Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Pneus novos, dirigibilidade péssima! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
OHATA
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 2:57 pm    Assunto: Pneus novos, dirigibilidade péssima! Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Boa tarde a todos! Será que alguém pode esclarecer minha dúvida?
Tenho uma s10 cd 4x4 2001 e recentemente troquei os pneus mas a dirigibilidade ficou péssima. Fica difícil manter a camioneta alinhada na rodovia, principalmente se passar por alguma irregularidade, puxa a direção para os lados. Basta, as vezes, uma pequena rajada de vento lateral para desestabilizar. Percebí a diferença logo após a troca dos pneus. Mantive as mesmas medidas do pneu, 235/75-15, só mudando marca, antes wangler rt/s, atual scorpion atr. Troquei algumas peças que ja apresentavam desgastes como braço auxiliar e pitman, pivos da bandeja e buchas. Fiz alinhamento e balanceamento, mas continua com o problema. Tenho quase a absoluta certeza que essa diferença na dirigibilidade foi causada pelos pneus. Será que existe alguma maneira de corrigir esse problema, talvez com novos valores na regulagem de convergencia e caster? Alguém já teve esse tipo de problema?

Abraço a todos!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 3:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Vc trocou as peças onde? Na loja de pneus? Se foi caiu na famosa armadilha de "tudo tá ruim", quem é trocador de pneu para entender de mecanica?

Normalmente tiram a peça original (boa) e poem de 2ª linha.

Mas td indica defeito de alinhamento, alinhamento muito aberto.

Quanto a aderencia, o pneu novo é mais escorregadio até primeiros 1.000 km.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
OHATA
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 4:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Olá Kiko! Td blz?

Eu já havia pessoalmente constatado os desgastes das peças e troquei-as em uma oficina de confiança alguns dias depois que comprei os pneus! Tanto é o desgaste que a loja onde comprei os pneus se recusou a fazer o alinhamento pela folga que tinha nos braços auxiliar e pitman, e aconselhou fazer a troca em alguma oficina ou autorizada. Os pivos ainda não tinham folga mas as borrachas de vedação já estavam rasgadas, era questão de tempo. Aproveitando a parada na oficina, troquei tbm as buchas.
Então como não foi mexido no alinhamento no momento da troca dos pneus, concluí que o problema estavam nos pneus. Antes, com os pneus velhos, a dirigibilidade estava blz e, ainda que com folga nas peças, os pneus não apresentavam desgaste irregular. Eu sentia segurança para andar tranquilo até a 150, 160km/h. Agora, a 110, 120km/h já me preocupa tamanha instabilidade.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
OHATA
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 4:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Kiko, pensei tbm na possibilidade do alinhamento estar incorreto, mas aí neste caso eu acreditaria mais que os dados referentes a convergência e cáster estarem desatualizados no sistema do aparelho de alinhamento, pois para fazer o alinhamento basta escolher marca, modelo e ano do veículo. Todos esses processos eu acompanho pessoalmente. Sou meio chato! Very Happy

Quanto à aderência percebí melhoras logo após a troca dos pneus pelos novos. Os antigos já estavam carecas nos ombros, defeito de s10!

Um abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Chata.

Estou com problema similar com a minha S10, em relação a vento, menos em relação a buracos. Foram trocados os pivos Nakata, com as coifas rasgadas e sem ação e as buchas da suspensão dianteira. As buchas estavam realmente desgastadas mas os pivos já me foram apresentados "no estado" : sem ação e com coifas rasgadas. Estranho que não duraram 30 mil Km, enquanto os originais duraram quase 100 mil Km. Colocaram pivos certamente de 2a. linha, As buchas me passaram como sendo Monroe Axios mas será que são mesmo ?

Os pneus traseiros, por falta de opção, acabaram sendo Firestone Destination 225/75R15. Por via das dúvidas coloquei umas fitinhas do Sr. do Bonfim no retrovisor interno. Rsrsrsrsrs. Mas ainda estão muito novos, menos de 500 Km e podem estar conforme o Kiko informou. Os dianteiros continuam os velhos (mas em bom estado) e fiéis FSR.

Uma pergunta para o Kiko : é possivel rapidamente e discretamente "destruir" os pivos de forma a apresentar um quadro catastrófico ao Cliente e empurrar serviços caros e desnecessários ? Se for, com certeza dancei nessa !

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para filha em Fevereiro)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (vou receber em grana)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
alexm
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 6:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Ihhh ... Desculpe.

Não é Chata é Ohata. Desculpe-me novamente. A tela estava suja de chocolate branco.

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para filha em Fevereiro)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (vou receber em grana)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Bianor
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 7:30 pm    Assunto: Alinhamento Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Já que voçe acompanhou os valores do caster, camber divergencia e convergencia pergunto estavam todos OK ?
Quanto a suspensão traseira verificou as buchas e fez o reaperto dos feixes ?
Observe o tópico http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2649
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
OHATA
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 8:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Caro Alex, td blz? Eu ia chamar sua atenção em relação a "Chata" mas, como vc se retratou depois, tá desculpado! Além do mais meu sobrenome não é muito comum! Very Happy
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
OHATA
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 9:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Alex, qual o modelo da sua s10? Sempre apresentou esse problema com ventos?

Eu acredito que existe uma solução simples como um bom alinhamento, cambagem e cáster. Mas quais os angulos ideais para corrigir o problema? Quem sabe fazer isso direito?

Os pivos e buchas da bandeja da minha s10 são da marca TRW e Axios, os melhores do mercado de reposição. Nakata tbm é bom. São marcas de linha de montagem. Mas a qualidade das peças que vão para montagem, acredito eu, são diferentes das que vão para o mercado de reposição. Sad

Os pivos só troquei porque rasgou a coifa por erguer a s10 no elevador e arriar as rodas e, as buchas troquei apenas para aproveitar o serviço, ainda estavam boas. Minha camioneta está com 90 mil km.

Quanto aos seus pneus novos pode ficar sussa! hehehe

Abraços!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
OHATA
MensagemEnviada: Dom Nov 04, 2007 9:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Olá Bianor! Como vai?

Os valores de convergencia, cambagem e caster foram deixados dentro dos valores de tabela do sistema de alinhamento. Td ok! Porém não resolveu o problema!

Estou em dúvida em relação à esses valores de tabela. Podem estar errados ou desatualizados! Estive pesquisando na net e fiquei sabendo que as s10 2003 em diante foram mudados valores de alinhamento.

Quanto à suspensão traseira, não foi mexido!

O problema de dirigibilidade surgiu tão logo troquei os pneus!

A minha s10 estava andando blz com pneus velhos, troquei-os, ficou péssima! Um detalhe: no momento da troca dos pneus não foi mexido no alinhamento! Então, o causador do problema está nos pneus! Tive problema parecido com f 1000 84, estavam com pneus 215/80-16, troquei por wangler hp 225/70-16, e perdeu dirigibilidade, não ficava alinhado na rodovia. Outro caso, um amigo tinha f250, colocou pneu BF no lugar da wangler rts, msm problema!

Acredito que um bom alinhamento possa corrigir esses problemas! Mas quem sabe fazer isso direito?


Um abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexm
MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 12:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Ohata.

A minha picape GM é uma S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV). Ela nunca havia apresentado problema de sensibilidade a ventos. Depois da troca dos pneus e alinhamento, balanceamento, caster e camber ficou sensivel. Não exageradamente, como parece ser o seu caso, e nem prejudica a dirigibilidade mas ficou perceptivel.

Da mesma forma que vc, acompanhei o processo e pareceu estar tudo ok, conforme os parametros do computador utilizado, que leva em consideração modelo e ano de fabricação. O alinhamento foi refeito, em garantia, e nada mudou. Pela maquina estava tudo ok.

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV) (herança para filha em Fevereiro)
Dodge RAM CD 2500 SLT 4x4 TD CC 2006/2007 (vou receber em grana)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
OHATA
MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 10:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Alex, bom dia!

Pesquisando na net, fiquei sabendo que a GM mudou valores de alinhamento para s10 de 2003 em diante!

Vou retornar hoje ao serviço de alinhamento e consultar os parametros que eles tem para os modelos 2003 em diante e compará-los com os do meu, 2001. Se tiver diferença, acho que vou refazer alinhamento com novos valores! Depois te falo...


Abraços!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Seg Nov 05, 2007 6:57 pm    Assunto: Valores Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Os valores da 2003 se não me engano popiciam retorno mais rápido do volante e são aplicados as rodas de aro 16.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
OHATA
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 2:00 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 14
Localização: Miranda-MS

Boa noite, amigos do forum! Trago novidades!

Hoje levei minha s10 no serviço de alinhamento e constatei que o técnico não tinha corrigido o cáster dentro dos parametros estabelecidos pela fábrica.

Mas antes disso ví as diferenças de geometria entre os modelos até 2002, 2003, 2004, e 2005 em diante. Os valores de cáster e convergencia vão aumentando nos modelos mais novos e cambagem permanecem iguais entre eles.

Havia pedido para deixar a geometria dentro dos parametros do modelo da 2005. Foi com muita relutância que o técnico concordou em fazê-lo msm eu assumindo todos os riscos. Disse que não ia dar certo, que ia ficar instável, que ia piorar, não iria conseguir manter o carro alinhado na rua, etc, etc...

Bem, começou a fazer o alinhamento, blz! Mas, logo começou a aparecer dificuldades, tinha o risco de o pneu encostar na parte traseira do paralamas se deixasse os valores de caster como recomendava(3°30). ( A roda se desloca para trás). Mas vamos tentar. Fez um lado, não encostou. Blz, vamos fazer o outro lado. Iiihhh! Deu zebra! Se deixasse o caster no valor certo, não conseguiria acertar a cambagem por chegar no limite da regulagem com as arruelas excentricas. E agora??

Então perguntei: Qual o valor máximo que conseguiria deixar o cáster sem afetar a cambagem?

Bom, dá pra deixar com no máximo em +2°40! Respondeu o técnico!

Ví que esses valores se aproximavam dos valores recomendados para os modelos até 2002!

Então, mandei ver tudo dentro dos valores para os 2002. Eu não poderia mandar regular caster para 2002 e convergencia para 2005, senão dava problema! Tinha que ser tudo dentro do msm ano!

Terminado o serviço, saímos na rodovia para testar! Melhorou 80%!!! Outros 20% podem ser o modelo do pneu!

Observação: Os técnicos muitas das vezes ignoram os valores de cáster, que podem não interferir no alinhamento como acontecia com minha s10 com os pneus velhos (estavam com -1°50)!

Por coincidencia, hoje depois de feito alinhamento, encontrei um amigo e me convidou para pescar! Ele tinha comprado uma s10 cd 2002 e acabado de colocar pneus BF 31-10.50/15.

Fomos pescar com o carro dele! Ele ía à 140 , 150 km/h! Cara, a s10 dele dançava mais que a Carla Perez no auge do É o tchan. Dava medo!!! Shocked
Nessas horas a gente se preocupa com cada coisa... Será que o cinto de segurança tá travando certinho? O air bag tá funcionando?... Very Happy
Tive que pedir pra maneirar no pé! Very Happy


Diagnóstico pessoal da s10 dançarina: Como ele colocou pneu 31-10.50/15, teve que levantar a suspensão dianteira e fazer alinhamento, mas como o pneu mal cabia dentro da caixa da roda no paralama, não tem jeito de fazer a regulagem do cáster! Se o fizesse o pneu iria encostar na caixa na parte traseira perto da porta e da soleira! Então o técnico alinhador desconsidera o caster, por não ter jeito msm!


Bom! Chega de digitar por esta noite!!!

Problema resolvido!!!! Espero que este tópico possa ajudar outras pessoas com o msm problema!

Agradeço a participação dos amigos Kiko, Alex e Bianor!

Um grande abraço a todos!


Massao Ohata
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Ter Nov 06, 2007 8:03 pm    Assunto: Amortecedores Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Ohata experimente os amortecedores Moroe Gas Premium Gold principalmente o par dianteiro da uma boa diferença.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB