Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Volante com folga « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Karl
MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 3:26 pm    Assunto: Volante com folga Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Junho de 2007
Mensagens: 25
Localização: São Paulo

Colegas,
a minha Blazer, desde que adquiri tem uma folga no volante que me incomoda. Não é grande mas incomoda. Frequentemente quando em linha reta tenho que ficar girando o volante ora para a esquerda ora no sentido contrario para manter em linha reta. Já fiz o alinhamento, corrigindo o caster, a cambagem e a divergência, mas não melhorou muito, realmente sinto o carro mais "no chão", porém ainda com um pouco de folga no volante. Já notei que com o carro parado e sem funcionar, a folga é devida àquela junta elástica, já que consigo girar o eixo da coluna sem movimentar a caixa.
Eu estava pensando em trocar esse eixo (que faz a ligação da caixa de direção à coluna, aquele que tem a junta elástica), porém não sei se realmente resolveria. Também nao sei se essa folga é característica do carro.
Agradeço qualquer sugestão e/ou comentário.

_________________
karl
Blazer 4.3l - Automática - 2000
São Paulo - SP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Klinger
MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Na minha silverado tb tava com uma folga enorme, o cara só apertou um parafuso que tem na caixa da DH que ficou perfeito. Será que não é o caso da sua ?
_________________
Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Karl
MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 7:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 13 de Junho de 2007
Mensagens: 25
Localização: São Paulo

De fato, no início, pensei que fosse folga da caixa, entretanto, olhando mais atentamente, percebi que torcendo o eixo com a mão, aquele que tem a junta elástica, noteii que ela ( a junta elástica - que mais parece borracha de pneu) se deforma até um certo ponto e a partir daí, começa a atuar sobre a caixa.
Eu já conversei com alguns mecânicos e eles disseram que é normal. (???)

_________________
karl
Blazer 4.3l - Automática - 2000
São Paulo - SP
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
fgamajr
MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 2:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 20 de Dezembro de 2007
Mensagens: 7
Localização: cuiaba

Karl escreveu:
De fato, no início, pensei que fosse folga da caixa, entretanto, olhando mais atentamente, percebi que torcendo o eixo com a mão, aquele que tem a junta elástica, noteii que ela ( a junta elástica - que mais parece borracha de pneu) se deforma até um certo ponto e a partir daí, começa a atuar sobre a caixa.
Eu já conversei com alguns mecânicos e eles disseram que é normal. (???)


Karl,

A minha s10 executive 07 tb tem essa folga (q tb me incomoda). Comecei a reparar outras s10 e blazer e parece que é defeito de projeto mesmo.. Várias tem, a ponto de mecanicos acharem q e normal...se tiver alguma solução, tb quero adotar...

abraços,
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sergiosmiranda
MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 11:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 13 de Julho de 2007
Mensagens: 33
Localização: Nova Iguaçu-RJ

PessoALL,
A minha Blazer tb tem esse problema, já fiz cambagem, alinhamento ajuste de rolamento, ajuste na caixa da direção adição de graxa na ponteira, graxa no braço auxiliar e não adiantou, melhora um pouco e depois volta igual, ela anda reta, os pneus já tem 20.000 e não comeram torto.
Esse problema me incomoda muito.
comprei as ponteiras e vou mandar troca-las, as que estão nela são de graxeira, vou colocar sem graxeira.
Se ´sarar`eu aviso.

_________________
Saúde e Paz
Sérgio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 5:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Se comparar a um carro de passeio que tem a caixa de cramalheira, os de rosca sem fim são super ultrapassados, é o tipo da caixa existe desde o nascimento do carro.

A folga na cx cremalheira tem relação 1:1, na sem fim, ela é multiplicada pelo comprimento do braço pitman. (a folga aumenta pelo menos 10X)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Arnaldo Tomazetti
MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2008 10:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 28 de Janeiro de 2006
Mensagens: 203
Localização: Atibaia - SP

Essa folga é no braço auxiliar, já mencionei isso em outro tópico.
A peça nova comprada em auto peças já vem com folga, é o cúmulo do absurdo mas é...
O mecânico fecha os olhos ao senso crítico e manda bala, monta do jeito que vier...
Cabe a nós, simples usuários, fazer o CQ antes, tâmo a pé véio, ou a gente se interessa pela parte técnica das coisas, ou vamos engolir sapo pro resto da vida...infelizmente...

_________________
Arnaldo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cleber Costa
MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 8:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008
Mensagens: 14
Localização: Brasília

Karl e demais companheiros

Minha experiência c/ a minha Blazer Executive coincide com a sua. A folga trazia imprecisão e era perigosa principalmente na hora de encarar desníveis das estradas e vias em geral.
A solução encontrada não é difícil ou mesmo cara. O problema pode estar no Braço Peachiman ou no Braço Auxiliar ou em ambos, que são duas peças que saem da caixa de direção e que comandam a articulação diretiva das rodas. Não precisa, geralmente, trocar os braços, que não se desgastam. Basta trocar a bucha de tecnil do(s) braço(s) que apresentar(em) folga. Muitas vezes trocar somente um dos braços, mesmo novo, não resolve. Feita a troca e conferidas as medidas de alinhamento; ainda o estado da caixa, tudo se resolve. Assim foi comigo e quero compartilhar. Me custou menos de R$ 250,00.

É isso aí cara.

abraços

cleber

_________________
Aqui é o pai da Hannah. Blazer V6 4x4 automática c/ GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger Skype Google Talk
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Cleber

Não entendi: Trocar buchas dos braços???

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cleber Costa
MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008
Mensagens: 14
Localização: Brasília

Isso aí. Os terminais de cada braço tem uma peça de tecnil (um tipo resistente de polímero) que recebe o braço como se fosse um tipo de luva. É possivel reparar trocando essa peça que, com o tempo e o atrito dos braços de ferro, se desgastam irremediavelmente.
_________________
Aqui é o pai da Hannah. Blazer V6 4x4 automática c/ GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger Skype Google Talk
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2008 3:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Cleber,

Normalmente, o preço é o que determina se vale a pena comprar novo ou arriscar uma recuperação. Pelo menos nas D20, acho que essas peças não são com bucha. A minha também está com folga nesses braços, mas estou levando...Mesmo assim, os preço das peças novas não são tão altos assim. Nas D20, claro.

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cleber Costa
MensagemEnviada: Sex Fev 15, 2008 8:13 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008
Mensagens: 14
Localização: Brasília

Paulo.

Vou pesquisar e te informo sobre o sistema da D-20, que acredito seja similar, eventualmente com mudança de materiais. O meu pensamento, independentemente do preço para a reparação, é de que folga na direção não é "acessório standard" e requer seja resolvido. Se o reparo for pelo menor preço, um tanto melhor. Esse é o propósito do forum, a troca de experiências para soluções viáveis e que não nos passem a perna com preços altos que contribuem para forjar mitos de que manutenção de caminhonetes e seus derivados tem que ser necessariamente caras.

Abraço, irmão.

_________________
Aqui é o pai da Hannah. Blazer V6 4x4 automática c/ GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger Skype Google Talk
alexm
MensagemEnviada: Sáb Fev 16, 2008 1:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Cleber.

Acho bem razoável a sua solução para este poblema. O ponto é que a maior parte dos picapeiros não tem tempo e/ou ferramental e/ou conhecimento para isto. Assim, é mais comodo e seguro trocar a(s) peça(s).

Mas, muitas vezes, a troca da peça se revela mais perigosa que o reparo "caseiro". Digo isto porque paguei para susbtituirem (preventivamente) os amortecedores da minha S10(precupação com a minha, segurança, da minha família e de outros condutores) e o "mechanico" que fez o serviço deixou os parafusos de fixação de um dos amortecedores dianteiros frouxos, o que gerou ruidos e desconforto ao dirigir. Isto me levou a verificar, em outro local, os pivos, daí a surpresa do amortecedor "frouxo".

Por outro lado, quando me ausentei na area da oficina, segundo entendi do relato de meu filho menor, posteriormente, os novos "mechanicos" enfiaram chaves de fenda na guarnição de borracha dos pivos (Nakata) estragando-os e depois me "provando" que as guarnições estavam rasgadas e os mesmos sem ação.

Este breve relato, mostra porque a manutenção de veículos no Brasil é cara, mal feita e no fundo sempre gera uma situação de risco para todos. E não eram oficinas "meia-boca" ...

Daí as perguntas : onde comprar, quanto custa (essas luvas de Tecnil) e como fazer a substituição ?

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (Fabio R tem razão : tá dificil de encaixar no orçamento)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Cleber Costa
MensagemEnviada: Qui Fev 21, 2008 11:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008
Mensagens: 14
Localização: Brasília

Alexm.

Compreendi a sua preocupação e as conclusões são verdadeiras quanto a desonestidade de certas oficinas. A troca dessas luvas em que se encaixam os braços peachman e auxiliar exige mão-de-obra especializada e ferramental próprio. Normalmente as oficinas recuperadoras de peças de suspensão, hidrovácuos, bombas d'água, e por aí vai; são quem fazem isso bem. Deslocar e retirar os braços é tarefa pra lá de complicada, mas para quem sabe em 2 horas o serviço fica pronto.

As oficinas que trabalham com suspensão são terríveis. Em primeiro lugar cobram preços extremamente baixos para fazer alinhamentos para atrair os incautos e depois cobrar absurdos por peças que condenam sem necessidade e substituiem por peças paralelas com durabilidade comprometida. Esse pessoal não entende nada. A troca de peças das suspensões é melhor deixa para o seus mecânico de confiança, inclusive as balanças, pivots, borrachas que você mesmo possa comprar definindo a relação qualidade e preço como quiser.
Caso sejam detectados problemas com as peças na hora do alinhamento, levo o carro para se reparodo fora e depois trago para alinhar.

Elementos Borracha da suspensão o ideal é comprar os de fabricantes fornecedores de linhas de montagem, inclusive os coxins do amortecedor. Os paralelos são imprestáveis e constumam ser empurrados por essas lojas especializadas em suspensão. A melhor solução, a meu ver, para não ter surpresas, é ter pleno domínio sobre as peças do seu carro.

Isso aí.

cleber costa

_________________
Aqui é o pai da Hannah. Blazer V6 4x4 automática c/ GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger Skype Google Talk
Cleber Costa
MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 1:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008
Mensagens: 14
Localização: Brasília

Paulo, fui informado que o sistema da D-20 é similar.

abs.

cleber costa

_________________
Aqui é o pai da Hannah. Blazer V6 4x4 automática c/ GNV
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Endereço de AIM Yahoo Messenger MSN Messenger Skype Google Talk
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB