Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Problemas na dirigibilidade da S10!!! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
fgamajr
MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 11:11 pm    Assunto: Problemas na dirigibilidade da S10!!! Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2007
Mensagens: 7
Localização: cuiaba

Amigos,

Recentemente adquiri uma S10 Executive 4x2 2007. Pois bem, as alegrias acabaram na primeira viagem que fiz agora no fim de ano. A bicha balança mais que escola de samba nas curvas....Dá uma super sensação de instabilidade parace que vai capotar, que não vai conseguir fazer a curva, na minha ranger anterior eu conseguia ir super trankilo a 130, 140 nas curvas....nessa s10 eu tenho medo de andar a 110 em direção reta. ela puxa para um lado puxa para o outro, há uma folga enorme no volante...realmente, não sei o q fazer, levei em vários mecânicos disseram que é normal...será normal um carro que custa quase 100 mil não ter estabilidade??? andei numa hilux e ela era super estável....

por favor, alguem me ajude...é a suspensõa?

fgamajr@gmail.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 8:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Normal? É ruim heim! O problema provavelmente está no Braço Pitman, o problema é que os PORCÂNICOS não sabem verificar direito a suspensão de carros como a S-10. Leve em um bom serviço de suspenssão de caminhões que você verá que a coisa muda de figura. Aqui no Tiro de Janeiro estive em 5 POCRCÂNICOS e MECHANICOS até que encontrei um serviço só de carros pesados, pronto resolveram tudo, Braço Pitman e uma bucha batente de cada lado da bandeja dianteira do carro mais o bom alinhamento.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
FredericoFreire
MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 8:54 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Salvo se sua S10 estiver com folga nos terminais de direção e/ou no braço auxiliar e pitman que pode agravar o descontrole, esse comportamento é característico da linha S10/Blazer.

Possuo uma S10 e quem anda comigo sempre questiona se está tudo certo, e sensação de que vamos sair da estrada é constante.

Aqui no fórum temos outros tópicos com esse tipo de questionamento/comentário por parte de outros usuários.
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2871&postdays=0&postorder=asc&start=15
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2992&

É notório e sabido que a S10 tem a pior estabilidade da categoria.

Ademais, seja bem vindo ao PICAPES GM!

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
fgamajr
MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2007
Mensagens: 7
Localização: cuiaba

Pessoal, obrigado pelas respostas...

Li os tópicos sobre a instabilidade da GM (indicado pelo frederico) e fiquei impressionado. Não tinha idéia de que isso era um defeito crônico da S10 (ou erro de projeto mesmo). Enfim, quase to indo em vez de mecânico na loja que me vendeu o veículo e trocando por outro...aliás, já fui ontem, mas a L200 que ia entrar no estoque da loja acabou ficando para semana que vem...entretanto, dizem q a L200 é gastadeira demais, e por isso estou meio com medo de fazer a troca. O vendedor é muito gente boa e ia pegar o carro pelo mesmo valor que eu comprei...Como a L200 é 2006-2006 e o meu 2006-2007 ele ia me voltar ainda uma pequena diferença...ainda não sei se compensa...pelo menos no consumo a s10 foi boa...fez 12,2 km/l de média na estrada (com o ar ligado)...

Bem, depois que saí da loja, meio que sem saber o que fazer com a s10, fui a um alinhador de caminhões a laser....ele colocou o carro na máquina e tirou as seguintes medidas:
CASTER ESQUERDO: +3º50'
CASTER DIREITO: +3º75'
CAMBER ESQUERDO: 0º
CAMBER DIREITO: 0º
TOE IN: 1º (CONVERGÊNCIA).

Tinha esperança de que houvesse algo errado com a geometria da s10, mas segundo o mecânico está perfeito...na verdade, era minha última tentativa de resolver o problema da s10...já troquei tudo nela, braço pitman, braço auxiliar, molas, amortecedores...bem, gastei um dinheirão e nada...a suspensão tá zerada...o ajuste parece que está perfeito, mas o carro não ficou do meu gosto...só falta mesmo trocar a caixa de direção (alguns me disseram que ela é responsável pela folga de cerca de 10º que verifiquei no volante). mas nao levei fé que isso ia resolver o problema...
então não fiz...

Resumo da ópera...não sei ainda o que fazer..espero que alguém possa me ajudar!!!

Abraços,
Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 2:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Uma S10 2006/2007 e já trocou braço pitman, braço auxiliar e amortecedores? Tem quantos km rodados?

Para solucionar seu problema, sugiro que troque a S10 por outra caminhonete de outra marca, ou por um carro pequeno, para acabar de vez com a instabilidade.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 11:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá fgamajr.

A S-10 junto com a Frontier 2.8 são a mais economicas da categoria, a S-10 ainda leva vantagem sobre a Frontier por possuir pneus mais estreitos (235 contra 255), as outras Pickup´s da categoria consomem mais, porém andam mais.

A L200 é beberrona por possuir um motor 2.5 que gera 141cv no modelo HPE (mesma potência do 2.8 da S-10 eletrônica).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 4:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Outra sugetão, pegue uma S-10 de algum conhecido e veja se tem o mesmo comportamento. Quando dirigi uma S-10 de um amigo (2005) eu gostei dela e tem um comportamento parecido com da minha Blazer (2000). Já dirigi uma Ranger, antes de ter a Blazer e também não notei nada demais, exceto que não tem o comportamento de um carro de passeio, mas isto é comum a todo veículo deste tipo. Outra, recentemente, dirigi uma Tucson com motor V6, e sinceramente, é um carro de passeio disfarçado de SUV, ele não encara estrada de terra e esburacada como um utilitário.
Bem, em resumo, talvez você esteja muito acostumado com carros de passeio, só precisa se acostumar com os utilitários, que são miniaturas de caminhões e por isto instáveis, principalmente nas curvas onde elas tendem a sair de traseira.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
fgamajr
MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 1:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2007
Mensagens: 7
Localização: cuiaba

Frederico, ela está com 52000 km rodados...peguei ela com 46000 km...já tive ranger e ela é muito boa, pelo menos a minha era, nao tinha a folga enorme no volante e nao parecia que ia capotar, mas ainda estou em dúvida em trocar, pq o lojista nao tem nenhuma ranger para me oferecer, só l200 e frontier. Não quero pegar carro de passeio pq vez por outro pego estrada de chaão aqui em MT e meus carros estavam "acabando" nela heehe...

Abraços,

FredericoFreire escreveu:
Uma S10 2006/2007 e já trocou braço pitman, braço auxiliar e amortecedores? Tem quantos km rodados?

Para solucionar seu problema, sugiro que troque a S10 por outra caminhonete de outra marca, ou por um carro pequeno, para acabar de vez com a instabilidade.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
fgamajr
MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 1:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2007
Mensagens: 7
Localização: cuiaba

A propóstio, com quantos km se troca o amortecedor da s10?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
fgamajr
MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 1:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2007
Mensagens: 7
Localização: cuiaba

Machado, o TUCSON é ruim pq não é a diesel e portanto deve gastar um absurdo, tipo ecosporte, além disso, é um carro importado e muito novo, se der algum problema vai ser aquela facada na concessionária. A S10 me pareceu uma boa opção por ser muito popular e ter muitas peças baratas, justamente o calcanhar de aquiles da RANGER que eu tinha (XLS 2000). Mas não esperava tamanha instabilidade tendo em vista que a RANGER não era assim. Era firminha, toda durinha...A S10 tem que ficar corrigindo o volante o tempo todo, sai de traseira, e balança a frente demais...quer ver um perigo, pisa no freio da s10 na entrada da curva, o peso vai para frente, a traseira levanta, o carro vai saindo, na hora que vc puxa para corrigir ela anda meio de lado, um trem esquisito, podes crer!

MachadoSL escreveu:
Outra sugetão, pegue uma S-10 de algum conhecido e veja se tem o mesmo comportamento. Quando dirigi uma S-10 de um amigo (2005) eu gostei dela e tem um comportamento parecido com da minha Blazer (2000). Já dirigi uma Ranger, antes de ter a Blazer e também não notei nada demais, exceto que não tem o comportamento de um carro de passeio, mas isto é comum a todo veículo deste tipo. Outra, recentemente, dirigi uma Tucson com motor V6, e sinceramente, é um carro de passeio disfarçado de SUV, ele não encara estrada de terra e esburacada como um utilitário.
Bem, em resumo, talvez você esteja muito acostumado com carros de passeio, só precisa se acostumar com os utilitários, que são miniaturas de caminhões e por isto instáveis, principalmente nas curvas onde elas tendem a sair de traseira.
Abraços,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
fgamajr
MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 1:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2007
Mensagens: 7
Localização: cuiaba

Andei numa frontier 2005 e não levei muita fé nela não..engate muito duro, tem que pisar fundo para desenvolver, não quero trocar um problema por outro hehehe...mas pelo visto, todas elas têm um probleminha né...a RANGER tem peças caras, a L200 gasta, a S10 não faz curva...pelo visto, boa mesmo só a HILUX, mas aí o problema é o preço e o seguro...

Daniel Martinelli escreveu:
Olá fgamajr.

A S-10 junto com a Frontier 2.8 são a mais economicas da categoria, a S-10 ainda leva vantagem sobre a Frontier por possuir pneus mais estreitos (235 contra 255), as outras Pickup´s da categoria consomem mais, porém andam mais.

A L200 é beberrona por possuir um motor 2.5 que gera 141cv no modelo HPE (mesma potência do 2.8 da S-10 eletrônica).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 9:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Fgamajr, vá fundo, troque pela Ranger. Aqui em casa também temos uma e com relação a estabilidade, posso garantir que ela anda travadinha no chão.

A Rager com motor 3.0 Electronic são muito boas e andam muito!

fgamajr escreveu:
Frederico, ela está com 52000 km rodados...peguei ela com 46000 km...já tive ranger e ela é muito boa, pelo menos a minha era, nao tinha a folga enorme no volante e nao parecia que ia capotar, mas ainda estou em dúvida em trocar, pq o lojista nao tem nenhuma ranger para me oferecer, só l200 e frontier. Não quero pegar carro de passeio pq vez por outro pego estrada de chaão aqui em MT e meus carros estavam "acabando" nela heehe...

Abraços,

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 9:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Fgamajr,
Realmente, a S-10 não gosta de fazer curvas se estiver descarregada, hoje dirigi uma que um colega meu comprou, sem o kit gás, e nas curvas a bicha não presta, bem diferente da outra que dirigi que tinha um kit gás na traseira e bem diferente da minha Blazer. Agora, quanto a exigência de correção no volante eu não notei isso em nenhum dos que dirigi. Não sei como é na Frontier ou na Hilux, mas um dia ainda vou dirigir uma.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Olá.

Hilux antiga (até 2004) eram exelentes em curvas, podia entrar a 170km/h que a bichinha ia embora. Sei que não é uma opção para o problema, mas fica o relato.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 6:12 pm    Assunto: Go Rancho Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Prezado a sua S-10 é 2007 deve vir com os amortecedores amarelos Cofap, que são um pouco mais duros e melhores do que os pretos.
Com 52000km com certeza já eram!
Quer ver ligue para a Monroe 0800 166 004.
Veja aonde está o teste de amortecedores e faça um gratis.
Tambem sugiro a colocação de 4 amortecedores Rancho, veja onde vende mais proximo no 0800 da Monroe. Os dianteiros são os RS99123 só que agora tem os novos modelos com a haste mais grossa RS999123.
São os modelos RS9000XL veja no link: http://www.gorancho.com/html/products/shocks/rs9000xl/rs9000xl.html
Acredito tambem que levantar um pouco a suspensão dianteira, apertando a regulagem do parafuso da barra de torsão, de maior altura a suspensão dianteira e maior curso do amortecedor dianteiro trabalhar, só que tem que realinhar pois a geometria muda ao mexer na altura, de preferencia ao alinhamento em máquina eletronica.
Os Pneus da 2007 são os Pirelli Scorpion ATR 235/70R16, existe coisa melhor no mercado se não fiser questão de pneu AT e preferir um melhor sugiro o lançamento da Michelin Latitude Tour HP no link: http://www.michelin.com.br/wps/portal/ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4i3dAXJgFku-pGoIsam6CKOcAFfj_zcVH1v_QD9gtzQ0IhyR0UA2h_loA!!/delta/base64xml/L3dJdyEvUUd3QndNQSEvNElVRS82XzBfOUg!?lp=TC&marca=MICHELIN&gamaId=6444&nomeSegmento=Caminhonetes%20Esportivas&idSegmento=23
na medida original 235/70/R16 ou 255/65R16 mais larga, mais só 0,34% mais alta.
Confira no consultório técnico de medidas de pneus http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm
Mas lembre-se de que se tratam de produtos de primeiro mundo e custam caro, mas se voçe pode pagar vai ter um plus a mais com certeza.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB