Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Dá pra colocar bateria auxiliar na Blazer? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
POGGIAN
MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 7:49 am    Assunto: Dá pra colocar bateria auxiliar na Blazer? Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 25 de Setembro de 2007
Mensagens: 128
Localização: RIO DE JANEIRO

Olá pessoal!
queria colocar uma bateria auxiliar em minha blazer 2.2, pois quando ligo meu ar cond e os milhas meu marcador vai lá em baixo. Mas o problema é que não tem lugar no motor. estava pensando no porta malas, alguém já fez isto antes? ou tem uma idéia melhor? obrigado pelas respostas.

_________________
-POGGIAN-RIO DE JANEIRO-
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 10:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Poggian, já respondi no outro tópico que você abriu e também no tópico sobre ventilador auxiliar para a Blazer.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
POGGIAN
MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 6:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 25 de Setembro de 2007
Mensagens: 128
Localização: RIO DE JANEIRO

Olá Sérgio!
E aí tudo tranquilo? e o herdeiro? tomara que seja um pra cada tela de DVD da carreta.he.he.he!
Desculpe a brincadeira.
Sérgio ontem achei o fio 16mm (R$ 8,00 o metro), também comprei os terminais da bateria, só que o terra comprei aquele que já vem com a malha. Já o suporte da bateria estou na onça, me diga uma coisa vc colocou alguma proteção tipo fusível, pois fico meio "cabreiro" em correr um positivo grosso daquele pelo carpete do carro, já pensou em algum curto? vai derreter o carro todo mas o fio não vai partir! he.he.he!
Outra coisa, vc achou que mudou alguma coisa com esta instalação?
vc acha que mesmo o marcador estando marcando 9v o alternador está fazendo a parte dele? valeu parceiro. obrigado pelas respostas! abraços!!!

_________________
-POGGIAN-RIO DE JANEIRO-
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 10:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Poggian,
Bem, eu decobri ontem, ao ir ao eletricista, que o regulador de voltagem está começando a dar defeito, então, se der, ainda esta semana eu troco o referido. Agora, com 2 baterias as telas de DVD podem ficar todas ligadas com o carro desligado que não tem mais oscilações, ou seja, compensou. Quanto a colocar um fusível eu estou pensando em fazer isso, mas ainda nõ encontrei um porta-fusivel de respeito, ou seja protegido. Ainda tem outra coisa, não sei qual a amperagem do fusível a ser usado, se 2 de 30A ou 1 de 30A, pois eletricidade automotiva não é o meu forte.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
José A. Machado
MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá,
não entendo quase nada de eletricidade automotiva, mas, cuidado com medidas de fusível, se por a menos, pode ficar desarmando a qualquer coisinha, se por a mais, pode não desarmar e passar corrente forte pro equipamento e danificá-lo. tive uma experiência ruim com isso, certa vez quando eu tinha um fusca, coloquei um fusível de amperagem alta na buzina e ocorreu um curto no fios e o dito cujo não desarmou, o carro quase pegou fogo, quande vi a fumaça já tava entrando pelo painel, nem usei extintor, fui logo nos cabos da bateria e arranquei, e o pior que a danada era debaixo do banco traseiro.

abraços

_________________
José A. Machado

D20/1989.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Pois é José, api é que a porca torce o rabo, pois apesar de ter uma fórmula para calcular a amperagem do fusível a ser usado, esbarrei em um problema, eu não sei qual o consumo total de energia do meu carro, pois uma medida correta de quanto ele gasta é que me permitiria prever o fusível correto. Como as baterias são de 56A, dois fusíveis de 60A, teoricamente, seriam excessivos, correndo o risco de não proteger nada, já um de 30A, pode suportar bem, mas, dependendo da exigencia, ele pode não aguentar. Por isso, se tivesse uma fórmula de calcular o gasto seria ótimo, ou então encostar o carro na engenharia elétrica da universidade para que eles medissem o consumo com a aparelhagem que eles tem (isso seria difícil pois não tenho tanto conhecimento lá), enfim, vou na chutometria perigosa.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 5:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Machado

Básicamente em cada 12W é 1 A, portanto farol de 60 W x 2 consome 10 A

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
POGGIAN
MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 2:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 25 de Setembro de 2007
Mensagens: 128
Localização: RIO DE JANEIRO

Olá pessoal!
Bom estive dando uma olhada no meu carro , e descobri que para o que nós queremos que é empurrar o motor de arranque basicamente , não podemos colocar fusível, pelo menos em meu carro o fio vai direto para ele sem proteção, acredito que não acharei um com amperagem tão alta para suportar o arranque.O que achei foi aquele grande de 30A, será que aguenta? abraços!!!

_________________
-POGGIAN-RIO DE JANEIRO-
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 2:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Machado, sua bateria é de 56Ah. Isso significa que ela é capaz de fornecer 56 amperes durante uma hora, ou 01 ampér durante 56 horas. Portanto diz respeito à capacidade de armazenamento de energia elétrica da bateria.

A corrente nominal que ela suporta é outro valor, expresso somente em A (ampér).

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Cezar Sato
MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 6:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Não seria mais viável modificar o suporte original para comportar uma bateria de 70 amperes? Acho meio arriscado a instalação de uma bateria no interior do automóvel, vai requerer muito cabo e não se obterá total aproveitamento em função da perda de corrente devido ao comprimento do cabo, havendo até risco de incêndio. Neste caso seria interessante passar o cabo por dentro de uma mangueira antichama para dar maior proteção.
Outro porém é a emissão de gases da bateria, que contém ácido sulfúrico, não seria muito legal isto no interior do carro.
Lembrei-me de uma coisa, existem marcas de baterias de 63 amperes que usam casco de mesmo formato que os 56, sendo apenas um pouco mais alto.

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 8:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal,
Bem, até o momento não sei o que vou fazer, pois quando saí do eletricista, agora com o alternador consertado mas de novo com um regulador ¨made in Argentina¨ eeeeecaaaaa!, o mesmo me disse que não há necessidade de colocar um fusível para a bateria auxiliar, mas se eu quero proteger o sistema de algum curto devido ao lugar onde o fio passa, era só proteger o fio com um conduíte, o que eu não fiz, pois o cabo de 16mm, tem uma capa de 4mm só de plástico (por isso acho que foi caro).
Cesar, quanto a modificar o local da bateria, na Blazer com o motor 4.3 não dá, pois não tem espaço, inclusive chegando ao ponto, que se não fizer a retirada da bateria com cuidado, você pode quebrar a parte onde fica a tampa do radiador. Com relação a saíde de ácido sulfurico pela bateria, isto só ocorre com as baterias que não são seladas e não tem filtro na saída de gases, e em geral, o vapor costuma ser liberado quando a bateria está sendo carregado por carga rápida.
Abraços,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
ARISMAR
MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 4:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caro MACHADO e Demais Amigos

Tenho acompanhado há alguns dias essa discussão a respeito da adaptação de uma Bateria auxiliar.
Deve-se ter cuidado nessa instalação:
1. essa bateria somente alimentará alguns acessórios, independente do circuito elétrico do veículo?
2. essa estará ligada em paralelo, então fazendo parte desse circuito, incluindo o motor de partida?

Um estudo deve ser realizado, e com muita parcimônia.
- verificar se o alternador suporta essas duas alimentações;
- se o regulador de tensão está dimensionado para tanto.

Na opção "1", deverá ter-se o cuidado de instalar um diodo retificador de 30A na entrada da bateria auxiliar para evitar o retorno da corrente elétrica. A saída deverá ser um circuito independente da instalação elétrica original do veículo. Quanto ao aterramento, esse será comum.

Fusíveis de proteção, devem ser sempre utilizados próximo aos acessórios alimentados e não no circuito de alimentação da bateria de acumuladores.

o Motor de Partida consome aproximadamente 300A durante a partida, imagine agora um motor com difícil partida. Como utilizar uma proteção com fusíveis ou disjuntores nesse circuito?
Bem, poderá ser utilizado um tipo de chaveamento industrial.

Condutores longos, sempre concorrem para uma perda, mas para esse caso em estudo poderá ser considerada pouco significativa.

Cuidado deve ser tomado quanto aos gases, são perigosos pois além de corrosivos são explosivos.

Mesmo nas bateria modernas (seladas e livres de manutenção) há nas duas laterais da tampa de suas caixas um orifício para escape dos gases que também regula a sua pressão interna.

Naturalmente a solução eletrolítica evapora. Quando a bateria está sendo alimentada suas placas aquecem e aceleram a formação de gases; aí está o perigo. Jamais deve-se instalar esse tipo de bateria em locais fechados ou com pouca ventilação.
Consequentemente não é nada recomendável instalá-la no interior dos veículos.

Dependendo do veículo, com uma análise, poderá ser instalada embaixo da carroceria, com proteção adequada. Haverá uma segurança maior.

Sucesso na empreitada. Abraços, ARISMAR(914).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 2:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Arismar,
Boa dica esta do diodo retificador, vou ver se consigo encontrar o dito cujo. No meu caso a bateria auxiliar era para ajudar na alimentação do ventilador auxiliar do radiador que coloquei no carro, mas acabou servindo também para permitir que o sistema de som e DVD/TV do carro possa ser ligado com o motor desligado.
Quanto a instalação, infelizmente, como citado acima, não há outro lugar para coloca-la, por isso ficou dentro do carro, acima da caixa de roda traseira direita, diante da possibilidade de vazar ácido, é que fez com que eu optasse pela bateria selada. Claro, se o carro sofrer um capotamento, não vai adiantar nada, pois a bateria irá vazer pelo respiro que possui, mesmo contendo o filtro.
Agora, não resta dúvida, a bateria dentro do carro não é a melhor solução, ainda mais que pelo que lí, na proxima vistoria do GNV, meu carro corre o risco de ser reprovado se a bateria continuar ao lado do cilindro de GNV, pois caso ocorra um centelhamento, por curto na bateria, este poderia ocorrer em direção ao cilindro, e aí né, KABUM, uma Blazer no espaço, hehehehe. Diante disso, ainda estou à procura de um lugar melhor ou outro tipo de bateria, de menor tamanho.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
ARISMAR
MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 2:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caro MACHADO

Éh, meu caro: quando não se tem remédio, remediado está!

Quanto ao diodo, utilize aquele conjunto aplicado em alternadores (o positivo), em forma de "meia-lua". Poderá utilizar os tres diodos, o consumo deles é baixo. Pode ser até peça usada, mas verifique ou solicite ao eletricista para verificar se os diodos estão OK.

Faça uma ligação em paralelo interligando eles (anodos), mas muito bem feita. Os catodos já estão interligados pela placa meia-lua.
Prenda essa meia-lua em um conector de bateria utilizando seus próprios parafusos (no ponto onde se conecta o cabo). Esse conector será ligado NO BORNE "POSITIVO".
Desse mesmo ponto você tirará a saída para a alimentações dos seus acessórios.

Utilize um material isolante para proteger esse conjunto, evitando-se assim qualquer acidente ou incidente. (na "gambiarra" pode ser utilizado até mesmo um saco plástico)

Com essa medida todos os acessórios alimentados estarão super protegidos.

Por aqui sempre à vossa disposição. Qualquer dúvida por aqui ou MP.

Sucesso. Abraços, ARISMAR(914).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
MachadoSL
MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 8:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Arismar,
E mais uma vez obrigado pela dica, afinal eu já ia perguntar mesmo sobre a forma de fazer a ligação dos diodos. Agora, persiste uma dúvida, se eu colocar os diodos, a bateria será carregada? Pois do meu tempo de eletrônica (adolescência onde lia todas as resvistas Eletrônica), o diodo só permite a condução da corrente em um sentido (falei besteira?).
Bem, ainda estou à procura de um outro lugar para a bateria. Aliás, na Blazer, embaixo da bateria, há um espaço que poderia ser aproveitado para a bateria, infelizmente não cabe nem uma bateria de 36A/h, mas cabem 2 baterias seladas, daquelas usadas em alarmes, de 14A/h. De qualqer modo, estou a cata de sugestões.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB