Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 O que fazer para melhorar a estabilidade da Blazer 4.3 V6 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
marciodesouzamsms
MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 11:00 pm    Assunto: O que fazer para melhorar a estabilidade da Blazer 4.3 V6 Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 22 de Julho de 2007
Mensagens: 54
Localização: Sp

Boa noite galera comprei uma blazer v6 4.3 a 5 meses e estranlho muito o balançar da camioneta! Rebaixei a dianteira e a traseira desarquiei um pouco as molas melhorou um pouco mas nada a favor não!O que posso fazer trocar amortecedor etc?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FredericoFreire
MensagemEnviada: Sex Out 05, 2007 11:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Problema crônico do modelo. A solução seria vender e comprar outro carro. Tenho uma S10 e também sofro com isso.
_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
pspassos
MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 12:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007
Mensagens: 602
Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO

marcio, infelizmente no tem nada a se fazer num preço acessivel nao.... tem que aprender a conviver com isso, e nao abusar tanto da sorte...
_________________
'95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD

Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Bianor
MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 8:12 am    Assunto: Nelhorias Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Ola em primeiro lugar verifique o que já foi dito sobre este assunto usando a ferramenta de pesquisa.
è bem util ler o que os outros já disseram.

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2926

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2220

Voçe tem um veículo usado no qual voçe fez alterações como rebaixar o veículo! Com que grau de conhecimento fez isso?
Por exemplo a suspensão dianteira tem 7 cm de curso total, como o carro no chão, com a altura normal a suspensão fica com uns 3 a 4 cm de curso, pois ela desce quando o carro é arriado do macaco, já percebeu !
Com certeza o amortecedor vai ter menos chance (curso) de amortecer os impactos dai vai ficar sobrecarregando os batentes , se é que eles já não cairam. Depois que voçe rebaixou fez o alinhamento completo da suspensão dianteira pois os angulos mudaram todos ?
Os amortecedores estão bons ?
Sugestão para voçe ficar mais tranquilo com a sua barca?
Suba a supensão dianteira, de mais carga na mola pelo parafuso de regulagem da mola.
Faça o alinhamento em uma loja com aparelho eletronico.
Troque os amortecedores pelos Monroe Gas Premium Gold que tem garantia de 2 anos ou 50000km, peça para colocar os do modelo diesel 4x4 que são os mais firmes.
Quanto ao feixe de mola traseiro tente comprar num desmanche os da Blazer diesel 2001 em diante que são os feixes semiparbolicos que tem duas laminas apenas.
Verifique o estado dos componentes da direção pitman, auxilar ponteiras e pivos tambem podem estar ruins.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 12:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Marcio,

A estabilidade da Blazer é ruim mesmo. Mas se estiver com a supensão danificada ou fora dos parâmetros piora muito. O que o Bianor citou é válido. Eu manteria a suspensão original.
Qual o estado dos teus pneus? Você quer andar em asfalto ou em terra, caso seja uso em estradas compre pneus 100% asfalto.
Mesmo assim não espere muito. Se você quiser estabilidade verdadeira, faça o que o Fred falou, venda a Blazer.
Eu saí de um Tempra Turbo com estabilidade espetacular para a Blazer. Já havia dirigido muito F-1000 e D-20, além da S-10, portanto eu já sabia desta deficiência. E não adianta mudar por um carro da mesma categoria, se você quer estabilidade, compre um bom hatch ou sedan.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 8:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Bom esqueci de citar os pneus que são o contato do veículo com o solo. Parte importante da dinamica de rolagem do veículo.
Eu recomendo os BFGoodrich AT se voçe tem aro 15 vai de 235/75R15.
Outra opção que aGM esta usando são os Pirelli Scorpiom ATR.
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 9:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Bianor,

Se o usuário quiser estabilidade em asfalto é melhor comprar um pneu 100% asfalto. A Goodyear lançou o Goodyear Wangler HP na medida 255/70 R15, muito próximo da altura original.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Bianor
MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 8:38 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Ok voçe tem razão quanto ao desempenho do street ST sobre os AT all terrain. mas tem um detalhe que não pode esquecer!!!!
Se aumentar a altura da borda de um ST ele dobra bem mais que um AT, que tem a construção mais resistente e geralmente dura mais.
Acredito quea escolha da GM sobre os AT em lugar dos ST antigos deve ter um peso na decisão do colega. Depois o desenho do ATR da Pirelli pe quase o mesmo de um ST. Neste caso vai de Pirelli ATR mesmo.
Se quiser calcular as medidas veja o link abaixo:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_VDM
MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 10:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Olá Bianor, o 255/70 tem praticamente a mesma altura do 235/75. Pelo que sei a Goodyear é a única a fabricar nesta medida. Os demais fabricantes utilizam a medida 255/75, de fato mais alta.
No meu uso os ATs só servem para fazer barulho e gastar rápido.
O Wrangler HP tem desenho 100% asfalto de verdade.
No momento eu uso o misto Wrangler RT/S 235/75, acho ele ruim no asfalto molhado. Não ando muito devagar em rodovias, portanto optaria por um bom pneu de asfalto, mesmo perdendo desempenho na terra, que corresponde ao mínimo dos meus percursos, e mesmo assim em ramais razoáveis.

_________________
Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JOTA
MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 6:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Olha, tive uma Blazer, 4.3l, ano 2000. Realmente é um carro "estronho", grande por fora e só confortável na frente. Forte como um elefante atrás, mas com problemas de suspensão iguais ao da S10 na frente (fruto do projeto de "navio" americano.
Todavia, apesar de certamente não ser um veículo para abusar (afinal é uma SUV), ela nunca me deu sustos de monta. Claro, o problema são ás curvas, principalmente (por incrível que pareça) ás abertas, onde ela vai se desgarrando se desgarrando e... ploft!
Um caso desses ocorreu com um colega de serviço. Nós havíamos recebido um lote de Blazer, e eu tratei de avisar aos colegas sobre o comportamento dela. Um carro com aquele peso, com um motorzão daqueles, sem freios abs (na época não eram oferecidos nem como opcionais - um crime!), cujas freiadas resultavam em inevitáveis travadas de rodas, com aquela traseira balançando e quicando por causa das molas de caminhão (rsss), não deu outra. O colega havia começado a subir a "Serra das Araras" (sentido Rio/SP), quando no meio de uma curva aberta ascendente ela foi indo, foi indo, innndo... e foi! Pro meio do mato batendo lata, rsss.
Com a traseira é bem mais leve que a dianteira (nas S10 é 60% á frente e 40% atrás - pior qua nas Blazer), e não havia o "diferencial com deslizamento limitado" (só ajuda mas não evita), ela tende a flutuar a dianteira (devido a tração/empuxo) e vc tem a sensação que está pilotando um avião de tão leve.
Mas podem dizer o que quiser. Eu gostei dela, gosto de carros grandes. Não são sedans, temos de saber e respeitar seus limites.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Lauton
MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 7:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 31 de Mai de 2005
Mensagens: 23
Localização: Sao Paulo

Nao tenho problema de estabilidade na minha Blazer, utilizo pneus 255/70 (75/25) tive que rebaixa-la totalmente, pois carrego 2 cilindros de gás Wink . A viatura fica colada no chao mesmos nas curvas mais fechadas... o unico incoveniente, é que raramente devido as depressoes nas estradas e em altas velocidades o pneu dianteiro esquerdo chega a dar uma raspadinha no paralama, mas nada que danifique o mesmo. Confused
_________________
Blazer executive - 4x4
é velhinha mas é nossa...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
JOTA
MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 8:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Lauton, presumo que com a rebaixada o conjunto de molas deve ter endurecido. Isto, somado à menor altura em relação ao solo deve ter melhorado a estabilidade. Aliás, este é um recurso costumeiramente usado para esse fim.
Minha Blazer também tinha um excelente "kit gás". Primeiro eram só 16m3, depois adicionei mais um mini cilindro de 7m3. Ela fazia cravados 150Km (com ar e lotada).
Tenho saudades do ronco imponente do 6CC (Vortec 4.3l), um "motorzão" e, dizem, muito resistente.
Fiquei com ela desde 0K (2000) até 2003. Nunca me deu problemas. Ela deixou saudades na família toda.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Bianor
MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2007 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Não acredito que rebaixar um eixo rígido pesado, com mania de pular seja umá ótima maneira de aumentar a estabilidade.
Melhor seria melhorar os dispositivos de contrle de oscilações, verticais, horizontais e transversais do conjunto.
Deem uma olhada na última parte deste tópico:
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?p=40496#40496
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JOTA
MensagemEnviada: Sáb Nov 24, 2007 9:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2005
Mensagens: 58
Localização: Rio de Janeiro

Bianor, vc fez mudança sinteressantes. e aí, até agora tdo bem? O estado das buchas e do batentes estão legais?
Aqui há uma carência danada de bons mecânicos para tentar algumas idéias, e eu tbm ñ tenho habilidade para ousar sozinho.
Quando me reportei ao rebaixamente/estabilidae é porque isto é uma medida universal, porque faz baixar o centro de gravidade. Mas, para diminuir oscilações é mais complicado certamente.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
Bianor
MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2007 10:48 am    Assunto: Oscilações Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Interessante que o eixo traseiro esta com um comportamento semelhante a um carro socado (rebaixado). Pois esta completamente apoiado nos batentes. Claro que com o tempo vai ceder um pouco e a mola vai voltar a trabalhar mais.
As arruelas nas buchas deixaram o feixe mais livre e rápido.
Os quatro amortecedores controlam bem o eixo, não tem movimentos laterais parasitas, já passou na linha de trem em algulo 45 graus, a traseira nem mexe, tem um aqui perto de casa que já passei a uns 80 km/h só para ver se a traseira mexia e ficou bem firme.
Quanto ao horizontal ficou bom tambem, já parou numa ladeira ? Voçe freia e a carroceria volta para traz. Na minha Blazer nem se mexe para e fica no lugar sem a carroceria oscilar para tras num movimeto pendular.
Agora só falta melhorar a dianteira ou seja comprar um par de ranchos !
Sds
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB