Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Veraneio C-10 - Problema com rolamento central do eixo cardà « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Henrique
MensagemEnviada: Qui Mar 04, 2004 1:54 pm    Assunto: Veraneio C-10 - Problema com rolamento central do eixo cardà Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Setembro de 2003
Mensagens: 1120
Localização: São Paulo/SP

Olá Pessoal

Logo que entrei na lista, perguntei, entre outras coisas, sobre um ruído que eu estava (e ainda estou) tendo no power train. Quando arranco ou em uma subida mais íngreme é como se alguma engrenagem "escapasse o dente" e a tração do carro dá uma rateada, embora o motor não. Dá uns estalos bem feios, junto.

A discussão original pode ser vista aqui:
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=220

Levei na Cardantec e os caras cobraram $900 e disseram que tinha que trocar os dois cardãns e o rolamento central.

Bem, meu motor fundiu e eu tive que trocá-lo. Os pessoal que fez o serviço de troca do motor montaram os cardãns de novo e ficou sem jogo (ou seja, era conversa pra boi dormir dos caras da Cardantec).

Só que o rolamento central está muito ruim! E o pessoal da Cardantec diz que pra trocá-lo precisa trocar tudo de qualquer jeito - ou seja, os mesmo 900 paus.

O que me dizem? O que me recomendam? Agora que os cardãs estão sem jogo nenhum e o problema dos estalos continua, sei que o único culpado é o rolamento central (que está completamente solto, mesmo). Que que eu faço?

_________________
Henrique Cesar Ulbrich
Feliz em sua Veraneio 1973 Smile

E de volta ao fórum depois de um hiato desde 2005.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype Google Talk
ERYSON POLET
MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 10:28 am    Assunto: Rolamento. Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 6 de Mai de 2004
Mensagens: 1
Localização: ITAQUI-R/S

HENRIQUE,

No seu lugar eu trocaria somente o rolamento,se ele esta solto é isso que está ocasionando os estalos,leve em outra oficina peça p/ abrir e compre um rolamento novo de 1º linha,o problema estará solucionado,os caras da cardantec querem faturar!

_________________
ERYSON C. POLET
Itaqui-R/S
Não dou ,não troco, nem vendo minhas chevrolet C10-1974,C10- 1989(Uruguaia).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Cezar Sato
MensagemEnviada: Qui Mai 06, 2004 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Vc deve estar referindo-se ao rolamento do suporte central do cardan, penso que seria prudente trocar o conjunto completo, suporte+rolamento, pois o rolamento é fundido no suporte com uma espécie de borracha, tipo parecido com coxins.
Se for colocar com rolamento blindado, é recomendado retirar a blindagem e injetar graxa Molikote, ou outra similar a base de bissulfeto de molibdênio, e posteriormente aplicar a blindagem novamente. Seu rolamento vai durar muito mais. Faça isto em todos rolamentos do veículo, pois mesmo os rolamentos de primeira linha estão vindo com pouca graxa em seu interior.
Uma dica para quem quer economizar na Molikote, que custa de 20 a 30 reais 500gramas, é usar a Graxa Ambra, de composição semelhante, vendida exclusivamente nos Concessionários de tratores e colheitadeiras New Holland e Case-IH. Custa em torno de 5 reais 500gramas.

Verifique o estado das "espigas", que são nada menos que as ponteiras estriadas macho e fêmea das pontas do cardan, costumam dar folga e tem que ser substituidas, prefira Spicer-Dana, deve ser substituida por profissional, pois senão provoca vibração e desbalanceamento e danifica todo o conjunto de Power-train.

Abraços
Cezar Sato

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Set 21, 2004 12:28 pm    Assunto: Trancos ao arrancar Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá a todos

A Veraneio ainda está dando pequenos trancos ("tunck") ao arrancar, mesmo lentamente e ao passar a primeira para a segunda marcha. Inclusive, sente-se este tranquinho ao dar a ré também. É um pequeno tranco que aparece logo após o veículo entrar em movimento.

Minha dúvida é a seguinte:
- Pode o mancal central do cardan possuir "folga" (ou seja, ao mover o cardan na vertical) ou ele deve ser fixo/firme?
- Como avaliar folgas nas cruzetas?

Obs.: lembrando que o diferencial foi trocado recentemente + ou - 20mil Km e cardan dianteiro + conjunto luva/estriado trocado.

_________________
Abraços
Eduardo


Editado pela última vez por Sekiya em Qua Set 22, 2004 10:41 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB