas prefira marcas de 1ª linha (TRW).

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cezar Sato
MensagemEnviada: Dom Mar 21, 2004 3:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Vou dar um palpite.
Comprei uma veraneio 92 muito boa e estável, sendo que o unico defeito eram as rodas que eu julgava feias, modelo Mangels cromada de off-set negativo, são aquelas em que os pneus ficam uma polegada mais largas que o original. Como de praxe ao comprar um usado, efetuei a troca de amortecedores, pois os memos me pareciam velhos, porem ainda com ação, e troquei também as rodas pelo modelo original. Apos eu fazer a troca, a Veraneio apresentou os mesmos sintomas de flutuar como vc descreve, voltei a loja e reclamei ao gerente que os amortecedores não estavam de acordo, talvez montados com aplicação errada. Verficamos códigos de aplicação e tudo estava correto, pensei em colocar de volta os velhos mas a oficina já havia jogado fora. Fiquei com este problema por vários meses, já pensava em passar para frente a veraneio, comentei o problema com um mecanico mais experiente e ele me disse o problema estava na troca de rodas que tinha efetuado. Discordei com ele, mas fui convencido a comprar novamente rodas de off-set negativo, porém desta vez coloquei rodas Binno modelo BBS de 8 polegadas. Pronto resolveu integralmente meu problema de flutuar.
Mecanicamente e fisicamente não entendi a relação de off-set de rodas vs melhoria em estabilidade em trajetos retos, porém como ficou bom, então deixa assim mesmo.

Eu tive problemas de direção excessivamente mole, mas o problema estava nos fios soltos do sensor que é rosqueado na cx de cambio. Trafegar em estradas de mato faz com que os fios, que ficam na altura do chassis, acabem se soltando, Verifique na sua também.

Eu penso que o problema das Veraneios, Bonanzas e Derivados esteja na concepção de carroceria rígida, que transmite integralmente ao conjunto qualquer irregularidade de trajeto.
Eu possuo também uma D-20 Dupla de Fábrica, e mesma comporta-se de forma diferente, mesmo quando possuia rodas originais, pois a separação de cacamba permite ao chassis "trabalhar" um pouco.

Qquer dúvida a este relato em particular, ponho-me à disposição.
Abraços.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Mar 21, 2004 6:02 pm    Assunto: Estabilidade Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá James e Cezar

Este de aro melhorar estabilidade não entendi, ainda com o mesmo pneu, istomesmo 255-75 x 15? eu já vi caso contrario, estes aros darem problemas de alinhamento e dirigibilidade (tara 10).
Quanto aos amortecedores tem os modelos originais e da cofap que não casam com o carro, na minha Bonanza (Diesel) só acertei com dianteiros da D-20 96~ /Silverado Diesel, se for pelo catalogo recomendam modelo extremamemte macia, comprometendo a estabilidade, a GM tentou fazer a Bonanza macia.
Este do Servotronic (controle eletronico do DH), nem tds tem, pois eram opcionais.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
JAMES TAYTI
MensagemEnviada: Dom Mar 21, 2004 10:28 pm    Assunto: CARROCERIA FLUTUANTE?? Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 15 de Março de 2004
Mensagens: 44
Localização: GUARULHOS SP

AMIGOS CEZAR E KIKO,AGRADEÇO PROFUNDAMENTE A ATENÇÃO PRESTADA POR VCS POIS COMO NOVATO NO SEGMENTO TODAS AS INFORMAÇÕES E SUGESTÕES SÃO VÃLIDAS E VALIOSAS,PROCURAREI UM MECÂNICO ESPECIALIZADO EM PICKUPS E DIREÇÃO HIDRÃULICA.
KIKO,MINHAS RODAS SÃO DA SULAN E TARA 10,TALVEZ O PROBLEMA ESTEJA COM ELAS?
CEZAR,QUANDO ESTAVA ALINHANDO A DIREÇÃO Và UM FIO SOLTO AO LADO DA CAIXA DE CÂMBIO E O ALINHADOR NÃO SOUBE ME DIZER DE QUE ÉRA,VOU VERIFICAR.
AGRADEÇO A VCS PELAS DICAS E SUGESTÕES,ME FORAM DE GRANDE VALIA E CONTRIBUIRÃO PARA MEUS CONHECIMENTOS NO SEGMENTO,MUITO OBRIGADO AMIGOS...UM ABRAÇO DO TAYTI.

_________________
BLAZER SULAN TOPEKA/93
GASOLINA/ÁLCOOL & GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Ter Mar 23, 2004 12:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Senhores,

O lance do offset negativo é referente a um elemento geometrico da suspensão chamado de "raio de rolagem".

É uma linha imaginaria, vertical, que vai da articulação superior (no nosso caso o pivô superior - num carro normal, na torre do amortecedor), à articulação inferior (pivo inferior). Extendendo-se esta linha, ela cruzará com o piso no lado de dentro, a partir do centro do pneu (raio de rolagem negativo) ou para fora (raio de rolagem positivo).

Da década de 70 em diante, principalmente apos os estudos da Volvo (sempre ela), os carros passaram a ser projetados com essa caracteristica acentuada. O primeiro carro no Brasil com o raio de rolagem negativo foi o Passat.

Essa linha imaginária determina o comportamento do veiculo qdo sofrendo forcas laterais no pneu. Qdo vc coloca uma roda com offset negativo, vc desloca o centro do pneu para fora, intensificando o raio de rolagem ( em contrapartida, componentes da suspensão são mais forçados), e como consequencia, aumento da estabilidade direcional (controle/sensação de controle) do veiculo.

Em outra oportunidade, colocarei matéria a respeito no site.

Abraço a todos,

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
JAMES TAYTI
MensagemEnviada: Qui Mar 25, 2004 12:57 am    Assunto: CARROCERIA FLUTUANTE,PROBLEMA RESOLVIDO. Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 15 de Março de 2004
Mensagens: 44
Localização: GUARULHOS SP

SENHORES CONSEGUI RESOLVER MEU PROBLEMA GRAÇAS AS ORIENTAÇÕES DOS AMIGOS,AO VISITAR UM TÉCNICO DE DIREÇÃO HIDRÃLICA O MESMO ANTES DE VERIFICAR A DH CHECOU O BRAÇO PITMAN E SEU AUXILIAR CONDENANDO OS DOIS,FOI BATATA POIS APÓS TROCA-LOS(OS DOIS BRAÇOS DA DIREÇÃO)MEU PROBLEMA FOI RESOLVIDO,A DIREÇÃO FICOU MAIS FIRME,A CARROCERIA TBM E AINDA DIMINUIU ALGUNS RANGIDOS CHATOS...AGRADEÇO AOS AMIGOS QUE OPINARAM ME DANDO UMA LUZ DO QUE FAZER,UM ABRAÇO A TODOS.
_________________
BLAZER SULAN TOPEKA/93
GASOLINA/ÁLCOOL & GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Ter Mar 30, 2004 10:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Very Happy Amigo, bem vindo ao mundo do suspiro!!
Andar de barca é isso aí!! A barca pula, sacode, sai de lado na reta!!! É dureza, o coração fica na boca mesmo!!
E na hora de freiar !!Shocked Shocked Shocked
A minha veranosa c/ tambor na dianteira é de sair molhado da viatura Embarassed !!
Mas as Blazer são fora do normal!! A bicha sacode, e as antigas sem os amortecedores de estabilizaçõa em posição oblíqua...(Falei bonito, hein? Tipo Kiko e Alê) Very Happy
Deixa neguinho pensando em aposentar a CNH! Irmão, faz o seguinte, reza antes de sair e deixa uma distancia relativa na frente e nos lados, e pôe moral nos caras, Twisted Evil joga pra cima mesmo Twisted Evil !
Com o tempo vc pega mão da barca Wink e aí vc tira um lazer da hora!! Laughing
ABS!

PS: Galera kd os encontros de quinta?????? Question

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
lisandro
MensagemEnviada: Sex Dez 09, 2005 5:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 109

Prezado Alexandre,
Você teria algum desenho esquemático para nos mostrar sobre o tal do off set? Como não entendo nada de mecânica fiqeui meio voando na explicação. Qual é a física do funcionamento das de off set negativo e das de positivo? Como isso interfere mecanicamente no desempenho do carro e conforto ao dirigir? No tópico pneus e rodas listei algumas opções de pneus (sobre os quais tenho dezenas de dúvidas), mas não sei quais as melhores combinações considerando largura e diâmetro da roda, altura do perfil, tipo de banda, largura do pneu e, ainda por cima, o "off set" e percentual de uso no asfalto e fora-de-estrada. Onde posso encontrar literatura sobre isso? Será que não tem nehum veterano neste fórum que tope escrever um texto com desenhos explicativos sobre o tema?
Grande abraço,

_________________
Lisandro
Meu sonho: Chevrolet Marta Rocha Tunada
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB