Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 GNV Estraga o Câmbio automático? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
YAJNA
MensagemEnviada: Qui Dez 06, 2007 12:21 pm    Assunto: GNV Estraga o Câmbio automático? Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2007
Mensagens: 16
Localização: Caçapava - São Paulo

Olá pessoal,

No começo do ano gastei mais de 3 mil reais para fazer o câmbio de uma Blazer 98 4.3 V6 Executive Automática e o mecânico me disse que o GNV estraga o cãmbio automático... é verdade isso? Eu continuo rodando no GNV e o mesmo me disse até que não daria garantia se eu rodasse no GNV.

É sério isso?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Law Huei
MensagemEnviada: Qui Dez 06, 2007 4:56 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 20 de Janeiro de 2006
Mensagens: 46

Saudações,


Em partes não é mentira, tive 2 carros automáticos com GNV ( omega e opala), e em ambos a durabilidade do câmbio foi menor, o que me explicaram é o seguinte : O que acontece é que em qualquer veículo o câmbio é dimensionado para a potência do motor, e como todos nós sabemos o GNV deixa o carro com alguns "cavalos" a menos. O câmbio passa a trabalhar forçado, o que ocasiona um desgaste mais prematuro, uma vez que força o câmbio a efetuar mais trocas com menos potência do motor, somando a tudo isso existe a "excelente condição" de nossas estradas e o próprio relevo urbano que em são paulo é um verdadeiro sobe e desce...soma se o trânsito tbm..tudo isso faz o câmbio trabalhar toda hora e aí depois de 1 ano ou 2 é sentar e chorar de novo.. dói muito a grana gasta para arrumar 1 câmbio automático. Ahhh detalhe..me disseram que em veículos normais com GNV a durabilidade da embreagem é um pouco menor tbm...

abraços


Law
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Dez 06, 2007 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Yajna,

Dá uma lida nesse tópico: http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2854

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Dom Dez 09, 2007 10:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Meus Caros,

Minha Blazer está com GNV há mais de 30.000 km., e até agora o câmbio está OK.
Todavia, tomo alguns cuidados:

a) Evito mudar de combustível com carro em movimento: pode ocorrer uma pequena falha no motor e o carro "pegar no tranco". Estes pequenos trancos certamente custarão caro caro no futuro;
b) Quando ando em bairros montanhosos (região da Paulista, Perdizes, Pacaembu etc.), coloco o carro em 3ª, ou uso gasolina;
c) Evito forçar o motor, não acelerando demasiadamente o veículo;

Acho que atá agora tive sorte,

Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 10:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal,
Na minha o GNV está a cerca de 70.000Km, pois ela tinha 53.000Km quando instalei e hoje ela está com pouco mais de 120.000Km. Até o momento está tudo bem, já troquei o óleo do câmbio aos 70.000Km (sem trocar o filtro, o que será feito aos 140.000Km), e sempre ando na gasolina cerca de 6Km por dia, 3Km ao sair de casa e aproximadamente 3Km antes de chegar ao meu destino.
Agora tem uma coisa que eu faço com frequência, que é a de trocar os combustíveis com o carro em movimento e, por isso, quando ele morre, coloco o câmbio no N e ligo o carro na chave para que ele não pegue no tranco.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
YAJNA
MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 2:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2007
Mensagens: 16
Localização: Caçapava - São Paulo

Pôxa, bacana as dicas... MUITO Obrigado a todos! Eu tb evito trocar de combustivel com o carro em movimento e reduzo quando coloco ela para "subir paredes" (e ela sobe Smile )

Uma coisa que estou achando estranho é que de vez enquando o carro parece que fica "embreado"... faz um barulhão, o giro sobe quando acelero mas nao anda... o que poderia ser isso?

Alguém já passou por isso?

Valeu!!

_________________
Blazer 98 4.3 V6 Executive Automática com GNV de 21M3
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 2:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Tá igual meu landau então.

Sendo que depois que "esquenta" melhora...

_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 9:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

YAJNA

Tudo bem?
Como está o óleo do câmbio? O ideal é a troca aos 60.000km.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 10:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Yajna,
isso ocorre quando o ventilador de acoplamento viscoso entra, como ele rouba um pouco (um bocado) de força do motor, fica parecendo que o carro não anda, principalmente se você está em uma ladeira, isto independente de estar com a gasolina ou o GNV. É mais uma das preciosidades da GM.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
YAJNA
MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 12:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2007
Mensagens: 16
Localização: Caçapava - São Paulo

Olá Fernando, olá pessoal!

Citação:
Como está o óleo do câmbio? O ideal é a troca aos 60.000km.


Pois então, cheguei a ver o óleo tb mas ele está ma medida correta tanto "cold" quanto "hot" da vareta e está cor de rosa, quase transparente sem cheiro de queimado nem nada, tranquilinho.... porém posso trocar, farei a troca do óleo em breve e aproveito e troco o do cãmbio tb...

Pergunta: Por acaso é o mesmo da direção? Esta vareta que eu vejo indica o da direção tb? Falo de uma que ficando de frente para o carro fica do meio para esquerda e tem uma trava para tirar.

Com relação ao barulho é estranho mesmo, por exemplo, se na gasolina eu dou uma pisada até o chão (quando está com esse barulho) a rotação sobe mas o carro nem anda... no GNV é mais dificil acontecer.... isso pode ter com o Kit GNV está "zoando" as informações que são trocadas no carro? (injeção, sonda lambda e etc?)

Me perdôem se falei alguma besteira ok? rs Não manjo muito ainda.. acreditem ou não mas só depois de um ano soube que meu carro tem tração nas rodas traseiras pois derrapou só a parte de tras em um piso molhado de garagem rs

Citação:
ventilador de acoplamento viscoso


Machado, me desculpe mas o que é esse ventilador de acoplamento viscoso? (O barulho parece de um ventiladorzão mesmo... )

Achei isso aqui no fórum: http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=1087

Porém ainda não entendi se isso tem a ver com a embreagem (a minha é automática nem sei onde fica) e não sei onde fica esse mecanismo.

PS: Meu consumo aumentou também... cheguei a fazer 180Km com 21M3 e hoje faço 140Km ou 160Km, depende da estrada e etcs.... antes sempre batia perto de 180Km.

Bem, deixe-me organizar as perguntas:
1 - Onde fica a Embreagem Viscosa?
2 - Como faço para saber se houve vazamento?
3 - Seria a Embreagem Viscosa e Conversor de Torque a mesma coisa?

Abração e valeu a contribuição!!

_________________
Blazer 98 4.3 V6 Executive Automática com GNV de 21M3
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 3:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

YAJNA,

A embreagem da transmissão do veículo, presente em carros equipados com câmbio manual, é uma coisa, e nada tem relação com a embreagem viscosa do ventilador do sistema de arrefecimento. Carros equipados com câmbio automático, não possuem embreagem convencional, mas possuem um conversor de torque e uma embreagem de vários discos que funcionam em meio úmido, ou seja, submersos no óleo da caixa.

Você deve verificar o nível do óleo da sua caixa de marcha para saber se houve ou não vazamento.

Já a embreagem viscosa, é um acoplamento deslizante existente no ventilador do motor, aquele em frente ao radiador. Esse ventilador é acionado pela correia do motor, e para não ficar todo o tempo em velocidade máxima, possui um acoplamento que está localizado no centro, e conecta as pás ao eixo que vai para a polia. Essa peça possui um fluido que varia a viscosidade proporcionalmente à variação da temperatura. Ou seja, quando o carro vai esquentando (temp. sobe), ele vai ficando mais viscoso, garantindo a transmissão do movimento da carcaça com o eixo, fazendo com que a hélice gire na velocidade da polia. Quando o motor está frio, a polia gira em falso e a hélice gira mais devagar.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 8:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Yajna,
Bem, o Frederico já respondeu um bocado, mas quanto ao consumo no GNV é um problema, pois este varia muito, depende da pressão do posto onde você colocou (mais pressão mais GNV), se não há mistura do GNV com Ar, por incrivel que pareça, alguns postos aqui do Rio já descobriram como fazer esta mutretagem, você coloca 18m cubicos e só anda 90Km, quando o normal seria andar cerca de 120 Km, aí você coloca em outro posto e seu carro volta ao normal. Além disso, tem postos que liberam óleo do compressor junto com o GNV, com o tempo o seu cilindro recebe menos GNV e logo anda menos, portanto, não estranhe estas oscilações.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
YAJNA
MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 8:34 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Dezembro de 2007
Mensagens: 16
Localização: Caçapava - São Paulo

Salve FredericoFreire, Machado e todos!

MUITO Obrigado por estas informações, pois, sair da ignorância é realmente uma benção Smile



Citação:
Você deve verificar o nível do óleo da sua caixa de marcha para saber se houve ou não vazamento.


Como eu verifico isso? Na vareta que tem uma trava que fica acima da vareta do óleo do motor?

Em tempo: Já que eu paro de encher o saco ok? rs

Valeu! Very Happy

_________________
Blazer 98 4.3 V6 Executive Automática com GNV de 21M3
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 12:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

É, nessa vareta mesmo. É a vareta do nível de óleo da caixa de marcha.
_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 2:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Yanja,
Sem essa de encher o saco, afinal estamos aqui para discutir, por isso, não se preocupe.
Só mais uma coisa, para medir o óleo do câmbio, o carro deve estar ligado e com a alavanca na posição P, você pode verificar o nível com o carro frio (ao ligar pela primeira vez no dia) ou com o motor quente (o problema é segurar a vareta e não queimar a mão).
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB