Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Pessoas no Compartimento de Carga da Blazer « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 1:53 am    Assunto: Pessoas no Compartimento de Carga da Blazer Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Pessoal,

A intenção não é gerar polêmica a respeito, mas buscar esclarecimento junto as autoridades para o adequado uso do compartimento de carga dos SUVs, conhecidos como "chiqueirinhos".
Particularmente, sou contra transportar pessoas e crianças no compartimento de bagagem. Não existem bancos adequados, nem cinto de segurança. A pessoa vai batendo nos vidros, no teto e na porta. É perigoso e desaconselhavel, para não dizer também que é proibido.
Porém, não consigo compreender porque a polícia usa este espaço para conduzir os "suspeitos" até o Distrito Policial.
Não quero ser chato, mas se a montadora do veículo destinou o espaço para carga, e o Detran assim reconheceu, qual é a adaptação por qual passaram as viaturas policiais que autoriza levar pessoas neste compartimento. É a mesma coisa que conduzir o infeliz no porta-malas de um veículo 3 volumes.
Duvido muito da legalidade desta conduta, e penso em oficiar o Ministério Público para tome as providências necessárias no sentido de que se transporte as pessoas com a dignidade e a segurança que merecem.
Abraços,

Fernando


Editado pela última vez por Fernando Alvaro em Qua Nov 14, 2007 12:19 am, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 11:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Fernando, esta questão é muito polêmica...
Primeiro que estamos no Brasil, que é um quase um país de ninguém. Segundo é que as autoridades não se preocupam com questões realmente importante (processo penal, etc. etc. etc.), imagina quanto ao transporte de suspeitos e criminosos...

Essa coisa de "transporte" é coisa meio cultural que veio da época das Veraneios. Só em um país como esse utiliza-se SUVs e Picapes para perseguição (e até jipes - Land Defender 110 aqui em São Paulo). Se eu não me engano isso já foi questionado em sites e em revistas e é totalmente fora da realidade. Não sei se você já reparou, mas mesmo em viaturas como Corsa Classic não existe o banco traseiro (pelo menos nas viaturas aqui no estado de SP).

"qual é a adaptação por qual passaram as viaturas policiais que autoriza levar pessoas neste compartimento": Nenhuma! Só a grade pra separar.

"É a mesma coisa que conduzir o infeliz no porta-malas de um veículo 3 volumes": Teoricamente sim, mas pelo menos tem janelinha!

Sinceramente eu não perderia tempo com essa coisas não. Tem bandido que anda de Nissan Frontier ou X-Terra da PF ou mesmo em uma Blazer V6...

Desculpe a ironia, Fernando. Mas se você estivesse falando de crianças, filhos, sobrinhos, pessoas de bem eu assinaria embaixo. Mas com relação a Polícia, eu deixaria as coisas como estão. Entendi o ênfase em "suspeitos" e não em "criminosos", mas se há suspeita coisa boa pode não existir...

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 12:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Eduardo,
Muito obrigado pela resposta e pelos comentários. O problema não é saber se o infeliz a ser transportado é bandido ou não. O problema é mais sério. Se, por exemplo, existir um homônimo seu, ou se clonaram seus documents, se seu nome consta num mandado de prisão, vc irá ser transportado com toda segurança no "chiqueirinho". Vou além. Imagine a seguinte situação. Uma pessoa leva seu filho para passear e a criança vai no "chiqueirinho" (não estou defendendo a atitude, apenas raciocinando). O "marronzinho" para e adverte o motorista. Este, se sentindo ofendido, fala palavras de baixo calão e ameaça o "marronzinho". Uma viatura da polícia assiste a cena e o conduz ao DP. A ironia: você será conduzido no exato lugar onde o "marronzinho" disse não ser permitido o transporte de pessoas (sic !) NADA MAIS ABSURDO. Isto me perturba profundamente, como também me perturba o fato de as viaturas da polícia civil de São Paulo se assemelhar mais a um veículo de criminosos. O vidro é filmado de uma forma que a lataria fica mais transparente do que o vidro, sem qualquer motivo. Nem se fale que é para garantir a segurança do policial, pois a polícia militar não se socorre deste expediente. E se a tese de manter a segurança pegar, então com maior razão podemos filmar nossos veículos, pois nem mesmo armas podemos portar, ao contrário do policial civil.
Estes pequenos detalhes não são detalhes pequenos, mas o modo de como pensa e como age a polícia do Estado.
É de se lamentar, mas podemos lutar contra tudo isto, basta vontade.
Abraços,

Fernando[/i]
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 2:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Até concordo, apesar de achar que as prioridades a serem (hipoteticamente) adotadas seriam:

-Dotar os ônibus urbanos de cintos de segurança. E obrigar seu uso efetivo.
-Não permitir (de fato e não apenas retoricamente) as prefeituras (e outras esferas) transportar trabalhadores em caçambas de caminhões.
-Que transporte de CRIANÇAS, nos munícipios do interior , se faça até à escola (e no seu retorno) em caçambas de D-20 (ou similares).
-dentre outras dezenas de aberrações dioturnamente verificadas...

Vou me ater apenas a estes exemplos, sem nem entrar no mérito da quantificação de transportados nestas citadas condições(centenas ou milhares de vezes superior aos conduzidos em viaturas policiais), porém entrarei sim com a PRESUNÇÃO (passível de erros pontuais portanto) de que essa massa trabalhadora/estudantil deveria sim ser PRIORITÃRIA em demandas de melhorias e benesses .

Porém parabenizo o amigo autor do tópico pela correta preocupação com a coerência que de fato não há na citada regra.

Na esteira, alerto que como vivemos momento de grande inversão de valores, penso que se demandares neste sentido é possível que providências sejam tomadas e veículos como blazers sejam substituídos por outros mais adequados às raríssimas perseguições e ao transporte humanizado de passageiros/suspeitos e podemos imaginar Novos Omegas importados e adaptados para tais usos a custos unitários superiores ao orçamento anual de algumas escolas.

Saliento que não faço tais comentários em detrimento de direitos (que bem os há) de suspeitos ou mesmo de eventuais contumazes criminosos confessos, mas sim de que nos atentemos a outrens que não dispõem de advogados ou recursos obtidos de forma escusa para a verbalização de seus direitos.

Um abraço.

_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Peço antecipadamente desculpas à moderação se eventualmente tiver sido (não houve esta intenção, medi até as palavras) por demais incisivo.
_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 3:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Fernando
tenho que dizer que concordo com você, afinal, nem sempre a polícia transporta em suas viaturas marginais ou bandidos, e que o espaço de carga não deveria ser usado para o transporte de pessoas, principalmente porque a adaptação feita é ridícula, pois se o cara for mesmo um marginal dor brabos ele vai quebrar tudo e sair de lá (com dificuldade mas vai). Seria interessante que a polícia usasse de vans adaptadas para levar presos e se for fazer uma perseguição, que tivesse carros com motor forte, sedans longos como os que vemos nos EUA e Canadá, onde cada sedã detes pode levar até 4 pessoas no banco de trás (apertadas sim, mas onde se carrega gente), em tempo, no Japão só cabem 3 no banco de trás dos carros. Viaturas grandes como as SUVs deveriam ser usadas para atividades onde o terreno fosse ruim e como carro tático de apoio.
Infelizmente, o que dizer de um país onde fusquinhas de motor 1300 e 1600 foram usados como carros de polícia para perseguir bandidos que andavam de Opalas, Caravans, Dojões e Maveriks....
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 4:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Caro Umberto

Agradeço suas ponderações, e acredite, não há razões para vc. se desculpar.
Existem certos sentimentos que afetam a sociedade, cegando diante de alguns acontecimentos que, aparentemente em nada representam, mas na verdade são muito perigosos.
A Blazer pode ser um excelente veículo, robusto, veloz, capaz de transportar uma equipe composta por 4 policiais, armas etc. Todavia, não é um carro ágil, não sendo recomendado para persguições. O páteo da PM é testemunha do que digo.
Não se trata do preço e conforto do carro (Ômega, Nissan, Land Rover etc), mas da forma como é transportado o preso. Podem atér ser transportados na Blazer, ou no Vectra (também utilizado pela polícia). Minha discussão é saber se eles podem ser tranportados no "chiqueirinho".
O problema não repousa apenas na forma de tratamento dispensado ao preso. O problema é mais grave.
Ao se permitir o transporte de presos no "chiqueirinho", como também "filmar" os vidros das viaturas, a Polícia se coloca acima da lei. O ordemento jurídico se divide em duas normas: uma para os cidadãos, outra para a polícia. Isto é um absurdo.
E o pior de tudo isto, é que a sociedade é cega a tais fatos que a atingem diretamente. Os sentimento de revolta e de vingança que existem em cada um de nós faz despertar satisfação quando vimos o preso sendo conduzido de algemas para o interior do "chiquirinho". Se fosse numa condição mais degradante, a sociedade também aprovaria. Isto porque as pessoas sentem necessidade de se vingar do preso, pois afinal ele cometeu um crime e ainda irá sobreviver as nossas custas. (não estou defendendo o preso, nem o sistema carcerário, apenas narrando o momento da prisão).
Por tal motivo resolvi criar o tópico, e terei imenso prazer em discutir todos os pontos de vistas abordados, por isso agradeço sua colaboração, e espero que outros também registrem as opiniões diversas.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 4:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Olá Sérgio

Criei este tópico porque acredito que ninguém melhor do que nós, picapeiros de carteirinha, pode avaliar o absurdo quanto a forma de transporte utilizada pela polícia.
Espero que outros amigos também consignem suas opiniões e tragam argumentos prós e contras. Vc. lembrou bem quanto existiam os valentes fusquinhas da polícia. Realmente, nossos policiais são heróis. Enquanto a polícia tem o velho "treis oitão", o bandido tem magnun 44, AK 47 e tudo mais. O policial não tem culpa. O problema repousa nos meios que ele tem. Se a guarnição é composta de 4 soldados e existem 3 presos, resolve-se colocando os infelizes no "chiqueirinho". O problema é que esta solução simplória não é dos soldados que estão dando a vida para proteger a sociedade. É a instituição (inclusive a Secretaria de Segurança) que fecha os olhos e acha isto normal.
Porém se existir uma pressão para recriminar esta tática, as soluções virão, pois haverá vontade política para resolver o problema. O que não pode é a tudo ficar numa grande inércia, perpetuando um erro.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 5:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Sim sim Fernando, não há uma só linha de suas considerações que não esteja correta, porém , não concorda com a afirmativa que tal "energia" em buscar romper o status quo que reina deveria ser focalizada em segmentos mais desemparados?

Coloco o "desamparo" no fato da pouca ênfase em coibir o criminoso e ostensivo transporte dos citados trabalhadores de prefeituras e empreiteiras em carroceria de caminhões. Crianças nas D-20s...

Outras ilustrações do que vc bem chamou de dois ordenamentos jurídicos são visíveis diariamente e mais incongruentes até:

Prefeituras, e outros órgãos públicos também, usam até hoje veículos com placas AMARELAS (o que torna visível a irregularidade que não me é possível discernir nos de placa cinza que certamente também devem estar irregulares) . Vejo com frequência trabalhadores destes mesmo órgãos amontoados em tratores e suas carretinhas.

E neste caso, não paira nenhum (nem inconsciente) sentimento de vingança da sociedade...

_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Com relação a homônimo pode por infelicidade acontecer. Embora ainda, para cidadãos do bem, cabe ainda qualquer tipo de justificativa que comprove o equívoco.

Eu não sei, pois nunca passei pelas situações que foram descritas, mas acredito que para cidadãos corretos não existe o fato de ser algemado e colocado no porta-malas de uma viatura por motivos fúteis.

No caso descrito do "Marronzinho", o cidadão vai preso por desacato, pois em hipótese alguma deve-se desrespeitar uma autoridade. Se o mesmo julgar ele tem todo direito de prender o cidadão desrespeitoso - por mais "boa pessoa" que este possa ser.

Em recente reportagem da televisão, durante a prisão efetuada pela Polícia Federal (eu sei, é totalmente diferente da PM) sobre a máfia do apito (só para exemplificar), o árbitro envolvido foi preso e transportado algemado dentro de uma Nissan Frontier no banco traseiro da mesma e não na caçamba (e ainda foi entrevistado dentro dela).

Ao meu ver isso denota o seguinte:
- Para bandidos comuns resta um local chamado por nós de porta-malas.
- Para bandidos elitizados, ainda que algemados, ainda sobra um banco traseiro de algum veículo.

Por isso eu sou contra a aplicação de "direitos humanos" pra bandido ou pra qualquer pessoa que cometa alguma infração, embora concorde que em um país sem justiça, algum inocente irá pagar pela maioria - aí sim, poderia até concordar com a sua indignação Fernando.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Qua Nov 07, 2007 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Caro Umberto,

Concordo quando vc. lembra o fato de que crianças e trabalhadores são transportados de forma incorreta. Aliás, em plena cidade de São Paulo se vê trabalhadores a serviço da prefeitura, companhia de água, luz etc. serem transportados em caçambas de caminhão. É um absurdo. Limitei minha obserção ao "chiqueirinho" porque é a utilização mais comum no nosso caso de SUVs.
Você quer absurdo maior: Muitas das carretas utilizadas para transporte de cavalo são dotadas de ar condicionado. Particularmente, não tenho nada contra tratar o cavalo a pão-de-ló. Aliás, quem tem um animal tem a responsabilidade de trata-lo da melhor forma. O absurdo é que o tratador e treinador desta cavalo não goza de igual direito, qual seja, de ser transportado em veículo com ar condicionado.
Por tais motivos, limitei a discussão ao "chiqueirinho", mas com certeza o problema é bem mais amplo, pois um país não poderá crescer se não valorizar o homem, o ensino e os bons costumes.
Abraços,

Fernando
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Alvaro
MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2007 12:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007
Mensagens: 264
Localização: São Paulo

Eduardo,
No meu exemplo do marronzinho, não estou dizendo que o infeliz do motorista não deva ser preso, nem que ele foi preso porque levava seu filho no "chiqueirinho". O que disse é que ele foi conduzido no "chiqueirinho", ou seja, no mesmo lugar onde a autoridade de trânsito disse que não se pode transportar pessoas. Dai fico na dúvida: a lei não se aplica para a polícia, ou o ato da prisão me retira os direitos de personalidade e sou equiparado a uma coisa?
Vc. lembro que para cidadãos corretos não lhe passa a idéia de ser algemados e colocados no porta-malas. Vc. então parte do pressuposto de que todo mundo que a polícia algema e coloca no porta-malas são pessoas incorretas, ou seja, todas serão invariavelmente condenadas, pois a polícia jamais erra. Isto me faz lembrar o caso da Escola Base, onde uma crianção mentiu dizendo ter sido molestada. A imprensa, em verdadeiro deserviço da sociedade buscou "faturar" em cima do fato. A escola foi fechada, pichada e acabada. Os proprietários foram a ruina. E era tudo invenção da criança que posteriormente se retratou. Tai um claro exemplo de que nem tudo que parece realmente é.
Vc. que é cidadão de bem pode dominar um ladrão que está invadindo sua residência e, com a arma dele tomada vc. se vê obrigado a disparar contra um comparsa que estava de tocaia e ia investir contra vc. Para quem vê apenas a cena do disparo iria dizer que vc. é um assassino. A polícia é chamada ( e nestas horas aparece até mesmo antes de ser acionada ). Vc. será conduzido no "chiqueirinho", pois estava portando arma de fogo e ainda disparou contra um inocente (quem leva a pior sempre é inocente no primeiro julgamento). Pior ainda para vc. se o morto for "de menor".
Cito este exemplo apenas para lhe lembrar que ninguém está livre de precisar de um bom criminalista, e que também poderá ser conduzido ao distrito no "chiqueirinho"
Não estou defendendo direitos humanos para bandidos. Eu acho que a grande sacanagem no Brasil. é que existem mais de mil religiosos, associações etc. etc. etc. defendendo os direitos humanos dos criminosos. E a vítima? Esta infeliz é vítima por três vezes: do criminoso, da morosidade do judiciário e das associações de defesa dos direitos humanos, que gasta muita saliva no amparo do bandido e ignora a vítima, como se humana não fosse. É UM ABSURDO!
Porém, estes fatos não transformam o porta-malas em lugar para o transporte de pessoas, nem confere direito de a polícia civi "filmar" os vidros das suas viaturas em níveis de transparência inferior ao permitido aos demais veículos.
Abraços,

Fernando



Vc. bem observou que existem duas espécies de bandidos: os que vão nos "chiqueirinhos", e os que vão no banco de trás.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
umberto xxxrrr
MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2007 7:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007
Mensagens: 351
Localização: Paracambi-RJ

Tem também os que vão pilotando; Os que andam de Jatinho...
_________________
VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Nov 08, 2007 11:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Entendi seu ponto de vista Fernando. A lei foi feita para todos certo? E realmente "deveria" ser cumprida...

Eu desconheço as regras da Polícia (Civil, Militar, Federal, etc.) quanto a abordagem e transporte das pessoas. Talvez existam e seria até interessante verificar.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB